sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Manuais & Material Escolar #2: Saiba como reduzir a conta


Material escolar
Apesar de ser apenas no início das aulas que os alunos têm, na maioria dos casos, acesso à lista de material escolar necessário para cada disciplina, há artigos/produtos que pode adquirir antecipadamente. Exemplo: mochila.

Deverá ser escolhida pela criança para que esta a possa experimentar. Escolha uma que seja confortável, com alças reguláveis e costas acolchoadas. O tamanho e o peso devem adequar-se à estatura do aluno (não deve pesar mais do que meio quilo se estiver vazia).

Segunda mão
Uma opção cada vez mais popular é a da compra de manuais escolares usados. E é cada vez mais fácil fazê-lo através de bancos de livros (em lojas ou online).
O Banco do Livro Escolar, criado por Henrique Cunha, que dirige um centro de estudos no Porto, tem já 144 locais no País onde é possível ter acesso gratuito a livros de todos os anos letivos. Daqui nasceu o Movimento pela Reutilização dos Livros Escolares (www.reutilizar.org) cujo objetivo é "tornar esta prática universal". Na sede do projeto, no Edifício Oceanus, no Porto, chegam entre dois a três mil livros por dia.

Também o sítio www.troikadelivros.com, permite a troca e venda de livros usados. O projeto, desenvolvido por Pedro Carvalho com António Vieira de Castro, no Instituto Superior de Engenharia do Porto, foi criado em 2012 para ajudar as famílias a reduzirem esta despesa anual que agora parece pesar ainda mais.

AÇÃO SOCIAL ESCOLAR
Os alunos podem beneficiar de apoios do Estado para propinas, alimentação e transportes, consoante os rendimentos de cada agregado familiar. Deverá informar-se dos serviços de ação social escolar (ASE) nos respetivos estabelecimentos de ensino.

Sem comentários:

Enviar um comentário