segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Cartão de Cidadão: custo & validade

Resultado de imagem para cartão cidadão com novas regras

Desde o dia 2 de Outubro, os cidadãos maiores de 25 anos devem agora renovar o Cartão de Cidadão de 10 em 10 anos, com um custo de 18 €.

A emissão ou renovação de Cartão de Cidadão até aos 25 anos continua a custar 15 euros. Os pedidos de entrega urgente (até 3 dias úteis) estão fixados em 30 ou 33 euros, se a validade for superior a cinco anos.

Os preços aumentam ainda mais se o pedido for extremamente urgente: se precisar do Cartão de Cidadão no próprio dia útil ou no dia útil seguinte, os preços sobem de 35 euros para 50 euros (validade de cinco anos) ou 53 euros (validade superior a cinco anos).

Quem não tiver completado esta idade, terá de continuar a deslocar-se aos serviços administrativos de cinco em cinco anos, como é prática atualmente.

Outra novidade é a possibilidade de renovar o Cartão de Cidadão por via electrónica, desde o dia 4 de Dezembro. As renovações eletrónicas apenas permitirão a alteração de apelidos ou da morada.

Quem tiver entre 25 e 59 anos, pode fazer a renovação através do Portal do Cidadão desde que o documento tenha validade superior a 60 dias.
Para os cidadãos com pelo menos 60 anos, a renovação pode ser feita desde que o cartão de cidadão se encontre dentro do prazo de validade no momento do pedido.

Sem comentários:

Enviar um comentário