sábado, 20 de julho de 2013

Momentos de Lazer de 20 de Julho a 26 de Julho



Norte
Exposição " Os mares de Sophia"
Está patente na Biblioteca Municipal de Ovar, até ao dia 25 de Agosto, a exposição de Artes Plásticas de Fernando Andrade “Os mares de Sophia”. Esta é uma mostra evocativa do 8º aniversário da morte da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, inspirada no livro “A menina do Mar”. Saiba mais AQUI.
Cinema paraíso a norte
O Cinema Paraíso é uma iniciativa do Cineclube de Joane que realiza sessões de cinema ao ar livre. Esta sexta-feira, dia 20 de Julho, é exibido em Seide S. Miguel, no Centro de Estudos Camilianos o filme "Gianni e as mulheres". No dia seguinte, sábado, a sessão de cinema é no Museu Ferroviário, em Lousado, com o filme "A Invenção de Hugo". Por fim, quarta-feira, dia 25 de Julho, no Recinto do Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Lemenhe, é exibido o filme "A Dama de Ferro". Saiba mais AQUI.
Manta 2012 em Guimarães
No Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, recebe o Manta 2012. Neste festival sobem ao palco no no Jardim do Centro Cultural Vila Flor, as artistas internacionais Russian Red e Nite Jewel. Russian Red (Lourdes Hernández) é atualmente um dos nomes mais sonantes da cena musical espanhola e sobe ao palco na próxima quinta-feira, dia 26 de Julho, pelas 23h00. Ramona Gonzalez, também conhecida como Nite Jewel, faz parte da cena musical criativa de Los Angeles e vem apresentar na próxima sexta-feira, dia 27 de Julho, também pelas 24h00, o seu mais recente álbum de originais, “One Second of Love”. Saiba mais AQUI.
Cinema na Relva
O Cineclube da Maia apresenta a segunda edição do ciclo Cinema na Relva, que decorre aos fins-de-semana, no jardim do Parque Central da Maia. Esta sexta-feira, 20 de Julho, é exibido o filme "Ladrões de Bicicletas", (1947) de Vittorio de Sica. Já no sábado é a vez do filme "Há Lodo no Cais" (1954), de Elia Kazan. Saiba mais AQUI.

Maia, Cidade em Performance
Até ao dia 03 de Setembro está patente no Centro Metropolitano de Arte Contemporânea, a exposição "Maia, Cidade de Performance". A mostra conta com a participação de 20 autores e aborda diversas áreas da criatividade, tais como ciberart, pintura, escultura, fotografia, ilustração, desenho, graffiti, instalação e performance. Saiba mais AQUI.

Porto

Verão na Casa da Música
Este fim-de-semana decorrem concertos gratuitos na Casa da Música, no Palco Super Bock. Esta sexta-feira, 20 Julho, pelas 22h00, acontece o concerto por um quarteto de saxofones (José Massarrão , José António Lopes, Mário Dinis Marques e Alberto Roque) com o tema "Saxofonia - Tango, Fandango e Pau Brasil". Já no sábado, no mesmo palco, à mesma hora, é a vez do projeto Prana, grupo que revela, no seu mais recente trabalho, um lado dançante e outro negro. Os 11 temas que constituem o álbum surgem como capítulos da vida de uma personagem. Saiba mais AQUI.
Porto Sunday Sessions
Com o apoio da Câmara Municipal do Porto, até ao final do mês de Setembro, acontece o Porto Sunday Sessions, em três jardins da cidade. O evento ocorre todos os domingos à tarde, a partir das 17h00. Saiba mais AQUI.
Açores: 9 Ilhas, 9 Fotógrafos
Até ao dia 23 de Setembro está patente a exposição "Açores: 9 Ilhas, 9 Fotógrafos”, no Centro Português de Fotografia, no Porto. Espaço onde o homem e a natureza aprenderam a viver juntos, o arquipélago dos Açores espalha-se por nove diferentes ilhas. Lugares de forte identidade e de diversa personalidade, perscrutados através da objetiva de nove diferentes fotógrafos, cada um abordando uma das ilhas. Saiba mais AQUI.
Serralves em Família
Este domingo, dia 22 de Julho, a partir das 10h00, a Fundação Serralves sugere para toda a família a oficina "Energias Renováveis em Serralves". Este workshop propõe com a observação no Parque de Serralves do sol e do vento enquanto energias renováveis exemplificar a utilização das mesmas através da construção de vários objetos. Saiba mais AQUI.

Centro
Exposição sobre Francisco Álvares
O Museu de Arte Sacra, na Covilhã, apresenta ao público uma mostra sobre a vida e obra do beato Francisco Álvares, covilhanense que fez parte dos mártires do Brasil. Esta iniciativa está inserida na festa litúrgica que lembra os 40 mártires do Brasil. Ao longo de todo o mês de julho decorrem diversas atividades inseridas no âmbito desta temática. Saiba mais AQUI.
Fado nas Aldeias do Xisto
As Aldeias do Xisto recebem até ao final do ano, um ciclo de fados interpretados pelo Fado ao Centro, de Coimbra. Este sábado, 21 de Julho, o fado de Coimbra é em Sobral de São Miguel, na Covilhã, a partir das 21h30. Saiba mais AQUI.
Feira de São Tiago na Covilhã
A maior e mais tradicional feira da Covilhã, Feira de São Tiago, comemora 601 anos de existência. O certame decorre, até ao dia 29 de Julho, no recinto do Complexo Desportivo, onde os visitantes podem apreciar as várias tendas de diversos produtos regionais. No evento não vai faltar a animação diária com grupos do Concelho da Covilhã e um programa repleto de boa música. Saiba mais AQUI.
Exposição de Gonçalo Sena " Túmulo Desenho"
Está patente até ao dia 29 de Setembro, 102-100 Galeria de Arte, em Castelo Branco a exposição de Gonçalo Sena denominada "Túmulo Desenho". A mostra é composta por uma série de desenhos e esculturas instalados numa única parede. Saiba mais AQUI.
Viseu: Cinema na Cidade
Até ao dia 21 de Julho, a cidade de Viseu convida o público para o cinema ao ar livre, na Praça D. Duarte. Durante o evento "Cinema na Cidade", além das sessões com entrada livre, oferece ainda, o livro Cine Cidade a quem se inscrever como sócio do cine-clube. Saiba mais AQUI.
"Manhãs Ativas" em Tábua
Até ao final do mês de Agosto, em Tábua, na Praça Professor Dr. António Castanheira Neves, decorrem as "Manhãs Ativas", onde se desenrolam várias atividades para ficar em forma. Saiba mais AQUI.

Lisboa

Lisboa Jamaican Day
A Rua Nova do Carvalho recebe já este sábado, 21 de Julho, a partir das 14h00, o "Lisboa Jamaican Day", um evento de celebração da cultura, história e música jamaicana. Garantidos estão vários estilos musicais, desde do reggae roots ao dancehall, dub, rock steady, soca entre outros. O objetivo é juntar à música uma componente cultural e histórica. Pela mais famosa rua do Cais do Sodré vão passar Faya Fex, Mystic Fyah, Selecta Matata, Jah Version, Roots Dimension & Guests, Concrete Jungle, Big Up, One Sun e Big Badda Boom. Para além do som, estão previstas exposições, mercado de rua, projeção de filmes e muita animação. Saiba mais AQUI.
Sintra: Festival Grande Orquestra de Verão
Este sábado, 21 de Julho, pelas 21h30, o Terreiro do Palácio Nacional de Sintra, na Vila de Sintra, é palco de um concerto do Festival Grande Orquestra de Verão, dirigido pelo maestro António Vitorino d’Almeida. O concerto inicia com o tema “A Portuguesa”, de Alfredo Keil, sendo o seu programa constituído pela Sinfonia nº 40, KV550 de Wolfgang Mozart e sinfonia nº 5 em Si bemol maior, D.485 de Franz Schubert. A não perder. Saiba mais AQUI.
Orquestra Todos na Gulbenkian
O Anfiteatro ao Ar Livre da Gulbenkian, na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, apresenta esta sexta-feira, dia 20 de Julho, pelas 22h00, o concerto de lançamento do primeiro disco da Orquestra Todos. A formação deste grupo musical é marcada pela multiculturalidade lisboeta, uma vez que a orquestra tem músicos da Europa, África e América Latina. Saiba mais AQUI.
Grandes Veleiros em Lisboa
Para ver de 19 a 22 de Julho os grandes veleiros da regata “The Tall Ships Races 2012” que partiram da cidade francesa Sain-Malo. A regata, que conta com cerca de 50 veleiros inscritos, traz a águas lusas veleiros de todo o mundo, assim como os seus tripulantes. O evento conta ainda com concertos - Terrakota, Primitive Reason, Tiago Bettencourt, Frankie Chavez ou DJ Ride - um desfile, workshops e outras atividades de entrada gratuita. Saiba mais AQUI.
Arte da Época dos Descobrimentos
A exposição "Desenhando o Mundo - Arte da Época dos Descobrimentos” está patente até 30 de Setembro, na Praça Central, no Centro Comercial Colombo. Esta é a segunda fase da exposição do Museu Nacional de Arte Antiga patente no Centro Comercial Colombo, inserida no projeto "A Arte Chegou ao Colombo". A mostra, que gira em torno da pintura, escultura e artes decorativas - têxteis, metais, cerâmica, mobiliário, entre outros - reúne diversas obras de arte dedicadas às viagens ultramarinos dos portugueses ao longo dos séculos XVI e XVII. Saiba mais AQUI.
La Bohéme no Largo do Intendente
Lisboa ganhou um novo espaço cultural, o Largo do Intendente. Agora reabilitada, esta praça que não fazia parte da agenda cultural dos lisboetas vai ter ópera, jazz, rock a animar as noites de sexta e sábado durante o mês de Julho. Exposições, atividades para crianças, e até mercados de trocas vão preencher os dias de domingos. Esta sexta-feira, dia 20 de Julho, pelas 22h00, é recriada a ópera La Bohéme, de Pucinni, pela Companhia de Ópera do Castelo. Já no sábado, 21 de Julho, é a vez do concerto acústico de Ricardo Ribeiro e Pedro Joia. Saiba mais AQUI.
Concertos de Verão no Museu do Chiado
Durante o mês de Julho e Agosto, às quintas-feiras, o Museu do Chiado recebe vários concertos gratuitos e ao ar livre. Quinta-feira, 26 de Julho, o palco nos Jardins das Esculturas do Museu do Chiado, recebe, pelas 19h30, Éme.

Festival ao Largo
Decorre até ao fim do mês de Julho mais uma edição do Festival ao Largo no Teatro Nacional de São Carlos. Este ano a programação aprofunda a ópera, a dança e a música de cena, que são afinal os géneros mais estreitamente ligados às instituições que dão corpo a este festival. As sessões têm sempre início às 22h00. Consulte AQUI o programa do Festival.
Meo Out Jazz
O Out Jazz decorre em Lisboa, até ao fim do mês de Setembro. Esta sexta-feira, 20 de Julho, a partir das 18h00, o duo Ricardo Pinto e Daniel Wilson atuam no Miradouro das Portas do Sol. Já no domingo, pelas 17h00, vá até ao Parque Eduardo VII e divirta-se com a música dos Sintra Project e da DJ Mary B. Saiba mais AQUI.
Varinas de Lisboa
Esta quinta-feira. 19 de Julho, tem início a exposição de Joshua Benoliel, "Varinas de Lisboa" no Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico. A mostra fica patente ao público até ao dia 01 de Setembro. Saiba mais AQUI.
Semana de Santiago em Lisboa
No âmbito da festa litúrgica de Santiago Maior, que se realiza a 25 de Julho, a Igreja de Santiago de Lisboa celebra a Semana de Santiago, entre os dias 22 a 28 de Julho, com o objetivo de dar a conhecer aos lisboetas a mística associada ao culto do apóstolo, bem como o Caminho de Peregrinação até Compostela. Por estes dias da celebração de Santiago Maior estão previstos concertos, colóquios e exposições. Saiba mais AQUI.
Amnistia Internacional: A urgência de um Tratado do Comércio de Armas
Cátia Silva,  coordenadora Editorial da revista da Amnistia Internacional Portugal e José Manuel Pureza do Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra,  apresentam o novo número da revista da Amnistia Internacional, dedicado a esta temática e dão a conhecer a realidade sobre o comércio de armas, salientando a urgência de um Tratado de Comércio de Armas. A violência armada e o comércio internacional de armas estão neste momento em negociação nas Nações Unidas e é abordado esta sexta-feira, dia 20 de Julho, pelas 18h30, na FNAC do Colombo. Saiba mais AQUI.
Concertos no Hard Rock Cafe
O Hard Rock Café presenteia o público com vários concertos e DJ Sessions com entrada livre durante todo o mês de Julho. Esta segunda-feira, a partir das 23h00, o concerto é com os Dee Jockers, uma banda de covers. Saiba mais AQUI.
Os Ridículos - Desenho Humorístico e Censura
Até ao dia 28 de Setembro está patente na Galeria de Exposições da Biblioteca Museu República e Resistência, no espaço cidade universitária, a exposição "Os Ridículos: Desenho Humorístico e Censura (1933-1945. A mostra centra-se em diversas primeiras páginas do jornal "Os Ridículos", um bissemanário humorístico lisboeta, acompanhadas das provas de censura do Estado Novo. Saiba mais AQUI.
Visitas Cantadas - O Fado na Mouraria
Durante os meses de Verão, o bairro da Mouraria convida o público a visitas cantadas. As visitas são orientadas pelos guias da Associação Renovar a Mouraria e realizam-se todas as sextas-feiras, sábados e domingos de Julho, Agosto e Setembro, sempre às 18h30. O ponto de encontro é na Igreja de Nossa Senhora da Saúde, no Martim Moniz e daí parte num de dois percursos pelo bairro. Saiba mais AQUI.

Sul
Festival Internacional de Saxofone em Palmela
Entre os dias 22 e 28 de Julho decorre o Festival Internacional de Saxofone, em Palmela, que apresenta um programa com concertos, masterclasses e jam sessions. Alguns dos concertos são gratuitos, consulte AQUI o programa. Este domingo, dia 22 de Julho, pelas 16h00, assista ao concerto pela classe de saxofones do Conservatório Regional de Palmela, na Casa Mãe da Rota dos Vinhos. Já de 23 a 28 de Julho, não as Jam Sessions do festival, pelas 23h30, também no mesmo local.
Jazz Class Dámsom
O Jazz acontece este domingo, dia 22 de Julho, pelas 18h00, no no Parque do Bonfim, em Setubal, com uma atuação de professores e alunos da Jazz Class Dámsom. A música volta a preencher os parques verdes de Setúbal com o regresso do ciclo de concertos “Há Jazz nos Jardins”, promovido pela Câmara Municipal.Saiba mais AQUI.
Verão Saudável na Arrábida
Na Praia da Figueirinha, no Portinho da Arrábida, em Setúbal, decorre todos os dias de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 11h00, o projeto “Verão Saudável”, com atividade física, rastreios e ações de sensibilização para a saúde. As ações contam com yoga, fitness, demonstrações de primeiros socorros, medição de tensão arterial e rastreios de doenças como tabagismo, hipertensão, colesterol, diabetes e obesidade. O projeto termina a 15 de Setembro. Saiba mais AQUI
Museu de Sines
Estão patentes no Museu de Sines, até ao final do mês de Agosto, as exposições "O Seio de Tétis" e "Horas Romanas - A vida quotidiana na Sines de há 2000 anos", ambas das coleções de arqueologia do museu. A primeira é uma exposição que se centra na mitologia grega (tétis) e nos vestígios da formação de Sines, enquanto a segunda retrata o dia-a-dia, dos habitantes de outrora. Saiba mais AQUI.
Uma Luz Diferente” em Portalegre
Na Galeria de Exposições do Castelo de Portalegre está patente, até ao dia 31 de Agosto, a Exposição de Pintura ”Uma Luz Diferente” de Roger Oakes. A mostra conta com 20 obras, nas quais o autor faz transparecer as suas vivências e onde mostra a luz, a paisagem, as pessoas, a vida selvagem e a cultura de dois países díspares, onde viveu e vive, respetivamente: Reino Unido e Portugal. Saiba mais AQUI.
Exposição "A guitarra portuguesa"
Até Setembro, está patente a exposição "A Guitarra Portuguesa", no Museu de Portimão, que dá a conhecer os processos de construção deste instrumento musical, servindo como homenagem aos principais mestres guitarreiros de Portugal como, Álvaro da Silveira ou Manuel e Óscar Cardoso. Saiba mais AQUI.
Música ao vivo no Ria Shopping
O Ria Shopping, em Olhão, convida o público, todas as sextas-feiras, para o concerto semanal no piso 2, a partir das 21h00. As músicas, ritmos alegres de Verão, prometem vontade de dançar e noites bastante animadas.
Mostra de Arte em Lagos: A Planta
Este verão os munícipes e visitantes de Lagos vão poder ficar a conhecer uma diversidade de exposições que abarcam várias áreas desde a pintura, passando pela escultura até à cerâmica. Está patente até ao dia 13 de Outubro, no Centro Cultural de Lagos, a exposição "Planta" que conta com diversos trabalhos dos artistas residentes do LAC – Laboratório de Atividades Criativas. Saiba mais AQUI.

Ilhas

Madeira
Levadas com Gente
Está patente até ao dia 30 de Julho, no Centro Comercial Dolce Vita Funchal, uma exposição de pintura e escultura da autoria de jovens apoiados pelo Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família. Intitulada “Levadas com Gente”, a exposição resulta da dinamização do projeto de reabilitação Atelier de Arte Contemporânea Com’Tempo, criado em 2006 pelo Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, que pertence às Irmãs Hospitaleiras. O projeto, que conta atualmente com 40 jovens com deficiência mental e/ou motora, visa estimular a livre expressão através da arte.
Exposição: Reservas da Biosfera da UNESCO
A exposição " As Reservas da Biosfera da UNESCO: a importância da Reserva da Biosfera de Santana" que contém trabalhos de alunos de escolas de toda a ilha. Os trabalhos estão patentes em exposição no Centro Cívico de Santana até o próximo mês de Julho, seguindo depois para uma exposição itinerante que irá ao Continente e Açores através da Comissão Nacional da UNESCO.

Açores
Festas de Santa Maria Madalena
Decorrem as tradicionais festas de Santa Maria Madalena, na Ilha do Pico, no concelho de Madalena. Esta sexta-feira, dia 20 de Julho de 2012, a partir das 23h30, o Patinódromo Municipal recebe o espetáculo de Quim Roscas e Zeca Estacionâncio.
Feira de Produtos da Terra
Este sábado, 21 de Julho, pelas 14h00, o Largo de S. João Parque Florestal de S. João, nas Lages do Pico, na ilha do Pico, recebe a feira de produtos da Terra. Aqui pode encontrar vários produtos hortícolas, fruta da época, doces e compotas, broa de milho, queijo, chás de sabores diversos e ainda saber um pouco mais sobre o que de bom se faz nas ilhas açorianas.
O Máscara de Ferro e outros Desenhos negros
A galeria do Instituto Açoriano de Cultura, no Alto das Covas, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, tem patente ao público, a exposição “O Máscara de Ferro e outros Desenhos negros”, da artista plástica Ana Tecedeiro. A mostra está disponível ao público até ao dia 31 de Julho.

"Ciência no Atlântico: Marconi nos Açores"
Está patente, até ao próximo dia 28 de Julho, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, no concelho da Horta, no Ilha do Faial, a exposição sobre Marconi - "Ciência no Atlântico: Marconi nos Açores". A mostra pode ser visitada de terça a sexta, entre as 09h00 e as 18h00 e sábados, das 10h00 às 12h00.

Sem comentários:

Enviar um comentário