sexta-feira, 19 de julho de 2013

Bancos lançam campanha “Não dê férias à Segurança”

A Associação Portuguesa de Bancos lançou uma campanha focalizada no período de férias através da qual procura alertar os clientes bancários para alguns dos riscos e medidas de prevenção que deverão ter em conta para evitar situações desagradáveis na utilização de serviços bancários. A campanha chama-se “Não dê férias à Segurança
“ (…)  a utilização de computadores ou smartphones deve ser efetuada de forma responsável, nomeadamente ter particular atenção à informação que se disponibiliza nas redes sociais.
Assim, deve ser dado especial atenção ao seguinte:
·         Não identificar ou fornecer dados pessoais como o nome completo, moradas ou telefones;
·         Não utilizar as Redes Sociais para criar constrangimentos noutros utilizadores e ter particular atenção aos “amigos” (que muitas vezes são simples utilizadores desconhecidos);
·         Não esquecer os jogos online muito apreciados pelos mais novos nesta época e que alguns deles não são mais do que uma via para obter passwords e informações pessoais.
Mesmo deixando o seu computador em casa, quando vai de férias, os smartphones e os tablets fazem parte da bagagem para aceder à internet, são por isso equipamentos com os quais se devem igualmente ter alguns cuidados genéricos na sua utilização: 
·         Dificulte o acesso ao seu Smartphone em caso de perda ou roubo, proteja-o com uma password de acesso.
·         Instale as aplicações apenas dos fornecedores confiáveis (App Store, Google Play, WindowsPhone Store, BlackBerry World, Nokia store) e confirme quais os níveis de permissão solicitados.
·         Defina limites e crie regras de utilização da Internet, implemente restrições de acesso, para impedir os seus filhos de instalar ou de executar programas que não sejam do seu conhecimento.
·         Já existem Antivírus disponíveis para alguns tipos de Smartphones, informe-se.
·         Actualize sempre o sistema operativo e as aplicações instaladas. Caso não proceda às actualizações, aumenta o risco de ataques virtuais ou instalação de aplicativos maliciosos.
·         Aceda apenas a Redes Wi-Fi conhecidas e evite clicar em links ou fazer download de aplicativos de fontes desconhecidas.
Contacte o seu banco imediatamente caso verifique que os dados solicitados na página de acesso ao serviço homebanking foram alterados, sem que este tenha efetuado uma comunicação prévia.

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