terça-feira, 31 de julho de 2012

Dolce Vita com refeições gratuitas


Por cada 30 euros em compras, os Dolce Vita vão oferecer vouchers, no valor de seis euros, para serem utilizados na área da restauração, num total de mais de 25 mil euros em vales.

A campanha intitulada “Faça 30€ em compras! A refeição é por nossa conta!”, vai decorrer nos Centros Comerciais Dolce Vita Tejo, Porto, Coimbra, Funchal, Ovar e Douro.
Para beneficiar desta campanha promocional, é necessário realizar uma compra de valor igual ou superior a 30 euros e validar o comprovativo junto do Balcão de Atendimento.
O mês de agosto não é só para férias. Também pode ser um tempo para fazer compras, aproveitando os saldos e a maior tranquilidade dos centros comerciais.
Um total de 25 mil euros em vales, válidos de 1 a 31 de agosto.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Continente - 50% desconto fraldas DODOT

fraldas.JPG

Olá a todos!
É só para avisar, não sei se já sabem que o Continente está a fazer uma promoção de 50% em fraldas dodot, no dia de HOJE (30/07). Desconto em Cartão Continente.
Boas Poupanças:)

Cuidados a ter em compras pela internet II


Apesar de termos todos os cuidados nas compras que efetuamos pela internet, não conseguimos garantir uma compra sem problemas. O que fazer quando a mercadoria recebida for diferente do que foi adquirido, ou quando não chegar no prazo? O que fazer quando recebemos um produto com defeito?

Nos casos em que o produto recebido for diferente do que foi comprado, ou a mercadoria não chegar no prazo combinado, o consumidor pode recusar-se a receber o produto, ou ainda exigir o cumprimento da oferta.

Quando o produto chegar com algum defeito, o consumidor pode devolvê-lo e solicitar a substituição por outro ou a devolução do valor pago.

Nos casos em que o produto adquirido pelo consumidor através da Internet não corresponder ao que era esperado, o produto pode ser devolvido e o valor pago ser restituído.

Se alguma vez, ficou insatisfeito com as suas compras pela internet, registe a sua reclamação.

Segundo a Associação de Defesa do Consumidor (Deco):

“O direito à resolução do contrato, que dá 14 dias para suspender o acordo, é outro dos problemas, porque nem sempre acontece de forma atempada como desejado pelo cliente”, explicou Ana Sofia Ferreira, referindo-se aos casos de pessoas que depois de efetuarem a compra querem voltar atrás na decisão.
A jurista sublinha que os direitos de quem usa um computador para fazer compras são exatamente iguais ao do consumidor tradicional, mas que por vezes é mais difícil aplicá-los.

domingo, 29 de julho de 2012

Férias


No meu dia-a-dia, oiço frequentemente pessoas a comentar, que não têm férias, porque não há dinheiro para ir para o Algarve, não podem gastar dinheiro num hotel e muito menos passar férias para fora do país. Comer fora nem pensar, e vão ficar em casa ou vão para a terra.
São as férias que queríamos? Definitivamente não. Mas não é por isso que deixam de ser férias.
Podemos ter férias sem gastar muito dinheiro, não é preciso ir para o estrangeiro para ter umas boas férias. Portugal tem muitos sítios bonitos para visitar.
Para quem está farto do stress da cidade, pode fazer um refúgio em locais mais isolados ou então na praia para quem goste de mar.
As férias são ótimas para conviver com as pessoas que são importantes para si, para relaxar e para pensar mais em si.
Se ficamos em casa, podemos tomar o pequeno-almoço em família todos os dias. Sair e ir conhecer a nossa cidade, existem muitos museus, galerias de arte, jardins zoológicos, parques de diversão, jardins temáticos que oferecem preços de entrada mais acessíveis ou até gratuitos. Planear um piquenique num bonito parque também é uma ótima ideia. Um passeio na praia, ler um livro, ir ao cinema.
Não é necessário gastar muito dinheiro para passar umas férias boas e felizes em família ou entre amigos.

Se este ano não podemos ter umas férias melhores, talvez no próximo ano seja melhor.
Para todos umas boas férias:)

sábado, 28 de julho de 2012

Momentos de Lazer de 28 de Julho a 3 de Agosto



Norte
Terapia do RisoVá à Terapia do Riso, e saia de lá com boa disposição após muitas gargalhadas.28 de Julho, às 11h e às 12h30
Dolce Vita, Ovar
Entrada gratuita
Porto
Urban Market Rocks
Esta mostra tem como objetivo a divulgação de criadores portugueses, mas também a valorização do património e espaços da cidade, como é o caso do Hard Club. São várias as áreas presentes, desde design de produto, design de moda, art conception, joalharia, cake design e design de mobiliário. A música fica a cargo da Banda Soul Richard, Soul Jazzy Alternativo em Português no dia 28 de Junho às 19h00 e do DJ Ricardo Amorim e Banda Dan Riverman – Indie /Acústico dia 29 de Junho, à mesma hora.
Até 29 de Julho, das 12h às 21h
Mercado Ferreira Borges
Entrada gratuita
Oficina Há Vida na ÁguaA água é um recurso vital para a sobrevivência de todas as espécies no nosso planeta. Os lagos de Serralves constituem, por isso, refúgios importantíssimos dos pequenos seres que constituem o plâncton, que servem, por sua vez, de alimento a outros animais do Parque. Munidos de pipetas, lâminas e caixas de Petri, vamos analisar amostras à lupa. O que são macroinvertebrados? Como reagem estes pequenos seres aos poluentes domésticos? Vamos aprender para depois sabermos proteger!29 de Julho, entre as 10 e as 13 horas
Clareira das Azinheiras, Museu Fundação de Serralves
Entrada gratuita
Centro
Festival Cistermúsica
A Orquestra Filarmonia das Beiras, sob a direcção de Victorino D’Almeida, interpreta algumas das obras Mozart e de Dmitri Chostakovitch.29 de Julho, 18h
Mosteiro de Santa Maria, Alcobaça
Entrada gratuita
“História da Cardiologia nos Hospitais da Universidade de Coimbra desde o Século XIX”
Exposição de artes plásticas denominada “História da Cardiologia nos HUC desde o Século XIX”, que aborda o trabalho daquela unidade de saúde.Até 11 de Setembro
Hospitais da Universidade de Coimbra (Hall de entrada)
Entrada gratuita
Lisboa
Do Museu ao Bairro da Madragoa
No último sábado de cada mês realizam-se visitas guiadas pelo tradicional bairro de Lisboa.  A inscrição deverá ser efetuada previamente através do número de telefone 213 935 159.28 de Julho, 10 horas
Museu das Comunicações
Participação  gratuita
Homenagem a Amália Rodrigues
A fadista Mísia, o ator Victor de Sousa e o grupo Alma de Coimbra participam num concerto de homenagem à fadista Amália Rodrigues. Uma homenagem e um concerto a não perder que se realiza no mês em que Amália celebraria mais um aniversário.29 de Julho, a partir das 16h30
Panteão Nacional
Entrada gratuita
Caricaturas no Museu Bordalo Pinheiro
Algumas figuras do Portugal do século XX “desfilam”, desde a passada terça-feira, na nova estação de Metro do Aeroporto. A responsabilidade é do cartoonista António, a quem o Metropolitano de Lisboa encomendou a decoração artística da nova estação. O Museu Bordalo Pinheiro tem em exposição alguns dos estudos que o autor desenvolveu para chegar às representações definitivas que uma vez passadas à pedra deram lugar aos painéis. Para além dos estudos do artista, a mostra contempla um conjunto de fotografias que documentam os vários momentos técnicos da execução dos painéis.
Até 30 de Setembro
Museu Bordalo Pinheiro
Entrada gratuita
Sul
Música em Tavira na Praça da República
O Verão em Tavira é celebrado com muita música portuguesa. Na Praça da Republica, esta sexta-feira, 27 de Julho, pelas 22h00, assista ao concerto de música popular portuguesa dos Pérolas do Gilão. No sábado, dia 28 de Julho, é a vez do grupo “Os Elétricos” e no dia 29, a atuação é do Rancho Folclórico de Tavira.
27, 28 e 29 de Julho
22 horas
Praça da República, Tavira
Entrada gratuita
Festival Escrita na Paisagem
O cinema e a música juntam-se no Festival Escrita na Paisagem, em Évora. A música de José Alberto Gomes vai dar som ao filme “20 000 léguas submarinas” (Stuart Paton).
31 de Julho, 22 horas
Largo de São Vicente, Évora
Entrada gratuita

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos - Londres 2012

Os Jogos Olímpicos de 2012, serão considerados abertos esta noite mas o futebol e o tiro com arco já levam um ligeiro avanço.
Os Jogos Olímpicos de 2012, serão realizados na capital do Reino Unido, Londres, até ao dia 12 de Agosto de 2012.Os Jogos Paraolímpicos, vão decorrer entre o dia 29 de Agosto a 9 de Setembro.
O Estádio Olímpico de Londres, é um dos pontos centrais do Parque Olímpico que vai promover a sustentabilidade e ecologia. A preservação do ambiente é um dos temas principais dos Jogos Olímpicos 2012, com a utilização de materiais amigos do ambiente e a plantação de diversas árvores.
Nos Jogos Olímpicos 2012, vão estar em competição 29 modalidades de 26 desportos diferentes, com a presença de mais 10 500 atletas.

Em Londres, vão estar presentes 77 portugueses, em 13 modalidades diferentes.

São homens e mulheres que, com grande esforço, muitas vezes com dificuldades monetárias, conseguiram alcançar os resultados mínimos para poderem estar na maior competição desportiva do mundo. Alguns são profissionais, mas, na sua maioria, são amadores.

A todos os atletas portugueses, o meu muito obrigado e a melhor sorte do Mundo!

Aqui o calendário dos Jogos Olímpicos 2012      

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dia dos Avós


Os Avós são vistos como queridos, simpáticos e bem-dispostos. O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
Devemos aproveitar toda a sabedoria e experiência dos nossos avós.
O meu avô é muito velhinho, mas eu gosto muito dele, é um querido. Um grande abraço cheio de carinho e ternura para o meu avô:)

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cuidados a ter em compras pela internet


Fazer compras online, trás muitas facilidades ao consumidor, nomeadamente comodidade, conforto, uma vez que, não precisa sair de casa, o serviços está disponivel 24 horas por dia, variedade de produtos e preços mais atraentes.No entanto, é necessário ter alguns cuidados para evitar futuros problemas. 

Antes de efetuar as suas compras fique atento a estes detalhes:

Procure no site a identificação da loja - endereço, telefone, se tiver apenas disponível um apartado ou um e-mail, não o considere.Tenha preferência por empresas que possuem também estabelecimentos físicos.  

Verifique a segurança do site – certifique-se de que o endereço começa com https://, e não somente com http://. Isto é uma garantia de que as informações disponíveis serão lidas apenas pela empresa responsável pelo pedido.

Faça uma pesquisa em sites de buscas - redes sociais, fóruns de discussão, para verificar se existem queixas em relação à empresa.

Desconfie de preços muito baixos - verifique se há despesas adicionais, como custos com transporte ou alfandegários para evitar surpresas desagradáveis. Por exemplo, se efetuar uma compra dentro da União Europeia não paga direitos alfandegários, mas há a possibilidade de que tal aconteça nas compras efetuadas noutros países, como os Estados Unidos.

Depois de escolher os produtos a comprar, segue-se a fase do pagamento – verifique de que o site lhe pede apenas as informações necessárias para concluir a compra. Uma das formas de pagamento habituais é o cartão de crédito. Se puder, evite esse método de pagamento. Uma das alternativas é a criação de um cartão virtual ou ainda o Paypal - www.paypal.com. Esteja atento ao extrato do seu banco para conferir se os valores debitados correspondem ao valor da compra efetuada. Guarde todos os dados das compras (nome do site, itens adquiridos, comprovativos de pagamento e anúncio).

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Fatura dos proprietários com IMI vai disparar 60%

No final do período transitório, proprietários estarão a pagar 1,9 mil milhões de euros de IMI, diz Bruxelas.
Daqui a três anos, quando o resultado do processo de reavaliação dos prédios estiver a produzir efeitos plenos, o Governo estima estar a receber mais 700 milhões de euros de IMI, por ano. É um aumento de 60% perante a receita atual e que, no bolso dos proprietários com prédios por reavaliar, se traduzirá num encargo anual médio de 240 euros por imóvel – o dobro do que pagavam até aqui.
Fonte: Jornal de Negócios

Cartão Europeu de Seguro de Doença


Se pensa viajar leia o Guia prático – Cartão Europeu de Seguro de Doença e informe-se sobre os aspetos burocráticos. O cartão é gratuito e tem validade de 3 anos.

Excerto do Guia:

 ” (…) permite a qualquer cidadão nacional residente num dos 27 Estados-membros da União Europeia, no Liechtenstein, na Noruega, na Islândia ou na Suíça, beneficiar de assistência médica durante a sua estada temporária em qualquer destes países.
O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) permite ao seu titular obter os cuidados de saúde necessários durante uma estada noutro Estado-membro O cartão é de modelo único, comum a todo o espaço da União Europeia, Espaço Económico Europeu e Suíça, e foi criado com o objetivo de simplificar a identificação do seu titular, assim como a da instituição financeiramente responsável pelos seus cuidados de saúde. (…)”

 O que acontece se eu precisar de cuidados médicos fora de Portugal e não tiver o CESD/CPS?

Se precisar de cuidados médicos num país da União Europeia, no Liechtenstein, na Noruega, na Islândia ou na Suíça e não tiver consigo o CESD ou o CPS, deve pagar as despesas e apresentar as faturas no seu Centro de Saúde ou no subsistema de saúde de que seja beneficiário. O ministério da saúde ou o subsistema de saúde decidirão então se lhe reembolsam as suas despesas e quando o farão. É por isso aconselhável que peça o CESD antes de viajar ou, se não houver tempo para o fazer, peça o Certificado Provisório de Substituição.

domingo, 22 de julho de 2012

Today I Love

Bom dia Domingo, bom dia Sol!




A vontade de ter pequenos- almoços diferentes, vagarosos, como esta manhã.
Compota de morango, compota de abóbora, sumo laranja, queijo fresco, iogurte grego, pão e tostas (tudo feito na bimby).
Tão simples e prático quanto isto, ter uma bimby marca toda a diferença!
Comer bem, saudável e tudo caseiro.
Uma grande vontade de abraçar mais um dia cheio de vida:)

sábado, 21 de julho de 2012

Momentos de Lazer

Olá fim-de-semana!
Esteja sempre atento à agenda cultural da sua cidade, haverá sempre algum festival, feira, peça de teatro ou concerto com entrada gratuita. Assim, não precisa de gastar muito dinheiro, o que é uma boa noticia, para si e para a sua carteira. Aproveite!
Bom fim-de-semana!:)

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Feliz dia da Amizade!


Hoje comemora-se o dia da amizade. Esta foi instituída a 20 de Julho de 1969, data em que o Homem chegou à Lua.
A efeméride foi criada por Enrique Ernesto Febbraco, que sentiu que era necessária uma celebração das virtudes mais elevadas do ser humano.
Quero aproveitar este dia “O dia da Amizade”, para deixar o meu abraço e o meu obrigado a todos os meus amigos que fazem parte da minha vida.
Obrigado pela amizade e por todas as vezes que tiram um bocadinho do vosso tempo, para lerem o meu Blogue” doutrinafinanceira.blogspot.com/ “.
Amigo que faz parte da minha vida, seja pessoalmente ou virtualmente, aqui fica a minha sincera e mais que justa homenagem.
Um verdadeiro amigo é o maior de todos os bens e igualmente, de todos, aquele que menos, nos preocupamos em adquirir – “La rochefoucaauld”

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Nove anos a festejar!



Nove anos a festejar a nossa história!
Há momentos para recordar, outros já planeados e ainda outros por concretizar.
A nossa história começou na sala de aulas, cadeira de Contabilidade, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.
 No decorrer do primeiro semestre do ano de 2002 (porque no segundo semestre desaparecias sempre do mapa!), surgiu o primeiro convite para tomar um café, depois o pequeno - almoço, posteriormente um convite para jantar num restaurante indiano. O primeiro beijo apareceu naturalmente e, o melhor de tudo é que a data continua a fazer tanto (ou ainda mais) sentido!
Não é tudo um mar de rosas, algumas ou melhor várias discussões pelo meio, mas às vezes é preciso levantar a voz e dizer umas quantas verdades, um ao outro. No fundo é necessário resolver todos os problemas em conjunto. Dizem por aí que “a perfeição não existe”.
É uma relação baseada no apoio condicional, partilha de tarefas, compreensão, dedicação, e um enorme apoio em “marés” de aflição.
São dois olhares diferentes, mas a remar para uma única direção.
Tudo se resume a um “ flutuar e repousar tranquilamente num mar de calma, equilíbrio e um à vontade”.

Parabéns a nós e que venham muitos, muitos e muitos mais anos em conjunto!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Quem está de parabéns...

Bom dia!
Hoje é um dia especial, é o meu aniversário!
Os anos passam a voar, deixando-nos apenas o sabor doce de patamares conquistados e sucessos passados.
Mas hoje estou feliz por ter chegado até aqui:)
O melhor do meu aniversário, é ter logo pela manhã uns abraços carinhosos, uns sorrisos de orelha a orelha a transportar felicidade da minha família e ouvir o meu Francisco " Parabéns, papá". 

terça-feira, 17 de julho de 2012

Como rentabilizar o reembolso do IRS e o Subsídio de Férias?


Já recebeu o reembolso do IRS? Ainda tem subsídio de férias? Saiba como rentabilizar o dinheiro extra, que em certos casos é avultado.
Amortizar créditos caros
Se tiver créditos com TAE (Taxa Anual Efetiva) superior a 5% vai ser difícil encontrar investimentos com rentabilidade semelhantes, pelo que pode poupar muito, a prazo, se os amortizar. Se não tem créditos ou os que tem são baratos (TAE <3%), pode aproveitar o reembolso para reforçar as suas poupanças.
Poupar ou Investir
         Depósitos a prazo
Os depósitos a prazo têm sido o destino dado pelos portugueses relativamente às suas poupanças. As taxas de juro oferecidas pelas instituições financeiras, ronda os 4%, o que contribuem para este sucesso. Beneficia do Fundo de Garantia de Depósitos (FGD) que cobre os valores depositados desde que os mesmos não ultrapassem os 100 mil euros. Este valor é definido por instituição e por depositante.
Duas soluções a curto prazo são o Best Bank 5,25% TANB a 90 dias e o ActivoBank 4,25% ou 4,75% TANB a 120 dias.
         Bolsa
Investir em ações pode representar um bom negócio devido ao elevado potencial de valorização, mas o risco é sempre elevado. Não há garantia de rendimento nem de capital. Os especialistas aconselham os interessados a fazer este investimento a prazo (pelo menos a cinco anos) para ultrapassar as flutuações do mercado. Não se esqueça da regra "do dividir para reinar": ao escolher títulos de diferentes países e sectores, consegue reduzir as flutuações do investimento.
Ouro
Este metal precioso continua a ser uma referência durante as épocas de crise, principalmente nesta altura em que se vive uma grande instabilidade no sector financeiro e na dívida pública. De acordo com a Associação de Defesa do Consumidor (Deco), "o brilho do ouro poderá eclipsar-se porque não há garantia de rendimento futuro". Deve ter cuidado com o local e o preço do ouro onde fizer a aquisição. Há sempre grandes diferenças nos valores de compra e venda. Analise muito bem, compare e tente fazer o melhor negócio.
 Como investir? Pode apostar em barras (com pesos entre 2,50 gramas e 12,50 quilos). Em Portugal, o peso do ouro expressa-se em euros por grama, e as cotações derivam de Londres, onde o preço é fixado em dólares por onça (31,1 gramas).Pode ser transacionado nos bancos, ourivesarias e agências de câmbio.
Certificados de Aforro
Há muito que perderam o estatuto de instrumento preferido de poupança pelos portugueses, uma vez que, a remuneração não compensa face a outros produtos de poupança com nível de risco semelhante, como, os depósitos a prazo. Em termos líquidos, a taxa de juro que está a ser oferecida em Junho nas subscrições de Certificados de Aforro é de 0,829%. Este valor é bastante inferior à rentabilidade líquida oferecida por um grande número de depósitos a prazo. A rentabilidade dos Certificados de Aforro depende, da Euribor a três meses. O dinheiro investido não está disponível nos primeiros três meses. O montante mínimo exigido é de 100 euros, o máximo, 250 mil euros. O consumidor ganha prémios de permanência.
Certificados do Tesouro
Estão a atrair cada vez menos investidores. Os cortes de juros levados pelo Estado tornaram este produto financeiro menos atrativo. Esta é uma forma de investir em dívida pública. As taxas são definidas no final de cada mês e variam consoante o prazo aplicado até um máximo de 10 anos. Os Certificados do Tesouro (CT), são títulos indexados à rendibilidade de vários instrumentos de financiamento do Estado, o capital investido está garantido. Os CT, estão mais vocacionados para investimentos a médio e a longo prazo. Para quem está a pensar em investir a 10 anos, pode contar com uma taxa ilíquida de 7,10%. Esse valor desce para 6,80% para uma aplicação a cinco anos e para 1,20% se investir até cinco anos. Produto de poupança é pouco compensador para quem está a pensar em investir a curto prazo. O montante mínimo de subscrição é de mil euros e o máximo é de um milhão de euros. Os Certificados do Tesouro permitem o resgate antecipado, tanto total como parcial, após seis meses da aplicação.
Lazer
Não tem créditos e a sua poupança está bem encaminhada, aproveite parte do seu reembolso em lazer. Não o faça é antes de ter as suas finanças pessoais em ordem.
Como este ano não recebi o subsídio de férias, vou aproveitar o reembolso do IRS para criar um Fundo de Emergência. Um Fundo de Emergência é uma reserva de dinheiro de fácil acesso para ser utilizado apenas em caso de emergência. Desta forma é mais fácil superar  imprevistos, como exemplo, uma despesa médica substancial, uma reparação grave em casa ou no carro, uma fatura surpresa do fisco, etc.
Conclusão: Férias lowcost. Não é necessário gastar muito dinheiro para passar umas férias boas e felizes em família ou entre amigos :)

segunda-feira, 16 de julho de 2012

3,2 Milhões de portugueses em maus lençóis

O INE informou na sexta-feira que 18% de portugueses estão em risco de pobreza, mas o Eurostat refere mais de 25%. Contas feitas às estatísticas existentes, e vêem-se pelo menos 3,2 milhões de portugueses em maus lençóis.
Com mais de 1,4 milhões de pensionistas a ganhar menos de 500 euros por mês e um valor recorde de trabalhadores a serem pagos pelo mínimo legal – 550 mil ganham 485 euros por mês –, o verdadeiro retrato da pobreza em Portugal pode estar aquém daquele que é desenhado partindo de rácios e variáveis.
O Instituto Nacional de Estatística revelou que 18% da população residente em Portugal estava em risco de pobreza no final de 2010 – cerca de 1,9 milhões entre os 10,6 milhões de habitantes em Portugal na altura. Para calcular esta taxa, o INE considera a população com 60% ou menos da mediana de rendimentos do país. Sendo Portugal um país de baixos ordenados, este limiar é naturalmente reduzido, no caso nos 421 euros/mês.
Contudo, e ligeiramente acima deste valor de rendimento mensal, encontram-se milhares de portugueses, trabalhadores ou pensionistas, que acabam por não entrar na estatística da pobreza. Um exemplo são os 550 mil trabalhadores que ganham os 485 euros de mínimo que a Lei obriga, que nas estatísticas acabam por não ser considerados em risco de pobreza – já que mesmo depois de pagarem a Segurança Social levam para casa 431,6 euros, acima dos 421 euros de limiar.
Aliás, não tivesse o rendimento mensal médio em Portugal caído em 2010, e a taxa de pobreza teria aumentado ainda mais em comparação com 2009 – quando era de 17,9%. “A mediana do rendimento monetário líquido por adulto registou um decréscimo nominal de 3%. Consequentemente o limiar, ou linha de pobreza relativa, reduziu-se de 434 euros para 421 euros em termos mensais”, explica o INE. Isto numa altura em que o custo de vida disparou com sucessivos aumentos nos transportes, luz, gás e aumento da carga fiscal sobre o consumo e o trabalho.
Somando apenas os 1,5 milhões de reformados com pensões inferiores a 500 euros – 1,4 milhões dos quais da Segurança Social –, os 416 mil desempregados de longa duração e, portanto sem acesso ao subsídio de desemprego, os 335 mil beneficiários do rendimento social de inserção e os 668 mil trabalhadores a tempo parcial no país – a maior taxa de sempre em relação ao total de trabalhadores empregados –, contabilizam-se pelo menos 2,9 milhões de portugueses em situação precária. A este valor podiam juntar-se também os 400 mil desempregados que ainda estão abrangidos pelo subsídio de desemprego. Olhando para as estatísticas do ponto de vista do IRS, nota-se também que das 4,7 milhões de declarações de rendimentos entregues anualmente, 2,7 milhões de famílias declaram rendimentos brutos mensais inferiores a 800 euros – dados de 2009.
Os cálculos do Eurostat para o risco de pobreza em Portugal apontam igualmente para uma conclusão diferente da do INE. Um relatório desta entidade europeia apresentado em Fevereiro deste ano, e também relativo a 2010, salientou que 25,3% da população portuguesa estava em risco de pobreza.
Todos estes números, porém, estarão já aquém da realidade, devido ao agravar da crise no país desde 2010.
Filipe Paiva Cardoso, aqui

domingo, 15 de julho de 2012

Portugal a entristecer


Nem rei nem lei, nem paz nem guerra,
Define com perfil e ser
Este fulgor baço da terra
Que é Portugal a entristecer —
Brilho sem luz e sem arder,
Como o que o fogo-fátuo encerra.
Ninguém sabe que coisa quer.
Ninguém conhece que alma tem,
Nem o que é mal nem o que é bem.
(Que ânsia distante perto chora?)
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada é inteiro.
Ó Portugal, hoje és nevoeiro...
É a Hora!

(Fernando Pessoa)

Fonte: delitodeopiniao.blogs.sapo.pt/

sábado, 14 de julho de 2012

Momentos de Lazer de 14 a 20 de Julho

Norte

Feira dos Povos na Trofa

Vai decorrer até ao dia 15 de Julho a Feira dos Povos, esta feira é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal da Trofa e da Comissão de Festas de Nossa Senhora das Dores. Aqui vai poder assistir a muita música e diversas atividades que envolvem o artesanato e a gastronomia.

15 de Julho

Trofa, na zona envolvente à Estação da CP

Entrada gratuita

Feira Viver Zen

S. Mamede de Infesta está em festa… Nos dias 15 e 16 de Julho vão ser de alegria e animação. Vai realizar-se a “Feira Viver Zen”, a decorrer na Praça da Cidadania. A iniciativa contempla uma mostra de várias terapias, workshops (musicoterapia, Yoga do riso, Ecoarte, Taças Tibetanas, entre outros), massagens terapêuticas (relaxamento, ayurvédica, Champi, entre outras), e ainda uma zona lounge, onde os participantes podem degustar produtos de alimentação saudável ao som de um concerto meditativo de taças tibetanas.

Dias 15 e 16 de Julho

São Mamede Infesta

Entrada gratuita

Guimarães: Box Project 2012

O Centro Cultural Vila Flor e a Asas de Palco – Escola de Artes Performativas, em Guimarães, associam-se para coproduzirem o projeto BOX PROJECT 2012 – Programa Multidisciplinar em Artes, que reforça a aposta e a importância da formação em ambiente não formal em artes multidisciplinares. Os trabalhos provenientes da formação dada aos jovens estão em exposição, 17 de julho às 21h30 em São Mamede, no Centro de Artes e Espetáculos de Guimarães.

Dia 17 de Julho, 21h30

Guimarães, Centro de Artes e Espectáculos de Guimarães

Entrada Gratuita

Porto

Exposição “Cidade dos Mortos”

A Casa da Arquitectura, no Porto, recebe até ao dia 25 de Agosto, a exposição “Cidade dos mortos – o cemitério que se transforma em cidade”. A Cidade dos Mortos fica no Cairo, capital do Egipto, e Alberto Collet foi selecionado para projetar e dispor dentro das casas tumulares “Hosh” sistemas de hortas urbanas para impulsionar o comércio e a alimentação diária das famílias pobres que lá habitam. Collet, com a sua câmara, documentou as sensações e as atmosferas que viu.

Até ao dia 25 de Agosto

Casa da Arquitetura

Entrada Gratuita

Porto Sunday Sessions

Com o apoio da Câmara Municipal do Porto, até ao final do mês de Setembro, acontece o Porto Sunday Sessions, em três jardins da cidade. O evento ocorre todos os domingos à tarde, a partir das 17h00.

Todos os domingos, até ao Mês de Setembro, a partir das 17h

Jardins da Cidade do Porto

Entrada Gratuita

Mais informações em https://www.facebook.com/PORTOSUNDAYSESSIONS

Centro

Festival Europeu de Ginástica

O Dolce Vita Coimbra recebe o Eurogym 2012, o festival europeu de ginástica, entre os dias 15 e 19 de Julho. O evento tem lugar na Praça Central do Centro Comercial Dolce Vita Coimbra que vai receber várias demonstrações de ginástica. O Dolce Vita Coimbra convida a população a assistir às apresentações oficiais que decorrem nos dias 16 a 18 de Julho, das 14h00 às 18h00. Para além destas provas, o centro comercial acolhe diversos treinos e workshops ao longo do programa do evento.

Nos dias 15 a 19 de Julho

Centro Dolce Vita Coimbra

Entrada Gratuita

Viseu: Cinema na Cidade

De 17 a 21 de Julho, a cidade de Viseu convida o público para o cinema ao ar livre, na Praça D. Duarte. Durante o evento “Cinema na Cidade”, além das sessões com entrada livre, oferece ainda, o livro Cine Cidade a quem se inscrever como sócio do cine-clube.

Dias 17 a 21 de Julho

Praça D. Duarte, em Viseu

Entrada Gratuita

Lisboa

Sir Cliff Richard em Lisboa

Cliff Richard vem a Lisboa para apresentar os seus vinhos – Onda Nova e Vida Nova – produzidos na sua propriedade no Algarve. A apresentação vai acontecer na quarta-feira, dia 18 de Julho, no coração de Lisboa, numa das garrafeiras mais antigas da capital, a Garrafeira Nacional. O evento abre ao público, a partir das 18h30 e todos podem provar as mais recentes colheitas dos vinhos do cantor.

Dia 18 de Julho, às 18h30

Garrafeira Nacional

Entrada Gratuita

Grandes Veleiros em Lisboa

Para ver de 19 a 22 de Julho os grandes veleiros da regata “The Tall Ships Races 2012” que partiram da cidade francesa Sain-Malo. A regata, que conta com cerca de 50 veleiros inscritos, traz a águas lusas veleiros de todo o mundo, assim como os seus tripulantes. O evento conta ainda com concertos, um desfile, workshops e outras atividades que vai servir o gosto de todos.

De 19 a 22 de Julho

Entrada Gratuita

Mais informação em http://www.tallshipslisboa.com/

Sul

Jazz nos Jardins de Setúbal

A música volta a preencher os parques verdes de Setúbal com o regresso do ciclo de concertos “Há Jazz nos Jardins”, promovido pela Câmara Municipal e dinamizado pela Jazz Class Dámsom.

15 de Julho, 18 horas

Jardim da Algodeia, Setúbal

Entrada gratuita

Música ao vivo no Ria Shopping

A partir de agora as Sextas-Feiras serão mais animadas no Ria Shopping, com concertos gratuitos. As músicas, ritmos alegres de Verão, prometem vontade de dançar e noites bastante animadas.

Até 14 de Setembro

Sextas-Feiras, às 21 horas

Ria Shopping, Olhão

Entrada gratuita