quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Em oito passos, aprenda a gerir o seu dinheiro

    Com o ano a chegar ao fim, a altura é boa para fazer um balanço. As famílias devem avaliar o estado das suas finanças pessoais, organizar as contas e definir objectivos para o ano seguinte.

1º Passo: Fazer o orçamento familiar e definir os objectivos - É a única forma de disciplinar os seus hábitos financeiros;

2º Passo: Poupar - Pague-se a si mesmo, comece a colocar 10% do seu ordenado numa poupança. Poupar algum dinheiro pode parecer difícil para algumas pessoas. Pagar a renda, os empréstimos bancários e muitas outras despesas pessoais, pode chegar ao fim do mês sem dinheiro. Poupar o que sobra ao fim do mês, é um erro que muitas pessoas cometem. Os hábitos de poupança são sempre saudáveis e, quanto mais cedo começar, melhor.

3º Passo: Bancos – Escolher o banco com as comissões mais baratas, numa conta à ordem podem fazê –lo poupar vários euros. Terá de perder algum tempo a negociar com diversos bancos até encontrar o melhor negócio possível. Deve perguntar sempre o custo das comissões de todos os serviços que adquire ao banco.

4º Passo: Controlar o crédito - Um dos pontos mais importantes da saúde das suas finanças pessoais. Alguns créditos, como crédito à habitação, automóvel, as taxas de juro são relativamente baixos e são bens de investimento essenciais. Outros créditos, como cartão de crédito, não o devem usar para pagar despesas correntes, como refeições ou vestuário, pois é a forma mais rápida de se endividar em excesso. Uma forma de controlar o crédito é pagar primeiro as dívidas com juros mais altos, como os empréstimos ou os cartões de crédito que cobram juros mais elevados. Criar uma almofada financeira que lhe permita sobrevier durante três a seis meses, para o caso de uma emergência, caso contrário pode provocar graves estragos às suas finanças. Não use todo o seu dinheiro para pagar um crédito à habitação se tiver outras dívidas. Os créditos à habitação tendem a ter taxas de juro mais baixas do que outros tipos de crédito e pode deduzir os juros (bem como a própria amortização da dívida) no seu IRS. Pense em renegociar o financiamento de tempos a tempos com o seu banco. Peça ajuda mal perceba que não vai conseguir honrar as suas responsabilidades. Contacte empresas especializadas que o ajudarão a consolidar a sua dívida.
5º Passo: Comprar casa – O crédito à habitação representa uma despesa pesada, para a maioria dos portugueses. A compra de casa é uma das decisões financeiras mais importantes, todos os cuidados são poucos quando decide comprar.
6º Passo: Comprar carro - Outra decisão com grande impacto no seu bolso.
7º Passo: Seguros - Contrate apenas as coberturas de que precisa e analise muito bem a oferta. Os seguros podem fazer toda a diferença quando se trata de cobrir determinados riscos inesperados.

8º Passo: Planear a reforma - Quanto mais cedo melhor, ainda que faça os descontos obrigatórios para a Segurança Social ao longo de uma carreira contributiva de décadas de trabalho.
                                                                                    Feliz Ano Novo 2011
                                               

Sem comentários:

Enviar um comentário