sábado, 13 de julho de 2013

Momentos de Lazer de 13 de Julho a 19 de Julho


 

PORTO & NORTE 

Festim Flamenco
A quinta edição do Festim - festival intermunicipal de músicas do mundo decorre a bom ritmo e esta quinta-feira oferece mais um espetáculo de entrada livre. Assista ao novo flamenco em ebulição. Junte-se a rumba catalã, boas pitadas de jazz e um cheirinho de pop-rock: eis a fusão que chega de Barcelona pela imaginação e talento dos D'Callaos, Para ver, ouvir e dançar, esta quinta-feira, 11 julho, no Largo 1º Maio, em Águeda (AgitÁgueda), a partir das 22h00. Saiba mais http://www.festim.pt.
Letras na Avenida
A festa do livro e das artes na cidade anima a cidade do Porto, entre os dias 12 e 28 de julho. Com uma programação variada, que inclui tertúlias, encontros com autores de livros, sessões de autógrafos e lançamentos, performances poéticas, música, oficinas para as crianças, cinema de animação, histórias musicadas, marionetas, dança, a iniciativa Letras na Avenida (na Avenida dos Aliados) promete animar esta zona da cidade. Em estreia nacional será exibido o documentário “Juntos”, do realizador e maestro António Victorino d’Almeida, versando a relação dos portugueses com o fado. A iniciativa Letras na Avenida conta com a participação de cerca de cem entidades, destacando-se as livrarias do Porto, e contará também com momentos espontâneos de animação de rua, promovendo a interação entre o público e os artistas.
Viver Zen
Inserida na iniciativa Espaço Zen, realiza-se, no próximo dia 13 de julho, das 10h00 às 23h00, a III Edição da feira “Viver Zen”. Este ano, incutindo ao evento um caráter mais inovador, estarão representadas novas terapias e diferentes workshops para um público que se apresenta cada vez mais exigente. Este evento contará com 42 expositores, e contempla um programa vasto e recheado de atividades, como workshops, Yoga do Riso, Dança do ventre, Taças Tibetanas, entre outras. Na Zona Lounge pode degustar e comprar chás, quentes e frios, crepes e outros produtos alimentares vegetarianos, sumos naturais, compotas, canapés, bolinhos, ervas aromáticas e outros produtos alimentares biológicos. Consulte a programação completa da feira Viver Zen
Dancem Todos
Dancem Todos é o nome do Festival Escolas de Dança que todos os anos, desde 2006, anima a cidade de Matosinhos, mais precisamente, os Jardins do Museu da Quinta de Santiago. Assim, dia 13 de julho, das 15h30 às 19h00, o programa do festival contempla não só as apresentações dos espetáculos das escolas, em formato integral, excertos ou adaptações - como uma visita dançada - mas também outros momentos de interação, proporcionando aos alunos outras oportunidades de experimentação/apreciação, potenciando a diversificação de linguagens corporais, com  workshops de Danças Urbanas (Hip Hop, House Dance e Ragga) e de Representação.
Teatro ao ar livre
Pelo quarto ano consecutivo, A Escola da Noite, volta a organizar uma noite de teatro ao ar livre no Pátio da Inquisição, em Coimbra. O grupo convidado é presença habitual nas salas e nas praças de Coimbra e o público da cidade já não dispensa o ritmo e a boa disposição que o Teatro do Montemuro sempre traz de Campo Benfeito, a aldeia do concelho de Castro Daire em que está sediado. Desta vez, o espetáculo chama-se “Que raio de mundo” e está agendado para 12 de julho, às 22h00. A entrada é livre e a festa é garantida, para todas as idades.
Porto ativo
Taichi: Ao sábado nos Jardins do Palácio de Cristal, junto à Concha acústica, das 09h00 às 11h00, e no Monte Aventino, das 16h00 às 17h00, e ao domingo no Parque da Cidade, junto ao Edifício Transparente, das 10h00 às 11h00. Kuk Sool Won (arte marcial coreana): Apenas domingos, dias 6 e 20 de julho, das 11h00 às 12h30, no Parque da Cidade, junto ao Edifício Transparente. Anda Porto: Caminhadas e corridas orientadas por técnicos especializados, apenas à terça-feira e quinta-feira, às 19h00, e ao sábado, às 11h00. O percurso começa junto ao Edifício Transparente. Yoga: Ao sábado, até setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal, das 10h00 às 11h00, e no Monte Aventino, das 15h00 às 16h00. Ao domingo no Parque da Cidade, junto ao Edifício Transparente, das 11h00 às 12h00.
Porto Sunday Sessions
Neste mês de julho, o Porto Sunday Sessions ocupa o Jardim do Passeio Alegre, com muita música, animação e algumas atividades, como jogar mini golfe. Este domingo, dia 14, pode apreciar Mónica Ferraz (djset), no dia 21, António Zambujo (djset) e convidado, e no dia 28, João Salcedo (djset). Depois, em agosto há mais, mas no jardim de São Lázaro e em setembro chega a vez do Parque da Cidade. Saiba mais sobre este evento de entrada livre na página de Facebook do Porto Sunday Sessions.
Drive-In em Matosinhos
O cinema ao ar livre está de volta ao MAR Shopping. É já no próximo dia 15 de julho que este centro comercial recebe o Drive-In, ciclo de cinema completamente gratuito que exibirá 14 filmes, alguns dos quais blockbusters de 2013.Até 28 de julho, o parque de estacionamento do MAR Shopping vai transformar-se numa enorme sala de cinema a céu aberto, permitindo aproveitar as noites quentes de verão na companhia de alguns dos filmes mais falados deste ano. Com capacidade para cerca de 120 carros, o Drive-In do MAR Shopping abre as portas às 20h30 e as sessões têm início às 22h00. Dias 15 de julho é exibido Django Libertado, dia 16, Os Croods, e dia 17, o filme Guia para um Final Feliz.
Vaivém Oceanário 
O Vaivém Oceanário, logo após Santa Maria da Feira, estaciona agora em Vagos, na praia da Vagueira (Distrito de Aveiro). Entre 10 a 14 de julho, este projeto de educação ambiental do Oceanário de Lisboa desenvolverá atividades para todos os públicos. Com entrada livre e gratuita, o projeto promove a descoberta da biodiversidade marinha, dos seus magníficos embaixadores, os tubarões, entre outros animais, sensibiliza ainda para o consumo sustentável dos recursos marinhos. A próxima paragem do Vaivém Oceanário será em Espinho, onde permanecerá de 23 a 28 de julho.
Ler na praia
Desde que o vento não atrapalhe muito, ler na praia é sempre uma excelente sugestão. Na Póvoa de Varzim já pode requisitar, sem custos, os seus livros, revistas e jornais para ler no areal. Procure o seu autor preferido, nas Bibliotecas de Praia do Diana Bar e da Praia da Lagoa.
Minho Greenways
Está a decorrer até ao final do mês de julho, a segunda edição da iniciativa Alto Minho Greenways, que visa promover o turismo pedestre  (e também o cicloturismo) no Alto Minho, contribuindo para a prática regular de atividade física em espaços naturais, difundindo um maior contato das populações com a natureza e, naturalmente, aumentando a consciencialização e educação ambiental. A inscrição nos percursos pedestres é gratuita, mas obrigatória e deve ser feita através do site da CIM Alto Minho.
Roque no Rio
Em Coimbra, a Praia Fluvial de Torres do Mondego volta a receber mais uma iniciativa do Roque no Rio. Assim, no dia 12, a partir das 22h00, regressa o cinema ao ar livre, com a exibição dos filmes Le Ballon Rogue, de Albert Lamorisse, e Les Petits Ruisseaux, de Pascal Rabaté.
Mexa-se pela sua saúde
O ginásio Holmes Place de Coimbra promove no Dolce Vita Coimbra até ao próximo dia 13 de julho, uma iniciativa que convida todos os visitantes a experimentarem diversas modalidades desportivas. As atividades decorrem na Praça Central, das 16h00 às 18h00, e a participação está aberta a todos os interessados. Quem gosta de movimento e quer queimar muitas calorias não pode perder as aulas de Zumba nos dias 1, 3 e 5 de julho. Dias 8, 10 e 12 é a vez de um circuito que exigirá resistência física, desafiando os participantes a usar as escadas em vez do elevador.
Verão na Casa da Música
Entre junho e setembro há mais de 70 concertos para ver na Casa da Música, no Porto. A programação varia entre concertos pagos e gratuitos, a acontecer, à semelhança de anos anteriores, na esplanada e no Palco Super Bock, com sons para todos os gostos. Os concertos decorrem às 22h00. Na quinta-feira, a Esplanada recebe a Escola de Música Valentim de Carvalho e, na sexta-feira, é possível ver e ouvir a fadista Cláudia Madur, no Palco Super Bock. No sábado, atuam os Dear Telephone.
Cinema Paraíso
O Cineclube de Joane promove, desde o verão de 1999, sessões de Cinema ao Ar Livre numa iniciativa denominada Cinema Paraíso. Este ano, na sua 13.ª edição, em co-produção com a Casa das Artes de Famalicão, prossegue a sua itinerância pelo concelho (presente em cerca de 25 freguesias e empreendimentos habitacionais ao longo das anteriores edições) com sessões em Seide S. Miguel e Gondifelos. A edição do verão de 2013, que se estende pelos meses de julho e agosto, apresenta como palco principal o Parque da Devesa em Famalicão. Dia 17 de julho pode assistir ao filme Lincoln, de Steven Spielberg.
Músicas do Mundo
O 10.º Festival de Músicas do Mundo traz à parte exterior do Teatro de Vila Real: Concertos de Verão. Ao todo são 23 concertos, entre junho e agosto, alternando entre o Auditório Exterior e a Esplanada do Teatro. Os Dixie Boys atuam na esplanada, esta sexta-feira, dia 12 de julho, a partir das 22h30. Sábado, no auditório exterior pode ver e ouvir Diamantina.
Noites no Museu Soares dos Reis
O Museu Nacional Soares dos Reis tem uma nova temporada de Quintas-feiras à Noite no Museu com uma programação muito sugestiva. A entrada é gratuita a partir das 18h00. As sessões decorrem todas as quintas-feiras. Veja o programa completo no site do Museu Soares dos Reis.
Cinema na Almeida Garrett
O ciclo de cinema gratuito Invicta Filmes está de volta à Biblioteca Municipal Almeida Garrett, situada nos jardins do Palácio de Cristal. Na IV temporada propõem-se quatro ciclos com um total de 28 filmes dedicados a diversos realizadores, atores e géneros: Ciclo Alfred Hitchock, Ciclo James Dean, Ciclo Clint Eastwood e Ciclo Western. Para ver à terça-feira, às 18h30, com entrada gratuita!
Edifício Axa
São sete andares para desfrutar da cultura em plena Avenida dos Aliados, no Porto. Há muitas iniciativas gratuitas, cujo calendário pode ser consultado no site do projeto 1a Avenida. Uma delas é o ciclo de cinema dedicado a alguns realizadores que acontece sempre à quinta-feira, às 21h30. É precisamente aqui que decorre o evento Porto Sounds. No dia 13, às 22h30 pode apreciar o live set de Holmes and Hobbes, seguido da atuação de White Haus.
Cenografias com Feitiço
O Auditório Municipal de Vila do Conde apresenta uma importante exposição de pintura de Luís Athouguia, intitulada “Cenografias com Feitiço”, a partir do dia 6 de julho.
 LISBOA & SUL
Wine & Beats
Wine & Beats - Summer Wine Festival é o título de um evento que se realiza no CCB – Centro Cultural de Belém, entre os dias 12 e 14 de julho. A entrada é livre e o evento conta com diversos momentos musicais para animar o espaço, que funciona das 14h00 às 20h00. Se a entrada é livre, a verdade é que as provas obrigam à compra de um Copo de Prova, por 5 euros. Como existe ainda a venda de vinhos diretamente dos produtores, a organização faz o favor de devolver os 5 euros, se comprar 6 ou mais garrafas.
Dark Sky Party

Dark Sky® Alqueva e a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz organizam nos próximos dias 12 e 13 de julho, em Monsaraz, a segunda Dark Sky® Party que contará nesta edição com inúmeras novidades e atrações. Tendo como palco o Centro Náutico de Monsaraz, local escolhido para receber esta festa de astronomia, será possível mais uma vez, participar em diversas atividades diurnas e noturnas sempre com entrada livre. Assim, no dia 12 de julho a partir das 21h00 será possível perceber um pouco mais da ligação entre os monumentos megalíticos da zona de Monsaraz e o céu noturno, podendo contar-se ainda com observação astronómica pela noite dentro. No sábado, dia 13 de julho, a Dark Sky® Party começará cerca das 15h00 com diversas atividades e workshops para adultos e crianças. Astronomia, olaria, chás e plantas aromáticas, astrofotografia, observação do sol, canoagem e passeios de barco, entre outras inúmeras palestras, workshops e iniciativas, estarão à disposição de quem se deslocar à Dark Sky® Party neste fim-de-semana.
Olhar as estrelas

Os terraços do Museu de São Roque, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, abrem-se na sexta-feira à noite, 12 de julho, à observação do céu na capital. A iniciativa “Olhando as estrelas em São Roque” convida o público à descoberta da astronomia, em localização privilegiada, no coração da cidade.Às 21h00, Henrique Leitão, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, fala sobre a Astronomia e a atenção que a Companhia de Jesus deu a esta ciência. Seguir-se-á depois, até à meia-noite, a sessão de observação dos astros (estrelas, planetas, cometas...) através de telescópios, com orientação do astrónomo José Ribeiro. A iniciativa da Direção da Cultura da Santa Casa é gratuita, sendo necessária inscrição prévia para o número 213 235 824/065/444.
Verão em Tróia

De 13 de julho a 8 de setembro, entre as 10h30 e as 23h30, o troiaresort oferece dias e noites preenchidos com atividades diversas, de entrada livre e ao acesso de todos. Sessões de cinema ao ar livre, stand up comedy, desportos náuticos, música, teatros, ginástica, sunsets na praia,yoga, discotecas para adolescentes e para famílias, workshops temáticos distintos - equestre, surf, windsurf, kitesurf, padel surf, waveboard, mergulho, malabarismo, orientação - observação de estrelas, bike paper, animações de rua, iniciativas culturais e ambientais e muito mais. Ao final da tarde, diariamente, pode também visitar na troiamarina, a 3ª edição da Feira dos 5 Sentidos, dedicada ao artesanato da região.
Noites (i) 

Durante o mês de julho, as noites de sábado no Intendente vão ser ainda mais animadas. DJ´s, concertos nos 9 bares do Intendente (Trinitá, Securas, New Times, Ferro Velho, Anjos Bar, Palma, Sárria, Tominho e Cantinho), sempre com entrada livre, na Rua dos Anjos e na Rua do Benformoso. Este sábado, 13 de julho, refira-se que o DJ Mãe Dela vai atuar no Securas, enquanto o New Times recebe o concerto de Simon & Friends, e o Tominho balança ao som de Paolo Makossa. Saiba mais em http://diaintendente.wordpress.com/
Largos da Mouraria

Em julho não há desculpas para ficar em casa. A Mouraria recebe até dia 28 de julho, a iniciativa Largos da Mouraria – Sempre a Andar. São quatro os largos que servem de palco aos vários concertos, bailes e outras performances de rua: Achada, Intendente, Rosa e Severa. Dia 12 de julho, no Largo da Severa, às 21h30, pode ver Júlio Resende e Gisela João; no dia 13, à mesma hora, mas no Largo do Intendente, sobem ao palco Aline Frazão e Rui Cruz. No dia seguinte, no mesmo local, entre as 10h00 e as 20h30, decorre o “O das Joanas”, um mercado de artes e ofícios populares e urbanos, que inclui espetáculo de rua: O meu Filho Manuel e Melech Mechaya. A encerrar o festival, dia 28, o Largo do Intendente, assiste a um concerto de Carlos Barreto.
Cinema ao ar livre

Porque verão é (quase sempre) sinónimo de bom tempo e férias, a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio oferece a todos, até ao final de setembro, sempre à segunda-feira, um filme clássico do cinema mundial. Na segunda-feira, dia 15 de julho, às 21h30, é projetado o filme Mónica e o Desejo, de Ingmar Bergman. Explicam os organizadores: “Vários filmes deste ciclo são dos anos 50. E, ao contrário do que tem acontecido com outros ciclos, não há nenhum do século XXI. Por alguma razão será.”. Depois dos filmes, os mesmos são comentados e discutidos. Na Quinta das Conchas, no Lumiar, termina no dia 13 de julho mais uma edição do famoso Cine Conchas. Até lá, sempre às 21h45, pode ver Banksy – Pinta a parede (11 de julho), Argo (dia 12) e Como Treinares o teu Dragão (dia 13).
Tango na rua

Durante o mês de julho as quartas-feiras à noite estão reservadas ao Tango na rua. São cinco noites de música e dança, todas as quartas feiras, e sempre num sítio diferente. Pode participar nestas noites a dançar tango ou apenas assistir. A entrada é sempre livre. Esta quarta-feira, 10 de julho, o Tango sai para o Miradouro das Portas do Sol, entre as 21h30 e as 0h00.
Meo Out Jazz

Entre maio e setembro, as sextas-feiras e os domingos ganham uma nova vida em Lisboa. Uma das novidades de 2013 do Meo Out Jazz é a realização, aos domingos, do Out Market, onde vendedores de todo o tipo de coisas vão tentar ter no seu espaço aquilo que os compradores possam procurar. Em julho, o Meo Out Jazz instala-se no Jardim da Estrela. Construir um ambiente de plena harmonia entre a natureza, o por do sol e as notas musicais é um dos objetivos deste evento semanal vocacionado para toda a família. Conheça o programa completo no site do Meo Out Jazz.
Toada poética

O Te-Ato (Grupo de Teatro de Leiria) organiza na sexta-feira, dia 12 de julho, às 22h00, um recital de poesia, intitulado “Toada Poética”. As poesias serão ditas por David Teles e João Lázaro, também responsáveis pela seleção. O Te-Atoexplica: “Propomos-lhe uma visita de hora-e-meia por entre textos de alguns poetas, acompanhado de uma taça de vinho que faremos todo o gosto em lhe oferecer”.
Sintra no Metro

A Parques de Sintra, em parceria com o Metropolitano de Lisboa, inaugurou uma exposição itinerante de fotografia dos Parques e Monumentos da Paisagem Cultural de Sintra (Património Mundial da UNESCO). A mostra, com início na Estação Oriente, inclui 30 imagens de Sintra (15 das quais em grande formato) e mudará de estação a um ritmo mensal, até ao final do ano. Até ao fim do mês de julho as imagens podem ser vistas na estação Oriente, seguindo no mês de agosto para as estações Aeroporto e Cais do Sodré.
Visitas ao castelo

Nos dias 13 de julho e 3 de agosto, a Câmara Municipal de Palmela e o Dr. António Lameira dão continuidade ao programa de visitas guiadas ao Castelo e ao Centro Histórico de Palmela. Trata-se de uma oportunidade privilegiada para conhecer, em pormenor, o núcleo mais antigo da vila, a sua História e os monumentos, edifícios e outros pontos de interesse. Às 10h00, tem início a visita ao Castelo de Palmela, junto à Igreja de Santiago. Com uma localização privilegiada, o Monumento Nacional, que foi sede histórica da Ordem de Santiago, permite desfrutar, também, de uma vista panorâmica singular sobre a Arrábida, candidata a Património Mundial. A visita ao Centro Histórico de Palmela decorre no período da tarde, com partida às 14h30, junto ao Chafariz D. Maria I. A participação é gratuita, mediante inscrição até às 12h00 dos dias 11 de julho e 1 de agosto, respetivamente, através dos contactos patrimonio.cultural@cm-palmela.pt ou 212336640.
Noites de Verão no Museu do Chiado
Às sextas-feiras, o exterior do Museu do Chiado acolhe diversos concertos entre julho e agosto. Lula Pena, Aldina Duarte e Tó Trips são alguns dos artistas que aqui atuam, sempre às 19h30 e com entrada livre, nas próximas semanas. A 12 de julho tocam Carlos Zíngaro e Carlos Santos. Saiba mais sobre a programação da iniciativa no site do Museu do Chiado. 
BUS – Paragem Cultural - http://www.te-ato.com/

Cinema no Sofá e Quizz são duas das atividades de entrada livre que decorrem regularmente nos espaços BUS, na Rua Maria, 73, nos Anjos, em Lisboa. Nos próximos dias, pode contar com a Festa do Tabuleiro, dedicada os jogos, a partir das 22h00, de quinta-feira, dia 11. Na terça-feira, 16 de julho é noite de Cinema no Sofá, com a exibição do filmeLe notti bianchi (Noites Brancas). Dia 18, pode assistir, também com entrada livre, a uma noite de covers a cargo dos Pop Session. Saiba mais sobre a iniciativa no blogue do Bus – Paragem Cultural .
Verão no Jardim

A Música e o Teatro de Rua chegam ao Jardim às sextas-feiras, a partir das 22h00. Os sábados de manhã estão reservados para a animação infantil. É mais uma edição da “Animação de Verão”, ao ar livre, organizada pela Câmara de Grândola, no Jardim 1º de Maio. Esta sexta- feira, 12 de julho, há música tradicional portuguesa com o Grupo Terra, de Castro Verde. Sábado, dia 13, às 11h00, O Mundo do Espetáculo apresenta “Bem Me Quer, Mal Me Quer” uma peça de teatro com marionetas inspirada no conto de Guerra Junqueiro. A entrada é livre
Carros clássicos em Vilamoura

Nos dias 12, 13 e 14 de julho decorre a 21ª edição do Algarve Classic Cars, rali de regularidade histórico, inserido no calendário da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e na Federação Internacional de Veículos Antigos. Na sexta-feira, os carros concentram-se junto da Marina de Vilamoura e depois partem para várias etapas pelo Algarve.Esta é a maior concentração anual de automóveis antigos da Península Ibérica e reúne cerca de 150 carros de marcas míticas como Rolls Royce, Bentley, Jaguar e Aston Martin.
Verão em Tavira

Tavira organiza um animado programa de animação de verão, com destaque para a IX edição do “Cenas na Rua” – Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua” que animará as praças e os largos da cidade, até 14 de julho, com uma multiplicidade de espetáculos, que vão da tradição clássica burlesca aos novos projetos de intervenção artística. A informação detalhada estará disponível no site www.cm-tavira.pt.
10 Sides to My Story

Mariana Norton lança na quinta-feira, 11 de julho o seu disco de originais 10 Sides to My Story. A apresentação do álbum decorre às 18h30 no Jardim Botânico da Ajuda e tem entrada livre. Saiba mais no site da artista Mariana Norton.
Pátria Querida no Museu da Eletricidade

Alberto García-Alix é um dos mais conceituados fotógrafos espanhóis da atualidade, vencedor, em 2012, do PHotoEspaña. “Pátria Querida” reúne em cerca de 50 imagens inéditas um olhar sobre a região das Astúrias e é a exposição que traz pela primeira vez a Portugal, mais precisamente ao Museu da Eletricidade, em Lisboa, o trabalho do fotógrafo espanhol. Para ver de terça a domingo das 10h00 às 18h00, até dia 18 agosto, com entrada livre.
World Press Cartoon em Sintra

A exposição que reúne os melhores cartoons do ano está em Sintra até dia 31 de julho. São mais de 300 obras selecionadas entre desenhos publicados em jornais ou revistas, nas áreas de cartoon editorial, caricatura e desenho de humor. Para ver com entrada gratuita de terça a domingo, entre as 10h00 e as 17h00, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.
Feira da imaginação em Palmela

Uma feira criativa e ao ar livre que todas as semanas, aos sábados, das 11h00 às 20h00, acontece no Parque de Palmela. Venha puxar pela imaginação e conhecer a criatividade dos que aqui expõem e vendem os seus trabalhos. A entrada é livre!
Santo António na Arte da Terra

Centenas de “Santo Antónios”, da autoria de cem artistas portugueses, integram a 12ª Exposição sobre este tema, organizada pela Arte da Terra, um espaço dedicado à Cultura Portuguesa, sediado nas antigas Cavalariças da Catedral Lisboeta. É um dos maiores eventos sobre Santo António – que integra o Programa oficial das Festas de Lisboa - que conjuga tradição e modernidade, e apresenta visões de diferentes gerações e correntes artísticas sobre um dos cultos maiores da sociedade portuguesa. Santo António de Electrico, Go Go Car, bicicleta, skate, burro, são apenas algumas das visões possíveis. A Arte da Terra fica na Rua Augusto da Rosa, em Lisboa.
Fotografia Contemporânea no BES Arte & Finança

Territórios de Transição #11. A Experiência do Silêncio é o nome da mostra que pode ser vista no espaço BES Arte & Finança, em Lisboa, a partir do dia 6 de junho até 19 de setembro. Territórios de Transição #11. A Experiência do Silêncio reúne obras de alguns dos maiores nomes da fotografia contemporânea, como Cindy Sherman, Helena Almeida, Daniel Blaufuks e Jorge Molder, entre outros. A entrada é livre.
Made in Hollywood

A exposição Made in Hollywood está patente no Centro Cultural de Cascais, onde fica até dia 1 de setembro, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. A entrada é livre!
O Consumo Feliz no Museu Coleção Berardo

O Consumo Feliz - Publicidade e sociedade no século XX é a mostra patente no Museu Coleção Berardo. Reunindo um conjunto de cerca de 1500 exemplares, a Coleção Berardo de Arte Publicitária, exclusivamente constituída por matrizes originais pintadas à mão – única no mundo –, cobre rigorosamente todos os aspetos da vida quotidiana ocidental, de 1900 aos anos de 1980. Da moda ao automóvel, da aviação à alimentação, do turismo à música, da decoração de interiores ao cinema, sem esquecer o doloroso período das duas Guerras Mundiais, é todo o século XX que se desenrola sob o nosso olhar, formal e plasticamente notável, e fonte inesgotável de um dos mais notáveis movimentos artísticos do século XX, a Pop Art. Estes originais destinados à reprodução em larga escala através de processos mecânicos, geralmente litográficos e rotográficos, constituem o acervo da prestigiada firma James Haworth & Company, uma das principais produtoras de publicidade do Reino Unido, com atividade iniciada por volta de 1900 e continuada até cerca de 1980. Com entrada gratuita, a exposição pode ser apreciada até dia 27 de Outubro.
Workshops de dança no Forum Barreiro
Para assinalar o Mês da Dança, o Forum Barreiro, em parceria com a escola de dança Dance Factory e a Câmara Municipal do Barreiro, dinamiza um programa de atividades com aulas de dança para iniciados gratuitas. A iniciativa visa proporcionar a todos os participantes a oportunidade de poderem experimentar diversas modalidades de dança num ambiente divertido e com professores muito experientes em cada área. A participação é livre e aberta a qualquer pessoa que queria ter a experiência. Ragga, salsa, kizomba, bollywood, funaná, tango argentino e urban stripteasesão as modalidades em destaque nestes workshops. Conheça o programa completo no site do Fórum Barreiro.
Visitas à Fonte Luminosa

Todos os sábados, a Fonte Luminosa, na Alameda Dom Afonso Henriques, terá as suas portas abertas ao público para mostrar, nas galerias interiores, o equipamento de bombagem e algumas peças originais, entretanto desativadas. As visitas são gratuitas e realizam-se todos os sábados, das 15h00 às 17h00, com entrada pelo torreão sul. No exterior, podem ser contemplados, diariamente, os jogos de água (das 12h00 às 15h00 e das 18h00 às 23h00) e os jogos de luz (15 minutos após o crepúsculo solar). Andy

Warhol no Centro Comercial Colombo

A arte de Andy Warhol chegou ao Centro Comercial Colombo. Andy Warhol – Icons Psaier and the Factory Artworksé o nome da exposição patente na Praça Central deste shopping lisboeta onde pode apreciar uma seleção de obras de Warhol, como a famosa Campbell’s Soup e retratos de Marylin Monroe ou Mick Jagger, mas também a colaboração artística com Pietro Psaier. No total, 32 obras de Andy Warhol e Pietro Psaier compõem a exposição, que estará patente até ao dia 11 de julho. Não perca a oportunidade de conhecer algumas obras deste icónico artista durante o horário do centro comercial (a partir das 10h00) com entrada livre!

Sem comentários:

Enviar um comentário