sábado, 14 de dezembro de 2013

Momentos de Lazer de 14 a 20 de Dezembro



Norte & Porto
Pão de Todos, Para Todos

Se passar na Praça dos Poveiros, no Porto, entre os dias 13 e 15 de dezembro, não estranhe o aroma a pão quente, porque o Pão de Todos, Para Todos está de regresso, comemorando 10 anos de partilha com vários concertos e workshops. A iniciativa, organizada pela Associação CAIS, pretende continuar a fomentar a partilha entre todos, distribuindo gratuitamente, entre as 10h00 e as 20h00, diferentes tipos de pão acompanhados de bebidas quentes, a todos os que visitarem o espaço.
Jazz no Passeio dos Clérigos

O Passeio dos Clérigos, na baixa portuense, convida-o a vibrar com os sons e as músicas de Natal, revisitados pelos grandes clássicos do jazz. Este fim-de-semana, a partir das 16h30, os dois concertos de Natal, com entrada livre, são assinados pelo Swingsing Project, um projecto de Jazz "mainstream", onde temas reconhecidos pelo grande público são revisitados a partir de uma nova identidade sonora.
A arte nos corredores da Lionesa

A BazArte é um mercado de arte diferente que leva a arte de artistas consagrados e novos talentos a locais imprevistos. Esta iniciativa de intervenção promove conversas com criadores e mentores de projetos, workshops e pinturas ao vivo. Pelas 16h00 de sábado, o artista plástico José Rosinhas fala sobre um novo conceito de galeria. De 1 a 24 de dezembro na Lionesa, no Porto, as obras são comercializadas a preços fixos, 49, 99 ou 199 euros. Durante a semana, o mercado está aberto das 12h00 às 20h00, ao sábado, das 10h00 às 20h00, e ao domingo, das 15h às 18h00, com exceção do domingo de 22 de dezembro em que o horário de funcionamento será das 10h00 às 20h00.
Habitar na Almeida Garret

Habitar(s) é o nome da exposição apresentada até 23 de fevereiro na galeria da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto. Com obras das coleções da Fundação de Serralves e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a mostra desenvolve-se em torno da ideia plural de habitar, presente em fotografias, esculturas, pintura, desenho e vídeo.
Gospel a anunciar o Natal

A chegada do Natal a Estarreja é anunciada no próximo sábado,dia 14 de dezembro, por vozes de várias nacionalidades que compõem os Gospel Collective. Um coro de música espiritual negra que, às 22h00, leva ao Cine-Teatro de Estarreja um alinhamento composto por clássicos do gospel norte-americano, tais como Happy Day e Oh When The Saints.
O boi e o burro em Leiria

O Teatro Miguel Franco, em Leiria, recebe a peça O Boi e o Burro a Caminho de Belém. O espetáculo realizado por Estagiários do Curso de Artes do Espetáculo, do Colégio São Teotónio de Coimbra tem entrada gratuita. Até 20 de dezembro, com sessões às 10:30 e 14:30 de terça a sexta-feira e às 16h30 aos sábados e domingos, a noite do nascimento de Jesus recriada a partir do olhar do boi e do burro.

Lisboa & Sul
Luz no Terreiro do Paço

Sábado, dia 14 de dezembro, às 19h00, não perca a sessão inaugural do Circo de Luz, no Terreiro do Paço. Um espetáculo multimédia gratuito, da autoria artística de Nuno Maya e Carole Purnelle, que celebra o Natal e promete deslumbrar o público. Circo de Luz utiliza o vídeo mapping e a animação 2D e 3D para explorar o universo vintage, burlesco e festivo da arte circense, com vozes de atores a dar vida a personagens de animação e com uma música original do grupo Deolinda. As sessões ao fim de semana decorrem às 18h00, 19h00, 20h00, 21h00, 22h00.
Campo de Ourique mais doce

O melhor de Campo de Ourique vai estar à prova num dia "aberto" às compras, ao lazer e à degustação. No próximo sábado, dia 14, quem passar pelo emblemático bairro da capital é convidado a participar num circuito de degustação de doces de Natal pelas oito pastelarias e restaurantes aderentes. As lojas também proporcionam um dia diferente de compras, com provas de produtos, muita música e descontos. A iniciativa conta ainda com pinturas faciais e a passagem do carro do Pai Natal com os seus duendes, que prometem fazer as delícias dos mais novos. Este evento natalício não estaria completo sem o concerto do Coro de Natal, às 21:30, na Igreja de Campo de Ourique. Conheça todas as iniciativas no facebook  do Campo de Ourique - Lisbon Shopping Destination.
Música sacra em Lisboa

Natal em Lisboa apresenta um programa que alia a música sacra ao património cultural da cidade. Este fim-de-semana os concertos começam com Os Músicos do Tejo, que atuam na Igreja de São Roque, às 21h30. O Coro de Câmara Lisboa Cantat apresenta-se pelas 16h00, no sábado, dia 14, na Igreja da Madalena. No domingo, dia 15, os Ensemble Vox Angelis apresentam-se, pelas 16H00, na Igreja da Graça. São sete concertos de grupos corais, orquestras de câmara e ensembles em algumas das mais belas igrejas da cidade, em igrejas e uma maratona de concertos do Conservatório de Lisboa, no Cinema São Jorge. À exceção do último concerto de dia 20 no Cinema São Jorge, toda a programação do Natal em Lisboa 2013 é de entrada livre, sujeita à lotação de cada espaço.
Património em curtas

Ao longo de dois dias, no Cinema City de Alvalade, serão exibidas 15 curtas-metragens escolhidas pelo Júri do 8º Concurso de Vídeo Fundação INATEL. A mostra das obras selecionadas tem entrada livre e começa pelas 19h00. OPatrimónio Cultural Imaterial está em destaque nestas exibições, sendo tema obrigatório de uma das categorias a concurso.

Sabores portuenses em Lisboa

Os amantes de francesinhas não podem perder o primeiro Festival da Francesinha de Lisboa, na FIL, no Parque das Nações, onde especialistas deste prato tradicional do Porto, apresentam também novas versões desta sanduiche especial, como a francesinha de porco no espeto. O sucesso do certame foi tal, que decidiram prolonga-lo até dia 15 de dezembro, das 12h00 às 23h00. Entre os restaurantes presentes contam-se as cervejarias portuenses Cufra, Lado B e Majara, e o Tappas Caffe. A entrada é livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário