terça-feira, 17 de julho de 2012

Como rentabilizar o reembolso do IRS e o Subsídio de Férias?


Já recebeu o reembolso do IRS? Ainda tem subsídio de férias? Saiba como rentabilizar o dinheiro extra, que em certos casos é avultado.
Amortizar créditos caros
Se tiver créditos com TAE (Taxa Anual Efetiva) superior a 5% vai ser difícil encontrar investimentos com rentabilidade semelhantes, pelo que pode poupar muito, a prazo, se os amortizar. Se não tem créditos ou os que tem são baratos (TAE <3%), pode aproveitar o reembolso para reforçar as suas poupanças.
Poupar ou Investir
         Depósitos a prazo
Os depósitos a prazo têm sido o destino dado pelos portugueses relativamente às suas poupanças. As taxas de juro oferecidas pelas instituições financeiras, ronda os 4%, o que contribuem para este sucesso. Beneficia do Fundo de Garantia de Depósitos (FGD) que cobre os valores depositados desde que os mesmos não ultrapassem os 100 mil euros. Este valor é definido por instituição e por depositante.
Duas soluções a curto prazo são o Best Bank 5,25% TANB a 90 dias e o ActivoBank 4,25% ou 4,75% TANB a 120 dias.
         Bolsa
Investir em ações pode representar um bom negócio devido ao elevado potencial de valorização, mas o risco é sempre elevado. Não há garantia de rendimento nem de capital. Os especialistas aconselham os interessados a fazer este investimento a prazo (pelo menos a cinco anos) para ultrapassar as flutuações do mercado. Não se esqueça da regra "do dividir para reinar": ao escolher títulos de diferentes países e sectores, consegue reduzir as flutuações do investimento.
Ouro
Este metal precioso continua a ser uma referência durante as épocas de crise, principalmente nesta altura em que se vive uma grande instabilidade no sector financeiro e na dívida pública. De acordo com a Associação de Defesa do Consumidor (Deco), "o brilho do ouro poderá eclipsar-se porque não há garantia de rendimento futuro". Deve ter cuidado com o local e o preço do ouro onde fizer a aquisição. Há sempre grandes diferenças nos valores de compra e venda. Analise muito bem, compare e tente fazer o melhor negócio.
 Como investir? Pode apostar em barras (com pesos entre 2,50 gramas e 12,50 quilos). Em Portugal, o peso do ouro expressa-se em euros por grama, e as cotações derivam de Londres, onde o preço é fixado em dólares por onça (31,1 gramas).Pode ser transacionado nos bancos, ourivesarias e agências de câmbio.
Certificados de Aforro
Há muito que perderam o estatuto de instrumento preferido de poupança pelos portugueses, uma vez que, a remuneração não compensa face a outros produtos de poupança com nível de risco semelhante, como, os depósitos a prazo. Em termos líquidos, a taxa de juro que está a ser oferecida em Junho nas subscrições de Certificados de Aforro é de 0,829%. Este valor é bastante inferior à rentabilidade líquida oferecida por um grande número de depósitos a prazo. A rentabilidade dos Certificados de Aforro depende, da Euribor a três meses. O dinheiro investido não está disponível nos primeiros três meses. O montante mínimo exigido é de 100 euros, o máximo, 250 mil euros. O consumidor ganha prémios de permanência.
Certificados do Tesouro
Estão a atrair cada vez menos investidores. Os cortes de juros levados pelo Estado tornaram este produto financeiro menos atrativo. Esta é uma forma de investir em dívida pública. As taxas são definidas no final de cada mês e variam consoante o prazo aplicado até um máximo de 10 anos. Os Certificados do Tesouro (CT), são títulos indexados à rendibilidade de vários instrumentos de financiamento do Estado, o capital investido está garantido. Os CT, estão mais vocacionados para investimentos a médio e a longo prazo. Para quem está a pensar em investir a 10 anos, pode contar com uma taxa ilíquida de 7,10%. Esse valor desce para 6,80% para uma aplicação a cinco anos e para 1,20% se investir até cinco anos. Produto de poupança é pouco compensador para quem está a pensar em investir a curto prazo. O montante mínimo de subscrição é de mil euros e o máximo é de um milhão de euros. Os Certificados do Tesouro permitem o resgate antecipado, tanto total como parcial, após seis meses da aplicação.
Lazer
Não tem créditos e a sua poupança está bem encaminhada, aproveite parte do seu reembolso em lazer. Não o faça é antes de ter as suas finanças pessoais em ordem.
Como este ano não recebi o subsídio de férias, vou aproveitar o reembolso do IRS para criar um Fundo de Emergência. Um Fundo de Emergência é uma reserva de dinheiro de fácil acesso para ser utilizado apenas em caso de emergência. Desta forma é mais fácil superar  imprevistos, como exemplo, uma despesa médica substancial, uma reparação grave em casa ou no carro, uma fatura surpresa do fisco, etc.
Conclusão: Férias lowcost. Não é necessário gastar muito dinheiro para passar umas férias boas e felizes em família ou entre amigos :)

Sem comentários:

Enviar um comentário