sexta-feira, 31 de maio de 2013

IRS 2013 – Quem está isento de entregar o Anexo SS

O preenchimento do novo Anexo SS tem gerado várias dúvidas, com os contribuintes a alegar desconhecimento sobre as novas regras de entrega e sobre quem é obrigado a preencher o anexo.

A Autoridade Tributária e Aduaneira – AT – viu-se na necessidade de publicar um comunicado intitulado Universo dos não obrigados ao Anexo SS” (clicar para abrir). Aceda ao referido comunicado e fique a saber o universo dos trabalhadores independentes que estão excluídos da obrigação de preenchimento do Anexo SS.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Isenção do cinto de segurança

O condutor e os passageiros transportados em automóveis ligeiros têm que usar obrigatoriamente cintos e demais acessórios de segurança que o veículo disponha.
No entanto, e como todas as regras têm exceções, existem algumas situações em que os condutores podem ser dispensados da utilização:
- Razões de Saúde
As pessoas que por graves razões de saúde tenham um atestado médico de isenção. É um documento passado de forma gratuita pela autoridade de saúde do local de residência. O atestado tem uma duração e nele deve constar a sua validade. Deve ser apresentado sempre que seja solicitado aos agentes de autoridade.
Este atestado médico deve mencionar o prazo de validade, conter um símbolo próprio (um boneco com cinto de segurança) e deve ser exibido às entidades fiscalizadoras sempre que seja solicitado.
- Razões Profissionais
Estão dispensadas do uso de Cinto de segurança, dentro das localidades, os taxistas, os condutores de veículos de polícia e de veículos de bombeiros, bem como os bombeiros e agentes da autoridade transportados nesses veículos.
Outros casos são analisados pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (www.imtt.pt) que poderá dar o aval para outras exceções.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Trabalhadores Independentes – Entregou o anexo SS?

Anexo SS. Declaração em papel para "efeitos pedagógicos" mas que só pode ser enviada por via digital
A Segurança Social publicou no passado dia 8 de maio uma nota de esclarecimento sobre a entrega do anexo SS no Modelo 3 do IRS que se aplica aos trabalhadores independentes.
A entrega da declaração à Segurança Social que foi pedida em 2012 deixou de ser feita de forma autónoma e transformou-se num anexo da declaração anual de IRS (Modelo 3), a Segurança Social recorda que este anexo destina-se:
- À identificação das Entidades Contratantes e respetiva obrigação contributiva;
- À recolha de dados complementares relativos à identificação e enquadramento dos Trabalhadores Independentes.

Segundo um artigo publicado no Jornal Expresso, haverá muitos trabalhadores independentes que desconhecem que é necessário enviar o anexo SS de forma autónoma, também desconhecem a necessidade de declarar os descontos feitos no ano anterior para a Segurança Social (mesmo que nulos) no novo anexo SS que deve acompanhar a declaração anual de IRS.
Apenas ficam isentos os trabalhadores cuja atividade principal é o trabalho por conta de outrem e que também tenham atividade aberta como independentes.
Se já entregou o IRS e se esqueceu do anexo pode entregar uma declaração de substituição incluindo o referido anexo. Mais vale evitar a coima (de €50 a €250).

terça-feira, 28 de maio de 2013

Dez destinos de férias para todos os bolsos - JUNHO

Os dias começam a aquecer e muitos portugueses já estão a pensar nas férias de Verão.
O mês de Junho pode ser uma boa oportunidade para fazer férias. Para quem está a pensar partir de férias "cá dentro" ou que disponha de "folga" orçamental para investir num destino mais longínquo, ficam aqui algumas sugestões.
Leiria
O pacote inclui duas noites no Palace Hotel Monte Real (quatro estrelas), em Leiria, com pequeno-almoço. Inclui um jantar de degustação "Menu Lusitano" no restaurante Paços da Rainha no dia 9 de Junho. A partir de 94 euros por pessoa.
O programa inclui duas noites de estadia
Reguengos de Monsaraz
O pacote que inclui três noites de alojamento no hotel rural Horta da Moura, em Reguengos de Monsaraz, a partir de 126 euros por pessoa, em suite. Para além do pequeno-almoço, inclui um jantar e uma atividade à escolha.
Este pacote prevê uma estadia de três noites
Algarve-Alvor
Estadia de três noites num T1 dos Apartamentos Luna Clube Brisamar (3 estrelas), em regime de tudo incluído, com um custo de 129 euros por pessoa.
O programa inclui duas noites de alojamento
Algarve-Monte Gordo
Sete noites de estadia em quarto duplo no Hotel dos Navegantes (três estrelas) em regime de alojamento e pequeno-almoço tem um custo de 190 euros por pessoa. Válido nas estadias entre 1 e 30 de Junho.
Este programa inclui sete noites de estadia
Açores- São Miguel
A partir dos 234 euros por pessoa em quarto duplo, em regime de alojamento e pequeno-almoço.
A estadia é no Hotel Canadiano (três estrelas), na cidade de Ponta Delgada.
O custo prevê uma estadia de duas noites
Algarve-Albufeira
Um programa de quatro noites de alojamento em quarto duplo com vista de mar no Hotel Alfamar (quatro estrelas), com pequeno-almoço incluído. Por pessoa, este pacote tem um custo a partir de 312 euros. Válido nas estadias entre 1 e 30 de Junho.
O pacote prevê quatro noites de alojamento
Cabo Verde-Sal
A viagem de avião e a estadia de quatro noites, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no Hotel Oasis Belorizonte (quatro estrelas) custa a partir de 505 euros, por pessoa, através da agência Abreu.
O programa inclui sete dias de alojamento
Marrocos-Saïdia
Estadia, com avião e sete noites de alojamento em regime de tudo incluído no Hotel Iberostar Saïdia (cinco estrelas) é disponibilizada pela Abreu a partir de 599 euros por pessoa (reservas até 31 de Maio).
Este custo prevê uma estadia de sete noites
Cabo Verde-BoavistaUm programa que inclui a passagem aérea e sete noites de estadia no Hotel Iberostar Club Boavista (cinco estrelas) em regime de tudo incluído a partir de 819 euros por pessoa em quarto duplo.
O pacote prevê sete noites de alojamento
México-Riviera Maya
Voo e sete noites de estadia no Grand Bahia Principe Coba (cinco estrelas), com alojamento em quarto duplo em regime de tudo incluído, com um custo de 1.088 euros por pessoa.
Esta é uma das sugestões da agência Top Atlântico com destino a Riviera Maya no México.
O programa inclui sete noites de estadia

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Promoções Continente até 3 de Junho


Até ao dia 3 de Junho as lojas continente apresentam uma nova seleção de produtos com descontos no preço e com 50% de desconto em cartão Continente.
Uma semana de oportunidades a não perder.
Conheça todos os descontos consultando o folheto hiperdescontos Continente até 3 de Junho.

sábado, 25 de maio de 2013

Momentos de Lazer de 25 a 31 de Maio



NORTE E CENTRO

Atelier gratuito de alimentação saudável
Decorre de 28 de Maio a 04 de Junho, no Banco de Voluntariado da cidade de Póvoa do Lanhoso, das 14h30 às 17h30, um atelier gratuito intitulado "Alimentação Saudável, Económica e Saborosa", que pretende mostrar que de forma barata é possível ter uma alimentação saudável. Para participar é necessária inscrição pelo e-mail rede.social@mun-planhoso.pt ou pelo telefone 253 639 791.

Semana do Ambiente em Estarreja
Em Estarreja, por estes dias, celebra-se o Ambiente com uma programação da Câmara Municipal que prevê várias atividades, algumas gratuitas mas que pedem inscrição, até ao dia 31 de Maio. Consulte 
AQUI o programa.

Manhãs desportivas em Viseu 
Aos domingos de manhã, a partir das 09h00, a ordem na cidade de Viseu é para ginasticar. Até ao dia 28 de Julho, o projeto Manhãs Desportivas, que já vai na sua 11ª edição, oferece várias atividades desportivas no Parque Urbano da Radial de Santiago. Saiba mais AQUI.

Música ao vivo com Ana Free
Este fim-de-semana, dias 25 e 26 de Maio, Ana Free percorre alguns dos espaços Fnac da zona norte onde apresenta o seu trabalha "To.Get.Her". Saiba mais AQUI.

Histórias na biblioteca
A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, conta este sábado, 25 de Maio, a partir das 16h30, com uma sessão de histórias para os mais pequenos, com idades entre os 02 e 05 anos.

Póvoa de Varzim: "Fado Sem Tempo" 
O Casino da Póvoa de Varzim recebe este sábado, dia 25 de Maio, pelas 22h30, um concerto com entrada livre, de Claúdia Madur, que apresenta o seu trabalho "Fado Sem Tempo".

Barcelos: Jornadas Ibéricas "Património e Desenvolvimento Local"
O Auditório da Câmara de Barcelos conta na próxima sexta-feira, dia 31 de Maio, a partir das 18h30, com as Jornadas Ibéricas "Património e Desenvolvimento Local". As jornadas têm várias conferências, com diversos especialistas portugueses e espanhóis. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, através do emailarqueologia@cm-barcelos.pt. Consulte AQUI o programa.



Stand up comedy no Teatro de Vila Real
Esta terça-feira, 28 de Maio, pelas 23h00, é dia de stand up comedy no Teatro de Vila Real com João Seabra. Saiba mais AQUI.

Ciclo de cinema em Coimbra
O Centro de Estudos Cinematográficos, em Coimbra, exibe todas as quintas-feiras do mês do Maio, pelas 22h00, um ciclo de cinema intitulado "Temores". As sessões têm entrada livre. Consulte
 AQUI o programa.

100 Anos de Arquitetura e Design na Alemanha 
Está patente até ao dia 27 de Julho, a exposição "100 Anos de Arquitetura e Design na Alemanha (1907-2007) ", organizada pelo Instituto Goethe, na Fábrica de Santo Thyrso.  Saiba mais AQUI.

PORTO

4000 Ateliers na Invicta
Um grupo de arquitetos com ateliers localizados na baixa do Porto organiza este sábado, dia 25 de Maio, uma "Open House". O evento '4000 Ateliers' tem como objetivo abrir os escritórios e convidar o público em geral a vir conhecer o trabalho dos ateliers de arquitetura que habitam a cidade. Consulte AQUI o programa.

10º Festival Audiovisual Black & White
Até ao dia 25 de Maio, decorre na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto a 10ª edição do Festival Audiovisual Black & White, que recebe vídeos, áudio e fotografias a preto e branco, e leva a competição obras provenientes dos quatro cantos do mundo. Para além do programa do festival está também garantida animação cultural pela noite dentro. Saiba mais
 AQUI.

Festival de Música Clássica Brasileira: Camerata Aberta
A Faculdade de Engenharia da UP conta, este sábado, pelas 21h30, com o Festival de Música Clássica Brasileira, onde atua o grupo Camerata Aberta, ensemble que se dedica de forma pioneira à música dos séculos XX e XXI. Saiba mais 
AQUI.

Festa na Baixa
Até ao dia 25 de Maio, a cidade do Porto recebe a "Festa na Baixa". Este é um evento que conta com animação de rua, música, workshops, entre outras atividades. O objetivo é chamar a população à baixa do Porto. Consulte AQUI o programa.

Exposição alusiva a Bob Marley 
"Bob Marley and the Golden Age of Reggae" é o nome da exposição patente, até ao dia 29 de Maio, no Palácio das Artes - Fábrica de Talentos. A mostra reúne várias fotografias de 1975 e de 1976, dois anos em que o cantor realizou viagens históricas para o mundo da música entre a Jamaica e reuniões exclusivas em Los Angeles.

Invicta com sessões de Tai-Chi ao ar livre
Durante todos os sábados, o Tai-Chi Center oferece sessões de Tai-Chi, ao ar livre, até ao fim do mês de Setembro. Os jardins do Palácio de Cristal (junto à Concha Acústica), têm aula marcada para as 11h00. Para quem prefere a tarde, a aula é às 16h00, no Monte Aventino, no jardim do Pavilhão.
Saiba mais AQUI.

LISBOA

Feira do Livro de Lisboa
A Feira do Livro regressa à cidade de Lisboa, no Parque Eduardo VII, com mais uma edição a decorrer até ao dia 10 de Junho. Estão preparadas várias atividades com sessões de autógrafos, lançamento de livros, workshops, teatro e animações de rua. Consulte 
AQUI a programação.

Dia Verde no Museu da Eletricidade
Este domingo os Jardins do Museu do Eletricidade acolhem mais uma edição do Dia Verde. A festa ecológica, que em entrada livre, realiza-se entre as 15h00 e as 20h00. O objetivo do evento é reunir toda a família e celebrar a sustentabilidade através de workshops, atividades lúdicas e brincadeiras para os mais novos. Saiba mais 
AQUI.

Sons pela Cidade
Este fim-de-semana dias 25 e 26 de Maio, Lisboa conta com "Sons pela Cidade". O evento é organizado pela Câmara Municipal e conta com
vários concertos gratuitos no Museu da Água e no Museu da Marinha. Saiba mais AQUI.

Camané em Concerto no Colombo
A Fnac do Colombo recebe este sábado, pelas 21h30, o fadista Camané, que apresenta o seu novo álbum "O Melhor", projeto que reúne os grandes clássicos da sua carreira e ainda alguns temas inéditos. Saiba mais AQUI.

"Manifesto Anti-Dantas" no Teatro São Luiz
Ao fim da tarde de segunda-feira, pelas 18h30, a editora Assírio & Alvim convida o público para o lançamento do livro Manifesto Anti-Dantas. Há também uma tertúlia que conta 
com a moderação de Anabela Mota Ribeiro e leituras de Manuel João Vieira.

Concerto de Primavera no Museu dos Coches
O Museu dos Coches recebe este domingo, 26 de Maio, pelas 17h00, a 
Belle Époque Salon Orquestra com um concerto que pretende cleebrar a Primavera.
Saiba mais AQUI.


8º Encontro de Alternativas em Sintra
A Biblioteca Municipal de Sintra, nos Jardins da Casa Mantero, realiza este fim-de-semana, 25 e 26 de Maio, a partir das 10h00, mais um encontro de Alternativas, que se centra na temática da Sustentabilidade Criativa e nos princípios da Reciclagem, Energias Renováveis, Permacultura, Solidariedade, Criatividade e Multidisciplinaridade.Saiba mais AQUI.

Teatro "Hamlet e Ofelia"
O Auditório de Alfornelos, na Amadora, recebe este sábado a peça de teatro "Hamlet e Ofelia", pelas 21h30, que tem entrada livre. A produção é do Teatro Passagem de Nível, a a partir do texto de Carlos Alberto Machado. Saiba mais AQUI.

Há dança no Jardim
No próximo domingo, dia 26 de Maio, há baile no Jardim da Estrela, em Lisboa, entre as 15h00 e as 19h00. A organização é da Câmara de Lisboa e da "Sim Bailo".

Festival de Cinema e Gastromonia
Decorre até ao dia 30 de Maio, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa o Festival Sabores e Cinema. O festival tem sessões gastronómicas (que são pagas) e sessões de cinema com entrada livre, mas necessitam de inscrição. Saiba mais AQUI.

World Press Photo 2013
Este é o último fim-de-semana da exposição World Press Photo 2013, patente no Museu da Eletricidade até ao dia 26 de Maio. A mostra conta com nove categorias temáticas, nas quais foram premiados 54 fotógrafos de 33 países. O português Daniel Rodrigues foi distinguido na categoria "Vida Quotidiana" como a imagem de um grupo de crianças a jogar futebol, na Guiné-Bissau. Saiba mais 
AQUI.

Jazz na Fábrica De Braço de Prata
Todas as quintas-feiras, a partir das 23h00, há Jam Session, com entrada livre, na Fábrica de Braço de Prata. Um trio de luxo garante que o melhor jazz não faltará aos seus fãs, e a músicos que com eles queiram partilhar o palco: Victor Zamora no piano, Carlos Barretto no contrabaixo e José Salgueiro na bateria. Saiba mais AQUI.

Ciclo de Cinema na Casa da Achada
Esta segunda-feira, 27 de Maio, pelas 21h30, realiza-se mais uma sessão do ciclo de cinema "Dinheiro para que te querem", com a exibição do filme "Erro do Banco a Vosso Favor", de Gérard Bitton e Michel Munz. Saiba mais AQUI.

Concertos no Adufe Bar
O Adufe Bar, em Lisboa, abre as suas portas durante o mês de Maio com concertos dedicados aos mais variados estilos de música. Consulte AQUI o programa.

Cinema ao ar livre no Campo de Santa Clara
Durante o mês de Maio, às quartas, o Quiosque Clara, na Feira da Ladra, tem cinema ao ar livre com uma seleção de filmes de Aki Kaurismäki, realizador e argumentista finlandês que tem vivido em Portugal ao longo dos últimos 20 anos.
Consulte AQUI o programa.

ALMADA E SETÚBAL

“Almada Mexe Comigo”
Nos meses de Maio e Junho, a Câmara Municipal de Almada apresenta um programa que promove a saúde e o exercício físico. São diversos os espaços do concelho onde decorrem as atividades. Caminhadas, passeios de BTT, desportos aquáticos ou aulas abertas de Yoga, são algumas das sugestões para o mês de maio. Consulte AQUI o programa.

Workshop gratuito de Yoga 
É já na próxima quarta-feira, dia 29 de Maio, que a Biblioteca Municipal de Palmela recebe o workshop “Benefícios do Yoga no nosso dia-a-dia – Desenvolvimento do tema com aula integrada”, numa organização da Câmara Municipal de Palmela. O workshop decorre entre as 17h30 e as 19h30, com entrada livre e para frequentar é necessária inscrição através do email db@cm-palmela.pt ou do telefone 212 336 632.
Saiba mais AQUI.

Feira do Livro em Almada
A Praça S. João Baptista, em Almada, acolhe até ao dia 26 de Maio, mais uma Feira do Livro de Almada. São várias as iniciativas que por lá vão decorrer como leituras, apresentação de livros, música e debates. Saiba mais 
AQUI.

Música ao vivo com o Conjunto! Evite
Esta quinta-feira, dia 30 de Maio, pelas 22h00, a Fnac do Fórum Almada recebe o concerto do Conjunto! Evite. O grupo apresenta uma viagem com o rock’n'roll no coração por ambientes e experiências alucinadas, com bilhete de ida e sem volta, reflexo de um estilo musical caracterizado pela improvisação. Saiba mais AQUI.

Concerto dos Move em Almada
A banda algarvia Move, grupo musical que oscila entre o rock americano e o pop britânico do século XX, apresenta na próxima sexta-feira, dia 31 de Maio, na Fanc do Fórum Almada, pelas 22h00, o seu primeiro trabalho "Antes Que O Mundo Acabe".
Saiba mais AQUI.

ALENTEJO E ALGARVE

Desporto Radical em Beja
Este fim-de-semana, dias 25 e 26 de Maio, a partir das 10h00, o Parque da Cidade, em  Beja, conta com várias atividades desportivas tais como tiro ao arco, salto negativo, matraquilhos humanos, entre outras. As atividades são gratuitas e não necessitam de inscrição. Saiba mais AQUI.

Workshop sobre Biodiversidade em Castro Verde
Na próxima sexta-feira, dia 31 de Maio, decorre no Cineteatro Municipal de Castro Verde um worrkshop cujo tema é a "Biodiversidade em Neves-Corvo". Consulte AQUI o programa.

Exposição fotográfica em Portimão
Está patente, até ao dia 01 de Junho, na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, a exposição de fotos a cargo do projeto Retina que congrega o trabalho de 20 fotógrafos. A mostra tem vários registos fotográficos de simples aspetos do quotidiano de cada um de nós.

Recital de Guitarra Portuguesa
Na Fnac do Algarveshopping decorre, na próxima sexta-feira, 31 de Maio, pelas 21h30, um recital de guitarra portuguesa, com João Cuña. Saiba mais AQUI.
Recital-performance “Entre nós e as palavras
O polo de Quarteira da biblioteca municipal de Loulé recebe este sábado, 25 de Maio, às 21:00 horas, o recital-performance “Entre nós e as palavras”, pelo projeto Experiment’arte.

Loulé: 50.º aniversário da morte de Aquilino Ribeiro
A biblioteca municipal de Loulé assinala o 50.º aniversário da morte de Aquilino Ribeiro, no dia 27 de Maio, a partir das 18h00, com a exibição de um documentário e uma conferência sobre o escritor.

Tavira: Concerto de guitarra no ciclo "Música nas Igrejas"
A Ermida de São Sebastião recebe no sábado, dia 25 de Maio, pelas 18h00, o concerto de guitarra de Josué Nunes, numa organização da Academia de Música de Tavira, inserida no ciclo "Música nas Igrejas".

                       ILHAS

Música ao vivo com os Stardust
Este domingo, 26 de Maio, pelas 17h00, na Fnac do Funchal, tocam os Stardust, um quarteto de músicos formado há dois anos, que se dedicam aos covers dos anos oitenta. Saiba mais AQUI.
 
Encontros temáticos sobre Cabo Verde 
Neste fim-de-semana, o Museu de Angra do Heroísmo  tem um programa de encontros temáticos sobre a cultura de Cabo Verde. No sábado, entre as 15h00 e as 17h30, é projetado o documentário ‘Insularidades’, produzido pelo Instituto Camões, seguido de uma tertúlia. No domingo, no mesmo horário, realiza-se uma tertúlia onde se aborda a língua cabo-verdiana.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Aprovada nova lei sobre resgate PPR para pagar crédito à habitação


O Parlamento aprovou por unanimidade a nova lei que estipula as condições em que os PPR podem ser resgatados para permitir o pagamento do crédito à habitação.

O projeto de lei, que agora será discutido na especialidade, foi subscrito pelo PSD, PS, CDS-PP, PCP e BE depois de terem sido reportadas aos vários grupos parlamentares algumas dúvidas na aplicação da lei aprovada a 9 de novembro de 2012, que permite que os mutuários com contratos de crédito à habitação possam utilizar montantes que tenham subscrito em planos de poupança com o objetivo de pagar prestações do crédito à habitação.

Segundo a exposição de motivos para esta nova iniciativa legislativa, as dúvidas existentes quanto aos resgates de Planos Poupança Reforma (PPR) e Planos Poupança Educação (PPE), comprometiam a sua "eficácia".

Um dos pontos em destaque no novo projeto de lei é a "proibição de alteração das condições do contrato de crédito à habitação" por parte dos bancos que são confrontados com estas situações, nomeadamente no que toca ao aumento do spread (taxa de lucro) cobrado ao consumidor.

Também é regulamentada a "proibição de cobrança de comissões pelo reembolso" quer por parte do banco, quer por parte da seguradora.
Fonte: www.oje.pt/

quinta-feira, 23 de maio de 2013

As oportunidades de poupança da semana


Depois dos folhetos, é a vez de indicar as melhores oportunidades de poupança da semana.

  No Continente:

1)    Para quem tenha cupão de 25% de desconto em todo o peixe e marisco congelado, existem várias promoções de 50% em que fica um desconto de 75% em cartão, alguns exemplos:

 

Existem ainda outros produtos com 25% que acumulam 50%, vejam os melhores que se enquadram nas vossas refeições.
Nota: Mesmo com a promoção comprar alguns produtos pode não compensar.

2) Desconto de 25% em cartão em toda a carne de porco, comparem com alguns preços do Pingo Doce também com desconto de 25% mas directo e vejam qual o que vos compensa mais.

3) Desconto de 25% em cartão em toda a fruta fresca. A fruta não se conserva durante muito tempo, caso pretendam podem congelar e depois aproveitar para fazer gelados, quem tem uma Bimby é fantástico, sempre a poupar:)

E não se esqueçam sempre de verificar os cupões que recebem em casa e ver se não existem possíveis acumulações que dêem fantásticos preços.

No Intermarché:

 0,99€ - 1€ (vale de desconto ParaMim) = -0,01€ ou seja Grátis
Ao comprarem este produto comprem junto com outras compras, para que o crédito seja feito nas outras compras.

Boas poupanças :)

quarta-feira, 22 de maio de 2013

IRS (2.ª Fase) - Últimas semanas de entrega



Quem tem rendimentos além de pensões ou do trabalho por conta de outrem tem até ao final do corrente mês de maio para efetuar a entrega da declaração anual de IRS sem penalizações.

Procure evitar os últimos dias, habitualmente a infraestrutura tecnológica do Portal das Finanças não dá boa resposta.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Folhetos e Catálogos cheios de Promoções

Folhetos Continente
Válido até 27 Maio

Válido até 15 Outubro
Este catálogo vem com vales de desconto

Válido até 02 Junho

Válido até 02 Junho

Fonte: Continente

Válido até 02 Junho
Fonte: Moviflor

Fonte: Minipreço


Consultar folheto
Fonte: Pingo Doce

Consultar folheto
Válido até 27 Maio
Fonte: Intermarché


Consultar folheto
Fonte: El Corte Inglés



Consultar folheto
Fonte: Bricomarché


Consultar folheto
Fonte: Conforama


Consultar catálogo
Fonte: Leroy Merlin


Válido até 27 Maio

Válido até 31 Maio

Válido até 22 Maio

Válido até 22 Maio

Válido até 22 Maio
Fonte: Jumbo

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Seguros – Saiba como reclamar e quanto custa



Se está insatisfeito com a atuação da sua seguradora, saiba como reclamar e quanto custa. Questões tão simples como não concordar com a atribuição de responsabilidades num acidente automóvel ou a recusa por parte da seguradora de comparticipar uma despesa de saúde podem ser resolvidas. A Associação de Defesa do Consumidor (Deco) fez um levantamento dos caminhos para resolver os conflitos, através da mediação ou por decisão judicial. Veja aqui onde pode recorrer e quanto tem de pagar para resolver o seu problema.
Seguradora: informação e mediação
A seguradora é sempre a primeira via para tentar resolver o conflito. Deve expor o problema de forma clara e de preferência dê um prazo para a resposta (por exemplo, 15 dias).Não se esqueça de juntar elementos de prova, como cópias de documentos e, sempre que possível, indique testemunhas que confirmem a sua versão. Terá de incluir sempre o nome, a morada e o número de telefone. Se não obtiver resposta ou se esta não for satisfatória, escreva ao provedor do cliente. As seguradoras são obrigadas a oferecer este meio de defesa aos segurados. A maioria delegou esta função no serviço de provedoria do Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Seguros. Caso este não respeite os timings obrigatórios – 30 dias ou 45 para casos mais complexos – ou a seguradora não cumpra a decisão do mesmo, o consumidor poderá recorrer aos tribunais arbitrais ou judiciais. Se recorrer a esta via da seguradora, não conte com nenhum custo.
Julgados de paz resolvem conflitos judiciais
Se tiver questões contratuais, como conflitos relativos à cobrança do prémio do seguro ou à falta de informação por parte da companhia, pode recorrer aos julgados de paz. A ação não pode ultrapassar os 5 mil euros e deve ser apresentada no julgado que abrange a sede da seguradora ou o local onde, por exemplo, a indemnização deveria ser paga. O processo passa por várias fases na tentativa de se obter um acordo. Se este não for possível, o caso segue para julgamento. As decisões dos julgados de paz valem como sentenças de tribunais de primeira instância. Se a ação valer mais de 2500 euros, pode recorrer para o tribunal da comarca. Quando o problema é resolvido por acordo são devolvidos 10 euros a cada uma das partes.
Portal do Consumidor de seguros e pensões
Este portal está acessível a partir da página do Instituto de Seguros de Portugal (www.isp.pt) – entidade que supervisiona esta atividade – e conta com uma área de consultório com perguntas e respostas sobre as mais variadas áreas, de seguro automóvel à habitação e saúde e vida, entre outros. Também neste espaço pode encontrar a lista de gestores de reclamações e de provedores do cliente das seguradoras. Ao mesmo tempo, é possível esclarecer dúvidas sobre os seus direitos e as melhores vias para os fazer valer, bem como apresentar queixa de uma companhia, mediador ou sociedade gestora de fundos de pensões. Apesar de o Instituto de Seguros de Portugal não fazer qualquer tipo de mediação, pode aplicar sanções em caso de reincidência de queixas. Se lhe baterem no carro e fugirem, além de poder fazer queixa à polícia, pode inserir a matrícula no portal do ISP para saber se o veículo que causou o acidente tem seguro ou, caso seja necessário, ativar o Fundo de Garantia Automóvel.
Arbitragem de conflitos de consumo
Pode recorrer a um Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo, mas só em determinadas regiões do país. É o caso do Algarve, de Coimbra, Lisboa, Madeira, Porto, Vale do Ave e Vale do Cávado. Para recorrer a um desses centros, este deve abranger a sua zona de residência e a seguradora também terá de aceitar a arbitragem. A decisão tem força de lei, mas estes centros só podem julgar causas até 5 mil euros ou 30 mil euros, dependendo da entidade. No entanto, os centros de arbitragem só intervêm em litígios de consumo que deixem de fora parte dos problemas com as seguradoras. Por exemplo, um consumidor com dificuldade em obter uma indemnização de uma companhia de outra pessoa (responsável por um acidente) não pode recorrer a esta via. A explicação é simples: não existe qualquer relação que incida sobre o consumo entre ambos. Também neste caso, o serviço é gratuito. É de referir que estes centros são compostos por um tribunal arbitral e, paralelamente, por um serviço jurídico que lhe serve de apoio.
CIMPAS: mediação e arbitragem de seguros
O Centro de Informação, Mediação, Provedoria e Arbitragem de Seguros (CIMPAS) é um tribunal arbitral de âmbito nacional que atua em litígios que resultem de sinistros. Pode tratar seguros do ramo automóvel, multirriscos ou de responsabilidade civil familiar, de caçador e uso e porte de armas. Aplica-se a reclamações até 50 mil euros, exceto no caso do automóvel, em que não há limite. Basta preencher o formulário que é disponibilizado na página de internet do CIMPAS. A resolução corre em três fases: a primeira resume-se à informação e a segunda promove a conciliação. Na terceira, caso não haja acordo, os intervenientes podem pedir a arbitragem no prazo de dez dias. Nesta fase, as causas com valor superior a 5 mil euros exigem advogado.
Deco e centro de informação autárquica
Se tiver questões contratuais, como conflitos relativos à cobrança do prémio do seguro ou à falta de informação por parte da companhia, pode recorrer aos julgados de paz.
A ação não pode ultrapassar os 5 mil euros e deve ser apresentada no julgado que abrange a sede da seguradora ou o local onde, por exemplo, a indemnização deveria ser paga.
O processo passa por várias fases na tentativa de se obter um acordo. Se este não for possível, o caso segue para julgamento. As decisões dos julgados de paz valem como sentenças de tribunais de primeira instância. Se a ação valer mais de 2500 euros, pode recorrer para o tribunal da comarca. Quando o problema é resolvido por acordo são devolvidos 10 euros a cada uma das partes.