quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PINGO DOCE “EVASÃO FISCAL LEGALIZADA”

Pagar Impostos ou Não pagar!Paguem os trabalhadores que eu sou rico.
                                              


O destaque nacional desta semana, foi sem dúvida o facto do Presidente da Jerónimo Martins, transferir as acções para a Holanda. Este facto não pode causar qualquer supressa, pois é uma das últimas grandes empresas a fazê-lo, como o exemplo da Mota-Engil e da Sonae.
Alexandre Soares dos Santos, realizou, às claras, uma das maiores fugas ao fisco da história portuguesa. No penúltimo dia de 2011, “ fugiram” para a Holanda 4.6 mil milhões de Euros. As alterações fiscais introduzidas pelo Orçamento do Estado para 2012, farão que empresas com lucros superiores a dez milhões de Euros paguem 30% de IRC e eliminam a taxa reduzida de 12.5% para lucros inferiores a 12 500 Euros.
Portugal tem uma carga fiscal muito pesada para as empresas portuguesas, é a quinta maior taxa de IRC da União Europeia, bem como uma tributação de dividendos superior à média dos países que fazem parte da União Europeia.
O dono do Pingo Doce, fez a transferência das acções para a Holanda, para se proteger da obrigação do pagamento de impostos sobre os dividendos. Pagar menos impostos sobre dividendos de operações internacionais, porque na realidade os seus dividendos distribuídos sobre lucros obtidos em Portugal já nada pagavam. O Presidente da Jerónimo Martins, procura desta forma o máximo proveito, estando-se nas “tintas”, para a situação difícil que Portugal atravessa neste momento.
O Dono do Pingo Doce, recentemente despediu trabalhadores, porque segundo as suas estatísticas, os lucros da empresa iam ser menores nos próximos anos.
Os mesmos que exigem para si todas as facilidades para despedir trabalhadores, pagam salários baixos, procuram trabalhadores para trabalharem ao fim de semana, a troco de salários miseráveis, ou seja, praticam uma política de precariedade, em vez de efectuarem contratos de trabalho com os trabalhadores.
Este grupo empresarial, vende às claras a ideia que apoiam a produção nacional, são muito nacionalistas, e agora transferem as suas acções para a Holanda para pagar menos impostos. O mais ridículo deste episódio, é que pagam menos impostos que as outras empresas que fazem uma grande esforço para se manterem “ vivas” no mercado nacional e “esfolam-se “ para não despedir trabalhadores.
Está no momento de os portugueses pedirem a intervenção do governo para esta “evasão fiscal legalizada”. Um governo que pede tantos sacrifícios aos portugueses e permite aos grandes grupos económicos, deslocar a sede social para o estrangeiro para pagar menos impostos. Foi assim que Portugal chegou à situação em que se encontra.



Sem comentários:

Enviar um comentário