terça-feira, 29 de agosto de 2017

144 - Linha Nacional de Emergência Social

Foto de União das Mutualidades Portuguesas.

Desde Junho de 2017 e, em situações de emergência, foi ativada a Linha Nacional de Emergência Social, “um serviço público, gratuito, de âmbito nacional, com funcionamento contínuo e ininterrupto (24h por dia, todos os dias do ano), que tem como objetivo garantir resposta imediata a situações que necessitem de atuação emergente e urgente no âmbito da proteção social“.
A Linha Nacional de Emergência Social (LNES) é ativada telefonando para o 144 e está vocacionada para situações de “vulnerabilidade e desproteção resultante de não estarem asseguradas, a breve prazo, as condições mínimas de proteção pelo que se impõe uma intervenção urgente e encaminhamento para os serviços” e de “vulnerabilidade e desproteção, resultante de não estarem asseguradas as condições mínimas de proteção e que constituam um perigo real, atual ou iminente, necessitando de uma intervenção social imediata.
Entre os grupos prioritários servidos pela referida linha contam-se as pessoas sujeitas a:
·         Violência em contexto doméstico
·         Ausência ou perda de autonomia
·         Abandono
·         Desalojamento
·         Sem-abrigo
·         Crianças e jovens em situação de perigo
A segurança Social articulará, na sequência dos contactos feitos para esta linha, as ações a desenvolver com outras entidades.
Guia prático da Segurança Social sobre a LNES aqui.

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