sábado, 30 de março de 2013

Momentos de Lazer de 30 de Março a 05 de Abril


Norte/Centro

Ciclo de Cinema da Cooperativa Grupo Zero e o Teatro da Cornucópia
Esta sexta-feira, dia 05 de Abril, no Auditório da Casa do Professor, na
Avenida Central, em Braga, exibe 4 filmes realizados por Solveig Nordlund, que assinou a realização conjuntamente com Jorge Silva Melo. Este ciclo percorre várias zonas do país e é uma iniciativa do Goethe Institut.
Saiba mais 
AQUI.

Tributo à editora de Jazz Blue Note Records
Esta sexta-feira, dia 05 de Abril, pelas 22h00, a Fnac do Gaia Shopping recebe a Escola de Jazz do Porto que dá um mini concerto de homenagem à editora de músicos influentes como Miles Davis, Art Blakey ou Horace Silver.
Saiba mais 
AQUI.

Ciclo de Conversas Design e Multimédia
Esta terça-feira, dia 02 de Abril, tem inicio o ciclo de conversas realizado no âmbito dos cursos de Licenciatura e Mestrado em Design e Multimédia
da FCTUC – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Consulte 
AQUI o programa.

Música ao Vivo com os Botequim Fantasma 
Este domingo, 31 de Março, pelas 16h00, na Fnac do GuimarãesShopping, atuam os Botequim Fantasma. Saiba mais 
AQUI.

Ciclo de Cinema no Teatro Académico Gil Vicente
Esta quarta-feira, 03 de Abril, acontece mais uma sessão de cinema no Teatro Académico Gil Vicente com os filmes "A Batalha do Chile - Parte I, II e III". Consulte 
AQUI o programa.

Ensemble e Acordeãos 
Esta sexta-feira, 05 de Abril, pelas 19h00, a Fnac de Viseu apresenta a classe de Acordeão do Conservatório de Viseu. Nesta apresentação ao vivo, alunos solistas, o Ensemble e uma Orquestra de Acordeãos tocam músicas de Piazolla, Bach, Gershwin, Galliano, Matono entre outros. Saiba mais AQUI.

Oficinas de Páscoa para os mais novos
Até ao dia 31 de Março o Mar Shopping tem um programa especial para os mais novos com vários Ateliers Infantis gratuitos alusivos à Páscoa e à Primavera. As atividades decorrem no Atrium, no piso 0, todos os dias das 14h00 às 19h00, e aos fins-de-semana das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00.
Saiba mais 
AQUI.

Exposição do artesão Manuel Chanfrante
O Museu Etnográfico da Murtosa, em Aveiro, apresenta a exposição miniaturas de embarcações, em fósforos, do artesão Murtoseiro Manuel Chanfrante. A entrada é livre, de terça a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. A exposição está patente até ao dia 30 de Março.

Zoologia em Coimbra
Todos os sábados, a partir das 16h30, até ao dia 27 de Abril, é possível visitar gratuitamente a galeria de Zoologia do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Saiba mais AQUI.

XV Semana Cultural da Universidade de Coimbra
Até ao dia 01 de Maio decorre a Semana Cultural da Universidade de Coimbra sob o mote "Ser de Água". São cerca de 80 eventos que giram em torno das artes performativas, ao cinema, música, exposições, literatura e programas dedicados às crianças. Saiba mais AQUI.

Porto

Festival de Cinema Indie
Entre os dias 01 e 08 de Abril, a Fnac de Santa Catarina, non Porto, convida o público a ver alguns dos melhores filmes que passaram pela edição passada do IndieLisboa.
Saiba mais 
AQUI.

Ciclos de Música na Quinta de Bonjóia
Este sábado, dia 30 de Março, pelas 17h30, a Quinta da Bonjóia recebe a a Academia de Música Fernandes Fão que oferece um recital de música.

Páscoa em família no Dolce Vita Porto
Este fim-de-semana, dia 30 e 31 de Março, o Dolce Vita Porto preparou várias atividades para comemorar a Páscoa. Os mais novos são convidados de honra do Centro Comercial para “Caça ao Ovo da Páscoa”.  O passatempo, a decorrer no fim-de-semana, entre as 11h e as 18h, está aberto a crianças entre os 3 e 12 anos, desde que acompanhadas de um adulto, bastando o preenchimento de uma ficha de inscrição e o cumprimento do regulamento, disponível no Balcão de Atendimento.

“Fernanda Alves: Imagens, Sons, Imprecações”
No âmbito do Dia Mundial do Teatro, que se celebrou a 27 de Março, o Teatro Nacional de São João tem patente, até ao dia 21 de Abril, a exposição/instalação de Nuno Carinhas “Fernanda Alves: Imagens, Sons, Imprecações”. A mostra reúne fotografias de cena e registos áudio de espetáculos da atriz que faz parte da história do teatro português. Saiba mais AQUI.

Feira do livro LGBT em Miguel Bombarda
Este sábado, 30 de Março, termina aquela que é a 2ª edição da Feira do Livro LGBT, no Centro comercial Miguel Bombarda, no Porto. Para além da feira decorrem também 'workshops' de escrita, conversas com escritores e lançamento de novos livros. Saiba mais AQUI.
Lisboa
Espetáculo Multimédia no Terreiro do Paço
Por estes dia, 29, 30 e 31 de Março, o Terreiro de Paço transforma-se numa tela multimédia gigante com o espectáculo “Terreiro do Paço – a nossa praça”, a partir das 21h00, com os artistas Nuno Maya e Carole Purnelle. O espetáculo é a maior projeção 3D vídeo mapping alguma vez feita em Portugal, com mais de 150 metros de comprimento, que dá vida aos desenhos dos mais novos e do público em geral, através de técnicas de projeção a três dimensões e de uma plataforma interativa touchscreen em tempo real, que transforma a fachada poente do Terreiro do Paço num mural virtual gigante, subordinado à temática da Páscoa e da Primavera.
Saiba mais 
AQUI.

Festa no MUV
O MUV, na Rua da Moeda, despede-se do mês de Março com uma festa onde a música e a dança reinam a partir das 23h00. A festa acontece esta sexta-feira, dia 29 de Março e tem entrada livre.
Saiba mais 
AQUI.

Samuel Úria no Chiado
Este sábado, dia 30 de Março, Samuel Úria regressa ao Fórum Fnac no Chiado, pelas 17h00 para apresentar o seu novo álbum de originais “O Grande Medo do Pequeno Mundo”. Este disco conta com diversos convidados como: Márcia, Manel Cruz, dos Ornatos Violeta e dos Supernada, e Miguel Araújo, dos Azeitonas, entre outros.
Saiba mais AQUI.

Lisboa: Ler em Todo o Lado
Entre os dias 01 a 28 de Abril, Lisboa vai Ler em Todo o Lado. A leitura vai invadir espaços e ambientes, saindo à rua e desafiando todos a participar nesta que é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, da Câmara Municipal de Lisboa - Bibliotecas Municipais de Lisboa. São várias as atividades que se vão desenrolar tais como lançamentos, apresentações de livros, sessões de autógrafos, leituras públicas, workshops, intervenções artísticas e encenações, maratonas de leitura, feiras de rua, exposições, entre outras. Consulte AQUI o programa.

Música ao vivo com os “The Crow”
Domingo, dia 31 de Março, os The Crow atuam na Fnac do Chiado, pelas 17h00. O grupo liderado pelo violinista Nuno Flores, apresenta o seu primeiro trabalho, um disco de tributo aos Muse que conta com participações especiais como de Zé Manel (ex. Fingertips) e do contrabaixista, Carlos Barreto.
Saiba mais 
AQUI.

Exposição no Largo de São Carlos
Até ao dia 07 de Abril, o Largo do teatro de São Carlos, no Chiado, conta com uma exposição fotográfica em cubos.A exposição "Entre Margens: O Douro em Imagens" é composta por várias fotografias daquela região, onde 26 fotógrafos retratam oito cidades em torno do Douro e da foz ao interior.

Concerto Gessicatrip na "Sala de Estar"
Esta quarta-feira, dia 03 de Abril, a Fnac do Chiado recebe o grupo português Gessicatrip que apresentam ao vivo o seu trabalho de estreia "Sala de Estar".Saiba mais AQUI.

Painel em Azulejo de Júlio Pomar no Museu da Cerveja
Na próxima quarta-feira, 03 de Abril, pelas 18h00, o Museu da Cerveja, na ala nascente do Terreiro do Paço, apresenta o painel em azulejo "Contos Murais" do pintor Júlio Pomar. Saiba mais AQUI.

Cinema no sofá: "Fight Club"
Esta terça-feira, dia 02 de Abril, a partir das 22h00, o sofá do espaço SOU está disponivel para assistir a mais um filme gratuitamente. Desta vez, o flime a exibir é "Ficht Club" (1999), de David Fincher. Saiba mais AQUI.

Fotografias de Dennis Hopper 
A Fnac, em parceria com a TASCHEN, recorda o carisma e o talento do realizador de Easy Rider numa exposição que dá a conhecer a sua faceta de fotógrafo aclamado e que evoca alguns dos grandes momentos da sua carreira. A mostra está patente na Fnac do Cascais Shopping até ao dia 10 de Maio.

Exposição em Campo de Ourique de Nádia Duvall
O espaço Comer at Cultura, em Campo de Ourique, recebe, de 30 de Março a 4 de Maio, a exposição "As sombras da minha pele", de Nádia Duvall.
Saiba mais 
AQUI.

Concurso Karaoke Alemão
A Escola Secundária de Camões, na Praça José Fontana, realiza a 5ª edição do Concurso de Karaoke Alemão, esta quinta-feira, dia 05 de Abril. 
Saiba mais 
AQUI.

Sul

Exposição fotográfica homenageia José Mourinho
Com inauguração no dia 23 de Março, a Galeria Municipal do 11, em Setúbal, apresenta a exposição “José Mourinho – 50 Anos”. A mostra conta com diversas fotografias, algumas inéditas, de momentos importantes da vida pessoal de Mourinho assim como da carreira de treinador. Para além das fotografias, quem visitar a exposição conta também com vários troféus conquistados por José Mourinho.
Saiba mais 
AQUI.

Campeonato Nacional de Surf na Costa da Caparica
Até ao dia 30 de Março as ondas da Costa da Caparica são palco da primeira etapa do Nacional de Surf. Cerca de 15 anos depois, a Costa da Caparica volta a receber uma grande competição de surf. Saiba mais AQUI.

Música ao Vivo com os Inmyths
Este sábado, 30 de Março, na Fanc do Fórum Almada, o grupo português
Inmyths apresenta o seu trabalho que envolve um estilo alt-folk retratado no seu mais recente álbum Scarcity. Saiba mais 
AQUI.

Atividade na Biblioteca Municipal do Barreiro
De 02 a 23 de Abril a Biblioteca Municipal do Barreiro abre as suas portas à comunidade com novos projetos, exposições, momentos musicais, apresentações de livros, workshops, atividades infantis/juvenis e muito mais. 
Consulte AQUI o programa.

Pintura de Anastasiya Molchanova em Sines
O Centro de Artes de Sines tem patente, até ao dia 31 de Março, a exposição "A Relevação dos Meus Sentimentos", que apresenta pinturas de Anastasiya Molchanova. A artista plástica ucraniana reside na Zambujeira do Mar desde 2010 e apresenta nos óleos sobre tela os seus sentimentos e a sua “visão sobre a beleza”.

Exposição de homenagem a Joaquim Magalhães
Está patente, até ao dia 27 de Abril, a exposição "Joaquim Magalhães (1909-1999): Algarvio natural do Porto" na biblioteca da Universidade do Algarve, no campus de Gambelas. A mostra é proveniente do acervo documental do antigo professor e escritor.

Concerto de Páscoa em Lagos
O Ensemble de Música Antiga do projeto Sons Antigos a Sul realiza este sábado, dia 30 de Março, pelas 21h30, um concerto de Páscoa no Centro Cultural de Lagos, marcado para sábado, 30, às 21:30 horas. O evento é promovido pela Academia de Música de Lagos que pretende celebrar o Ano Europeu dos Cidadãos.

Exposição com Bonecos e tarecos na Biblioteca Municipal de Silves
Ente os dias 01 e 30 de Abril, a Biblioteca Municipal de Silves conta com a exposição de ilustração "Bonecos, tarecos e coisas assim", de Marta Jacinto.

Tavira: Concerto de Guitarra de Josué Nunes 
O Ciclo Música nas Igrejas, que está a decorrer em Tavira, tem mais um concerto que se realiza na Ermida de São Sebastião este sábado, dia 30 de Março, pelas18h00 horas. Com a guitarra de Josué Nunes, numa organização da Academia de Música de Tavira.
Ilhas

Concerto com os Spot The Diference
Este domingo, dia 31 de Março, pelas 17h00,  Fnac do Shopping Madeira conta com um concerto do grupo português Spot the Diference, que intrepretam várias temas de artistas como Ben Harper, Radiohead, Bob Marley, Muse, Jason Mraz, entre outros.
Saiba mais 
AQUI.

Mariano Deidda e as influências de Fernando Pessoa
Na próxima quinta-feira,  dia 04 de Abril, pelas 18h00, na Fnac do Shopping Madeira, Mariano Deidda, italiano natural da Sardenha, apresenta o seu mais recente trabalho. O cantautor tem uma relação muito especial com o nosso país, já que a dada altura da sua vida profissional se cruzou com a obra de Fernando Pessoa.
Saiba mais AQUI.

Exposição de Cestas da Páscoa
O Mercado da Graça, em Ponta Delgada, acolhe por estes dias uma exposição de Cestas de Páscoa, elaboradas por crianças de vários ateliers de tempos livres da Câmara Municipal de Ponta Delgada. A mostra está patente durante a próxima semana.

quinta-feira, 28 de março de 2013

As dez regras de ouro de segurança na utilização da Internet


Os bancos portugueses estão a fazer uma campanha conjunta de prevenção sobre as 10 regras principais de segurança na utilização da Internet, para evitar que os seus clientes sejam vítimas de ataques e burlas, como phishing.

A campanha alerta para as situações criadas com o único fim de obter os dados e informações pessoais que permitem a terceiros aceder a contas bancárias de pessoas que dão pouca atenção às regras de segurança de utilização da Internet.

Os bancos, através dos seus sites e de outros meios, têm vindo a alertar os seus clientes para os cuidados a ter com a prevenção dos seus computadores.


Estas são as 10 Regras de Segurança:

1. Nunca aceda a sites, através de links, com informação pessoal ou confidencial/sensível, ou que lhe permitem realizar operações bancárias. Digite sempre o endereço completo do site a que pretende aceder na respetiva barra;

2. Não utilize códigos de acesso/passwords óbvios (12345, 111111, data de nascimento, etc.) para o acesso a sites bancários. Periodicamente, deverá alterar os seus códigos;

3. Os Códigos de Acesso/Passwords são Pessoais e Intransmissíveis, pelo que não deverão ser transmitidos/disponibilizados a terceiros, nem mesmo, a outro(s) titular(es) da(s) conta(s);

4. Instale um antivírus e mantenha-o permanentemente atualizado. Não atualizar o antivírus é quase o mesmo que o não ter. Utilize uma firewall para que possa filtrar o tráfego da Internet que entra e sai do seu computador;

5. Esteja atento às atualizações de segurança que os fornecedores credíveis de software disponibilizam e aplique-as de acordo com as instruções que são fornecidas;

6. Os Bancos NUNCA solicitam informações pessoais e/ou confidenciais por contacto telefónico, mensagens de correio eletrónico ou por SMS;

7. Sempre que aceder a sites bancários, verifique se o endereço se inicia por https:// e que, no final do endereço ou barra inferior da janela, se encontra um cadeado;

8. Esteja alerta para mensagens de correio eletrónico com promessas de dinheiro fácil ou negócios que parecem demasiado aliciantes, estas ofertas podem ter o objetivo de utilizar a sua conta para fins ilícitos.

9. Caso duvide do conteúdo de uma mensagem de correio eletrónico com uma oferta expressa, sugerimos que, utilize um motor de busca, pesquisando os dados da entidade (nome, morada, etc). Muitas vezes estas já estão identificadas em sites ou blogues como entidades fraudulentas;

10. Contacte o seu banco caso verifique que os dados solicitados na página de acesso ao serviço homebanking foram alterados, sem comunicação prévia.

Fonte: www.apb.pt/

quarta-feira, 27 de março de 2013

Dicas para poupar no dia–a-dia


Todos temos certos hábitos diários que incluem consumo. Com alguns novos hábitos a implantar no dia-a-dia, é possível poupar uma significativa quantia durante o mês ou ano.
Vou partilhar alguns hábitos que adquiri no meu dia-a-dia:
1)    Levar marmita para o trabalho;

2)    Levar lanche para o trabalho;

3)    Evitar comprar bebidas (água) nos cafés;

4)    Evitar tomar o pequeno-almoço no café;

5) Comprar menos jornais e revistas (era um consumidor compulsivo);

6) Comprar café no supermercado e utilizar a máquina de café no local de trabalho;

Comecei a poupar mensalmente cerca de €100,00 mensais, com estes pequenos hábitos que adquiri no meu dia-a-dia.
Como não sou uma pessoa abastada e estou numa situação financeira um pouco frágil, esta poupança mensal, faz muita diferença no fim do mês.
NOTA: Recordo que cada caso é um caso e que cada um sabe de si e das suas contas.

terça-feira, 26 de março de 2013

Dicas para poupar nas despesas domésticas


Quem tem um orçamento familiar, já sabe que a maior parte do salário vai para as despesas fixas mensais.

São as despesas do empréstimos ou renda da casa, água, luz, telefone, alimentação, saúde e escola, entre outras coisas.

Quanto maior o agregado familiar, maiores serão estas despesas, pelo que conseguir reduzi-las pode-se tornar numa tarefa muito difícil de concretizar.

É necessário toda a família estar atenta a todos os desperdícios, todos em conjunto devem de contribuir, para que haja, uma diminuição de gastos. É uma tarefa árdua, que exige esforço e paciência.

Algumas dicas para poupar nas despesas domésticas:
1)Não desperdiçar água e luz;
2)Usar a máquina de lavar roupa e loiça com carga máxima;
3)Usar o ferro de engomar o menos possível, deve-se juntar uma boa quantidade de roupa antes de o ligar;
4)Evitar abrir e fechar o frigorífico sem necessidade. Apenas quando realmente precisar de ir buscar ou tirar alguma coisa;
5)Deverá evitar o uso do cartão de crédito, pois se o fizer e deixar passar o prazo de pagamento, os juros são mais que altos.

segunda-feira, 25 de março de 2013

IRS – Prazo começa em Abril para quem opta pela internet


Dia 1 de Abril assinala o início do prazo para a entrega de declarações de IRS para trabalhadores dependentes e pensionistas que optem pela internet. Para que não restem dúvidas aqui ficam (mais uma vez) algumas das deduções e os respetivos tetos.
Saúde: abater 10% até 838,33 euros
Este ano, passa a ser possível deduzir apenas 10% dos gastos com a saúde, com um limite máximo de 838,44 euros. No entanto, nos agregados com três ou mais dependentes o limite sobe, passando a corresponder a 30% do valor do indexante dos apoios sociais (125,77 euros) por cada dependente.
Educação: deduzir 30% dos gastos
Cada agregado familiar pode abater 30% das despesas com educação (do sujeito passivo e/ou dos seus descendentes) até ao limite de 760 euros. A este valor acrescem mais 142 euros por dependente para os agregados com mais de três filhos.
Habitação: deduzir 15% dos gastos
Podem deduzir-se 15% dos valores gastos em juros com o crédito à habitação até ao limite de 591 euros. Esta dedução é apenas válida para empréstimos contratados até 31 de Dezembro de 2011. Quem comprou casa depois dessa data já não tem direto a esta dedução.
Pensão de alimentos: dedução mantém-se
A dedução continua a corresponder a 20% do valor pago mas passa a ter um limite de 419,22 euros por beneficiário e por mês. Para serem aceites, terão de ter sido estipuladas pelo tribunal. Se aumentar voluntariamente o valor da pensão de alimentos, o novo montante só é reconhecido depois de o tribunal ou o conservador do registo civil o homologarem.
Seguros: só entram seguros de saúde
Só pode apresentar gastos com seguros de saúde (10% dos prémios de seguros ou contribuições pagas). Mas também existem limites de 50 euros para contribuintes não casados e cem euros para contribuintes casados. No caso de existirem dependentes são aceites gastos adicionais de 25 euros por cada um.
Encargos com lares: limite até 403 euros
O fisco aceita despesas com lares, apoios domiciliários e instituições de apoio à terceira idade. Podem deduzir-se 25% destas despesas até um limite de 403,75 euros. Feitas as contas, para conseguir ter acesso a este limite máximo terá de efetuar gastos no montante total de 1612 euros.
Indemnizações: isenção baixa
Há uma parte da indemnização por despedimento que está isenta de IRS, mas este valor baixou. Passam a ser tidos em conta o valor médio das remunerações auferidas nos últimos 12 meses, multiplicadas pelo número de anos ou fração de antiguidade. Atualmente o valor isento tem por base 1,5 vezes aquele valor.
Benefícios fiscais: novas reduções
Independentemente do valor dos prémios pagos ou das entregas para o PPR, cada contribuinte pode “descontar” entre 50 a 100 euros consoante o escalão.
Últimos escalões. Gastos não entram
As famílias com rendimentos coletáveis anuais acima dos 66 mil euros já não poderão contar com as despesas de educação, saúde, casa, PPR ou seguros para abater ao seu IRS. Veja a tabela e verifique se os seus rendimentos têm um limite nas deduções.

sábado, 23 de março de 2013

Momentos de Lazer de 23 a 29 de Março


Norte/Centro

Samuel Úria: "O Grande Medo do Pequeno Mundo"
Samuel Úria regressa ao Fórum FNAC com um novo álbum de originais "O Grande Medo do Pequeno Mundo". O novo trabalho conta com vários convidados como Márcia, Manel Cruz, dos Ornatos Violeta e dos Supernada, e Miguel Araújo, dos Azeitonas, entre outros. Os concertos vão percorrer várias salas Fnac da zona centro e norte. Consulte AQUI os dias e horários.

Concerto The Weatherman
O músico do Porto regressa ao Fórum Fnac com o novo álbum homónimo, mais pop e mais autobiográfico, que incorpora doze canções envoltas numa sonoridade que bebe influências desde a música eletrónica até à folk europeia. Os concertos são vários e passam pela Fnac do Mar Shopping, Norte Shopping, Leira e Coimbra.
Consulte 
AQUI os dias e horários.

Oficinas de Páscoa para os mais novos
De 23 a 31 de Abril o Mar Shopping tem um programa especial para os mais novos com vários Ateliers Infantis gratuitos alusivos à Páscoa e à Primavera.  As atividades decorrem no Atrium, no piso 0, todos os dias das 14h00 às 19h00, e aos fins-de-semana das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00. Saiba mais AQUI.

Planetário no Dolce Vita Douro
Este fim-de-semana, dias 23 e 24 de Março, o Dolce Vita Douro apresenta "O Planetário" com atividades para os mais novos para dar a conhecer o Universo.
Saiba mais 
AQUI.

Avô Cantigas
Por este fim-de-semana, dias 23 e 24 de Março, o Avô Cantigas vai andar pelo Gaia Shopping e pelo Guimarães Shopping com um espetáculo para os mais pequenos intitulado "É Bom Sonhar". Saiba mais AQUI.

Exposição do artesão Manuel Chanfrante
O Museu Etnográfico da Murtosa, em Aveiro, apresenta a exposição miniaturas de embarcações, em fósforos, do artesão Murtoseiro Manuel Chanfrante. A entrada é livre, de terça a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. A exposição está patente até ao dia 30 de Março.

Zoologia em Coimbra
Todos os sábados, a partir das 16h30, até ao dia 27 de Abril, é possível visitar gratuitamente a galeria de Zoologia do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Saiba mais AQUI.

Exposição de Miniaturas de Aviões
Está patente no Museu Municipal de Vila de Rei, em Castelo Branco, até ao dia 30 de Março, a exposição “Miniaturas Aéreas”, de José Maria Leitão. Saiba mais 
AQUI.

XV Semana Cultural da Universidade de Coimbra
Até ao dia 01 de Maio decorre a Semana Cultural da Universidade de Coimbra sob o mote "Ser de Água". São cerca de 80 eventos que giram em torno das artes performativas, ao cinema, música, exposições, literatura e programas dedicados às crianças. Saiba mais 
AQUI.

Exposição: Adufeiras e o século XXI
No Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, está patente, até ao dia 31 de Março, a exposição "21st Century Rural Museum", de Cristina Rodrigues, através das Adufeiras de Proença-a-Velha.

Porto

Dia Nacional dos Centros Históricos
O Porto volta a comemorar o Dia Nacional dos Centros Históricos, no dia 23 de Março, com diversas atividades, na sua maioria gratuitas. O programa inclui animação de rua, visitas guiadas ao património, exposições, pedipapers, oficinas, passeios de barco, viagens de minitrem, novos mercados, gastronomia, animação de rua, música, multimédia, e dança. Saiba mais AQUI.

Música ao vivo com João Pedro Pais
João Pedro Pais apresenta, este sábado, 23 de Março, na Fnac de Santa Catarina o seu mais recente trabalho "Desassossego". Saiba mais 
AQUI.

“Fernanda Alves: Imagens, Sons, Imprecações”
No âmbito do Dia Mundial do Teatro, que se celebra a 27 de Março, o Teatro Nacional de São João inaugura a exposição/instalação de Nuno Carinhas “Fernanda Alves: Imagens, Sons, Imprecações”. A mostra reúne fotografias de cena e registos áudio de espetáculos da atriz que faz parte da história do teatro português.
Saiba mais 
AQUI.

Feira do livro LGBT em Miguel Bombarda
Este sábado tem início aquela que é a 2ª edição da Feira do Livro LGBT, no Centro comercial Miguel Bombarda, no Porto, e que decorre até ao dia 30 de Março. Para além da feira decorrem também 'workshops' de escrita, conversas com escritores e lançamento de novos livros. Saiba mais AQUI.

“A asa de Gustav”: Uma casa do mundo na Culturgest
Até ao dia 13 de Abril, a Culturgest Porto conta com a exposição “A asa de Gustav”, do artista vietnamita Danh Võ. A mostra engloba objetos que contam histórias: um passaporte, uma carta escrita no século XIX, a fotografia de uma catacumba e ainda diversos elementos de uma réplica da Estátua da Liberdade, à escala 1:1.
Saiba mais 
AQUI.
Lisboa
Maratona de Poesia no Centro Cultural de Belém
O Centro Cultura de Belém celebra este domingo o Dia Mundial da Poesia, que ocorreu a dia 21 de Março. O programa arranca às 11h00 com a Feira do Livro de Poesia, vários espaços onde a poesia portuguesa é dita por poetas, atores e personalidades. Mas há muito mais para ver e fazer, como oficinas e atividades para todas as idades. Consulte AQUI o programa.

Poesia no Mercado e na Biblioteca
Este sábado, dia 23 de Março, há poesia no Mercado de Alvalade e na Biblioteca Camões. No âmbito do Dia Mundial da Poesia, que se celebrou no dia 21 de Março, a Câmara Municipal de Lisboa homenageia esta arte da escrita no Mercado de Alvalade e na Biblioteca Camões com várias atividades. Consulte AQUI o programa.

Episódio Piloto no Largo de Carnide
O Núcleo Artístico para Vôos Experimentais (NAVE) apresenta, este domingo, a partir das 16h00, um encontro com várias atividades – pinturas em murais, vídeo projeções, performances, concertos, entre outras.  Saiba mais 
AQUI.

Encontro Internacional de Teatro do Oprimido
No âmbito do projeto Together realiza-se até ao dia 25 de Março, o 5º encontro entre praticantes de Teatro do Oprimido com companhias originárias da Alemanha (Kuringa), Croácia (Pula Forum Festival), França, Escócia (Active Enquiry), Espanha (Pallapupas), Itália (Krila) e Portugal (GTO LX). Os espetáculos decorrem no Goethe Institut e têm entrada livre. Saiba mais 
AQUI.

Ciclo Os Miseráveis no Cinema e na Televisão
Até dia 23 de Maio, pelas 17h00 de todas as quintas-feiras, a Biblioteca Museu República e Resistência (Espaço Cidade Universitária), apresenta o ciclo Os Miseráveis no Cinema e na Televisão, organizado por Lauro António. A próxima sessão é já no dia 28 de Março, pelas 17h00, no Auditório da Biblioteca Museu República e Resistência. Saiba mais 
AQUI.

Concerto na Igreja da Graça
O Coro de Câmara da Universidade de Lisboa atua esta segunda-feira, dia 25 de Março, na Igreja da Graça, em Lisboa, a partir das 21h00.
Saiba mais 
AQUI.

Histórias da Música e Música com Histórias
Este domingo, pelas 11h00, o Quinteto de Sopros da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras atua no Auditório Municipal Maestro César Batalha de Oeiras, apresentando um concerto dedicado para os mais novos. Saiba mais 
AQUI.

Ciclo “Há quanto tempo…?" na Baixa-Chiado 
A programação de Março da estação de metropolitano Baixa Chiado é dedicada ao mote “Há quanto tempo…?”. O objetivo é acender a consciência do público e colocar a questão sobre há quanto tempo não fogem da rotina. A semana será dedicada ao chocolate, peixes, museus e dança. Saiba mais AQUI.

Workshops de Escrita Criativa na Casa Fernando Pessoa 
A Casa Fernando Pessoa tem 'workshops' de Escrita criativa, no âmbito do projeto "Variações sobre a Europa Casa Fernando Pessoa", que se desenrolam de 18 e 25 de Março. Saiba mais AQUI.

Concerto dos CantaJazz na Biblioteca Nacional
Os CantaJazz, sob direção do maestro Luís Bragança Gil atuam na  Biblioteca Nacional neste sábado, 23 de Março, a partir das 17h30. O Jazz está presente assim como alguns sons da América Latina. Saiba mais AQUI.

Concertos dos "Deolinda"
Três anos após o lançamento do álbum "Dois selos e um carimbo" os Deolinda apresentam este sábado na Fnac do Colombo e do Chiado o seu novo trabalho "Mundo Pequenino". Saiba mais AQUI.

Rão Kyao apresenta o seu novo álbum "Coisas que a Gente Sente"
Com uma carreira de quase 40 anos, recheada de discos, concertos e viagens, Rao Kyao apresenta um novo álbum de originais, "Coisas que a Gente Sente", na Fnac do Chiado, este sábado, dia 23 de Março pelas 18h30. Saiba mais AQUI.

Festa da Francofonia
A Festa da Francofonia decorre até ao 23 de Março no Institut Français du Portugal.No âmbito do evento realiza-se no sábado, a partir das 21h00, o concerto "Ponte de Almas: Promenade Portugal - France - Romenia", um recital que conta com a participação de Liliana Bizineche (mezzo soprano), Liviu Scripcaru (violino) e Yan Mikirtumov (piano). Saiba mais AQUI.

Cinema no Sofá: "O Leão da Estrela"
Esta terça-feira, dia 26 de Março, pelas 22h00, o espaço SOU exibe mais um filme no ciclo Cinema no Sofá. O filme a exibir é "O Leão da Estrela", um filme de 1947, de Artur Duarte. Saiba mais AQUI.

Sul

Música ao vivo: "Ala dos Namorados"
Este sábado, 23 de Março, pelas 17h00, a Fnac de Almada recebe o grupo Ala dos Namorados que apresenta o seu mais recente trabalho "Razão de Ser".
Saiba mais 
AQUI.

Exposição fotográfica homenageia José Mourinho
Com inauguração este sábado, 23 de AMrço, a Galeria Municipal do 11, em Setúbal, apresenta a exposição “José Mourinho – 50 Anos”. A mostra conta com diversas fotografias, algumas inéditas, de momentos importantes da vida pessoal de Mourinho assim como da carreira de treinador.  Para além das fotografias, quem visitar a exposição conta também com vários troféus conquistados por José Mourinho.
Saiba mais 
AQUI.

Quinzena da Juventude em Almada
Até ao dia 23 de Março acontece a Quinzena da Juventude numa organização conjunta entre a Câmara Municipal de Almada, as Associações Juvenis, grupos informais e jovens do concelho, que apresentam uma diversidade de atividades, todas gratuitas e de entrada livre. Consulte 
AQUI o programa.

Dia Mundial do Teatro em Palmela
No âmbito do Dia Mundial do Teatro que se celebra no dia 27 de Março, este sábado, 23 de Março, pelas 16h00, o Auditório Municipal de Pinhal Novo, vai abrir ao público com o ensaio da peça "Era uma Vez um Ensaio Atrapalhado". A entrada é gratuita mediante levantamento de bilhete. Saiba mais AQUI.

Pintura de Anastasiya Molchanova em Sines
O Centro de Artes de Sines tem patente, até ao dia 31 de Março, a exposição "A Relevação dos Meus Sentimentos", que apresenta pinturas de Anastasiya Molchanova. A artista plástica ucraniana reside na Zambujeira do Mar desde 2010 e apresenta nos óleos sobre tela os seus sentimentos e a sua “visão sobre a beleza”.

Arte Popular em Vila Viçosa
Está patente no Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, a exposição de artesanato "Arte Popular", até ao dia 24 de Março. A mostra é constituída por peças produzidas por artesãos do concelho de Vila Viçosa, está patente no Cineteatro e reúne peças únicas produzidas com madeira, cortiça, sobro ou mármore por vários artesãos.

Exposição “Ouvir a música”
A galeria de arte Pintor Samora Barros, em Albufeira, tem patente a exposição “Ouvir a Música”, da artista bielorrussa Natallia Yaskevich, até ao dia 26 de Março. A pintora mostra os instrumentos musicais de uma forma naturalista. A exposição está aberta ao público, de segunda-feira a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Faro: 10º Concurso Internacional de Dança
Está a decorrer em Faro o Dançarte - 10º Concurso Internacional de Dança, até ao dia 23 de Março, no Teatro das Figuras. Este é um concurso que se destina a jovens bailarinos de escolas nacionais e estrangeiras, que competem com vários estilos de dança como dança clássica, dança contemporânea, dança de caráter, dança jazz, hip-hop e sapateado. O público pode assistir gratuitamente às provas dos concorrentes. Saiba mais AQUI.

Exposição de homenagem a Joaquim Magalhães
Está patente, até ao dia 27 de Abril, a exposição "Joaquim Magalhães (1909-1999): Algarvio natural do Porto" na biblioteca da Universidade do Algarve, no campus de Gambelas. A mostra é proveniente do acervo documental do antigo professor e escritor.

Promessas da música algarvia
Na próxima sexta-feira, dia 29 de Março, pelas 17h00, a Fnac do Algarve Shopping conta com um com concerto de Tuniko Goulart. Nesta tarde, o músico convida para o acompanharem alguns jovens músicos e alunos, e entre música original e temas adaptados, mostra alguns dos novos talentos e promessas da música algarvia.
Saiba mais AQUI.

Festa do Basquetebol em Albufeira
Por estes dias o basquetebol é o desporto em destaque em Albufeira, onde decorre, até domingo, a Festa do Basquetebol 2013. São cerca de 1.000 jovens atletas, que fazem parte de 72 seleções regionais e que participam no evento que decorre em vários pavilhões desportivos da cidade. Saiba mais AQUI.

Ilhas

Música ao vivo com os Scream Note
Esta sexta-feira, dia 22 de Março, pelas 21h30, a Fnac da Madeira recebe os filhos da ilha, a banda Scream Note, que nascem através do projeto Bandas da Levada, com coordenação do professor Carlos Salgado. Saiba mais AQUI.

Showcase de covers com os "The Viral"
No sábado, 23 de Março, pelas 21h30, a Fnac Madeira recebe a banda The Viral, composta por três músicos com experiências musicais desiguais que se juntam com objetivo de desenvolver um projeto de 'covers'. Saiba mais AQUI.

Exposição de Cestas da Páscoa
O Mercado da Graça, em Ponta Delgada, acolhe por estes dias uma exposição de Cestas de Páscoa, elaboradas por crianças de vários ateliers de tempos livres da Câmara Municipal de Ponta Delgada. A mostra está patente durante a próxima semana.