quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

“ Vá trabalhar lá fora”

                                          

Quando oiço, o Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a sugerir que os professores desempregados emigrem para o mercado de língua portuguesa e, simultaneamente, o governo prepara-se para despedir professores da rede de ensino de Português no estrangeiro, que, só na Europa, foi reduzida a metade, entendo isto como uma atitude de falta de sentido de estado e de dever!
Uma falha institucional tremenda: o respeito pelos cidadãos!
Ainda que admitindo a sua falta de preparação técnica para o exercício do cargo, nenhum político tem o direito de apontar a "porta de saída", aos seus cidadãos.
Portugal precisa dos portugueses, mas não precisa certamente de mais políticos como Passos Coelho, Sócrates, etc.
Há tempos foi um Secretário de Estado a convidar os jovens a emigrar, agora é o Primeiro-ministro a propor o mesmo aos professores, irem para Angola ou Brasil… Políticos que só apelam à emigração! Será que este país vai ficar deserto?
Soluções internas para criar emprego não fazem parte da agenda do nosso Primeiro-ministro. Todos sabemos que a riqueza maior de um povo é a sua mão-de-obra e a sua inteligência. Aqui apela-se à sua fuga.
O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), destaca como as principais razões que chamam a atenção dos empregadores europeus para os trabalhadores portugueses o seu nível de inglês, a boa preparação académica, a capacidade para resolver problemas e a "facilidade de adaptação a novas culturas".
Isto quer dizer alguma coisa sobre as qualificações dos trabalhadores portugueses.
Tanta política para incentivar à formação superior, à existência de mais qualificação e depois ser-se "convidado" a sair porta fora. Depois de se investir tanto a tentar dar um futuro a um país que ainda continua a ser de analfabetos, a tentar apostar na formação dos cidadãos e depois querem-nos enxotar para o país lusófonos.
Neste país deu-se prioridade às exportações, não admira que este governo queira exportar os próprios cidadãos.
Infelizmente, e com a situação em que o país está, penso que nos próximos anos vamos assistir a muito mais gente a sair de Portugal. Muitas pessoas não têm outra hipótese senão emigrar.
                                                                                                                                    Alcino Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário