quarta-feira, 31 de julho de 2013

eBoletim – Versão digital do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil

As crianças nascidas a partir de Junho já podem ter o novo boletim de saúde eletrónico em vez do tradicional modelo em papel.
A versão digital do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil – o eBoletim  – permitirá que mães, pais ou outros cuidadores de crianças nascidas a  partir de Junho, optem por esta alternativa  com as seguintes vantagens:  ”é de fácil utilização e permite o acesso simplificado à informação.
A sua disponibilização na internet inclui a utilização de sistemas inteligentes e automáticos de alerta, que permitem transmitir informações importantes quer aos utentes, quer aos profissionais, sobre marcações de consultas, reforço de vacinas, realização de exames clínicos, etc”.
O e-Boletim, uma das novidades do novo Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil (PNSIJ) anunciado recentemente (Dia Mundial da Criança) pela Direção-Geral de Saúde.
Este processo permitirá o registo do número de utente no Sistema Integrado de Informação Hospitalar (SONHO) e a criação do e-Boletim na Plataforma de Dados da Saúde para recém-nascidos. Assim, ainda antes de estes terem alta do hospital, é-lhes atribuído um número de utente e um centro de saúde. Os recém-nascidos ficam assim automaticamente associados ao médico de família da mãe e a uma unidade de saúde.
A entrada em vigor do e-Boletim será gradual, prevendo-se que esteja concluída ao nível dos cuidados primários até ao final de 2013, e nos hospitais em 2014.

sábado, 27 de julho de 2013

Momentos de Lazer de 27 de Julho a 02 de Agosto



NORTE E CENTRO

Festival Mêda+
Decorre na cidade de Mêda, até ao dia 27 de Julho, o Festival Mêda+, que tem como cabeças de cartaz os grupos "Fonzie", "Supernada" e "Wraygunn". O festival tem entrada e campismo gratuitos.
Saiba mais 
AQUI.

AgitÁgueda: Festa da música em Águeda
O Largo 1.º de Maio, em Águeda, é palco, até ao dia 28 de Julho, de um festival de música, com entrada livre, que conta com animação e espetáculos diários. Os concertos têm início entre as 22h00 e as 22h30.
Consulte 
AQUI o programa.

Concerto na Casa Amarela
A Casa Amarela, em Guimarães, conta já este sábado, 27 de Julho, pelas 22h30, com um concerto do grupo Muzz Hotel, que intrepreta vários temas de artistas como Sting, Tony Bennet ou Jamie Culmlum.
Saiba mais 
AQUI.

Ciclo de cinema Federico Fellini 
Os espaços Fnac de Leiriashopping e de Coimbra apostam num ciclo de cinema de filmes do realizador Federico Fellini. Os filmes a exibir são: 
"Satyricon", "O Casanova", "Os Inúteis" e "Entrevista".

Barcelos: Red Bull City Gang 
O Red Bull City Gang acontece em Barcelos, entre os dias 26 a 28 de Julho, onde se realizam uma série de concertos, com acesso gratuito, nas ruas da cidade.
Consulte 
AQUI o programa.

Jardins Efémeros
"Jardins Efémeros" é o projeto que vai andar pela cidade de Viseu entre os dias 22 e 28 de Julho. Esta é uma iniciativa que junta exposições, concertos, cinema, dança, multimédia, debates, conferências, fotografia, oficinas e workshops.
Consulte 
AQUI o programa.

PORTO

Campeonato Europeu de Voleibol de Praia Universitário
Está a decorrer até ao dia 28 de Julho o Campeonato Europeu de Voleibol de Praia Universitário. São 48 equipas, de 17 países diferentes, que disputam este campeonato.  A competição acontece no estádio montado para o evento junto ao Edifício Transparente. A entrada é gratuita e todos os jogos são abertos ao público.
Saiba mais 
AQUI.

Extreme Sailing Series no rio Douro
O Extreme Sailing Series decorre até ao dia 28 de Julho, no rio Douro, onde se realiza mais uma etapa do campeonato europeu da Série 2013. A Aldeia da Corrida está instalada na margem do Douro, junto à Ponte Luís I, e conta com muita animação.
Saiba mais 
AQUI.

Open Day na Fundação Serralves
Este sábado, 27 de Julho, a Fundação Serralves abre as portas  ao público, num evento que é uma iniciativa da Fundação e da marca de azeite Oliveira da Serra. Entre as 10h00 e as 19h00, a entrada no Parque, na Casa e nas exposições do museu são livres. A partir das 15h00 tem início a oficina "No Mundo da Oliveira", na Clareira das Azinheiras, onde se explora as curiosidades botânicas da oliveira milenar de Serralves.
Saiba mais 
AQUI.

Música e mercado artesanal no Passeio das Cardosas
Por estes dias, 26, 27 e 28 de Julho realiza-se, na Praça das Cardosas (em frente à Estação de S. Bento, no Porto), o Urban Market, um mercado artesanal. O evento conta com muita música a partir das 16h00.
Consulte 
AQUI o programa musical.

Letras na Avenida
Decorre até ao dia 28 de Julho, a Festa do Livro, na Avenida dos Aliados. O programa definido envolve muitas atividades como tertúlias, spoken word, stand-up poetry, lançamentos, apresentações, cinema e concertos.
Saiba mais 
AQUI.

Concertos na Casa da Música
O Verão tem direito a concertos gratuitos na Casa da Música, no Palco Super Bock e na esplanada, a partir das 22h30. Esta sexta-feira, 26 de Julho, no Palco Super Bock a atuação é de Kimi Djabaté, músico ligado à tradição mandinga da Guiné Bissau, em que da sua música fazem parte várias influências  como o gumbé, o afro-beat , a morna, o jazz e o blues. No dia seguinte, também à mesma hora, o concerto é dos PAPERCUTZ, projeto de música pop/eletrónica.
Consulte 
AQUI o programa.

LISBOA

Noiserv ao vivo na Baixa-Chiado
É já este sábado, 27 de Julho, pelas 21h30, que David Santos - Noiserv atua na estação de metropolitano Baixa-Chiado onde apresenta temas como "Today is the same as yesterday, but yesterday is not today", do seu novo álbum que é lançado em Outubro.
Saiba mais
 AQUI.

O Lago dos Cisnes 
No âmbito da iniciativa Festival ao Largo, a Companhia Nacional de Bailado apresenta o espetáculo "O Lago dos Cisnes", no largo do Teatro de São Carlos. Não perca este clássico do bailado que é apresentado nos dias 26, 27 e 28 de Julho, sempre às 22h00.
Saiba mais 
AQUI.

Sintrartes –  Festival de Artes de Rua
Na vila de Sintra, nos dias 1, 27 e 28 de Julho, realizam-se espetáculos de ópera de rua pela Companhia Ópera do Castelo (A Flauta Mágica, de Mozart e Missão (Im)possível) e uma Mostra de Estátuas Vivas na Volta do Duche (sexta-feira e sábado, das 15h00 às 20h00). Também estão previstos espetáculos de ópera no Palácio Nacional de Queluz e na Adega Regional de Colares, no dia 02 de Agosto.
Consulte 
AQUI o programa.

Nova geração de atores no Teatro Nacional D. Maria II
Até ao dia 28 de Julho, o Teatro Nacional D. Maria II recebe o espetáculo final dos alunos finalistas da Licenciatura em Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema. Para ser apresentado em palco foi escolhido o autor Herman Esse.
Saiba mais 
AQUI.

Visitas cantadas nos bairros de Alfama e Mouraria
O Museu do Fado promove nos meses de Julho, Agosto e Setembro o programa "Visitas Cantadas aos bairros de Alfama e Mouraria". Todas as quintas e sextas-feiras na Mouraria e sábados e domingos em Alfama, sempre às 18h30, canta-se o fado.
Saiba mais 
AQUI.

"As mãos de Eurídice" no Teatro Cinearte A Barraca
O ator Sinde Filipe regressa aos palcos com a peça "As mãos de Eurídice", no Teatro Cinearte - A Barraca. Esta terça-feira, 30 de Julho, pelas 15h30, a sessão é de entrada livre.
Saiba mais 
AQUI.

Noites de Verão no Museu do Chiado
Está de volta o ciclo de concertos "Noites de Verão no Museu do Chiado", no  Jardim das Esculturas do Museu do Chiado. Esta sexta-feira, 26 de Julho concerto é de J. Braima Galissá (GW), a partir das 19h30. Já no dia 02 de Agosto sobem ao palco, à mesma hora,­ Manuel Mota e Afonso Simões.
Saiba mais 
AQUI.

Cinema ao ar livre na Fábrica da Pólvora de Barcarena
Sábado, dia 27 de Julho, assista ao filme "O Turista" (The Tourist), de Florian Henckel von Donnersmarck, pelas 22h00, no âmbito do ciclo de cinema ao ar livre na Fábrica da Pólvora de Barcarena.
Saiba mais 
AQUI.

Feira alternativa
O Espaço Espiral Salitre, na Rua D. Estefânia, n.º 157, realiza por estes dias, 26, 27 e 28 de Julho, a 5ª edição da feira alternativa com demonstrações, palestras, terapias, espetáculos musicais, entre outras atividades.
Consulte 
AQUI o programa.

Ciclo Woody Allen em Alfragide
O espaço Fnac, em Alfragide, exibe até ao dia 31 de Julho, um ciclo de cinema dedicado a Woody Allen. Do ciclo fazem parte alguns dos filmes mais significativos da sua carreira.
Saiba mais 
AQUI.

Cinema ao ar livre na Casa da Achada
Decorre no mês de Julho, na Casa da Achada, o ciclo de cinema ao ar livre, com sessões às segundas-feiras, a partir das 21h30.
Saiba mais 
AQUI.

Concerto no Museu Nacional de Arte Antiga
Este sábado, o jardim dos poetas, no Museu Nacional de Arte Antiga, a tarde é dedicada à música. Pelas 16h30, assista ao concerto do Coro Regina Coeli de Lisboa, com direção de Pedro Miguel.

Aulas gratuitas de ginástica nos jardins do Colombo
Esta sexta-feira, 26 de Julho, inicia-se uma maratona de aulas de ginástica, gratuitas e ao ar livre, nos jardins do centro comercial. As atividades - yoga, bodycombat, zumba e aeróbica, entre outras - decorrem às segundas, quartas e sextas-feiras das 12h00 às 12h45 e das 18h00 às 18h45 e sábados, às 10h00. As aulas têm uma lotação de 35 pessoas e quem quiser participar apenas tem que se inscrever previamente na receção do ginásio Solinca.

ALMADA E SETÚBAL

8ª Mostra de Cinema Brasileiro
O Auditório Fernando Lopes-Graça recebe a 8ª edição da Mostra de Cinema Brasileiro, até ao 28 de Julho. As longas-metragens são de realizadores brasileiros como Andrucha Waddington, Carlos Diegues, Moacyr Góes entre outros. A entrada é gratuita.
Saiba mais 
AQUI.

Barreiro: "Latas na Cidade"
“Latas na Cidade” está de volta ao Barreiro entre os dias 27 a 30 de Julho. Se andar pela cidade do Barreiro e encontrar uma lata com as frases “Eu não sou uma lata. Sou uma câmara fotográfica!” Não a ignore, leve-a consigo capte os espaços vivos do Barreiro. As latas vêm com as instruções necessárias, e ainda terá a oportunidade de assistir ao processo mágico de revelação da sua imagem. A utilização das latas é gratuita.
Saiba mais 
AQUI.

Almada Mexe Comigo
O programa "Almada Mexe Comigo" é dedicado ao exercício físico com
várias atividades como caminhadas, passeios de BTT, desportos aquáticos ou aulas abertas de yoga, entre outras.
Consulte AQUI o programa.

“Noites de Verão” no Pinhal Novo
A Praça da Independência, em Pinhal Novo, recebe até ao dia 03 de Agosto o programa "Noites de Verão". Está prevista muita música, cinema, teatro e animação.
Saiba mais 
AQUI.

                    ALENTEJO E ALGARVE     

A Música Encanta o Património
Este sábado, 27 de Julho, pelas 19h00, o Jardim das Laranjeiras (Jardim Militar), na cidade de Elvas, acolhe o primeiro dos concertos do ciclo  "A Música Encanta o Património", em que atua o grupo Strella do Dia.
Saiba mais 
AQUI.

Teatro na praia
No âmbito do Programa Bandeira Azul, o grupo de teatro “3 em Pipa” apresenta a animação teatral “A voz das pedras”, uma iniciativa que tem como base o património natural e as tradições locais. Os espetáculos têm início às 11h00 nos seguintes locais: dia 28 de julho na praia do Carvalhal,  no dia 29 a praia da Zambujeira do Mar, dia 30 na praia do Almograve e no dia 31 na Praia das Furnas.
Saiba mais 
AQUI.

Grândola: Cinema ao ar livre
Várias freguesias de Grândolacontam este fim-de-semana com sessões de cinema gratuitas, sempre às 21h30. No Carvalhal, dia 26 de Julho, é exibido o filme "A Bela e o Paparazzo", de António Pedro Vasconcelos, em Melides, dia 27, “Amália” de Carlos Coelho da Silva, e em Azinheira de Barros, dia 28,  “Viúva Rica Solteira não Fica” de José Fonseca e Costa.
Saiba mais AQUI.

Feira de Agricultura Biológica em Portimão
Nos dias 26 e 27 de Julho, Portimão acolhe aquele que é
 considerado o maior certame de produtos biológicos do país. Para além do mercado biológico, pode também contar com várias conferências sobre os temas como a comercialização, o controlo e a certificação, a investigação e a produção em modo biológico.
Saiba mais 
AQUI.

"Forum Summer Sound"
O Fórum Algarve acolhe o "Fórum Summer Sound" que conta com vários nomes da música portuguesa em concertos, até ao dia 13 de Agosto.
Os concertos têm entrada livre e começam sempre às 22h30. Dia 30 de Julho, a atuação é dos Expensive Soul, Kika atua no dia 06 de Agosto, cabendo a David Fonseca o encerramento do evento no dia 13 de Agosto.

Cinema em Castro Marim e Altura
Castro Marim (Praça 1.º de Maio, às segundas e quintas-feiras) e Altura (Cine-Estúdio, às terças-feiras e aos sábados) recebem, durante os meses de Julho e Agosto, as "Noites de Cinema", sessões de cinema gratuitas com hora marcada às 21h30. Em Castro Marim, dia 29 de Julho é exibido o filme "Patrulha de Bairro" e a 01 de Agosto, o filme "Epic – O Reino Secreto". Em Altura, a 27 de Julho, é exibido o filme "Jack, o Caçador de Gigantes" e a 30 de Julho, "A Patrulha de Bairro".

ILHAS


Arraial das Feiteiras 
São Vicente, na ilha da Madeira, está em festa nos dias 26, 27 e 28 de Julho, com o Arraial das Feiteiras, festas em honra a Nossa Senhora da Paz, na Paróquia das Feiteiras. A animação conta com muita música, fogo-de-artifício e com a com a procissão em honra da santa padroeira da terra.
Saiba mais 
AQUI.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Almoçar Bem por Menos 5€ no Porto

Comer bem e barato na baixa do Porto é uma missão cada vez menos complicada. Por causa da crise, e para agarrar os clientes que estão a apertar os cordões à bolsa, há vários sítios com opções que ficam por menos de 5 euros

Galeria de Paris
Situado na rua com o mesmo nome, o restaurante Galeria de Paris começa a servir a partir das 8h30 e só termina o serviço às 3h da manhã, todos os dias. Com a casa sempre cheia, serve pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar. Para uma refeição económica, o restaurante oferece várias alternativas que rondam os 4, 5 euros, com café incluído.

Tarantino
A pizaria Tarantino, aberta há cerca de um ano, tem como temática o cinema, que é relembrado em toda a decoração. Situada na Praça Carlos Alberto, o Tarantino oferece 15 pizas diferentes que vão das mais clássicas às mais inovadoras. Para o cliente ficar satisfeito, a gerência garante que só precisa de meia pizza, que custa entre os 3, 45 e os 5 euros. Para acompanhar a refeição, os refrigerantes custam um euro e as bebidas alcoólicas (com exceção das bebidas brancas) têm um preço que nunca ultrapassa os 1, 8 euros. Se não é adepto de pizas, o Tarantino tem outros pratos na ementa que lhe podem agradar: saladas, tostas, sandes e lasanha. Está aberto de segunda a sábado, das 7h às 2h da manhã.

Low-costa.come
Como o nome indica, o Low-costa.come oferece aos seus clientes refeições a baixo custo, algo que tem atraído muitos clientes. Aqui pode comer uma francesinha por 3, 99 euros ou compor o seu próprio prato, em regimeself-service, sendo que os preços vão variando: a batata frita e o ovo custam 70 cêntimos, o arroz branco 50 e a bebida 60. Situada nos Aliados, a casa está sempre cheia.

Tapas Santa Catarina
Abriu portas em 2012 com o objetivo de trazer à zona da Rua de Santa Catarina produtos regionais e tapas confecionadas com sabores bem apurados, ervas aromáticas e especiarias. O Tapas Santa Catarina serve diariamente um menu económico composto por prato, sopa e bebida por 3,95 euros, com 10 sugestões diferentes, sendo o creme de cogumelos um dos pratos mais elogiados pelos clientes.

Lagostim
Situado em plena baixa do Porto, na Praça Filipa de Lencastre, o Lagostim é um restaurante que aposta nos pratos de cozinha tradicional portuguesa. Os preços dos pratos do dia variam entre os 4,8 e os 5,5 euros e na ementa vão aparecendo arroz de pato, sardinhas panadas com arroz malandrinho, entre outros. Está aberto de segunda a domingo, com exceção de sábado, das 9h às 23h.

Retiro Bom Sucesso
Com pratos económicos até 4 euros, o Retiro Bom Sucesso, na praça com o mesmo nome, atrai sempre muitos clientes à hora de almoço. Na ementa, destacam-se o bacalhau, as bifanas, o entrecosto e as costeletas grelhadas.

Confeitaria Cunha
Localizada na Rua Sá da Bandeira, a Confeitaria Cunha tem, diariamente, um prato económico que custa 5 euros. A variedade da ementa é garantida, sendo que apresentam 8 opções, das quais são exemplos o cozido à portuguesa e bacalhau à Brás. O bufê tem um preço de 9,9 euros e inclui 10 tipos de saladas, 3 tipos de entrada, 2 tipos de carne e de peixe e 14 tipos de sobremesa.

Deu-la-deu
Na mesma rua, o Deu-la-deu oferece um prato do dia que custa 3,5 euros, que pode ser carne ou peixe. A especialidade da casa é a bola de carne.

TrêsMarias
O restaurante TrêsMarias, no Porto Gran Plaza, na Rua Fernandes Tomás, confeciona receitas de uma forma saudável e económica. De segunda a sábado, ao almoço, são servidos entre 4 a 6 pratos distintos (carne, peixe e vegetariano), disponíveis em menus de 5 e 6,5 euros. A partir das 16h pode levar para casa as refeições que sobraram do almoço por 3 euros.

Maus Hábitos
Com uma bela vista sobre o Porto, almoçar no Maus Hábitos é uma experiência saudável e económica. Os almoços são vegetarianos e um dos menus inclui uma salada e um sumo e custa 4 euros; outro inclui entrada, sopa, bebida, prato e café e fica por 7,5 euros. Este espaço de intervenção cultural fica na Rua Passos Manuel e serve almoços das 12h às 15h.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Dicas para poupar no supermercado #2


6) Não faça compras com fome, há uma maior tendência para gastar mais em produtos não essenciais, como bolachas e chocolates.
7) Deixar as crianças em casa quando vai às compras é também um passo para poupar nas compras de supermercado, pois elas são altamente influenciáveis pelas publicidades e embalagens apelativas.
8) No supermercado, verifique bem os preços. Nas próprias prateleiras podem aparecer promoções ou os famosos “leve 4 e pague 3”. Tenha atenção aos prazos de validade desses produtos. Só poupa neste tipo de produto se valer a pena.
9) Use uma calculadora durante as suas compras. Some todos os produtos que colocar no carrinho de compras. Deste modo, vai sabendo quanto está a gastar e evita aqueles supressas “desagradáveis” na altura de pagar.

10) Quase todas as grandes cadeias de supermercados têm as chamadas “marcas brancas”, normalmente, a um preço bastante competitivo. Como são marcas afetas a essas cadeias, tais produtos tendem a ser de ótima qualidade pois as cadeias de supermercados não podem correr o risco de colocar em causa o seu nome junto do consumidor. Recentes estudos mostram que estes produtos são muitas vezes as comprar mais inteligentes.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Dicas para poupar no supermercado #1

Existem despesas essenciais das quais não temos como cortar do nosso orçamento. É o caso de despesas como alimentação, cuidados básicos e higiene pessoal. Artigos que compramos nos supermercados e não temos como não comprar.

Com as seguintes dicas que, colocadas em prática, podem proporcionar uma economia considerável às suas finanças pessoais.

Tome nota:

1) Preste atenção a todas as promoções de supermercados, são uma excelente dica para economizar.

2) Estabeleça, um valor máximo mensal para ser usado no supermercado.

3) Faça uma pesquisa nos sites dos supermercados, publicidades na TV ou qualquer outro tipo de anúncio. Verifique, qual o supermercado que está a oferecer melhores condições para os consumidores.

4) Produtos como carnes, frutas, verduras e legumes são muitas vezes mais caros nos supermercados do que nos talhos, feiras ou mercearias. Pesquise nos talhos perto de si, feiras ou mercearias, poderá poupar alguns euros nesses produtos.

5) Faça uma lista de compras com rigor e procure seguir à risca, com este método pode poupar bastante dinheiro.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Condições necessárias para ter acesso ao subsídio de desemprego & Guia Prático

No dia 11 de Junho a Segurança Social, procedeu à atualização das condições necessárias para ter acesso ao subsídio de desemprego.
As condições necessárias para ter acesso ao subsídio de desemprego são:
1. Ser residente em Portugal
2. Se for estrangeiro, ter título válido de residência ou outra autorização que lhe permita ter um contrato de trabalho.
3. Se for refugiado ou apátrida, ter um título válido de proteção temporária.
4. Ter tido um emprego com contrato de trabalho.
5. Ter ficado desempregado por razões alheias à sua vontade (desemprego involuntário).
6. Não estar a trabalhar (se trabalhar a tempo parcial como trabalhador por conta de outrem (TCO) ou como independente (TI), poderá ter direito ao subsídio de desemprego parcial desde que a retribuição do trabalho por conta de outrem ou o rendimento relevante da atividade independente seja inferior ao valor do subsídio de desemprego).
7. Estar inscrito, à procura de emprego, no Serviço de Emprego mais próximo de si.
8. Ter pedido o subsídio no prazo de 90 dias a contar da data de desemprego (ver situações em que o prazo de 90 dias pode ser alargado)
9. Cumprir o prazo de garantia.