quinta-feira, 29 de maio de 2014

IRS#11 - Dicas & Alertas para casos específicos


A 2ª fase da entrega do IRS, para quem não tem exclusivamente rendimento de trabalho dependente e/ou pensões, está prestes a terminar, no próximo dia 31 de Maio.

Dicas & alertas para casos específicos.

Trabalhadores independentes
·  Se tiver efetuado pagamentos por conta, não se esqueça de os incluir na declaração.
·  Caso tenha prestado serviços apenas a uma entidade, pode optar pela tributação segundo as regras da Categoria A, o que lhe pode ser benéfico, é uma questão de simular. Contudo, fica o alerta que ao efetuar essa opção terá de a manter por um período de 3 anos.
·  Confirme se as retenções que automaticamente são carregadas na aplicação das finanças estão corretas.

Rendimentos prediais
·  O IRS 2013 permite englobar os rendimentos prediais em conjunto com os restantes ou ser tributado autonomamente à taxa de 28%. Deve simular para ver qual é a situação mais benéfica para si. Atenção que se decidir englobar os rendimentos prediais, terá também de englobar outros rendimentos que tenham essa opção, tal como juros de depósitos a prazo, sendo que deverá ter em sua posse a adequada documentação.
·  Pode deduzir aos rendimentos prediais as despesas com IMI, imposto de selo, taxas autárquicas, despesas de manutenção e de conservação, bem como as despesas de condomínio, das fracções que geraram rendimento em 2013.
·  Se os seus rendimentos prediais estiverem sujeitos a retenção na fonte, não se esqueça de verificar se estão devidamente preenchidos na aplicação das finanças.

Mais e menos-valias
·  Tal como nos rendimentos prediais, é possível englobar os rendimentos com mais-valias em conjunto com os restantes ou ser tributado autonomamente à taxa de 28%. Mais uma vez, deve simular para ver qual é a situação mais benéfica para si. Atenção que se decidir englobar os rendimentos prediais, terá também de englobar outros rendimentos que tenham essa opção, tal como juros de depósitos a prazo, sendo que deverá ter em sua posse a adequada documentação.

·  No caso de ter menos-valias, a opção da alínea anterior pode ser-lhe vantajosa, uma vez que pode reportar esses prejuízos para os dois anos seguintes.

Sem comentários:

Enviar um comentário