quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Ferramentas & Dicas para melhorar a gestão do seu orçamento familiar


Orçamento
Para conseguir identificar onde poderá poupar mais alguns euros passa por fazer um orçamento familiar. Com o recurso a uma folha de papel onde colocará todas as suas despesas diárias de um lado, e as receitas do outro.

Impostos
O iRX é uma das ferramentas que o podem. Esta aplicação permite-lhe em qualquer altura do ano, simular o valor a pagar ou a ser devolvido pelo Fisco. Isto permite-lhe tomar as melhores opções para poupar nos impostos. Pode ainda ficar com uma ideia de quanto vai pagar a mais de IRS no próximo ano. Ao inserir os rendimentos e despesas de 2013, o simulador faz uma projecção do imposto a pagar em 2015 (relativo à declaração de 2014), com base nas medidas do Orçamento do Estado de 2014. O iRX é grátis para os utilizadores que sejam fãs do iRX no Facebook.

Produtos bancários

Qual é o banco mais barato para ter uma conta. Nos sites dos bancos é possível aceder aos preçários actualizados praticados em todas as instituições. Esta comparação de comissões cobradas pelas várias instituições poderá levá-lo a poupar alguns euros por ano. Para poupar nos serviços bancários passa por privilegiar a realização de operações financeiras (transferências, requisição de cheques, compra e venda de títulos) através do serviço de homebanking'. As comissões são mais reduzidas (ou em alguns casos, podem mesmo ser nulas) se as operações forem feitas neste canal.

Equipamentos electrónicos

Quer comprar um computador, um DVD mas não sabe onde é mais barato? Recorra a alguns sites comparadores de preços para descobrir o preço praticado por cada loja para um mesmo produto, facilitando assim a decisão de compra. Exemplos: www.kuantokusta.pt, www.shopmania.pt e www.izideal.pt.

Energia

Poupar na factura da electricidade é possível graças a gestos simples como, não deixar os electrodomésticos em ‘stand-by'. O site www.eco.edp.pt poderá ter acesso a dicas de poupança e fazer simulações de consumos, comparar a eficiência energética dos seus equipamentos, ou fazer um teste ao seu perfil de eficiência energética. Também o site www.ecocasa.pt, lançado pela Quercus, disponibiliza alguns simuladores que o podem ajudar a contabilizar os seus gastos com electricidade, água ou emissões de CO2. No site da ERSE, em www.erse.pt, também estão disponíveis simuladores de potência a contratar e de comparação de preços no mercado.

Combustíveis

O site da direcção geral de energia e geologia, www.precoscombustiveis.dgeg.pt, pode ajudá-lo a conseguir poupar, é possível verificar qual é o posto mais barato na sua área de residência. E as diferenças podem ser significativas.

Comunicações
Telemóvel, internet, televisão e telefone fixo. Estas já são ferramentas indispensáveis no dia-a-dia da generalidade das pessoas, mas que representam uma fatia relevante do orçamento. A Anacom disponibiliza um simulador que facilita qual a melhor opção de acordo com o perfil de cada família. Permite consultar todos os tarifários do mercado, assim como simular consumos, para descobrir qual o tarifário mais adequado às necessidades de cada consumidor.

Alimentação
No site da Deco existe um simulador onde é possível identificar os supermercados mais baratos em cada zona do país. Pode visitá-lo em www.deco.proteste.pt/alimentacao/supermercados/simule-e-poupe/supermercados-qual-o-mais-barato

Fonte: http://economico.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário