sábado, 7 de dezembro de 2013

Momentos de Lazer de 07 a 13 de Dezembro



Porto & Norte


Veterinário por um dia

O Hospital Veterinário do Porto (HVP) convida os mais novos a vestirem a bata de veterinário, fazerem o diagnóstico e proporem o tratamento adequado num consultório pensado à sua medida. No dia 7 de Dezembro, o HVP promove um open day para toda a família que conta com demonstrações de cães da GNR, apresentação de novas tendências e a oportunidade de "ser veterinário por um dia". A saúde oral dos cães, bem como técnicas de prevenção de doenças típicas destes animais vão ser temas abordados neste evento, com início marcado às 14h30.

A arte nos corredores da Lionesa

A BazArte é um mercado de arte diferente que leva a arte de artistas consagrados e novos talentos a locais imprevistos. Esta iniciativa de intervenção promove conversas com criadores e mentores de projetos, workshops e pinturas ao vivo. Pelas 16h00 de sábado, o artista plástico José Rosinhas fala sobre um novo conceito de galeria. De 1 a 24 de Dezembro na Lionesa, no Porto, as obras são comercializadas a preços fixos, 49, 99 ou 199 euros. Durante a semana, o mercado está aberto das 12h00 às 20h00, ao sábado, das 10h00 às 20h00, e ao domingo, das 15h às 18h00, com exceção do domingo de 22 de Dezembro em que o horário de funcionamento será das 10h00 às 20h00.

Lendas de Guimarães

No sábado, dia 7, alguns dos atletas que nos anos 50, 60, 70 e 80 contribuíram para engrandecer o desporto e os clubes de Guimarães reúnem-se para o Guimarães Legends, no Pavilhão Almor Vaz (ex-Inatel). O evento, que começa às 14h00, conta com vários torneios de andebol, voleibol e basquetebol, onde os míticos atletas mostram a sua determinação e a paixão desportiva. A entrada é gratuita.

Habitar na Almeida Garret

Habitar(s) é o nome da exposição apresentada até 23 de Fevereiro na galeria da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto. Com obras das coleções da Fundação de Serralves e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a mostra desenvolve-se em torno da ideia plural de habitar, presente em fotografias, esculturas, pintura, desenho e vídeo.

Descobrir Espanha sem sair do Porto

Locais como o Centro Português de Fotografia, o Museu Nacional de Soares dos Reis ou a Fundação de Serralves acolhem, até dia 2 de Fevereiro, a Mostra Espanha 2013. Arquitetura, design, experiências, conferências e debates revelam o que melhor se produz em termos artísticos e culturais mesmo aqui ao lado. Conheça toda a programação no site da Mostra Espanha 2013.

XV PortoCartoon-World Festival no aeroporto

O Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro tem patente até dia 31 de Dezembro a exposição do XV PortoCartoon-World Festival, considerado um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa. Este ano sob o tema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, pode apreciar um conjunto de obras participantes no certame quando estiver de passagem por este aeroporto.

Almanaque no Mercado de Matosinhos

A mostra Almanaque é composta por mais de cem revistas que contam parte da história do design gráfico português. "Almanaque, Uma História do Design Português em Revista" está patente até dia 20 de dezembro no espaço Quadra, no Mercado Municipal de Matosinhos. Uma exposição sobre a história do design gráfico português através das mais marcantes revistas publicadas desde o final do século XIX até à atualidade a não perder, com entrada livre. Mais informações no site da ESAD.

Centro & Sul

Pão de Todos, Para Todos

Se passar na Praça da Figueira, em Lisboa, entre os dias 6 e 8 de Dezembro, não estranhe o aroma a pão quente, porque o Pão de Todos, Para Todos está de regresso, comemorando 10 anos de partilha com vários concertos e workshops. A iniciativa, organizada pela Associação CAIS, pretende continuar a fomentar a partilha entre todos, distribuindo gratuitamente, entre as 10h00 e as 20h00, diferentes tipos de pão acompanhados de bebidas quentes, a todos os que visitarem o espaço.

Música sacra em Lisboa

O coro romeno Theoforos dão início ao programa Natal em Lisboa, que alia a música sacra ao património cultural da cidade. Os Cânticos Romenos de Natal à capela são reunidos num repertório variado, que vai desde peças folclóricas até composições cultas. Theoforos apresenta-se pelas 21h30, no sábado, dia 7, na Basílica da Estrela de Lisboa. No domingo, dia 8, é a Escola de Música do Conservatório Nacional que se apresenta, pelas 16H00, na Igreja de São Nicolau. São sete concertos de grupos corais, orquestras de câmara e ensembles em algumas das mais belas igrejas da cidade, em igrejas e uma maratona de concertos do Conservatório de Lisboa, no Cinema São Jorge. À excepção do último concerto  de dia 20 no Cinema São Jorge, toda a programação do Natal em Lisboa 2013 é de entrada livre, sujeita à lotação de cada espaço.

Cinanima na Culturgest

A Culturgest, associa-se ao Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação projetando os filmes premiados na 37ª edição do festival. O Cinanima é o mais importante festival de cinema de animação português. Brincar, pelo Colectivo de Crianças e Jovens de Guimarães, Três Semanas em Dezembro, de Laura Gonçalves, Ana – Um Palíndrome, de Joana Toste, Boles, de Spela Cadez, Gernika, de Ángel Sandimas, My mum is an airplane, de Yulia Aronova, Hearth, de Bálint, Baths, de Tomek Ducki, Ziegenort, de Tomasz Popakul e Plug & Play, de Michael Frei são os filmes que pode assistir gratuitamente no domingo, dia 8, a partir das 17h00, no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa.

O caracol de Grândola

Este domingo, dia 8, integrado na 29ª edição da Feira do Livro, a Biblioteca Municipal de Grândola recebe o espetáculo para bebés e crianças Afinal o Caracol. Com poemas de Fernando Pessoa, a intérprete, Cristina Paiva, conta a história de um caracol, brincando com palavras, silêncios e música. Estão agendadas duas sessões com entrada livre, às 11h00 para bebés (6 meses aos 3 anos) e às 15h00 para crianças mais crescidas (3 aos 5 anos). Mais informações no site da Companhia de Teatro Andante.

Sabores portuenses em Lisboa

Os amantes de francesinhas não podem perder o primeiro Festival da Francesinha de Lisboa, na FIL, no Parque das Nações. O certame, que decorre até 8 de Dezembro, das 12h00 às 23h00, conta com a presença de especialistas neste prato tradicional do Porto, que apresentam também novas versões desta sanduiche especial, como a francesinha de porco no espeto. Entre os restaurantes presentes contam-se as cervejarias portuenses Cufra, Lado B e Majara, e o Tappas Caffe. A entrada é livre.

O boi e o burro em Leiria

O Teatro Miguel Franco, em Leiria, recebe a peça O Boi e o Burro a Caminho de Belém. O espetáculo realizado por Estagiários do Curso de Artes do Espetáculo, do Colégio São Teotónio de Coimbra tem entrada gratuita. Até 20 de Dezembro, com sessões às 10:30 e 14:30 de terça a sexta-feira e às 16h30 aos sábados e domingos, a noite do nascimento de Jesus recriada a partir do olhar do boi e do burro.

Cozinhar no Mercado

O Mercado da Vila em Cascais acolhe no próximo sábado, dia 7, uma iniciativa de promoção do consumo de cavala, com aulas de culinárias gratuitas seguidas de degustações. Entre as 10h00 e as 12h00, aprenda a confeccionar refeições económicas e nutricionalmente ricas com uma das espécies mais abundantes na costa portuguesa. Organizada pela Docapesca, em colaboração com o Município de Cascais e a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, a iniciativa enquadra-se na Campanha da Cavala.

Origami no Redondo

A arte tradicional e secular japonesa está de volta à Biblioteca Municipal do Redondo, no sábado, dia 7. O XIV Atelier de Origami começa pelas 15h00 e ensina a criar representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma folha de papel. A participação é gratuita.


Alcáçovas doce

De 6 a 8 de Dezembro, perto de 30 expositores de vários pontos do país vão mostrar o que de melhor se faz na doçaria conventual e palaciana, na Mostra de Doçaria de Alcáçovas. No programa de domingo, dia 8, realizam-se dois passeios, um em BTT e outro fotográfico. O programa inclui ainda o Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, demonstrações de sobremesas gourmet, animação musical, momentos de dança e oficinas para crianças. Conheça o programa.

Sem comentários:

Enviar um comentário