quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Ano Novo e Aumento dos preços de bens e serviços

Luz aumenta 2,8%
O preço da luz vai subir 2,8%, a tarifa será revista trimestralmente durante o ano de 2013.Os aumentos aplicam-se a quem ainda não tenha trocado para um operador privado.
Em Fevereiro, a ERSE deverá anunciar as novas tarifas para o período entre 1 de Abril e 30 de Junho.
Gás natural aumenta 2,5%
A fatura do gás natural, vai subir 2,5%. A hipótese que as famílias têm de evitar este aumento passa pela contratação de ofertas no mercado liberalizado com um desconto face aos preços regulados. A tarifa transitória do gás natural passa a ser revista trimestralmente.
Aumento do preço da água
O preço da água vai subir, os aumentos no abastecimento de água vão variar de região para região durante o ano de 2013, dada a variedade de fornecedores no país, em que a maior parte está entregue aos serviços municipais.
Transportes públicos aumentam 0,9%
O preço dos transportes públicos em 2013 vai aumentar.
Rendas posteriores a 1990 sobem 3,5%
Os inquilinos com contrato de arrendamento posterior a 1990 vão ter, em 2013, um aumento máximo de 3,4%. Nos outros casos a atualização será negociada com o senhorio ou calculada segundo o valor fiscal do imóvel. Já no caso dos contratos celebrados antes de 1990, a atualização será feita através de negociação entre as partes ou com base em 1/15 do valor patrimonial do imóvel (6,72%).
Os novos valores das rendas têm taxas de esforço máximas para as famílias carenciadas: até 10% para rendimentos brutos de 500 euros, 17% para rendimentos entre 501 e 1500 euros e 25% desde os 1501 até aos 2425 euros.
IMI aumenta de forma gradual até 2015
Os imóveis com valor patrimonial tributário definido antes de 2004, sem processo de avaliação iniciado antes de 2012, serão alvo de reavaliação ao longo deste ano. Esta terá efeitos no IMI a pagar já em 2013.
As taxas que vão ser pagas no próximo ano são fixadas num intervalo entre 0,5% e 0,8% para as casas ainda não avaliadas e entre 0,3% e 0,5% para as casas que já estão avaliadas.
Para evitar um aumento acentuado da cobrança de IMI, foi criado um regime transitório, uma espécie de cláusula de salvaguarda, que permitirá um aumento gradual em 2013 e 2014. Isso significa que, só a partir de 2015, suportará o IMI por inteiro.
Combustíveis e portagens aumentam
Os preços dos combustíveis nas bombas vão sofrer, o aumento da carga fiscal, previsto no Orçamento do Estado para 2013.Os preços nas auto-estradas e nas ex-SCUT vão aumentar cerca de 2,03% em Janeiro.
 Comunicações aumentam em média 3%
Os operadores de telecomunicações vão aumentar os preços em 2013 na ordem dos 3%. Esse é o valor médio do aumento em quase todos os serviços. Os preços da televisão por subscrição e da internet sobem já em Janeiro para quem tem Zon, Meo, Optimus, Vodafone ou Cabovisão.
Os valores aumentam mesmo para quem tenha contratado um pacote de três serviços (chamadas de voz, Internet e televisão). Também as chamadas por telemóvel vão ficar mais caras mas os novos tarifários só vão entrar em vigor em Fevereiro. A média de subida ronda os 3%.
Impostos sobre tabaco e álcool sobem
O aumento vai-se refletir de forma mais acentuada no tabaco de enrolar, já que este deverá registar um aumento de 1,5 euros. Em relação aos maços de tabaco esta subida vai ser sentida de forma menos acentuada, um aumento na ordem dos 10 cêntimos na marca mais vendida.
Também vão ficar mais caros os charutos e as cigarrilhas, cuja taxa passa dos 15 para os 20%.
O aumento dos impostos que o governo decidiu levar a cabo neste sector vai-se refletir automaticamente no preço  de venda ao público das bebidas alcoólicas.
Saúde
As taxas moderadoras vão aumentar em Janeiro de acordo com a inflação, com exceção das consultas de medicina geral e familiar nos centros de saúde. Uma consulta de especialidade no hospital deverá subir para 7,71 euros. Já as taxas moderadoras das consultas de medicina geral e familiar nos cuidados primários deverão manter-se nos cinco euros.
Fonte: visao.sapo.pt/ e www.ionline.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário