quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cuidados a ter em compras pela internet


Fazer compras online, trás muitas facilidades ao consumidor, nomeadamente comodidade, conforto, uma vez que, não precisa sair de casa, o serviços está disponivel 24 horas por dia, variedade de produtos e preços mais atraentes.No entanto, é necessário ter alguns cuidados para evitar futuros problemas. 

Antes de efetuar as suas compras fique atento a estes detalhes:

Procure no site a identificação da loja - endereço, telefone, se tiver apenas disponível um apartado ou um e-mail, não o considere.Tenha preferência por empresas que possuem também estabelecimentos físicos.  

Verifique a segurança do site – certifique-se de que o endereço começa com https://, e não somente com http://. Isto é uma garantia de que as informações disponíveis serão lidas apenas pela empresa responsável pelo pedido.

Faça uma pesquisa em sites de buscas - redes sociais, fóruns de discussão, para verificar se existem queixas em relação à empresa.

Desconfie de preços muito baixos - verifique se há despesas adicionais, como custos com transporte ou alfandegários para evitar surpresas desagradáveis. Por exemplo, se efetuar uma compra dentro da União Europeia não paga direitos alfandegários, mas há a possibilidade de que tal aconteça nas compras efetuadas noutros países, como os Estados Unidos.

Depois de escolher os produtos a comprar, segue-se a fase do pagamento – verifique de que o site lhe pede apenas as informações necessárias para concluir a compra. Uma das formas de pagamento habituais é o cartão de crédito. Se puder, evite esse método de pagamento. Uma das alternativas é a criação de um cartão virtual ou ainda o Paypal - www.paypal.com. Esteja atento ao extrato do seu banco para conferir se os valores debitados correspondem ao valor da compra efetuada. Guarde todos os dados das compras (nome do site, itens adquiridos, comprovativos de pagamento e anúncio).

Sem comentários:

Enviar um comentário