sábado, 2 de novembro de 2013

Momentos de Lazer de 02 a 08 de Novembro



PORTO & NORTE
Telenovela Brasileira em Coimbra

Podem ver-se diariamente na televisão mas desta vez é a Universidade de Coimbra que traça o seu retrato, ao longo de várias décadas a passar nos ecrãs nacionais. A exposição A exposição itinerante A História da Telenovela Brasileira” está patente na Galeria do Colégio de São Bento da Universidade de Coimbra até 25 de novembro. Na mostra são referidas 317 telenovelas, apresentados mais de dez figurinos de novelas marcantes e referidas muitas curiosidades sobre a teledramaturgia brasileira. A exposição estará aberta ao público até 25 de novembro, das 10h00 às 18h00, encerrando apenas às segundas-feiras. A entrada é gratuita.

Halloween e S. Martinho em Cedofeita

Entre a rua de Cedofeita e Miguel Bombarda, o Mercado de Rua Cedofeita Viva traz este sábado, entre as 12h30 e as 19h30, um cheirinho a Halloween e a São Martinho. Segundo o tema Bruxas e Castanhas”, há castanhas à venda, enquanto bruxas e feiticeiros animam a rua. Os Gaiteiros Nacionais do Porto e o grupo Tons do Povo dão música gratuita. Há ainda jogos tradicionais, um workshop de abóboras e contos enquadrados no tema. Quanto ao mercado, tem disponíveis produtos artesanais, petiscos e objetos usados. Visitantes e vendedores são convidados a aderir ao espírito do tema, vestindo ou trazendo adereços relacionados. Para as crianças também há pinturas faciais. Para usufruir, com entrada livre, na zona pedonal da rua de Cedofeita e Miguel Bombarda, entre as 12h30 e as 19h30.

Inaugurações simultâneas em Miguel Bombarda

A próxima edição das inaugurações do quarteirão de Miguel Bombarda acontece este sábado e, como sempre, junta a arte contemporânea à animação. Cerca de duas dezenas de galerias que mostram as suas novas peças, tudo isto acompanhado pela animação cultural habitual e pelas compras nas apetecíveis lojas daquela artéria e arredores. A não perder este sábado, das 16h00 às 20h00.

Serralves em família

Serralves é sempre uma boa opção para ocupar os tempos livres, principalmente quando as atividades são de borla e para toda a família. É o caso desta oficina, a decorrer este domingo, das 10h00 às 13h00, no Parque de Serralves, e que ensina os mais pequenos e suas famílias a fazer tintas 100% naturais em ambiente divertido.

Zumba Kids e mais animação no Vivaci Maia
Novembro é um mês de muita brincadeira para as crianças que visitem o Vivaci Maia. Ateliês infantis, Hora do Conto, Mascotes e aulas de Zumba estão entre as atividades a decorrer ao longo do mês. A “Segurança infantil” é o tema dos ateliês infantis a realizar durante este mês no Espaço Traquinas. Entre as 10h00 e as 13h00, os mais novos vão “fazer o jogo do trânsito”, nos dias 2 e 3. A Hora do Conto está em destaque todos os sábados, a partir das 16h00, na livraria Book It, em sessões onde os miúdos ouvem histórias mágicas, aprendendo ao mesmo tempo a importância da leitura. Mass a actividade mais mexida são sem dúvida as aulas gratuitas Zumba Kids que acontecem todos os sábados, pelas 18h00, garantindo momentos de muita diversão e energia ao ritmo das danças latinas.


Retratos na Música Portuguesa
A fotógrafa Rita Carmo, bem conhecida das lides musicais nacionais tem uma nova exposição. Retratos na Música Portuguesa é a nova mostra do trabalho desta conceituada fotógrafa, que inaugura dia 1 de novembro, com a presença de Rita Carmo, e se mantém patente até dia 1 de dezembro no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria. A entrada é livre.

CambraFest

Até 2 de novembro está a decorrer o CambraFest, um festival de bandas de garagem que pretende promover a criatividade existente e incentivar os jovens a serem cada vez mais criativos, desenvolvê-los enquanto músicos, fomentar o seu fairplay em “competição” outras bandas e, claro, fazer com que nunca deixem de lutar pelos seus sonhos. Saiba mais no site da AAC.

Troca de livros e objetos culturais

Decorre no próximo dia 3 de novembro, das 9h00 às 19h00, no Solar Condes de Resende, mais uma edição da “Feira de troca de livros e objetos culturais”. Uma evento diferente, onde não é preciso dinheiro e onde, para além da troca de objetos, se proporciona, sobretudo, a troca de ideias e o convívio! A entrada é livre!

Pedro Neves em Stand Up Comedy

O humorista Pedro Neves apresenta a sua comédia esta terça-feira, dia 5, no Teatro de Vila Real, pelas 23h00. Porque rir é sempre o melhor remédio, venha assistir a este espetáculo de entrada livre e alegrar a semana. Um show agendado para as 21h30.

Momentos da Montanha no Museu dos Lanifícios

O Museu de Lanifícios da UBI - Núcleo da Real Fábrica Veiga / Centro de Interpretação dos Lanifícios acolhe até dia 17 de Novembro uma exposição que revela toda a beleza do Parque Natural da Serra da Estrela. Tanto na forma de imagem, como na forma escrita, Miguel Serra apresenta trabalhos de fotografia, enquanto João Gabriel Leitão usa o papel e a caneta para quebrar o silêncio dessas imagens. Para ver de terça a domingo entre as 9h00 e as 14h00, até dia 17 de novembro.

Almanaque no Mercado de Matosinhos

A mostra Almanaque é composta por mais de cem revistas que contam parte da história do design gráfico português. "Almanaque, Uma História do Design Português em Revista" está patente até dia 20 de dezembro no espaço Quadra, no Mercado Municipal de Matosinhos. Uma exposição sobre a história do design gráfico português através das mais marcantes revistas publicadas desde o final do século XIX até à atualidade a não perder, com entrada livre. Mais informações no site da ESAD.

Boombox #2

Dedicadas aos sons urbanos da cidade Invicta, as noites Boombox decorrem no Gare e Traçadinho. São ideais para quem tem pouco dinheiro no bolso, mas muita vontade de dançar. A entrada ser gratuita até às 2h00 e as bebidas, embora não sejam grátis, são  a metade do preço. As Boombox procuram juntar diversas tribos urbanas na mesma noite e ao mesmo tempo, desde o universo da bass music (com o drum'n'Bass e o dubstep), às rimas e batidas do hip-hop, os ecos do dub e do reggae, sem esquecer as guitarradas e baterias desenfreadas do rock e do funk. Para mexer à sexta-feira a partir das 23h45.

Belas Artes no silo do NorteShopping

Revelações do Acervo da Faculdade de Belas Artes do Porto é a exposição patente no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping. Um acervo único para descobrir no estacionamento do Centro Comercial a partir das 18h00.

Descobrir Espanha sem sair do Porto 

Locais como o Centro Português de Fotografia, o Museu Nacional de Soares dos Reis ou a Fundação de Serralves acolhem, até dia 2 de fevereiro, a Mostra Espanha 2013. Arquitetura, design, experiências, conferências e debates revelam o que melhor se produz em termos artísticos e culturais mesmo aqui ao lado. Conheça toda a programação no site da Mostra Espanha 2013.

Remade in Portugal

A galeria do edifício da Fundação EDP do Porto, situada junto à Casa da Música, volta a receber a exposição coletiva Remade in Portugal. Mais uma vez, estarão expostas neste espaço peças e propostas de design ecológico e de artes plásticas. Até 17 de novembro será possível observar obras de design e fotografia, assim como instalações artísticas sobre temas ligados à sustentabilidade no contexto desta 7ª edição do Remade in Portugal. A entrada é livre.

Serralves na Baixa do Porto

Obras da colecção de Serralves vão marcar presença na Baixa do Porto e na Biblioteca Almeida Garret. As duas exposições - Música e Palavras - fora de portas mostram obras da sua coleção. Com curadoria de Ricardo Nicolau, as mostras ficam patentes até dia 15 de dezembro. Música e Palavras: Obras da Coleção de Serralves propõe um percurso no interior da Coleção de Serralves pontuado por peças que, embora criadas em diferentes contextos históricos e geográficos, partilham a incorporação da experiência do som no seu discurso visual e concetual.

Páre, Escute e Olhe

Estão de regresso as sessões de cinema do cineclube da Universidade Lusófona. O ciclo presente pretende explorar e discutir possibilidades radicais do uso do som no cinema e no vídeo, especificamente quando o significado da imagem é criado/transformado/modelado pela banda sonora. Para ver todas as quartas-feiras, às 17h30, com entrada livre.

Clint Eastwood na Biblioteca Almeida Garrett

A série de cinema gratuito Invicta Filmes continua a decorrer na Biblioteca Almeida Garrett com um ciclo dedicado a Clint Eastwood. Consulte a programação para as próximas sessões no site da Porto Cultura.


A Torre dos Clérigos e os seus fotógrafos no CPF

O Centro Português de Fotografia tem patente a exposição "A Torre dos Clérigos e os seus fotógrafos" no âmbito de uma parceria com a Irmandade dos Clérigos e no âmbito das Comemorações do aniversário da Torre dos Clérigos. Farol da igreja que se tornou farol da cidade, anunciando o porto aos navios da barra, pilar dos céus e da identidade, a Torre, simultaneamente sagrada e cívica é a superação da igreja e, no imaginário dos portuenses, a superação de si. Foi isso que os fotógrafos entenderam e ajudaram a construir. Para ver na antiga Cadeia da Relação, até dia 24 de novembro.

XV PortoCartoon-World Festival no aeroporto

O Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro tem patente até dia 31 de dezembro a exposição do XV PortoCartoon-World Festival, considerado um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa. Este ano sob o tema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, pode apreciar um conjunto de obras participantes no certame quando estiver de passagem por este aeroporto.

Graça Morais em Bragança

O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, tem patente uma exposição para descobrir uma parte do espólio desconhecido da artista. A maior mostra antológica da artista, demarcada entre os trabalhos realizados em 1970, enquanto finalista da Escola Superior de Belas Artes do Porto, e uma intervenção efémera nas paredes de uma das salas, criada especificamente para esta ocasião, são trabalhos para apreciar. A par de um conjunto significativo de obras que nunca tinham sido expostas até ao momento, capazes de surpreender mesmo aqueles que julgam conhecer bem o trabalho de Graça Morais, integram esta antologia obras emblemáticas de séries como "O Rosto e os Frutos", "Os Cães", "Cabo Verde", "As Escolhidas", "Geografias do Sagrado", "Deusas da Montanha", "Olhos Azuis do Mar" ou "Sombras do Medo". Uma Antologia: Da Terra ao Mar - Pintura e Desenho (1970/2013) está em exibição até dia 30 de novembro, de terça a domingo, das 10h00 às 14h00, com entrada livre.  

LISBOA & SUL
Amigos no Espaço Cultura AXA

“Amigos” é a exposição patente no Espaço Cultura AXA, no Parque das Nações, que apresenta diversos trabalhos sob o tema da amizade. A mostra, patente até 2 de dezembro, em que a jovem artista Beatriz Manteigas expõe a sua capacidade de observação e representação da figura humana, é composta por várias séries de trabalhos que evidenciam o interesse da artista pelos outros, conhecidos ou desconhecidos, seguindo mais uma ideia do que uma técnica ou estilo. A exposição inclui obras que refletem visões diferentes sob um mesmo tema, através da utilização de várias técnicas de pintura. Nas palavras da artista, “é o resultado de ir para o campo, de abordar estranhos, de fotografar às escondidas, de pesquisar muito e de ver muita pintura”. Com 22 anos, Beatriz Manteigas é a mais jovem artista a expor no Espaço Cultura AXA, espaço que aposta na revelação de novos talentos. Com entrada gratuita, Amigos pode ser vista até dia 2 de dezembro, de segunda a sexta-feira entre as 12h00 e as 17h00.

Festa Mundial da Animação em Cascais

A Festa Mundial da Animação comemora-se este fim-de-semana em mais de 50 países. Diversas cidades portuguesas aderem à iniciativa, incluindo Cascais, onde será exibida uma seleção do melhor que se tem feito neste domínio nos últimos anos, com destaque para a sessão competitiva de Animação Portuguesa. Dos portugueses Abi Feijó a Regina Pessoa, de Luc Perez a Ryo Okawara, esta festa será uma verdadeira volta ao mundo da animação, divididos por cinco categorias em competição: Cartoon d’Or 2013, Panorama Infantil, Fronteiras, Animação Portuguesa e Best of Estugarda. Para ver e participar sexta-feira, 1, às 21h30, sábado, 2, a partir das 11h00 e domingo, 3, às 21h30, no Centro Cultural de Cascais.

Uma Tulipa para Anne Frank em Palmela

O átrio de entrada da Biblioteca Municipal de Palmela tem patente a exposição “Uma Tulipa para Anne Frank”, que integra uma mostra de “Diários” de Anne Frank em várias línguas e edições, bem como o caderno original fac-similado, obras críticas, biografias e livros infantis que abordam este tema. Em exibição, estarão, ainda, um conjunto de objetos icónicos e uma mostra bibliográfica sobre a cultura judaica. Os materiais expostos pertencem à coleção particular de Laurine Ferreira. A exposição pode ser visitada até 2 de novembro, no horário de funcionamento da Biblioteca - às terças, quintas e sextas das 10h30 às 19h00, e às quartas e sábados das 14h00 às 19h00. A entrada é livre!

Gamalataki no Casino

Entre esta quinta-feira, 31 outubro e domingo, dia 3, os Gamalataki atuam, às 22h00, no Casino Lisboa. Funk, Soul, Pop serão algumas das sonoridades privilegiadas pela vocalista Ana Isabel Baptista, que será acompanhada por Luís Runa, nas teclas, Pedro Brito, na guitarra, Frederico Gato, no baixo, e João Mouzinho, na bateria. A entrada é grátis!

Festival de Banda Desenhada da Amadora

A banda desenhada será a personagem principal a partir desta sexta-feira, 25 de outubro, em mais uma edição da Amadora BD. O tema "Cenários" dá este ano o mote a exposições por todo o co, assim como à exibição de filmes de animação, sessões de autógrafos, debates e colóquios, uma feira do livro, uma festa dedicada à arte da caricatura e muito mais. O centro de todas as atenções será o Fórum Luís de Camões, na Brandoa, onde decorrerá a mostra central do evento (entrada paga). No entanto, vários espaços expositivos terão acesso gratuito: Casa Roque Gameiro, Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, Galeria Municipal Artur Bual e Recreios da Amadora. Os visitantes que se mascararem de personagens de banda desenhada também poderão entrar gratuitamente, mesmo nos espaços que requerem pagamento. Para ver até dia 10 de novembro em vários locais da Amadora.

Ciclo de cinema Ecrã Europa

Dedicado a películas que abordam de alguma forma o velho continente, o Ecrã Europa é uma organização do Espaço Europa – uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal e do Gabinete de Informação do Parlamento Europeu – e do ABC Cine-Clube de Lisboa, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Autores e a Escola Secundária de Camões. O ciclo de cinema, a decorrer até dia 27 de novembro, recebe diversos filmes de diferentes realizadores no Auditório Maestro Frederico de Freitas, em Lisboa, sempre às 18h30 e com entrada livre. Conheça a programação completa no site do Espaço Europa.

Feira do Livro no Mercado de Fusão

Entre esta sexta, 25 de outubro e 25 de novembro, o Mercado de Fusão da Praça do Martim Moniz  acolhe  na zona Lounge, junto aos  bares, a feira do livro  Mbooks. São  dezenas de editoras, milhares de títulos e tudo a preço de saldos! Com o lema Cultura a baixo preço, a Mbooks promete uma oferta  diversificada e acessível com especial destaque para as editoras Taschen, Sá da Costa, Prefácio e Quasi, Pergaminho, Bertrand, Ulmeiro, e muitas outras. Com preços tão reduzidos, a parte mais difícil será mesmo escolher. O evento tem sempre entrada livre.    

Picasso Gráfico em Cascais

A obra gráfica de Picasso está em exposição no Centro Cultural de Cascais. Ao todo há 24 gravuras, de diferentes técnicas e dimensões, para apreciar. A obra gráfica acompanhou quase desde o início a atividade artística do pintor, que se materializou também na pintura, escultura e cerâmica. Para ver de terça a domingo das 10h00 às 18h00 no Centro Cultural de Cascais.

Street art no Alegro Alfragide 

Street artists portugueses consagrados e emergentes vão intervencionar os parques de estacionamento do Centro Comercial Alegro Alfragide a partir de dia 21 de outubro. Kruella d’Enfér, Regg, Violant, Tamara Alves, José Carvalho, Klit e Mosaik integram esta galeria de arte subterrânea, num local inusitado, com o objectivo de surpreender os milhares de Clientes que todos os dias utilizam aqueles espaços. A ação faz uso da linguagem e do impactante imaginário da arte urbana para criar um tríptico artístico que visa acrescentar mais valor a locais pouco convencionais onde, de forma inesperada, o público encontra a arte. Um pouco de arte para ver no Parque de Estacionamento do Alegro Alfragide de forma gratuita.

O Grande Incêndio do Chiado em fotografia

A exposição, patente até dia 31 de dezembro no Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa, resulta de um livro com o mesmo nome, da autoria de quatro fotógrafos que documentaram e viveram de perto, o grande incêndio de 1988. Com imagens de Alfredo Cunha, Fernando Ricardo, José Carlos Pratas Henriques e Rui Ochoa, a mostra pode ser vista de segunda a sexta, entre as 10h00 e as 17h00, com entrada livre.

Álbuns de família de Ana Maria Holstein Beck  

A exposição de fotografia Álbuns de família, de Ana Maria Holstein Beck, reúne uma coleção de fotografias de família entre 1908 a 1956 em horas de lazer, viagens pela Europa, reuniões de família e com a Família Real durante o exílio em Inglaterra. Para ver de 11 de outubro a 4 de janeiro no Arquivo Municipal de Lisboa com entrada livre.

Teatro infantil gratuito no Freeport

Até 17 de novembro regressa ao Freeport o ciclo de teatro infantil ‘Cenas ao Domingo’. Os espetáculos, que decorrem todos os domingos, a partir das 12h00, no Centro de Exposições do Freeport, dirige-se a crianças entre os 3 e os 10 anos. De entrada gratuita, embora limitada ao número de lugares disponíveis, a iniciativa ‘Cenas ao Domingo’ continua este fim-de-semana. Conheça toda a programação no site do Freeport. 

Cinema no Centro Mário Dionísio

Será possível viver sem aprender? É esta a questão que dá o mote ao novo ciclo de cinema gratuito do Centro Mário Dionísio - Casa da Achada, desta vez dedicado à aprendizagem. Durante três meses são exibidos 15 filmes do século XX, de origens, realizadores e tempos diferentes, escolhidos entre os muitos onde a infância, a adolescência e a escola são tratadas, e outros onde a questão das aprendizagens está à vista mas de outras maneiras. Para ver na Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, sempre à segunda-feira às 21h30.

Open Air Cinema no Martim Moniz

Durante o mês de outubro, o Mercado de Fusão volta a ser palco do ciclo "Open Air Cinema – Martim Moniz", desta vez dedicado aos documentários. São quatro sessões, uma por cada semana do mês, todas com acesso gratuito. Para ver sempre à quarta-feira às 21h30, com entrada livre.

Offbeatz e Experimentbox

À quarta-feira à noite há sempre música à borla no Musicbox.  A entrada é gratuita neste espaço dedicado à música a partir das 22h00 e até às 3h00.

Helena Almeida no BES Arte & Finança

O BES Arte & Finança acolhe a exposição "Andar, abraçar", de Helena Almeida, uma das grandes artistas da arte contemporânea portuguesa, com mais de 40 anos de carreira, e que há nove anos não realizava em Portugal uma exposição fotográfica tão completa. Uma mostra fotográfica para ver até 9 de janeiro, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 19h00, no BES Arte & Finança, em Lisboa.

Insetos em Ordem no Palácio de D. Manuel

A exposição interativa “Insetos em Ordem”, da responsabilidade do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, está patente em Évora, no Palácio de D. Manuel. Trata-se duma exposição itinerante que dá a conhecer um património de biodiversidade na classe dos insetos de modo interativo. A exposição é baseada em exemplares de coleções biológicas pertencentes a mais e 50 espécies de insetos. À entrada os visitantes recebem um inseto conservado em resina e são conduzidos até conseguirem identificar a ordem a que pertence o inseto (borboletas, besouros, gafanhotos, etc.) e conhecer as suas caraterísticas, nome específico, assim como outras curiosidades sobre o grupo. Os visitantes percorrem uma chave dicotómica construída no espaço expositivo, transformado num grande labirinto, construído por caminhos que ligam as mesas de identificação aos módulos das 14 maiores ordens de insetos. A mostra está patente até dia 2 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 e tem entrada livre.

Arte de Raúl Rêgo em Lisboa
A Vida num Percurso na Cidade é o nome da exposição de Raul Rêgo patente na Galeria de Exposições dos Paços do Concelho até dia 31 de dezembro. O artista, falecido em 2002, foi uma figura que marcou o nosso tempo, dando um relevante contributo ao advento e consolidação da democracia. No centenário do nascimento de Raul Rêgo (1913-2013), a CML lembra o homem e a marca que deixou, tornando presentes as ideias por que lutou e as causas que defendeu. A exposição propõe um percurso pela vida de Raul Rêgo num percurso pela cidade de Lisboa. Para ver na Galeria de Exposições dos Paços do Concelho até dia 31 de dezembro, de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 19h00.

Hora do Banho no Freeport

REBATH é a mais recente exposição patente no Freeport de Alcochete que promete não deixar nenhum visitante indiferente. Fruto de um desafio lançado pelo Freeport ao coletivo de artistas RAF*SOF Cool Active, do Mercado Urb, a exposição materializa-se em sete banheiras vitorianas, reinterpretadas artisticamente, e que se podem encontrar nas várias áreas públicas do centro. Temas tão diversos como a união infinita, a purificação do corpo e da alma, a azulejaria tradicional portuguesa do século XIX ou a emancipação da classe média, são algumas das inspirações das banheiras vitorianas apresentadas no Freeport até ao final do mês de outubro.


Planet Ocean no Oceanário

São do mar são as imagens que forram a zona exterior do Oceanário de Lisboa. Incríveis fotografias subaquáticas que fazem parte da exposição "Planet Ocean", da fundação GoodPlanet, que inaugurou esta terça-feira, com entrada gratuita. Até dia 6 de janeiro, é possível observar as imagens aéreas de Yann Arthus-Bertrand e as imagens subaquáticas de Brian Skerry gratuitamente à entrada do Oceanário de Lisboa. Ao todo são 35 imagens de grandes dimensões que levam o público numa viagem pelos oceanos. As descrições das fotografias dão a conhecer aos visitantes as ameaças socioeconómicas que os oceanos enfrentam no presente, e pretendem alertar para a sua importância na vida de todo o planeta. "Planet Ocean" pode ser visitada diariamente entre as 10h00 e a 19h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário