sábado, 10 de novembro de 2012

Momentos de Lazer de 10 a 16 de Novembro

Norte

Monção oferece Magusto
Este domingo, dia 11 de Novembro, pelas 14h30, celebra-se o São Martinho, em Monção, com um Magusto na Praça Deu-la-Deu Martins, aberto a todos os residentes e visitantes. Para além da castanha e da jeropiga, a festa conta ainda com a música dos tocadores de concertina e dos cantares tradicionais ao desafio.
Saiba mais
AQUI.
Dia Europeu do Enoturismo
As autarquias de Monção e Melgaço organizam este domingo, dia 11 de Novembro, um programa que pretende divulgar o vinho característico da região, o Alvarinho. A partir das 10h00 realizam-se visitas guiadas aos centros históricos das duas localidades com entradas gratuitas em espaços culturais como Torre de Menagem, Museu do Cinema e Museu de Memória e Fronteira (Melgaço) e Casa Museu de Monção/UM e Centro Interpretativo do Castro de S. Caetano (Monção). Mas não só de visitas é composto o programa, pois estão previstas provas de vinho no Paço do Alvarinho, em Monção, e Solar do Alvarinho, em Melgaço.Consulte
AQUI o programa.
Mostra Coletiva de Fotógrafos em Ovar
Na galeria do Posto de Atendimento Turístico do Furadouro, em Ovar, está patente a exposição “Mostra Coletiva de Fotógrafos do Concelho de Ovar”, até ao dia 06 de Janeiro do próximo ano.

Exposição "Nomadismo e Disseminação"
Está patente até ao dia 16 de Dezembro, na Fábrica Asa, em Guimarães, a exposição "Nomadismo e Disseminação". A mostra centra-se nos conceitos de deslocamento, nomadismo e disseminação territorial enquanto paradigmas práticos e teóricos da produção e educação artísticas recentes.
Saiba mais
AQUI.
As obras de Michelangelo Pistoletto
Até ao dia 16 de Dezembro, no âmbito do evento Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012, a cidade apresenta um conjunto de obras que dão a conhecer o pensamento e a produção artística de Michelangelo Pistoletto. Este conceituado artista italiano desenvolveu, para a Capital Europeia da Cultura, um processo único de conhecimento articulado em três momentos: criação de uma instalação de arte pública cidade de Guimarães, uma exposição da obra de Pistoletto da série Love Difference em sete espaços da cidade e ainda uma conferência ‘Being Singular Plural’ na Fábrica ASA.
Saiba mais
AQUI.
2012 Odisseia Kubrick
Está patente em Vila do Conde, no Solar – Galeria de Arte Cinemática, a exposição "2012 Odisseia Kubrick", no âmbito da 20ª edição do Festival de Curtas de Vila do Conde, que inclui várias obras do cineasta. As sessões são de terça a domingo, até Novembro e têm entrada livre. Consulte AQUI o programa disponível até ao dia 11 de Novembro.
Guimarães com Edifícios & Vestígios
"Edifícios & Vestígios" é a exposição patente no sector G da Fábrica Asa, em Guimarães. A temática de "Edifícios & Vestígios" centra-se na era pós-industrial e reúne uma série de projetos de várias áreas como a arte, arquitetura, fotografia, design, som, cinema, engenharia, história, arqueologia, antropologia ou etnografia.
Saiba mais
AQUI.
“Style on Stage”: Oito bandas, oito talentos, oito concertos gratuitos
O The Style Outlets, em Vila do Conde, comemora o seu oitavo aniversário com um concurso de talentos musicais e ainda oito concertos de cantores e bandas nacionais. Entre o dia 10 e 17 Novembro, sempre às 19h30, são vários os artistas que por lá vão passar como os Expensive Soul, os Clã, Mónica Ferraz, Luísa Sobral, entre outros.
Saiba mais
AQUI.
Maia: Conhecer a cidade através das nuvens
Todos os segundos sábados de cada mês, a Câmara Municipal da Maia convida o público a observar gratuitamente, através do mirador da Torre Lidador, com uma altura de 92 metros, a cidade da Maia e toda a Área Metropolitana do Porto.

Porto

A arte da fotografia
Como vem sendo hábito o
Centro Português de Fotografia brinda-nos com grandes trabalhos de fotografia. São várias as exposições que podem ser visitadas gratuitamente nos próximos meses. Entre elas está uma mostra sobre a história da emigração portuguesa e outra que incide sobre as partes da cidade do Porto marcadas pelo abandono - "sossego", nas palavras do seu autor.
Saiba mais
AQUI.

Serralves: Arte com ArteA Fundação de Serralves tem mais uma oficina para toda a família. Este domingo, a partir das 11h00, através de jogos de observação e interpretação do espaço, descubra o Museu de Serralves e a dinâmica das suas exposições. A partir de maquetas gigantes a oficina recria os lugares de exposição.
Saiba mais
AQUI.
Lisboa

Rotas e Rituais no Cinema São Jorge
A decorrer até ao dia 17 de Novembro está o festival Rotas e Rituais, no cinema São Jorge, em Lisboa. O evento centra-se no cinema e música brasileira. Os concertos requerem pagamento, mas os filmes têm exibição com entrada livre, limitadas à lotação da sala. Consulte
AQUI o programa.

Música Eletrónica nas Janelas Verdes
O Le Chat, espaço localizado nas Janelas Verdes, bem perto do Museu de Arte Antiga, abre as portas ao público, este sábado, dia 10 de Novembro, a partir das 17h00, para o lançamento da nova agência Double Date - Música Electrónica. A Double Date promete conquistar todos os amantes de boa dança que queiram festejar o melhor da musica eletrónica, com a vista magnifica para o rio Tejo. Por lá vão passar Mário Valente, Glam Slam Dance, Fulano47, Sininho, Pan Sorbe, Valise D'Images, Rui Estevão, entre outros.
The Lisbon Ballerina Project
O Jazzy Dance Studios recebe, este fim-de-semana, de 09 a 11 de Novembro, a exposição do The Lisbon Ballerina Project. A mostra conta com 85 imagens captadas ao longo de mais de dois anos. Maria Emauz expõe  os seus trabalhos mais recentes, uma colecção intitulada "Dance Me”. Consulte
AQUI o programa.O Museu em montagem
O Museu Coleção Berardo conta com a exposição fotográfica de Rodrigo Bettencourt da Câmara, “O museu em montagem”. A mostra conta com diversas fotografias que registam a montagem da exposição da coleção Berardo e ainda de várias exposições temporárias.
Saiba mais
AQUI.
Ruas de Baixo na Baixa-Chiado
A Ruas de Baixo, portal de cultura urbana e lifestyle, está presente durante todo o mês de Novembro na estação de metropolitano Baixa-Chiado. Garantidos estão concertos, exposições e debates. Consulte
AQUI o programa.
Ilustrações de Alice no País das Maravilhas
Para recordar a personagem criada por Lewis Carroll, Alice, visite a exposição “Um Chá para Alice”, na sala de Exposições Temporárias, no piso 01, da na Fundação Gulbenkian. A mostra conta com ilustrações de 21 autores contemporâneos oriundos de 15 países. Para além de Alice é possível ver ilustrações das personagens mais carismáticas da história de “Alice no País das Maravilhas”.
Saiba mais
AQUI.
Festa de São Martinho em Oeiras
Este domingo, dia 11 de Novembro, a partir das 11h00, a festa da Castanha regressa ao concelho de Oeiras, no Largo 5 de Outubro do Centro Histórico. Para além de serem servidas castanhas gratuitamente, pode ainda contar com muita música e animação.
Saiba mais
AQUI.
“A minha cidade vista pelos teus olhos”
“A minha cidade vista pelos teus olhos” é o tema do intercâmbio organizado pelo Goethe-Institut Portugal em 2012 e que reúne dois dos mais interessantes Urban Sketchers de Portugal e da Alemanha, Ricardo Cabral e Till Laßmann. Ricardo Cabral aventurou-se durante duas semanas pela Alemanha. Hamburgo foi o seu ponto de partida e Berlim, a capital, o destino. A mostra está patente no Goethe-Institut até ao dia 16 de Novembro.
Saiba mais
AQUI.
BES Arte & Finança com Paulo Nozolino
Está em exposição, no espaço BES Arte & Finança, em Lisboa, até dia 04 de Janeiro, a mostra “Usura” de Paulo Nozolino. O artista reúne nove dos trípticos de fotografias a preto e branco, sendo que esta é a primeira vez que junta praticamente todos os trípticos desenvolvidos por si até hoje.
Saiba mais
AQUI.
Exposição: “De Sensu et Sensato”
“De Sensu et Sensato”, de Martinha Maia, é a nova exposição patente no Espaço Arte Tranquilidade. A mostra, que está aberta ao público até ao dia 07 de Dezembro, conta com a curadoria de Maria do Mar Fazenda.
Saiba mais
AQUI.
Matthias Contzen com exposição em Cascais
Está patente até ao dia 18 de Novembro a exposição "My Pocket Universe" de Matthias Contzen, na Fortaleza da Cidadela de Cascais. Matthias Contzen apresenta 24 esculturas que vão estar dispersas pelo perímetro interior da Cidadela e ainda no interior da Pousada Cidadela de Cascais.
Saiba mais
AQUI.
Casa da Achada: "Artistas Amigos de Mário Dionísio"
A exposição "Artistas amigos de Mário Dionísio - desenho e pintura do século XX" conta com obras de artistas como Abel Salazar, Álvaro Cunhal, Júlio Pomar, Júlio Resende, Vieira da Silva, entre outros. São obras de 28 artistas, todos do século xx, de características muito diferentes. O que têm em comum é terem vindo das paredes (poucos das gavetas) de uma mesma casa: a de Mário Dionísio e de Maria Letícia, na Av. Elias Garcia, em Lisboa.
Saiba mais
AQUI.
Riso: Uma exposição a sério
Como diz o ditado, "rir é melhor remédio". Está patente, até ao dia 17 de Março, no Museu da Eletricidade uma exposição dedicada ao riso. São de 300 os artistas que estão representados em sete núcleos temáticos onde se encaixa tudo o que nos faz rir, desde pintura a vídeo, passando pela literatura e a escultura. A exposição está aberta todos os dias ao público, exceto à segunda-feira, das 10h00 às 18h00.
Saiba mais
AQUI.
Exposição de desenho e pintura: Lisboa dos Fados
Está patente na Allarts Gallery, em Lisboa, até ao dia 24 de Novembro, a  exposição, “Lisboa dos Fados”, de desenhos e óleos de Albino Moura que retrata autenticidade da Capital do Fado.
Saiba mais
AQUI.
Conferências da Sociedade Histórica da Independência de Portugal
A Sociedade Histórica da Independência de Portugal apresenta, ao longo do mês de novembro, várias atividades culturais de entrada livre, nomeadamente a conferência “D. Filipa de Vilhena – Da História ao Mito”e a conferência “Harmonia e Contrastes — Alexandre Herculano e Bulhão Pato” terça-feira, dia 6 às 17h00 e 18h00. E a conferência “Hospital D. Estefânia – 150 anos de História” quinta-feira dia 8 de novembro às 17h00.

Out Sessions
As Out Sessions estão de volta com boa música e muita dança, desta vez o lugar marcado é o Quiosque O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo no dia 10 de novembro às 21h00. O convidado da semana é Nunchuck autor do documentário "Meio Metro de Pedra", projeto único sobre a história do rock n'roll nacional.


Centro

Guarda: Exposição “Paisagens Improváveis”
A mostra “Paisagens Improváveis” tem inauguração marcada para este sábado, dia 10 de Novembro, na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda. A exposição fotográfica, patente até ao dia 30 de Dezembro, é de entrada livre.
Saiba mais
AQUI.

Feira da castanha em Marvão
A vila medieval de Marvão recebe por estes dias, 10 e 11 de Novembro, a 29ª edição da “Festa do Castanheiro”. Para além e encontrar os tradicionais produtos portugueses da época de Outono, pode contar com magustos, grupos folclóricos e musicais locais, animação circense,  fanfarras, os grupos de bombos e os teatros de rua.
Saiba mais
AQUI.
"Ritmos de Cor e Composição"
Até ao dia 11 de Novembro está patente, no Foyer do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, a exposição de pintura “Ritmos de Cor e Composição”, de Manuel Gorjão Henriques
Saiba mais
AQUI.
Cine Teatro avenida de Castelo Branco: Exposição "Ecos"
O Cine-Teatro Avenida, em Castel Branco, tem patente, até ao dia 03 de Dezembro, a exposição “Ecos”.Saiba mais AQUI.
Sul

25 Anos do Museu do Trabalho Michel Giacometti
O Museu do Trabalho Michel Giacometti assinala os seus 25 anos com um programa comemorativo que conta com exposições, música e artesanato, no qual é lembrada a mostra “O Trabalho faz o Homem”, que estreou no primeiro dia de abertura do museu setubalense. A iniciativa tem início no sábado, dia 10 de Novembro, com várias atividades gratuitas a partir das 15h00. A exposição fotográfica “O Trabalho faz o Homem” está patente até ao dia 15 de Janeiro, com os painéis “A recolha Etnográfica da coleção Michel Giacometti” e “Momentos”.
Saiba mais
AQUI.

A história do vinho no Redondo
O Museu Regional do Vinho, no Redondo, tem patente, até ao dia 29 de Janeiro, a exposição “ Vita Vinum Est”. Quem passar na terra do bom vinho fica a conhecer a história do néctar dos deuses e a sua cultura. Falamos do vinho, claro. A mostra apresenta uma história do vinho com base na recolha de dados arqueológicos no concelho do Redondo.

Exposição "Formas" no Palácio D. Manuel
A exposição "Formas" está patente no Palácio de D. Manuel, em Évora, até ao dia 30 de Novembro, uma exposição de escultura da artista plástica Visitação Zambujo, intitulada "Formas".
Saiba mais
AQUI.
“As Viagens de Gulliver”
Todos os domingos, até ao dia 11 de Novembro, o centro comercial Freeport, em Alcochete, conta com um espetáculo de teatro para os
mais pequenos, que decorre no Centro de Exposições. O teatro acontece todos os domingos entre as 12h00 e as 13h00.
Saiba mais
AQUI.

Portimão: Festival Cidades Invisíveis
A 4.ª edição do Festival Cidades Invisíveis, que termina este fim-de-semana, dia 10 de Novembro, tem como tema Barcelona. Guiado por Eduardo Mendoza, o Teatro Municipal de Portimão propõe uma viagem em redor da Barcelona literária lendária, mítica, fantástica e já desaparecida, e interpela a Barcelona actual, através dos seus criadores contemporâneos, com uma programação de música, teatro, novo-circo, dança, fotografia, cinema e literatura.
Saiba mais
AQUI.
Mostra do Fundo Antigo
No âmbito das comemorações dos 110 anos da Biblioteca Municipal de Faro está patente até ao dia 15 de Novembro a exposição Mostra do Fundo Antigo. O Fundo Antigo da Biblioteca Municipal de Faro é constituído por cerca de 4000 de livros do século XVI até ao século XVIII (período que antecede a industrialização do fabrico dos livros).
Saiba mais
AQUI.
Faro: Os 200 anos do Arco da Vila
O Museu Municipal de Faro tem patente até ao dia 20 de Janeiro de 2013uma exposição que assinala os 200 anos do Arco da Vila, monumento emblemático da cidade e uma das principais referências arquitetónicas do neoclassicismo algarvio. A mostra conta com esculturas atribuídas à oficina do mestre conimbricense Machado de Castro e pinturas de marca italiana dos finais de Setecentos e início de Oitocentos.
Saiba mais
AQUI.
Ilhas
Madeira

Exposição do Museu da Baleia da Madeira
A Gare marítima do Funchal tem patente, até ao dia 02 de Dezembro, a exposição: “Museu da Baleia da Madeira – recordando o passado, preparando o futuro”. A mostra conta com três vertentes do museu: museologia, educação e ciência. Por outro lado, é possível também conhecer alguns trabalhos elaborados pelos alunos do Centro de Actividades Ocupacionais de Machico.

Açores
 
Exposição “Os Dias Que Passam”
Até ao dia 30 de Novembro está patente, na Galeria Fonseca Macedo, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, entre as 14h00 e as 19h00, a exposição “Os Dias que Passam” , de Tiago Silva Nunes.
Saiba mais
AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário