quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O aumento dos combustíveis

                           
O início de cada ano costuma ser assinalado pela subida do preço de muitos bens e serviços, o ano de 2011 não é excepção. Uma das áreas onde mais se sente esse impacto é no preço dos combustíveis. Desde o mês Janeiro, que abastecer o depósito do carro com gasolina, já não é possível por menos de 1,50 euros por litro. Este aumento é justificado pela subida do IVA, de 21% para 23%, bem como pelo fim da isenção fiscal ao biodiesel.
Será que o ano de 2011 vai ser marcado pelo ‘boom' no preço dos combustíveis? Certo é que os consumidores têm ao seu dispor formas de amortecer o impacto dessa subida de preço e uma delas passa pela escolha do posto de abastecimento.
Existem grandes diferenças, entre os preços praticados nos diversos postos, encontram-se diferenciais de preços que chegam a ultrapassar os vinte cêntimos por litro no caso da gasolina sem chumbo 95. Para encher um depósito de combustível de 50 litros, este diferencial resulta numa poupança ou num custo adicional de dez euros. Na maior parte dos casos, a discrepância de preços resulta do facto de se tratar ou não de um combustível de marca de referência ou branca. A diferença da média de preços entre a marca branca mais barata e a marca de referência mais cara corresponde a uma poupança de 5,727 euros, ao atestar um depósito de gasolina, e de 6,317 euros no caso do gasóleo.  
O preço do combustível comercializado pelas marcas brancas é mais barato pelo facto de não ter tantos aditivos como o que se passa nas marcas de referência. Quando comparado com o resto da Europa, o preço da gasolina em Portugal é dos mais elevados. No caso do gasóleo, pelo contrário, a discrepância de preços não é tão acentuada face à média europeia. Em comparação com a Espanha, as diferenças são substanciais. O diferencial de preços por litro chega aos 25 cêntimos, no caso da gasolina, e aos 16 cêntimos no caso do gasóleo.
Com o preço da gasolina e do gasóleo perto dos máximos, todas as estratégias são válidas para fintar a subida da factura energética. A prospecção pode valer muitos euros de poupança, pois no mesmo distrito há bombas que praticam preços com 20 cêntimos de diferença por cada litro de gasolina. Visite o site www.precoscombustiveis.dgge.pt, e tire as suas conclusões.