1. Pesquisar ofertas de emprego - dedique uma ou duas horas do dia
para pesquisar as várias ofertas de emprego (internet, jornais diários e
semanários).
2. Visitar o Centro de Emprego da área de residência, junta de freguesia, concursos públicos
de emprego divulgados em Diário da República.
3. Registar-se na Rede Social LinkedIn - uma excelente opção para se manter-se
a par do mercado de trabalho, as ofertas nesta rede social dedicada aos
profissionais, ter sempre o seu perfil atualizado e com descrições do que já
fez pode ajudar o seu futuro empregador a conhecer melhor a suas qualificações
e competências.
4. Apostar no ‘networking’ - estabeleça
contatos com colegas e amigos, informe-os que está à procura de trabalho.
5. Atualizar os seus conhecimentos -
aposte na formação para enriquecer o seu currículo, esteja atento ao que se
passa no mercado de trabalho, em particular na sua área de especialização.
6. Criar um CV diferenciado -
com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo é importante que o
seu ‘curriculum vitae’ se distinga do dos outros candidatos.
7.
Escrever uma carta de apresentação - muitas ofertas de emprego pedem que envie em
conjunto com o seu CV uma carta de apresentação ou motivação.
8. Pesquisar sobre a empresa -
antes de concorrer a uma oferta de trabalho, pesquise informações sobre a
empresa a que se candidata. Leia o site da empresa, bem como as redes sociais
em que ela está presente. Informe-se sobre as políticas internas da empresa, de
forma a adequar o seu discurso e a sua forma de vestir.
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