segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

IUC #1 - Deixar de ter o carro registado em seu nome & evitar pagar imposto de carros que já não tem

Muitos contribuintes continuam a receber cartas das Finanças para pagar o Imposto Único de Circulação (IUC), relativo a anos anteriores, de viaturas que já não têm.

A partir do mês de Julho de 2007, com a reforma do imposto automóvel, passou a fazer incidir o imposto sobre o proprietário do veículo e não sobre o carro. Os contribuintes só deixam de ter o carro em seu nome se houver transferência de propriedade ou anulação de matrícula.

Deste modo, quem ainda tem automóveis registados em seu nome, pode vir a ser chamado a pagar o imposto de um carro que já não é seu, (automóvel foi vendido e o novo proprietário não mudou o registo do veículo, o carro foi para a sucata e não há provas disso), os contribuintes são obrigados a pagar o imposto em falta, porque a propriedade continua em seu nome.
Os contribuintes que se encontram neste cenário, têm que regularizar esta situação e têm que dar baixa dos carros o mais breve possível.

Caso não o façam, além do imposto em falta, são ainda devidos os juros de mora e uma multa. Esta é de 15 euros para pagamentos fora do prazo até 2012, mas a partir desta data o valor aumenta para 25 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário