sábado, 18 de janeiro de 2014

Momentos de Lazer de 18 a 24 de Janeiro


NORTE & PORTO & CENTRO

Cordas e sopro
Os Dominguinhos continuam a apostar em manhãs alegres, gratuitas, educativos e, acima de tudo, em família. Este domingo, entre as 11h00 e as 12h00, no Mar Shopping, os instrumentos musicais, utilizados para tocar as Janeiras estão em destaque. Naquele que vai ser um atelier musical, as famílias estão convidadas a construir alguns instrumentos de cordas e sopro.

Paisagem coletiva
Constituída por mais de duas dezenas de obras de pintura da autoria de Domingos Loureiro, Analice Campos, Joana Silva e Helena Mancelos, a exposição coletiva Êxodo para o Espaço Aberto está disposta nos dois pisos da galeria Silo-Espaço Cultural do NorteShopping, Porto. Os quatro artistas em exibição têm vindo a explorar novas formas de abordar a temática da paisagem, tema muito caro e especial na história da pintura ocidental. A mostra incide sobre as questões da paisagem e os trabalhos apresentados refletem um exercício de construção e contemplação de espaços abertos, para o exterior ou para o interior de quem observa. Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada até dia 9 de fevereiro, das 12h30 às 20h00.

Saúde e bem-estar no Porto
Saúde e bem-estar são o mote para um conjunto de palestras de entrada gratuita, onde são abordadas diversas especialidades em torno desta área. Promovidas pelo Dolce Vita Porto, as sessões realizam-se na zona de descanso do centro comercial, nos dias 18, 19, 25 e 26 de Janeiro, das 14h00 às 18h00. Este sábado vários profissionais dão a conhecer de forma teórica e prática especialidades como medicina integral (14h00), reconexão (15h00), acupunctura (16h00), reiki (17h00) e quiroprática (18h00). No domingo, dia 19, as especialidades apresentadas são massagem terapêutica (14h00), naturopatia e homeopatia (15h00), dieta do grupo sanguíneo (16h00), osteopatia (17h00) e reflexologia (18h00).

Perguntas e respostas
No próximo sábado, dia 18, entre as 16h30 e as 19h30, o Mercado Bom Sucesso aguça a curiosidade e testa a cultura geral dos seus visitantes. Com o objectivo de proporcionar uma tarde de diversão, vai organizar o Quiz Dr.Why Porto. As inscrições são totalmente gratuitas e feitas na hora, estando o convite lançado a todos os visitantes deste espaço, que podem participar individualmente ou em equipas com o máximo de quatro pessoas. O grande vencedor ou vencedores da tarde ganham um jantar nas bancas gastronómicas do Mercado Bom Sucesso.

Sincronia de exposições
O Circuito Cultural Miguel Bombarda é uma festa da arte contemporânea no Porto, que se repete seis vezes por ano. Este sábado, das 16h00 às 20h00, as ruas Miguel Bombarda, do Rosário, do Breyner, D. Manuel II e Adolfo Casais Monteiro vão estar em festa! Um dia em que as galerias de arte do quarteirão de Miguel Bombarda se renovam e apresentam novas exposições e novas coleções em simultâneo. Paralelamente às galerias de arte, todos os espaços comerciais remodelam a decoração ou lançam novos produtos. Pontualmente, promovem-se espetáculos de rua, performances, DJ´s, concertos e beberetes, entre outros.

Livros em saldo
O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, reúne centenas de livros a preços mais baixos num evento que conta também com uma vasta programação paralela. Para este fim-de-semana estão agendadas apresentações dos livros Voando nas Asas de Um Pombo Verde, de Helena Osório, no sábado, às 18h00, e Escrevo-te... Do que Sinto, de Madalena Pires de Lima, que se realiza domingo, dia 19, às 17h00. Ainda no sábado, às 16h00, o autor Vítor da Rocha promove uma conversa sobre livros. A começar esta sexta-feira, dia 17, e até dia 9 de fevereiro, a XX Festa do Livro em Saldo vai promover a leitura no norte do país. O certame tem entrada gratuita, todos os dias, das 10h00 às 20h00.

Água em Serralves
Água e Habitats é um percurso orientado no parque de Serralves, onde a proposta é descobrir, observar e refletir sobre vários fenómenos ambientais relacionados com o ciclo da água. Com recurso a algumas experiências de campo, a água é apresentada como fator erosivo de dispersão de poluição e como recurso vital a gerir. O ponto de encontro é na receção do Museu de Serralves e está agendado para domingo, às 11h00.

Nunca Estive em Bagdad
A pretexto da reposição em Coimbra do espetáculo Nunca Estive em Bagdad, a Escola da Noite promove neste final de semana, um ciclo de conversas sobre Jornalismo em Contexto de Guerra. Pelo bar do Teatro da Cerca de São Bernardo passam grandes nomes do jornalismo português, todos com vasta experiência na cobertura de conflitos para televisão, rádio e imprensa escrita: Cândida Pinto, Paulo Moura e José Manuel Rosendo. A participação nestas conversas é gratuita e a conversa de hoje tem lugar logo após o espetáculo (de 6 a 10 euros), que está em cena de até 19 de janeiro.

LISBOA & SUL
Ilustrarte 2014
A Bienal de Ilustração Infantil para a Infância – Ilustrarte está de volta a Lisboa, este ano com participação internacional alargada. A sexta edição da bienal, realizada de dois em dois anos, é uma mostra de ilustrações para a infância, com ilustradores de todo o mundo. Das seis mil ilustrações recebidas, o júri escolheu 150 finalistas, que estão agora em exposição no Museu da Eletricidade, em Lisboa. Até 13 de abril, pode visitar esta exposição de entrada livre de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

Ary em Lisboa
Ary Rima com Lisboa é o espetáculo de homenagem a este artista, no ano em que passam três décadas sobre a sua morte. Sábado, dia 18, às 18h00, no Teatro São Luís, a voz e a guitarra de Fernando Tordo, eterno intérprete das letras do poeta, animam o concerto, que tem entrada livre e conta com a participação especial do vocalista Mitó Fernandes, do grupo Naifa e João Tordo, no contrabaixo. Saiba mais no site da EGEAC.

Uma fábrica de cartão
De entrada gratuita, a primeira exposição individual de Catarina Monteiro vai estar patente ao público até 1 de março de 2014, na Montana Shop & Gallery, em Lisboa, de segunda a sábado das 12h00 às 21h00. A exposição intitulada"Silver Kings & Paper Toys" recria uma insólita fábrica de sprays, recorrendo à escultura em papel e cartão, onde Catarina Monteiro conjuga os seus dois universos artísticos – o grafitti e a escultura em papel. A exposição tem várias camadas de leitura que convidam o visitante a um olhar atento.

Jazz em Cascais
Cascais comemora meio século da criação da primeira banda de jazz em Portugal com a evocação das grandes orquestras de jazz norte-americanas que influenciaram gerações continua, através da iniciativa Tributo às Big Bands de Jazz. A Orquestra Jorge Costa Pinto, presta homenagem a George Gershwin, considerado o primeiro compositor erudito norte-americano. O concerto Gershwin in Blue, com entrada gratuita, está marcado para esta noite, dia 17, às 21h30, no Auditório do Centro Cultural de Cascais.

Espreitar o Alentejo
Janelas do Alentejo é o tema da exposição de artesanato que Carlos Figueira apresenta a partir de dia 18 de janeiro e até 2 de março, na vila medieval de Monsaraz. Esta mostra pretende homenagear o Alentejo e imortalizar um património histórico único. Para o artista, estas janelas são um portal de acesso à memória cultural de um povo rico em tradições. Esta exposição gratuita está integrada no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e pode ser apreciada diariamente das 9h30 às 13h00 e entre as 14h00 e as 17h30 na Casa Monsaraz.


Ciclo de Solistas
A Orquestra Clássica do Sul apresenta-se no Cineteatro São Brás, em S. Brás de Alportel, no dia 18 de janeiro pelas 21h00, para um concerto inserido no Ciclo de Solistas da OCS, pretendendo evidenciar a qualidade artística e performativa dos seus músicos. O concerto de entrada gratuita tem a direção musical a cargo do convidado maestro espanhol Melani Mestre e a interpretação do clarinetista a solo Pedro Nuno.

Sem comentários:

Enviar um comentário