quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Dia da Liberdade – 25 de Abril

                       

“Há 38 anos, os Militares de Abril pegaram em armas para libertar o Povo da ditadura e da opressão e criar condições para a superação da crise que então se vivia.
A data celebra a revolta dos militares que a 25 de Abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar, que governava Portugal desde 1933.
O Movimento das Forças Armadas, composto por militares que haviam participado na Guerra Colonial e por estudantes universitários teve o apoio da população portuguesa, conseguindo a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição a 25 de Abril de 1976.
Após a revolução foi criada a Junta de Salvação Nacional que nomeou António de Spínola como Presidente da República e Adelino da Palma Carlos como Primeiro-Ministro.
Os dois anos seguintes foram de grande agitação social, período que ficou conhecido por PREC (Processo Revolucionário em Curso).
Desta forma o dia 25 de Abril é conhecido como o Dia da Liberdade.”
Após 38 anos, o 25 de Abril continua a dividir a sociedade portuguesa, sobretudo os cidadãos mais velhos, que viveram os acontecimentos de perto.
Nos últimos anos, o poder político que tem governado Portugal, deixou de refletir o regime democrático herdado do 25 de Abril.
O Governo é eleito pelo Povo, mas imediatamente o governo é manietado pelo poder económico, isto é, temos presentemente uma pretensa democracia cujos valores estão subjugados ao poder económico.
Viva Portugal, Viva a Liberdade, mas com justiça  política, económica, social e cultural que corresponda aos anseios profundos do Povo Português.

Sem comentários:

Enviar um comentário