quarta-feira, 9 de abril de 2014

Carro a GPL - prós & contras


Contras:
Encher 45 litros de GPL leva aproximadamente 3 a 4 minutos, o mesmo tempo que demorava para meter 70 litros de gasolina;

O Gás perde pressão quando está a acabar, este é um contra do carro ser bifuel. Se andar com o carro com o gás quase a acabar, com apenas 2 ou 3 litros do depósito, é fácil o carro passar para gasolina ao acelerar um pouco mais o acelerador porque não tem pressão suficiente;

Existem apenas 156 postos com GPL Auto a nível nacional.

Prós:
O uso do GPL faz reduzir os gases nocivos à camada de ozono, os hidrocarbonetos e as emissões de Dióxido de Carbono;

Sempre que atesta o seu carro, com um depósito com 50 litros de capacidade, está a gastar 78,85 euros. Se tivesse o seu carro movido a GPL, cada vez que ia à bomba, desembolsava 37,95 euros por cada abastecimento. Com o GPL conseguirá poupar cerca de 50 por cento em relação à gasolina.

Como mudar:
Basta que instale um kit de GPL na sua viatura. Os preços variam consoante o modelo e a marca do carro, acrescido da sua potência, cilindrada e o tipo de ignição. Os kits de GPL podem ser encontrados facilmente nos instaladores autorizados que façam a mudança do tipo de combustível do seu carro. O preço da instalação oscila entre os 800 e os 3000 euros.

Custos:
Se faz 30 mil quilómetros anuais com o seu automóvel, e caso ele gaste 6,5 litros por cada 100 quilómetros, a poupança que dá à sua carteira, em relação à gasolina, é de cerca de 1600 euros. Se a instalação se situar nos 1800 euros, após pouco mais de um ano de utilização tem o retorno do seu investimento de volta.

Segurança:
É seguro usar este tipo de combustível no seu carro, desde que seja colocado por um instalador autorizado. Aqui os instaladores autorizados pela entidade competente.

Onde mudar:
Para mudar o tipo de combustível do seu automóvel, tem de se dirigir a um instalador autorizado pelo IMTT – Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres. Esse instalador será responsável ainda por tratar de toda a burocracia inerente ao processo.

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