quinta-feira, 31 de maio de 2012

Feira do Livro do Porto


Inicia-se esta quinta-feira, a 82.ª Edição da Feira do Livro do Porto.

A Avenida dos Aliados está pronta para receber muita gente e fazer as delícias dos amantes dos livros.

Entre os dias 31 de Maio e 17 de Junho, os amantes dos livros poderão visitar a Feira do Livro, alternando os gostos de cada tipo de leitor, entre romances e ficção científica, a culinária e viagens.

A Feiro do Livro do Porto, vai ter muitas iniciativas, entre os quais oficinas, concertos, apresentações, sessões de autógrafos, conversas entre escritores e leitores e a homenagem ao poeta e ensaísta portuense Fernando Guimarães.

Fernando Guimarães, nascido em 1928, é poeta, ensaísta e tradutor, tendo já recebido vários prémios, entre eles o galardão D. Dinis da Fundação Casa de Mateus, o Grande Prémio da Associação Portuguesa de escritores (por 2 vezes) e o Prémio de Ensaio da Câmara Municipal do Porto.

O autor conta com 12 obras de poesia e 11 ensaios e ainda com um livro de ficção narrativa, “As Quatro Idades”, de 1996.

De segunda a quinta-feira, a última hora da feira, chamada de ‘Hora H’, os visitantes poderão adquirir livros com descontos na ordem dos 50 por cento. É um ponto de atracão para quem procura livros a um preço mais acessível do que o preço normal.

A inauguração oficial da feira está marcada para esta quinta-feira, às 18h. 

De segunda a quinta-feira, o horário será das 12h30 às 23h, à exceção das sextas, sábados e vésperas de feriado, em que o encerramento é feito à meia-noite.

Aos fins-de-semana, a abertura está marcada para as 11h, sendo também a essa hora que a feira abre na próxima sexta-feira, na comemoração do Dia da Criança.

Sugestões para comemorar o Dia da Criança



O Dia da Criança em Portugal, é comemorado a 1 de Junho de cada ano.
Deve-se aproveitar esta data, para proporcionar às crianças um dia diferente. Embora todos os dias sejam o dia das nossas crianças.
O Dia da Criança, é uma data perfeita para festejar, celebrar a alegria e a espontaneidade que as crianças trazem ao nosso dia-a-dia.
O dia da Criança, não se destina apenas para as mesmas receberem presentes, torne o próximo Dia da Criança especial, com estas sugestões divertidas e sem gastar muito dinheiro, mas fazendo os mais novos sentirem-se especiais.
 Aproveite para fazer um piquenique - Aproveite para fazer um piquenique e desfrutarem um pouco do que a natureza oferece. O tempo em família é crucial para a sua felicidade.
Trabalhos Manuais - Pode organizar uma tarde de trabalhos manuais, uma das atividades preferidas dos mais novos. Podem fazer recortes, colagens, projetos em plasticina, etc.
 Uma sessão cinema - Deixe os seus filhos escolher um filme e leve-os ao cinema. Nada como uma boa sessão e um grande balde de pipocas para passarem bem o dia.
Jogos – Dedique a tarde para organizar alguns jogos, puzzles, jogos de tabuleiro, jogos tradicionais, a apanhada ou às escondidas.
Passeios Culturais – Aproveite para passear pela sua Cidade, é ótimo conciliar cultura com diversão, divirta-se com as crianças em museus.
A minha Atividade – Vou buscar o meu filho mais cedo à escola. Vamos passear num jardim agradável, andar de bicicleta, comer um gelado. Pode parecer simples, mas ele vai adorar!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

ANTARTE – 50% de desconto em todas as lojas durante 10 dias


A Antarte empresa de imobiliário e decoração, lançou uma campanha promocional com descontos de 50% em todos os artigos da coleção, até 3 de Junho.

A campanha começou no dia 25 de Maio, são 10 dias a preços excecionais, que para além da redução de preço, oferece ainda um desconto adicional de 1% por cada mil euros de compras.
Esta fantástica campanha está a decorrer nas lojas aderentes, esta ação promocional permitirá aos clientes e apreciadores da marca adquirirem peças a preço de fábrica.
Apesar de estarmos a atravessar uma situação adversa em termos económicos, os portugueses podem aceder ao melhor que o mobiliário nacional tem para oferecer.
Uma grande oportunidade para quem necessita de renovar os móveis da sua casa.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Impostos sobre Veículos – Manual de Procedimentos Simplificado do ISV

Foi publicado, este mês de Maio pela Autoridade Tributária e Aduaneira, o Manual de Procedimentos Simplificado do ISV (Imposto sobre Veículos).
Trata-se de um documento oficial bastante completo que se destina ao “público em geral, com especial destaque os clientes das alfândegas que intervêm no processo de regularização de veículos sujeitos à disciplina do CISV” e que “visa contribuir para uma melhor compreensão do regime geral que regula a fiscalidade automóvel, nomeadamente, quanto à identificação dos sujeitos passivos, incidência, liquidação e cobrança do ISV, bem como dos procedimentos relativos à declaração que deve ser entregue na estância aduaneira aquando da introdução no consumo dos veículos (sujeitos e não sujeitos a ISV, cuja apresentação à alfândega é obrigatória) e que se destinam a ser matriculados definitivamente, não deixando de se fazer uma distinção entre aqueles que agem, enquanto operadores registados, operadores reconhecidos e meros particulares.
Caso esteja interessado em consultar o Manual, consulte a hiperligação:
Info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/.../0/Despacho_6245-2012.pdf
O Manual, esta dividido em 7 capítulos:
  1. Introdução no consumo de veículos
  2. Isenções e reduções do ISV
  3. Circulação dos veículos
  4. Matrículas de expedição/exportação
  5. Regime de exportação e expedição
  6. Regime de admissão/importação temporária
  7. Informações fiscais vinculativas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Vinho português considerado o melhor do mundo

Vinho alentejano
O vinho Poliphonia Signature 2008, produzido no Alentejo pelo gestor e empresário Henrique Granadeiro, é o melhor vinho tinto do Concurso Mundial de Bruxelas de 2012, foi anunciado oficialmente pela própria organização.
O vinho Poliphonia Signature 2008, é originário de vinhas de Reguengos de Monsaraz e São Mansos (ambas as localizações no distrito de Évora), sendo da autoria da Granadeiro Vinhos, de Henrique Granadeiro, que tem como enólogo Pedro Baptista.
É este o melhor vinho tinto segundo os jurados do Concurso Mundial de Bruxelas, uma das maiores competições de vinhos do mundo. A organização anunciou os premiados e confirmou a vitória deste vinho alentejano, assinado pela Granadeiro.
Portugal soma dez Grandes Medalhas de Ouro (todas para Alentejo e Tejo), perto de uma centena de medalhas de ouro e mais de centena e meia medalhas de prata.
A competição, reuniu, entre 4 e 6 de Maio em Guimarães, um painel de provas internacional com membros de 48 países. No total, estiveram em análise 8397 vinhos e espirituosos de produtores de 52 países.
O júri do Concurso de Bruxelas distinguiu, o Hacienda Zorita Verdejo de 2011, de Rueda, em Espanha, com o prémio de melhor vinho branco.
O melhor espumante é o francês Joly-Champagne Cuvée Special.
O melhor vinho rosé vai é o Theopetra Estate Rosé 2011, da Grécia.
Portugal ainda não é tão reconhecido nos grandes mercados consumidores de vinho como a França, a Espanha ou a Itália.
Incrivelmente!
O que de melhor há e se faz em Portugal tem que ser partilhado!

domingo, 27 de maio de 2012

The Black Keys, “ El Camino” - Música para os meus ouvidos (III)




Hoje é Domingo! Nada melhor de que escutar uma boa música, saborear esses minutos embalados em melodias, ritmos e sensações positivas. Seja acompanhado ou sozinho, aprecie esses momentos para relaxar e esquecer os problemas que ocupam a nossa mente durante a semana.
As minhas sugestões:
The Black Keys, o álbum “ El Camino”, responsável por lançá-los ao grande público, muito elogiadíssimo pela crítica: entrou no ranking da revista Rolling Stone como um dos 50 Melhores Álbuns de 2011 e também na lista dos 10 Melhores Álbuns de 2011 da revista Time.
El Camino, é aquele álbum que se ouve sem passar uma música á frente, desde a animadíssima Lonely Boy, até a minha música preferida do álbum, “Little Black Submarines”.
As músicas são simples, mas possuem excelentes melodias. Já devorei este álbum vezes sem conta e na minha opinião todos os elogios são totalmente merecidos.


Bom Domingo!


sábado, 26 de maio de 2012

Poupar com a Bimby (IV)

A Bimby é a cozinha mais pequena do mundo! A Bimby é o robot de cozinha mais completo do mundo, uma excelente ajudante de cozinha, quer no uso doméstico quer na hotelaria e restauração. Com este robot de cozinha pode fazer qualquer tipo de cozinha tradicional ou vegetariana, conservando as melhores propriedades dos alimentos, visto que não cozinha a mais de 100º. Em síntese: A Bimby garante resultados sempre excecionais!

Uma família, com filhos, que gasta dezenas de caixas de Cerelac por ano, pode poupar anualmente uma boa quantia em euros, ao fazer na Bimby a receita “papa bolacha Maria”, muito semelhante “papa Cerelac”.

Ingredientes:
  • 12 Bolachas Maria
  • 400 Gr de leite
  • 1 Colher de sopa de mel ou açúcar
Preparação:
Introduzir os ingredientes no copo, programar 8 minutos, 80º, velocidade 4.
Está feita, uma papa cremosa e bem emulsionada.
Custo aproximado: €0,35
Uma demonstração, sem qualquer compromisso consegue verificar a versatilidade da Bimby. A minha Agente Bimby, Alice Vieira (966 647 772), mostrar-lhe-á, na privacidade da sua casa todas as vantagens deste excelente Robot cozinha.
É realmente um excelente investimento, é possível cozinhar para toda a família em poucos minutos e a baixo custo. Uma boa dica para ajudar em tempo de crise.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Depósitos a Prazo com Taxas Superiores a 5%


Depósitos a Prazo com taxas de juro iguais ou superiores a 5%, ainda é possível encontrarem. Não acredito que a manutenção destas taxas de juro se mantenha durante muito mais tempo. Há que aproveitar a oportunidade, tendo em conta que se trata de Depósitos a Prazo.

BANCO BEST COM DEPÓSITO A PRAZO A 5,25%
Banco online, mas que já tem agências a operar nos principais pontos do País. Possui para todos os novos clientes um depósito a prazo a 90 dias, com uma taxas de juro de 5,25% TANB. Os juros deste depósito são pagos no momento da constituição do depósito, uma mais-valia e uma garantia adicional do pagamento de juros. Este depósito a prazo só pode ser constituído com um montante mínimo de 2500 euros.
BANCO BIG OFERECE 5% NUM DEPÓSITO A PRAZO
Banco BIG, possui um depósito a prazo de boas vindas com uma taxa de juro de 5%. Uma taxa muito atrativa, este depósito a prazo pode ser constituído com um montante mínimo de 500 euros. É um depósito a prazo a 3 meses, que tem a possibilidade de mobilizar antecipadamente o depósito a prazo sem perder juros.
BANCO FINANTIA COM 5,75%
Este depósito a prazo é muito atrativo, comparativamente com a oferta de depósitos a prazo na banca. Uma taxa bruta de 5,75%. Este depósito a prazo só pode ser constituído com um montante mínimo de 50 000 euros e pode ser constituído por um prazo de 1 ano ou 6 meses.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Promoções Pingo Doce

O Pingo Doce oferece um desconto de 50%, desta vez, o desconto será sobre produtos da peixaria, a quem adquirir 25 euros em outros produtos. A promoção decorre nos dias 24 a 27 de Maio.
Tenham em atenção que o limite de 10 kg é mesmo para cumprir. Acima desse peso, a máquina não regista o desconto.

Norah Jones – Little Broken Hearts - Música para os meus ouvidos II

A cantora norte-americana Norah Jones, tem um novo álbum "Little Broken Hearts", um trabalho que aposta numa nova sonoridade, completamente diferente do Jazz que a lançou. É um disco experimental, com um toque eletrônico e pop.
Este novo disco é muito diferente do seu primeiro disco, "Come Away With Me", lançado há dez anos, que vendeu milhões e fez dela estrela Mundial.
O álbum, "Little Broken Hearts", evoca uma ruptura amorosa ao longo de suas 12 músicas. A cantora e compositora procura um novo ciclo neste novo trabalho, inspirado no próprio coração partido.

"Little Broken Hearts", é um álbum cheio de boas músicas, que crescem aos ouvidos e em nosso gosto, conforme o escutamos com mais cuidado. Um trabalho para ser saboreado em todos os seus pormenores.

O single de lançamento chama-se «Happy Pills»,arrisco a dizer que é uma das melhores faixas lançadas em 2012, mesmo que estejamos ainda em Maio.
A norte-americana Norah Jones, vem a Portugal no final do verão para a apresentação ao vivo do seu novo álbum. A cantora e compositora de 33 anos atua no Campo Pequeno, em Lisboa, no dia 22 de setembro.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Levar Almoço e Lanche para trabalho, poupa e come melhor

Lunch bag
Por motivos profissionais, muitas pessoas vêem-se obrigadas a almoçar fora todos os dias. Passe a levar almoço e lanche para o trabalho, desta forma pode poupar muito dinheiro. Pode parecer insignificante, os inúmeros cafés e lanches que faz fora de casa ao longo de uma semana, mas tudo contabilizado no final do mês, poupa uma quantia significativa de euros.
Optar por um bom plano de poupança na alimentação, eliminando desta forma gastos desnecessários, e escolher alimentos mais saudáveis, chega à conclusão que consegue poupar mais e comer melhor.
Para transportar o seu almoço e lanche, aproveite a “lunch bag” do Continente.
Este mês de Maio, o Continente, através da revista que edita mensalmente, vai disponibilizar a “lunch bag” por 10 euros. Este valor será devolvido ao cliente em vales de desconto que podem ser utilizados na compra de bens essenciais.
A Lunch Bag encontra-se à venda só nos hipermercados Continente (exceto Continente Modelo e Continente Bom Dia).
A revista Continente Magazine custa 1 euro com 50% de desconto em cartão Continente.


terça-feira, 22 de maio de 2012

Planear férias sem gastar muito dinheiro

Se está a planear as próximas férias mas não quer gastar muito dinheiro, apresento algumas sugestões para ter umas merecidas férias e poder poupar algum dinheiro.

Compare preços, antes de reservar a sua estadia, faça varias pesquisas, pode encontrar diferenças significativas.

Evite as épocas altas se tiver possibilidade, marque as suas férias em época baixa. Vai encontrar preços mais económicos.

 Escolha locais menos turísticos, além de ter umas férias mais tranquilas, conseguirá poupar muitos euros.

Quando procurar um alojamento numa cidade, procure opções mais afastadas das principais atrações turísticas. Vai certamente encontrar bons hotéis, a um preço bem mais convidativo.

Prefira tarifas com tudo incluído, se está a pensar fazer uma viagem para um destino distante. Mas não se esqueça de um pormenor importante, certamente não vai passar as férias no hotel. Quantas menos opções “extra” o hotel oferecer, menor será a sua tarifa. Exemplo: Hotel com Spa, ginásio, massagens, piscina, etc.

Algumas sugestões de onde pode fazer pesquisas:
Www.booking.com
Www.rumbo.pt
Www.trivago.pt
Www.hostelworld.com
Www.edreams.com
Www.hoteis.com

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Juros - Euribor desce



A taxa a seis meses, que é a mais usada no cálculo dos juros no crédito à habitação em Portugal, voltou hoje a descer 0,3 pontos base para 0,969%.
Já o prazo a três meses, desceu 0,2 pontos base para 0,682%. O indexante está em mínimos desde Maio de 2010.
A taxa a 12 meses voltou a descer para os 1,264%.
Os economistas não antecipam mexidas no preço do dinheiro nos próximos meses, face às fracas perspetivas económicas para a zona euro.


sábado, 19 de maio de 2012

GALP – No 3.º Domingo cada mês 0,06 euros desconto por litro de combustível

Postos Galp - Promoção "Nunca mais é Domingo"
Ao abastecer nos postos Galp, no 3.º Domingo de cada mês, a petrolífera oferece, a todos os clientes 0,06 euros de desconto por litro de combustível em todos os postos de abastecimento.
Esta campanha é válida para toda a gama de combustíveis Hi-Energy e Gforce e GPL Auto, sem limites de abastecimento, nos cerca de 700 postos aderentes da rede Galp do território Continental.
Desconto incluído no preço afixado e ainda acumulável com outras promoções e descontos em vigor nos postos Galp, como por exemplo os descontos da promoção cruzada Vice-versa, promoções com parceiros e benefícios do programa cartão Fast.
NOTA: Não aplicável a Gasóleo Agrícola e Gasóleo de Aquecimento, nem a pagamentos com Galp Frota.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Promoção Jumbo- Semanas Promo


          
                 Semanas Promo - 17.05 A 24.05.2012
                                               
                                  Consultar aqui

" Só se sabe poupar o que custa a ganhar

Staples oferece valor do IVA

   


No dia de hoje, 19 e 20 de Maio, a Staples está com uma campanha promocional em que oferecerá o valor do IVA em talão. A promoção é válida para a aquisição de material de tecnologia, mobiliário e software nas 35 lojas da rede. O talão deve ser usado entre os dias 1 e 20 de Junho em qualquer loja em Portugal.
   Boas compras!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Pingo Doce e Minipreço - Carne a 50% Desconto

   
O Minipreço avançou ontem com uma promoção de 50% em toda a carne, numa campanha que começou esta quarta- feira e termina no sábado. Para usufruir do desconto, o consumidor tem que ter cartão cliente Minipreço, fazer compras até a um máximo de 20 euros e o desconto de 50% pode ser utilizado 10 vezes.
Quanto ao Pingo Doce, só tem desconto quem fizer compras de mais de 20 euros em quaisquer outros produtos da loja. O cliente pode adquirir com desconto de 50% até 10 quilos de carne fresca e uma quantidade ilimitada de carne embalada em cuvetes.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Poupar dinheiro no supermercado




As compras no supermercado representam uma fatia muito significativa no orçamento familiar de qualquer pessoa. No entanto existem várias maneiras de reduzir as despesas de supermercado sem esvaziar muito a carteira. Tome nota destas dicas úteis que vão ajudar a reduzir essa fatia significativamente.
Antes de ir ao supermercado, prepare uma lista das coisas que tem de comprar, verificando o frigorífico, congelador, armários e despensa para não se esquecer de nada. Tente guiar-se por essa lista, corre menos riscos de comprar produtos desnecessários.
Estipule um orçamento, quando for fazer as compras mensais. À medida que for colocando os produtos no carrinho faça contas: por exemplo, se algo custa €1.95 arredonde para €2 e assim sucessivamente. Este método é uma boa dica porque, para além de ajudá-lo a manter-se fiel à sua lista de compras inicial, evita compras desnecessárias.
Aproveite as promoções, analise detalhadamente os folhetos publicitários que recebe na caixa de correio e compare preços. Compre alguns produtos em grandes quantidades, produtos que não têm prazo de validade que estejam em promoção, como guardanapos, rolo de cozinha, papel higiénico, as pilhas, as lâmpadas. O mesmo aplica-se a alimentos com prazos de validade longos, caso do leite, cereais e enlatados.
Tenha preferência pelas marcas brancas, são produtos mais económicos face às “marcas de nome”, e têm a mesma ou melhor qualidade.
Utilize sempre os Cupões e Cartões, apresente os mesmos no ato de pagamento. Pode parecer pouco o desconto proporcionado por esses cupões e cartões, mas ao longo de um ano inteiro, é muito significativo.
Procure saber em que dia é que o seu supermercado recebe a fruta e os legumes e programe as compras para essa altura, vai gastar dinheiro, mas ganhar em qualidade e frescura.
 Procure fazer as compras nas horas de menos tráfego, de manhã de preferência mal abra as portas, à hora do almoço, do jantar ou à noite antes de fechar. As compras avultadas exigem tempo e paciência para que possa avaliar bem a diferença de preços, e eventuais promoções.
Possuir um congelador espaçoso, é uma excelente opção quando o objetivo é reduzir os custos de supermercado. Pode aproveitar ainda mais as promoções, de carne, peixe e vegetais. Muito útil para congelar comida que sobra das refeições. A comida é cara, não vamos deitá-la fora se o grande objetivo é poupar ao máximo.
Nunca vá às compras com fome, deixe as crianças sempre em casa, utilize sacos reutilizáveis e esteja atento ao talão de compra, pois pode existir erros de preço. Por isso esteja sempre com atenção aos preços que estão a ser marcados, na caixa registadora.
Boas Poupanças!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Meu PAI…Que saudades!


O amor não morre e a saudade também não.
Mesmo depois de tantos anos,
Hoje faz 14 anos que partiste...  
Não consigo conter as lagrimas quando penso em ti.
Amar-te-ei o resto da minha vida.
Para ti meu Pai, onde quer que estejas,
Com eterna saudade e eterno amor.

              Alcino Pinto

domingo, 13 de maio de 2012

Lisboa eleita o 11.º melhor destino europeu




Para os utilizadores do portal de turismo "TripAdvisor", a capital portuguesa foi eleita o 11.º melhor destino europeu.
Os utilizadores do portal de turismo "TripAdvisor" elegeram Lisboa pela sua diversidade. De catedrais do século XII a modernas pontes que atravessam o rio Tejo, de aquedutos do século XVIII à futurista Gare do Oriente.
O "TripAdvisor" destacada igualmente os bairros típicos da Mouraria, de Alfama e do Bairro Alto, inúmeros museus, mercados ao ar livre, elevadores, o Castelo de São Jorge e, como não podia deixar de ser, o fado.
O Oceanário de Lisboa, a gelataria Santini e a Fundação Calouste Gulbenkian são as três atrações mais votadas pelos turistas que visitam a cidade.
Lisboa, a Cidade que conjuga monumentos históricos e arquitetura moderna.
Na lista dos 25 melhores destinos da Europa, Lisboa surge à frente de cidades como Veneza, Itália (12.º), Edimburgo, na Escócia (13.º) e Madrid, Espanha (14.º).
O pódio do Traveler´s Choice 2012 pertence a Londres (Reino Unido), Roma (Itália) e Paris (França), seguidas de Istambul (Turquia), Barcelona (Espanha), Berlim (Alemanha), Florença (Itália), Praga (República Checa), Dublin (Irlanda) e Amesterdão (Holanda).
Porque não começarmos a conhecer melhor o nosso país nas nossas férias ou fins-de-semana prolongados?
"Não vá para fora, sem descobrir o que tem cá dentro"

sábado, 12 de maio de 2012

Bernardo Sassetti (1970-2012)

Bernardo Sassetti, compositor, intérprete e pianista notável.

Uma grande figura da música portuguesa, com uma obra notável, que vai do jazz ao fado, de bandas sonoras a improvisos.

Bernardo Sassetti, um dos mais talentosos músicos portugueses de sempre.

Fica a sua obra e a certeza do seu talento enorme.

Comecei a gostar dele e da sua música com o filme “ Alice”.

As minhas músicas preferidas:




sexta-feira, 11 de maio de 2012

Depósitos a Prazo – As aplicações mais rentáveis para um prazo de 12 meses – Subscrições Online

                   

As aplicações através da internet oferecem uma TANB de 3,25%, acima dos 1,9% da banca tradicional.

A utilização das plataformas online dos bancos para realizar operações do dia-a-dia oferece grandes vantagens aos clientes devido à sua comodidade. A utilização destas plataformas também pode resultar em retornos financeiros positivos.
Como essas plataformas têm menos custos é natural que as taxas de juro sejam superiores para conseguir cativar mais clientes.
Com base em dados do site da Deco, os depósitos online por um prazo de um ano, em média, remuneram quase o dobro face ao que acontece com as aplicações efetuadas aos balcões das agências bancárias.
Dirigir-se ao balcão de um banco conseguirá, em média, uma taxa de juro anual bruta (TANB) de 1,9% na constituição de um depósito por um prazo de 12 meses. Se optar por constituir uma aplicação com as mesmas características mas através de uma plataforma online, a remuneração bruta sobe, em termos médios, para 3,25%.
Consulte a tabela que se segue e fique a par das aplicações mais rentáveis para um prazo de 12 meses que pode subscrever através das plataformas online (via internet) dos seguintes bancos.