sábado, 3 de agosto de 2013

Momentos de Lazer de 03 a 09 de Agosto



Porto

Festival Varandas no Porto
O Festival Varandas está de regresso ao Porto e todos são convidados a olhar para cima. Do alto dos edifícios da baixa do Porto, as varandas vão ganhar uma nova vida, servindo de palco ou cenário para vários momentos de poesia, música, teatro, dança, literatura, e até nos vão convidar para passear com os olhos postos nelas. Este ano, no dia 31 de agosto, o Varandas vai-se transformar no “Varandinha”, acordando mais cedo, numa edição especialmente dedicada aos mais pequenos e a famílias, e convidando a um olhar mais matinal e certamente divertido sobre as varandas do Porto. Há muitos eventos agendados mas os próximos são já dia 2 de agosto, na Porta do Olival, nos Clérigos: Pelas 19h00 há livros à varanda, às 22h00 há música/teatro: “Aquilo que vocês quiserem”, em que cinco jovens artistas interpretam de forma teatral temas musicais de filmes; Pelas 23h00 acontece um baile de música tradicional europeia. O Varandas assinala a abertura do festival em ambiente de festa convidando a plateia, os passantes, os varandeiros a aprender passos novos, dançando ao som de música tradicional europeia com Diana Azevedo. Conheça o programa completo do festival que se prolonga até setembro no site do Festival Varandas.

Toques do Caramulo
Com mais de uma década de estrada, os Toques do Caramulo reinventam-se continuamente, fazendo música nova das velhas cantigas e levando o público a surpreender-se com o repertório esquecido da Serra do Caramulo. Com amplo reconhecimento nacional e internacional, este é um espectáculo de forte energia musical e interacção com o público, fazendo de cada concerto uma grande festa para todas as idades. Para ver e ouvir no Rossio, em Aveiro, no âmbito da FARAV - Feira de Artesanato de Aveiro, esta quinta-feira, às 21h30, com entrada livre.

33ª Feira do Livro de Viana do Castelo
Até dia 4 de agosto aproveite para visitar a 33ª Feira do Livro de Viana do Castelo que decorre diariamente das 17h00 às 00h00. O certame instala-se no Jardim Público com um programa que, para além da presença dos diversos editores distribuídos por sessenta stands que proporcionarão ao público vianense o contacto com as mais recentes edições, tem também animação infantil e musical, para o lançamento de livros (com sessões às 18h30) e a realização de diversos painéis temáticos, na Sala Couto Viana, da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, pelas 22h00. A não perder!

A'gosto no Porto
São quatro semanas de festa, uma para cada especialidade gastronómica: francesinhas, marisco, petiscos e bacalhau apresentam-se à mesa da Alfândega do Porto durante todo o mês de agosto. A iniciativa tem o sugestivo título de A'gosto no Porto. Música, artesanato, produtos regionais e o ambiente ideal para conviver com a família e com os amigos são outras propostas do A'gosto no Porto, que promete ser ponto de paragem obrigatório para quem está de férias ou visita a cidade, até porque a entrada é livre! Saiba tudo sobre o A'gosto no Porto.

Aurea em Espinho
A cantora apresenta o seu Soul Notes esta sexta-feira, pelas 22h00, junto ao Casino Espinho. Detentora de voz poderosa e cativante, apesar dos seus 25 anos, Aurea tomou de assalto as ondas hertzianas nacionais com o single de estreia "Busy (For Me)", que faz parte do seu álbum de estreia. As suas influências musicais vão de Aretha Franklin a Joss Stone, passando por John Mayer e Amy Winehouse, estendendo-se a James Morrison e Zero 7.

The Gift em Guimarães
A banda de Alcobaça vem até à cidade-berço para um concerto onde o seu mais recente registo, "Primavera/Explode" está em destaque. A Plataforma das Artes e Criatividade acolhe o concerto de dia 2 agosto, sexta-feira, agendado para as 22h00.

Ciência Viva no Verão
O evento é nacional mas a norte há já diversas iniciativas agendadas, com entrada livre. No Porto, agosto é mês de A vida nos charcos, no Jardim Botânico do Porto, dia 3 de agosto; Flores da Noite - Observação de plantas, à noite, no Jardim Botânico do Porto, no dia 7 de agosto (repete a 14, 21 e 28) e uma visita ao Farol de Leça, nos dias 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de agosto. Também há visitas ao Farol de Aveiro, nos dias 3, 4, 17, 18 e 31 de agosto e muito mais para fazer e torno da ciência, para miúdos e graúdos! Conheça o programa completo no site da Ciência Viva no Verão.

Cunqueiros Dance Party 2013
A noite desta sexta-feira, 2 de agosto, é para dançar em Proença-a-Nova. A Cunqueiros Dance Party 2013 é uma festa de música electrónica que promete animar  toda a noite, das 23h00 ao meio-dia de sábado. Realizada na localidade de Cunqueiros, esta festa conta com diversos dj's internacionais e é sempre de entrada livre. Saiba mais na página de Facebook da Cunqueiros Dance Party.

Histórias de Bichos e culinária no Mar Shopping
O Mar Shopping, em Matosinhos, tem várias atividades gratuitas para os mais pequenos nos próximos dias. Teatro de fantoches: Histórias pequenas de bichos pequenos, que decorre este domingo, dia 4, pelas 11h00 ou a iniciativa culinária Barcos Comestíveis, um atelier em que os mais novos vão confecionar barcos comestíveis, para fazer dia 11, pelas 11h00, são algumas sugestões. saiba tudo no site do Mar Shopping.

Moda Com Talento
O Pelourinho de Moure, na Póvoa do Lanhoso, é palco da iniciativa Moda Com Talento que acontece este sábado, 3 de agosto, às 21h45. Para conhecer a melhor moda local, este é um evento imperdível com entrada gratuita. Mais tarde, a 24 de agosto, o desfile vai até ao largo de São Bento, em Santo Emilião.

Mundos Ampliados no Porto
Esta oficina grátis para crianças e suas famílias é para descobrir que a natureza que cabe na mão também pode esconder uma população de um milhão! Os participantes vão explorar sementes de trigo à lupa e ampliar novos mundos secretos na Clareira das Azinheiras, em Serralves este domingo, dia 4 de agosto, pelas 10h00 e 13h30.
Também em Serralves os mais pequenos podem, dia 11 de agosto, descobrir mais sobre Gastronomia Molecularnuma oficina que serve para demonstrar a ciência por detrás da confeção de receitas comuns e técnicas curiosas de gastronomia molecular. Para aprender das 10h00 às 13h00.

Insufláveis em Vila Nova da Barquinha
Durante todo o verão há um conjunto de insufláveis para divertimento dos mais novos em Vila Nova da Barquinha. Os dias 10, 17 e 24 de agosto e 7 e 21 de setembro vão ser de grande brincadeira entre as 16h00 e as 19h00 e das 20h00 às 22h00, no Barquinha Parque. Saiba mais no site da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.

Feira de Artesanato de Vila do Conde
A partir deste sábado e até dia 11 de agosto, a Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde, que este ano comemora a sua 36ª edição,  decorre, nos Jardins da Avenida Júlio Graça, no centro da cidade. A 36ª Feira Nacional de Artesanato conta com a presença de duas centenas de artesãos, grande parte dos quais demonstrando ao vivo o seu saber nas mais diversas expressões do artesanato. Associando-se a este projeto, o restaurante das Jornadas Gastronómicas da Feira de Artesanato irá apresentar ementas das três regiões e haverá também animação musical. Este ano, o convidado especial do certame é a Argentina que aqui trará uma representação composta por oito artesãos, expondo as suas esculturas decorativas em ferro e metais preciosos, trabalhos em madeira, artigos utilitários e de decoração diversos, objetos lúdicos feitos em papel e madeira, entre outros.

Aulas de Zumba
Diversão, alegria e ritmos latinos é o que espera os visitantes do Vivaci Maia até ao final de setembro, com a realização de aulas gratuitas de Zumba, uma modalidade muito em voga nos últimos tempos. Prometendo muita animação, as aulas de Zumba realizam-se todos os sábados, a partir das 19h30, até 28 de setembro, permitindo aos visitantes experimentarem uma modalidade de aeróbica que se inspira nos ritmos enérgicos das danças latinas. As aulas, organizadas pela Flor de Lótus, são gratuitas e não requerem inscrição prévia.

Estados de Alma
As Caves Calém, em Vila Nova de Gaia, acolhem a exposição “Estados d’Alma”, da autoria de Albertina Machado e Anabela Mendes da Silva, artistas com raízes angolanas e uma forte ligação à cidade do Porto. A sala de exposição da centenária casa de vinho do Porto serve de galeria à exposição, que estará aberta ao público todos os dias, das 10h00 às 18h00, até 13 de outubro. A entrada é gratuita.

Disney em Gaia
Toda a magia da Disney está instalada no GaiaShopping. Princesas da Disney, Cars, Monstros a Universidade e Jake O Pirata são os espaços criados no centro comercial para que os mais novos possam desfrutar todos os dias de verdadeiros momentos de fantasia. Até 6 de agosto, há um conjunto de iniciativas que prometem fazer as delícias dos mais pequenos. O Shopping Encantado decorre de segunda a quinta-feira, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 21h00, e de sexta-feira a domingo das 11h00 às 21h00 horas.

Verão na Casa da Música
Entre junho e setembro há mais de 70 concertos para ver na Casa da Música, no Porto. A programação varia entre concertos pagos e gratuitos, a acontecer, à semelhança de anos anteriores, na esplanada e no Palco Super Bock, com sons para todos os gostos. Este sábado atuam os Swinging Rabbits que apresentam o seu álbum Tricks are for kids. Os concertos decorrem às 22h00.

Porto ativo
Atividades ao ar livre para se mexer durante todo o verão na cidade!
Taichi: Ao sábado nos Jardins do Palácio de Cristal, junto à Concha acústica, das 09h00 às 11h00, e no Monte Aventino, das 16h00 às 17h00, e ao domingo no Parque da Cidade, junto ao Edifício Transparente, das 10h00 às 11h00. Kuk Sool Won (arte marcial coreana): Apenas domingos, dias 6 e 20 de julho, das 11h00 às 12h30, no Parque da Cidade, junto ao Edifício Transparente. Anda Porto: Caminhadas e corridas orientadas por técnicos especializados, apenas à terça-feira e quinta-feira, às 19h00, e ao sábado, às 11h00. O percurso começa junto ao Edifício Transparente. Yoga: Ao sábado, até setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal, das 10h00 às 11h00, e no Monte Aventino, das 15h00 às 16h00. Ao domingo no Parque da Cidade, junto ao Edifício Transparente, das 11h00 às 12h00.

Cinema Paraíso
O Cineclube de Joane promove, desde o verão de 1999, sessões de Cinema ao Ar Livre numa iniciativa denominada Cinema Paraíso. Este ano, na sua 13.ª edição, em co-produção com a Casa das Artes de Famalicão, prossegue a sua itinerância pelo concelho (presente em cerca de 25 freguesias e empreendimentos habitacionais ao longo das anteriores edições) com sessões em Seide S. Miguel e Gondifelos. A edição do verão de 2013, que se estende pelos meses de julho e agosto, apresenta como palco principal o Parque da Devesa em Famalicão. 

Ler na praia
Desde que o vento não atrapalhe muito, ler na praia é sempre uma excelente sugestão. Na Póvoa de Varzim já pode requisitar, sem custos, os seus livros, revistas e jornais para ler no areal. Procure o seu autor preferido, nas Bibliotecas de Praia do Diana Bar e da Praia da Lagoa.

Porto Sunday Sessions
Neste mês de agosto, o Porto Sunday Sessions ocupa o Jardim de São Lázaro, com muita música, animação e algumas atividades, como jogar mini golfe. Saiba mais sobre este evento de entrada livre na página de Facebook doPorto Sunday Sessions.

Músicas do Mundo
O 10.º Festival de Músicas do Mundo traz à parte exterior do Teatro de Vila Real Concertos de Verão. Ao todo são 23 concertos, entre junho e agosto, alternando entre o Auditório Exterior e a Esplanada do Teatro. Saiba tudo no site doTeatro de Vila Real.

Noites no Museu Soares dos Reis
O Museu Nacional Soares dos Reis tem uma nova temporada de Quintas-feiras à Noite no Museu com uma programação muito sugestiva. A entrada é gratuita a partir das 18h00. As sessões decorrem todas as quintas-feiras. Veja o programa completo no site do Museu Soares dos Reis.
Lisboa 

"Trio" pelo Quorum Ballet
Este sábado, 3 de agosto, pelas 21h30, o Parque Palmela, em Cascais, acolhe o espetáculo Trio, pelo Quorum Ballet. Com coreografias de Itzik Galili, Barabara Griggi e Daniel Cardoso, o espetáculo tem entrada gratuita Saiba mais no site do Quorum Ballet.

Cinema ao ar livre na Fábrica da Pólvora de Barcarena
Até dia 17 agosto há cinema gratuito ao ar livre na Fábrica da Pólvora de Barcarena. Sempre aos sábados, pelas 22h00, e com entrada livre, há grandes obras de grandes realizadores para ver nesta iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras. Os próximos filmes em exibição são Sherlock Holmes: Jogo de Sombras, dia 3 de agosto e O Fantástico Homem Aranha, dia 10. Mais informações no site da Câmara Municipal de Oeiras.

Festival Caixa Geral de Depósitos
O Festival Caixa Geral de Depósitos está de volta em agosto para a sua 8ª edição, oferecendo concertos únicos e diversificados, em vários pontos da região algarvia. No dia 4, às 19h30, o Museu Municipal de Faro recebe um concerto gratuito: um agrupamento de câmara composto por quarteto de cordas e clarinete, num concerto de entrada livre que marca a abertura deste festival. “Quinteto para Clarinete e Cordas em Lá Maior, K 581” de W.A. Mozart e “Quinteto para Clarinete, Op. 115” de Johannes Brahms são as peças musicais que irão brindar o público neste concerto. No dia 10, na Praia do Carvoeiro em Lagoa, às 22h00, a Orquestra do Algarve junta-se aos Amor Electro, a banda revelação de maior sucesso em 2011, para dois concertos memoráveis. Os músicos da OA sobem ao palco com Tiago Pais Dias (multi-instrumentista da banda), Ricardo Vasconcelos (teclas) e Rui Rechena (baixo), e estendem o tapete vermelho para aquela que, segundo alguns “opinion-makers”, é uma das mais prestigiadas e consideradas intérpretes da nova geração: Marisa Liz. A entrada é livre.

Cinema infantil gratuito no Dolce Vita Monumental  
As férias de verão já chegaram e importa ocupar os tempos livres em família da melhor maneira. Para além de aproveitar o bom tempo para atividades ao ar livre, o Dolce Vita Monumental propõe uma animada sessão de cinema infantil gratuita para toda a família. As sessões têm lugar todos os domingos pelas 11h30 e a entrada é gratuita para menores de 14 anos acompanhados por um ou dois adultos. As reservas devem ser feitas por telefone ou presencialmente, junto do balcão do cinema Medeia, a partir das 13h00 de quarta-feira. O levantamento dos bilhetes é feito no domingo antes da sessão. Rango, dia 4; Planeta 51, dia 11 e Impy na Terra da Magia, dia 18, são as próximas películas em exibição.

José Afonso celebrado em Grândola 
"Como se Fora seu Filho" é a iniciativa que assinala a data de nascimento do autor de “Grândola Vila Morena”, José Afonso, agendada para o próximo fim de semana, dias 2 e 3 de agosto em Grândola. O Cineteatro Grandolenserecebe um concerto com Manuel Freire, esta sexta-feira, dia 2, às 22h00. O Jardim 1º de Maio, é o palco para o concerto com a Banda do Andarilho, no sábado, dia 3, também pelas 22h00. Os espetáculos têm entrada livre. Mais informações no site da Câmara Municipal de Grândola.

Visitas cantadas em Alfama e na Mouraria
"Visitas Cantadas aos bairros de Alfama e Mouraria" é o programa promovido pelo Museu do Fado para os meses de julho, agosto e setembro nestes típicos bairros lisboetas. Todas as quintas e sextas-feiras na Mouraria e sábados e domingos em Alfama, sempre às 18h30, canta-se o fado. Mais informações no Museu do Fado.

No ritmo do verão no Dolce Vita Funchal 
Hip hop, ritmos de cruzeiro e Sh’Bam são algumas das atividades à disposição dos visitantes do Dolce Vita Funchaltodas as segundas, quartas e sextas-feiras a partir das 19h00, horário pensado para encaixar na rotina de quem trabalha e de quem está de férias, a partir de dia 5 de agosto. A semana começa com aulas de Hip Hop para crianças, com o grupo STG Dance Crew, todas as segundas; as quartas-feiras estão reservadas aos Ritmos de cruzeiro com o professor Marron; e as sextas-feiras são dia de Sh’Bam, com o Holmes Place. Todas as atividades têm início às 19h00. Às segundas-feiras, as aulas de hip hop são abertas a crianças de todas as idades. Além destas aulas, as crianças podem ainda contar com o insuflável gigante, aos sábados e domingos entre as 9h00 e as 22h00, e as atividades do atelier infantil, também aos fins-de-semana, entre as 11h00 e as 18h00. Todas as atividades são gratuitas e estão abertas a todos aqueles que queiram participar.

Noites de Verão no Museu do Chiado
Está de volta o ciclo de concertos "Noites de Verão no Museu do Chiado", no  Jardim das Esculturas do Museu do Chiado. Esta sexta-feira, 2 de agosto sobem ao palco, pelas 19h30,­ Manuel Mota e Afonso Simões. Mais informações no site do Museu de Arte Contemporânea.

Woody Allen em Alfragide
Para os fãs do realizador norte-americano, este é um ciclo imperdível. O espaço Fnac, em Alfragide, exibe até ao dia 31 de julho, um ciclo de cinema dedicado a Woody Allen, do qual fazem parte alguns dos filmes mais significativos da sua carreira. Todas as informações no site da FNAC.

Forum Summer Sound no Algarve
Até ao dia 13 de agosto há Forum Summer Sound no Forum Algarve, uma iniciativa que traz diversos concertos de vários nomes da música portuguesa. Os concertos têm entrada livre e começam sempre às 22h30. Dia 30 de julho atuam os Expensive Soul, dia 6 de agosto Kika e a 13, dia de encerramento do certame, David Fonseca.

Cinema grátis em Castro Marim e Altura
Nos meses de julho e agosto há Noites de Cinema em Castro Marim - na Praça 1.º de Maio, às segundas e quintas-feiras - e em Altura - no Cine-Estúdio, às terças-feiras e aos sábados, sempre às 21h30. "Epic – O Reino Secreto", dia 1 em Castro Marim e "A Patrulha de Bairro", em Altura são os próximos filmes em exibição. 

Ginástica e teatro no Colombo
Este verão é possível usufruir de aulas de ginástica ao ar livre no Jardim do Colombo. Treino cardiorrespiratório de média e/ou alta intensidade, aulas de resistência muscular, treino holístico ou dança são as várias opções disponibilizadas gratuitamente até ao dia 30 de setembro. Aeróbica, Zumba, Yoga, BodyAttack, BodyCombat, RPM, Step, Defesa Pessoal, Pilates, PowerJump ou Sh'Bam são apenas algumas das modalidades que o Solinca vai colocar em prática no Jardim do Colombo. As aulas ocorrem todas as segundas, quartas e sextas das 12h00 às 12h45 horas e das 18h00 às 18h45 horas. Aos sábados, as aulas realizam-se das 10h00 às 10h45 horas.  O jardim do centro comercial é também palco de workshops gratuitos para crianças entre os 4 e os 14 anos. É ao ar livre que os mais pequenos vão desfrutar de experiências pedagógicas com os workshops de Artes Plásticas (11h00/12h00) e Teatro (17h00/18h00) que decorrem todos os fins de semana (sábado e domingo) a partir de 27 de julho.

Fórum Summer Sound
O Forum Algarve oferece até 13 de agosto noites de concertos únicas, num ambiente caloroso e de animação contagiante. O Forum Summer Sound 2013 instala-se na Praça Central (ar livre) e recebe Kika, dia 6 de agosto, e David Fonseca, dia 13 de agosto. Os espetáculos, com entrada livre, começam sempre às 22h30.

Sintrartes – Artes de Rua
A edição de 2013 do Sintrartes - Festival de Artes de Rua conta com a realização de espetáculos de ópera de rua pela Companhia Ópera do Castelo (A Flauta Mágica, de Mozart e Missão (Im)possível), na vila de Sintra, subordinado ao tema Romantismo. Os espetáculos de ópera vão decorrer no Palácio Nacional de Queluz e a Adega Regional de Colares (apenas a 2 de agosto). 

Maria Keil em Cascais
O Museu da Presidência da República tem patente, no Palácio da Cidadela de Cascais, a exposição “de propósito - Maria Keil, obra artística”, apresentando uma visão retrospetiva e abrangente dos seus trabalhos. Com base num recenseamento exaustivo da sua obra, de oito décadas, o projeto expositivo procura dar conta do percurso multifacetado da artista, que trilhou os caminhos da ilustração, do azulejo, do design gráfico, da pintura, do desenho, do mobiliário, da tapeçaria, da cenografia e dos figurinos. A qualidade, inovação e surpresa do seu trabalho conferem a Maria Keil um lugar indiscutível na História da Arte portuguesa do século XX. Para ver diariamente no Palácio da Cidadela de Cascais.

Verão em Tróia
Até 8 de setembro, entre as 10h30 e as 23h30, o troiaresort oferece dias e noites preenchidos com atividades diversas, de entrada livre e ao acesso de todos. Sessões de cinema ao ar livre, stand up comedy, desportos náuticos, música, teatros, ginástica, sunsets na praia, yoga, discotecas para adolescentes e para famílias, workshops temáticos distintos - equestre, surf, windsurf, kitesurf, padel surf, waveboard, mergulho, malabarismo, orientação - observação de estrelas, bike paper, animações de rua, iniciativas culturais e ambientais e muito mais. Ao final da tarde, diariamente, pode também visitar na Marina de Tróia, a 3ª edição da Feira dos 5 Sentidos, dedicada ao artesanato da região.

Cinema ao ar livre
Porque verão é (quase sempre) sinónimo de bom tempo e férias, a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio oferece a todos, até ao final de setembro, sempre à segunda-feira, um filme clássico do cinema mundial. Na segunda-feira, dia 29 de julho, às 21h30, é projetado, ao ar livre, o filme Ultrapassagem, de Dino Risi. Explicam os organizadores: “Vários filmes deste ciclo são dos anos 50. E, ao contrário do que tem acontecido com outros ciclos, não há nenhum do século XXI. Por alguma razão será.”. Depois dos filmes, os mesmos são comentados e discutidos.

Meo Out Jazz
Entre maio e setembro, as sextas-feiras e os domingos ganham uma nova vida em Lisboa. Uma das novidades de 2013 do Meo Out Jazz é a realização, aos domingos, do Out Market, onde vendedores de todo o tipo de coisas vão tentar ter no seu espaço aquilo que os compradores possam procurar. Em julho, o Meo Out Jazz instala-se no Jardim da Estrela. Construir um ambiente de plena harmonia entre a natureza, o por do sol e as notas musicais é um dos objetivos deste evento semanal vocacionado para toda a família. Conheça o programa completo no site do Meo Out Jazz.

Tango na rua
Durante o mês de julho as quartas-feiras à noite estão reservadas ao Tango na rua. São cinco noites de música e dança, todas as quartas feiras, e sempre num sítio diferente. Pode participar nestas noites a dançar tango ou apenas assistir. A entrada é sempre livre. Esta quarta-feira, 31 de julho, as Milongas mudam-se para a Estação de Santa Apolónia.

Noites de Verão no Museu do Chiado
Às sextas-feiras, o exterior do Museu do Chiado acolhe diversos concertos entre julho e agosto. Os espetáculos são sempre às 19h30 e com entrada livre. Saiba mais sobre a programação da iniciativa no site do Museu do Chiado. 

Pátria Querida no Museu da Eletricidade
Alberto García-Alix é um dos mais conceituados fotógrafos espanhóis da atualidade, vencedor, em 2012, do PHotoEspaña. “Pátria Querida” reúne em cerca de 50 imagens inéditas um olhar sobre a região das Astúrias e é a exposição que traz pela primeira vez a Portugal, mais precisamente ao Museu da Eletricidade, em Lisboa, o trabalho do fotógrafo espanhol. Para ver de terça a domingo das 10h00 às 18h00, até dia 18 agosto, com entrada livre.

World Press Cartoon em Sintra
A exposição que reúne os melhores cartoons do ano está em Sintra até dia 31 de julho. São mais de 300 obras selecionadas entre desenhos publicados em jornais ou revistas, nas áreas de cartoon editorial, caricatura e desenho de humor. Para ver com entrada gratuita de terça a domingo, entre as 10h00 e as 17h00, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

Feira da imaginação em Palmela
Uma feira criativa e ao ar livre que todas as semanas, aos sábados, das 11h00 às 20h00, acontece no Parque de Palmela. Venha puxar pela imaginação e conhecer a criatividade dos que aqui expõem e vendem os seus trabalhos. A entrada é livre!

Fotografia Contemporânea no BES Arte & Finança
Territórios de Transição #11. A Experiência do Silêncio é o nome da mostra que pode ser vista no espaço BES Arte & Finança, em Lisboa, a partir do dia 6 de junho até 19 de setembro. Territórios de Transição #11. A Experiência do Silêncio reúne obras de alguns dos maiores nomes da fotografia contemporânea, como Cindy Sherman, Helena Almeida, Daniel Blaufuks e Jorge Molder, entre outros. A entrada é livre.

O Consumo Feliz no Museu Coleção Berardo
O Consumo Feliz - Publicidade e sociedade no século XX é a mostra patente no Museu Coleção Berardo. Reunindo um conjunto de cerca de 1500 exemplares, a Coleção Berardo de Arte Publicitária, exclusivamente constituída por matrizes originais pintadas à mão – única no mundo –, cobre rigorosamente todos os aspetos da vida quotidiana ocidental, de 1900 aos anos de 1980. Da moda ao automóvel, da aviação à alimentação, do turismo à música, da decoração de interiores ao cinema, sem esquecer o doloroso período das duas Guerras Mundiais, é todo o século XX que se desenrola sob o nosso olhar, formal e plasticamente notável, e fonte inesgotável de um dos mais notáveis movimentos artísticos do século XX, a Pop Art. Estes originais destinados à reprodução em larga escala através de processos mecânicos, geralmente litográficos e rotográficos, constituem o acervo da prestigiada firma James Haworth & Company, uma das principais produtoras de publicidade do Reino Unido, com atividade iniciada por volta de 1900 e continuada até cerca de 1980. Com entrada gratuita, a exposição pode ser apreciada até dia 27 de outubro.


Visitas à Fonte Luminosa
Todos os sábados, a Fonte Luminosa, na Alameda Dom Afonso Henriques, terá as suas portas abertas ao público para mostrar, nas galerias interiores, o equipamento de bombagem e algumas peças originais, entretanto desativadas. As visitas são gratuitas e realizam-se todos os sábados, das 15h00 às 17h00, com entrada pelo torreão sul. No exterior, podem ser contemplados, diariamente, os jogos de água (das 12h00 às 15h00 e das 18h00 às 23h00) e os jogos de luz (15 minutos após o crepúsculo solar). Andy

Sem comentários:

Enviar um comentário