domingo, 30 de setembro de 2012

Olá ao outono e adeus ao verão!


Hoje foi dia de celebrar a chegada do Outono em Serralves!

A chegada do outono num ambiente festivo.

A Fundação preparou, no Parque de Serralves, um dia especial para viver em família.

A minha família marcou presença:)





Portugal - "A Beleza da Simplicidade"


O filme promocional de Portugal intitulado "The Beauty of Simplicity", uma produção do Turismo de Portugal, mostra um país que se distingue pela diversidade paisagística e monumental, pela cultura, pela modernidade e pelas inúmeras experiências que proporciona.

"A Beleza da Simplicidade", conta com música assinada por Nuno Maló, músico português radicado em Los Angeles com uma carreira internacional nas áreas da publicidade e cinema.

O filme que promove a «beleza» de Portugal, já conquistou vários prémios em festivais internacionais.

sábado, 29 de setembro de 2012

Manifestação de 29 Setembro 2012 – Contra as Troikas



As Formigas (Povo), com consciência social têm lutado para arranjar alternativas às políticas das Cigarras (Governo), que levam diariamente à destruição do País.
País à venda a preço de saldo (CGD, Águas, património público, EDP, REN, ANA, TAP, CP, etc) é caso para dizer: o último a sair que feche a porta!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

30 Anos da Samsung com 30% de Desconto

Se andam a pensar comprar algum produto Samsung, parece que não vão ter desculpa para não o fazer no próximo Domingo 30 de Setembro, dia em que a marca oferece uma promoção com um desconto de 30% nos seus produtos topo de gama em celebração dos seus 30 anos em Portugal.

Topos de gama que incluem os nossos bem conhecidos Galaxy S3, Note 5.3, Note 10.1, portáteis da série 9, TVs, smart TVs ES7000 e 40ES8000 (modelos de 40, 46, 55, e 65") e também nos modelos de topo dos frigoríficos, máquinas de lavar e ar condicionado.

É só fazer contas ao que podem poupar, desconto de 30% numa TV de 65", Galaxy S3 ou num portátil Series 9, é sempre um valor admirável. :)

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mais de um mês de Baixa Médica, pode levar ao corte de férias e subsídios

Segundo o Correio da Manhã de ontem, irá ser apresentada uma proposta de lei na Assembleia da República, que, a ser aprovada, determinará a perda do direito de gozo de férias bem como do subsídio aos trabalhadores com vínculo de nomeação que fiquem de baixa média superior a um mês. Esta medida abrange polícias, magistrados e militares.

Segundo o Presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado e de Entidades com Fins Públicos (STE), Bettencourt Picanço, o que acontecia até agora era que os trabalhadores em regime de vínculo de nomeação podiam faltar um ano de baixa médica sem que perdessem qualquer regalia, se a nova medida for aprovada esses mesmos trabalhadores vão passar a perder dois dias de férias por cada mês ausente, assim como o subsídio correspondente.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Grande feira Outlet na Cidade do Porto


O Stockoff Fashion Estádio do Dragão, será uma grande feira com participação das maiores marcas a atuar em Portugal e com participação de algumas das grandes lojas do norte do país, com predominância para os descontos de roupa, calçado e acessórios de moda.

Não esqueça de marcar na sua agenda para os dias 13 e 14 de Outubro. Guess, Ikks, Liu Jo, Miss Sixty, Energie, Miguel Vieira, Replay, The Last Path, Denny Rose, Kenzo, Diesel, Trussardi, são algumas das grandes marcas com presença já confirmada nesta grande feira.
Para mais informações consulte o facebook do Stockoff Estadio do Dragão

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Alterações ao Código do Trabalho V


5 - Esta alteração ao Código do Trabalho trouxe mudanças no despedimento?
As alterações principais verificam-se ao nível do modo de cálculo das compensações pela cessação do contrato de trabalho e no despedimento por inadaptação.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Cigarras & Formigas

As formigas são muitas … milhares, procurando a todo o custo poupar o mais possível perante as medidas de austeridade que o Governo anuncia todos os dias (cortes e aumento de impostos).
Por isso é que o consumo em Portugal se evaporou e a receita fiscal diminuiu.
As formigas portuguesas deveriam merecer todo o respeito e nunca a crítica.
Espero que muito em breve, ontem já era tarde, que os milhões de formigas portuguesas corram com as cigarras…

sábado, 22 de setembro de 2012

Momentos de Lazer de 22 a 27 de Setembro


Norte
Tempo de Renascer
Espetáculo de rua dos La Fura Dels Baus. São convidados especiais para o capítulo 4.º, o Centro Maschere e Strutture Gestuali de Donato Sartori e Paola Piizzi, que desenvolveu o conceito de “máscara urbana” (ver imagem ao lado), o projeto “7 mil milhões de Outros” do realizador francês Yann Arthus-Bertrand e a banda portuguesa Melech Mechaya.
22 de Setembro, 22 horas
Campo de São Mamede
Entrada gratuita
Porto
Retratar Serralves
Um retrato é algo que nos identifica. O que diz o retrato de Serralves? Percorrendo e vivendo os espaços do Museu, iremos explorar estórias, imagens e perfis do edifício desenhado pelo arquiteto Siza Vieira.
23 de Setembro, 11 horas
Museu de Serralves
Entrada gratuita
“Underwater Views”
O El Corte Inglês de Gaia Porto tem recebe a exposição de Fotografia Subaquática “Underwater Views” de José Rollo.
Até 29 de Setembro
El Corte Inglés, Gaia
Entrada gratuita
Centro
“Túmulo Desenho”
A 102-100 Galeria de Arte recebe a exposição de Gonçalo Sena denominada “Túmulo Desenho”. A mostra é composta por uma série de desenhos e esculturas instalados numa única parede.
29 Setembro
102-100 Galeria de Arte, Castelo Branco
Entrada gratuita
Lisboa
Leya no RossioTrata-se da primeira edição de um evento que se quer anual, e este ano acontece no contexto do Ano do Brasil em Portugal sendo também uma parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.
21 a 23 de Setembro
Rossio
Entrada gratuita

Mais informação em http://www.leya.com/fotos/editor2/programa_leya_rossiobx.pdf
Celebre a Dançar
O Centro Comercial Continente Loures celebra 10 anos e organizou várias iniciativas para comemorar esta data. Este fim-de-semana, conheça o Ginásio Equilibrio, assista à aula, e participe com a sua alegria e boa disposição.
22 e 23 de Setembro, a partir das 15h30
Centro Comercial Continente Loures
Entrada gratuita
Aprender cultura no El Corte Inglês
O centro comercial El Corte Inglês oferece ao público durante os meses de Setembro e Outubro vários cursos gratuitos. As áreas abrangidas por esta iniciativa vão desde a pintura, escrita criativa, cinema, entre outras.
Setembro e Outubro
El Corte Inglés
Participação gratuita
Sul

Feira D’aires 2012
Viana do Alentejo acolhe a partir de 21 de setembro, mais uma edição da centenária Feira D’Aires, um certame que pretende ser um espaço privilegiado para a mostra de atividades económicas, nomeadamente do tecido empresarial da região, incentivando o seu desenvolvimento e possibilitando novos contactos.
Até 24 de Setembro
Viana do Alentejo
Entrada gratuita

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

FNAC – Descontos podem atingir os 50%

fnac 24horas descontos online 300x197 Fnac 24 horas descontos exclusivos em fnac.pt 21 e 22 de Setembro
Nos dias 21 e 22 de Setembro a loja online da FNAC, oferece uma grande promoção com descontos em cartão dezenas de artigos de tecnologia, música, filmes, livros jogos e consolas.

Os descontos podem atingir até os 50% e em compras acima de 20€ receba ainda um vale de 10€ para gastar na sua próxima compra.
Consulte os detalhes e os produtos desta promoção na loja online da FNAC

Pingo Doce – 50% Desconto Imediato!



De 20 a 23 de Setembro, o Pingo Doce está com a promoção "Poupe Metade do Valor" em Vários Produtos válido em compras de qualquer valor.
Os artigos da promoção encontram-se devidamente assinalados na loja.
Consulte Aqui o folheto da promoção
.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Vai ser possível usar contas poupança reformado/educação para amortizar o crédito à habitação


Ontem foi aprovada em comissão parlamentar (por todos os partidos) uma proposta do PS que vem autorizar a utilização de poupanças detidas em planos poupança-reforma, planos poupança educação ou planos-poupança-reforma/educação para pagar as prestações do crédito à habitação sem que se incorra na penalização habitual e perda e devolução agravada de benefícios fiscais.
Nas próximas semanas (o processo legislativo tem ainda mais algumas etapas) passará assim a ser possível às famílias que ainda tenham poupanças congeladas nestes produtos, recorrer a elas para pagar as prestações mensais do respetivo crédito à habitação.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Apertar ainda mais o cinto…

Depois de o nosso Primeiro-Ministro ter anunciado mais medidas de austeridade, muitas famílias procuram a todo o custo apertar ainda mais o cinto. Mas será isso possível?
Tem mesmo que ser possível, caso contrário, o futuro não será nada agradável.

Faça o seu orçamento familiar mensal, incluindo todas as despesas esperadas e os rendimentos esperados.

Se no final do mês o saldo passar a negativo, peça ajuda. Custa, é verdade, mas não espere que entre em rutura total, senão o cenário vai ficar muito pior. O importante é não desistir e não tenha qualquer vergonha em pedir ajuda!

Comece a renegociar as dívidas com as instituições onde tem os seus empréstimos (habitação, automóvel, crédito pessoal, educação superior, cartões de crédito, etc).

Demostre junto das instituições, que precisa de ajuda para manter o seu compromisso com eles. Explique a dificuldade que está a sentir para efetuar o pagamento a tempo e horas. Tente alargar os prazos dos empréstimos, sem qualquer tipo de penalização, para as prestações ficarem mais suaves e dessa forma conseguir pagar as dívidas e honrar todos os seus compromissos.

Conforme vai tendo as respostas ao seu pedido, vá alterando os orçamentos e verificando se as medidas tomadas foram suficientes.

Se ainda no final do mês o saldo continuar negativo, continue a renegociar (seguros, creches, telemóveis, internet, tv, telefone), com o objetivo de reduzir as suas despesas.

Há muito tempo que entrei em regime de poupança, não só por imposição do senhor primeiro-ministro mas porque é mesmo a minha maneira de ser. Reconheço que nem sempre sou muito rigoroso, e por vezes lá vai mais uma extravagância.
Mas no próximo mês de Outubro, decidi ser mesmo muito rigoroso com os meus gastos. 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Alterações ao Código do Trabalho IV


4 - A minha empresa vai poder negociar comigo um banco de horas individual? Sou obrigado a aceitar?
Não. A prestação de trabalho em regime de banco de horas depende de acordo. Sem embargo, caso o empregador proponha aos trabalhadores a implementação de um Banco de Horas, e pelo menos 75% dos trabalhadores de uma unidade ou secção o aceitem, então o empregador pode exigir dos restantes trabalhadores a prestação de trabalho também em regime de banco de horas.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Alterações ao Código do Trabalho III


3 - Vou ser obrigado a trabalhar aos sábados? E se tiver de trabalhar, tenho direito a alguma compensação em tempo ou dinheiro? Qual?
Como regra, todos os trabalhadores estão obrigados à prestação de trabalho suplementar sempre que tal lhes for ditado pelo empregador, ainda que o mesmo se haja de realizar em dia de descanso semanal complementar ou obrigatório.
Na sequência da alteração introduzida ao Código do Trabalho, a compensação devida aos trabalhadores pela prestação de trabalho suplementar em dia de descanso corresponde à remuneração horária acrescida 50%. Salvo nos casos em que a prestação de trabalho suplementar ocorra ao Domingo, ou em período que impeça o descanso diário de 11 horas entre duas jornadas de trabalho, não há lugar a qualquer descanso compensatório.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Isenções de pagamento das taxas moderadoras

Talvez haja pessoas, que julguem não ter direito à isenção de pagamento das taxas moderadoras.
Para acabarem com todas as dúvidas, fiz um resumo sobre a Isenções de pagamento das taxas moderadoras.
Tome nota:
Rendimento bruto mensal do ano anterior ao atual (tem de se contar também os subsídios, ou seja, somam-se os 14 meses e divide-se por 12), dividido pelos sujeitos passivos (1 ou 2, isto é, não se contam os filhos), é superior a 628,83€?
  • Não? Então faça o favor de pedir a Isenção do Pagamento de Taxas Moderadoras aqui.
  • Sim? Mesmo que seja, há condições específicas que facultam o acesso à isenção, como:
− Grávidas e parturientes;  
− Crianças até aos 12 anos de idade, inclusive; 
− Utentes com grau de incapacidade igual ou superior a 60%;
− Os doentes transplantados;
− Os militares e ex-militares das Forças Armadas que, em virtude da prestação do serviço militar, se encontrem incapacitados de forma permanente.

Ainda existe lugar a isenção do pagamento de taxas moderadoras nos cuidados de saúde primários para outras situações, as quais que poderão ver aqui.

Mesmo que, atualmente, não esteja incluído em nenhum dos grupos beneficiários de isenção, não esqueçamos que a partir de Janeiro de 2013, com as novas medidas de austeridade, os rendimentos dos nossos agregados sofrerão alterações, pelo que convém não esquecer de verificar se passaremos a ter direito à isenção e se sim, poderemos solicitá-la em Setembro de 2014.
As avaliações são feitas em Setembro de cada ano com base no ano anterior.

Pingo Doce - Oportunidades Imbatíveis

Consultar folheto

Fonte:
Pingo Doce

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Pingo Doce – Produtos abaixo 1€

Durante a próxima semana as lojas Pingo Doce colocam à sua disposição uma seleção de produtos em promoção com grandes descontos.

Aproveite ainda o regresso da Campanha Zero com dezenas de produtos com custo abaixo de 1€.

Bob Dylan – Tempest



Aos 71 anos de idade, Bob Dylan mantêm-se como uma das maiores estrelas da música, como este Tempest prova.



Três anos depois de seu último disco de inéditos e apenas 15 anos depois de sua volta triunfal com Time Out of Mind, Bob Dylan mantém a qualidade e passa em revista baladas épicas em Tempest, 35º álbum da carreira.



Cinquenta anos e 500 canções depois da estreia discográfica.




Várias vezes indicado para o Nobel da Literatura, Prémio Príncipe das Astúrias, multipremiado com Grammy, Bob Dylan foi considerado, em 2004, pela Rolling Stone, como o segundo melhor artista de todos os tempos, a seguir aos Beatles.


O disco, 35º da carreira do músico norte-americano, chega hoje às lojas, e tem como primeiro single o tema "Duquesne Whistle", cujo teledisco pode ser visto abaixo.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Privados podem perder até dois salários líquidos e a Função Pública até três


Segundo “O Jornal de Negócios” revela que o Primeiro Ministro omitiu de forma grosseira ao não informar os portugueses, que o impacto das novas medidas de austeridade, poderá ser muito superior ao anunciado.

Deixo aqui um pequeno excerto a:

 (…) A chave é o aumento da contribuição incidir sobre o salário bruto e ser retirado ao líquido.

O aumento da taxa social única é de 7 pontos percentuais, passando de 11 para 18%. Mas a perda no rendimento que se leva para casa (o salário líquido), será superior a 7% logo a partir de salários brutos da ordem dos mil euros.

Todos, funcionários públicos e trabalhadores no sector privado, vão ter uma redução no seu rendimento em 2013 que será superior ao corte de um dos subsídios e, nalguns casos, será de dois subsídios. Mais, portanto, do que foi desde ontem noticiado.

Os funcionários públicos, como sofrem ainda o efeito da mudança de escalão de IRS por diluição de um dos subsídios, vão perder mais do que o equivalente a dois subsídios.

Em causa está uma conta: o aumento dos sete pontos percentuais incide sobre o salário bruto, sendo descontado na totalidade ao salário líquido. Quanto mais alto é o salário, maior é percentualmente o desconto face ao salário líquido. Assim será a não ser que a proposta apresentada pelo primeiro-ministro seja alterada. Tal como está, ela ainda pior do que parece para os trabalhadores portugueses. (…).

Se as contribuições obrigatórias superarem os 72% do salário mínimo nacional (considerando 12 meses), ou seja, se as contribuições obrigatórias superarem a dedução específica por titular de €4104, é o valor destas que entra a abater à coleta (o que terá consequências no IRS devido).

Um Exemplo:

Dois titulares, até €45 600, a simulação do Negócios é exata, perdendo-se 1,6 salários com a nova taxa de TSU. A partir desse valor o rendimento será abatido do valor da contribuição para a segurança social havendo posteriormente o reembolso do IRS cobrado em excesso ( a devolver apenas em meados de 2014) o que mitigará o efeito da subida da TSU. Não deverá assim haver quem perca mais de 1,6 salários, ainda assim muito acima do 1 salário anunciado. Este exemplo aplica-se ao sector privado e corresponde a considerar que não haja alterações em sede de IRS. Se elas vierem a ocorrer, naturalmente, o cenário alterar-se-á.

domingo, 9 de setembro de 2012

MUSE - “The 2nd Law” - Música para os meus ouvidos (VII)

E chega-nos agora o tão aguardado vídeo para “Madness”, primeiro single a ser retirado do novo trabalho dos MUSE, intitulado de The 2nd Law”, que chega às lojas dia 01 de outubro.
O vídeo, transmite a ideia de quão o amor pode ser poderoso ao mostrar imagens de um casal que se apaixona no metro de Londres ao mesmo tempo que uma perturbação acontece. Uma ideia básica mas com um visual muito bem trabalhado.
O novo clipe do Muse, “Madness”, que traz uma bela foto­gra­fia e dire­ção de Anthony Mandler.
Veja o vídeo a baixo e diz o que achaste.

sábado, 8 de setembro de 2012

Momentos de Lazer de 08 de Setembro a 13 de Setembro


Norte

Maia, Cidade em Performance
Esta mostra conta com a participação de 20 autores e aborda diversas áreas da criatividade, tais como ciberart, pintura, escultura, fotografia, ilustração, desenho, graffiti, instalação e performance.
Até 9 de Setembro
Terça e Sexta das 09h15 às 19h; Sábado das 9h às 16h30
Centro Metropolitano de Arte Contemporânea, Maia
Entrada gratuita
World Press Cartoon
A mostra tem patente o que de melhor se faz nesta área – caricaturas, “cartoons” editoriais e desenhos de humor que reúnem várias histórias do quotidiano internacional.
Até 12 de Outubro
Biblioteca São João da Madeira
Entrada gratuita
Porto
Urban Market
Até domingo, pode ouvir boa música, ver exposições e ainda participar em provas de vinho.
8 Setembro, a partir das 12h
Jardim São Lázaro
Entrada gratuita
Centro
“Modos de Ver Santarém”
Exposição da pintora Natália Gromicho, que conta com 13 obras inéditas da artista.
Até 30 de Setembro
Galeria Principal da Casa do Brasil, Santarém
Entrada gratuita
Lisboa
Festival Internacional de Contos de Lisboa
O Festival Internacional de Contos de Lisboa, Terra Incógnita, vai dar maior visibilidade a uma arte profundamente humana, melhorando a qualidade humanista de uma cidade que tem sido historicamente um ponto de chegada e de partida para as culturas do mundo.
Até  9 de Setembro
Entrada gratuita
Programa disponível em
http://festivalterraincognita.blogspot.pt/
Open Dance Week
O mote deste desafio lançado pela escola de dança Dance Spot, apela ao regresso à rotina, mas com o corpo em forma. E para tal nada melhor do que um pé de dança com workshops gratuitos e liderados por profissionais. Cada participante poderá experimentar no máximo quatro modalidades.
10 a 14 de Setembro
Vagas limitadas. Inscrição obrigatória (geral@dancespot.pt ; 915773155)
Programa disponível em http://www.palcoplural.com/307/eventos.htm

Sul
Concertos grátis de UHF, Emanuel e GNR
O Parque de Feiras de Mora recebe no âmbito da Expomora diversos concertos gratuitos. No sábado, 08 de Setembro, o espetáculo é de Emanuel. Já no domingo, dia 09 de setembro, o grupo GNR apresenta o seu álbum “Voo Doméstico”.
8 e 9 de Setembro, 22h30
Parque de Feiras de Mora
Entrada gratuita

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O que precisa de saber sobre o Subsídio de Doença


O Subsídio de Doença sofreu alterações importantes com a entrada em vigor no início de julho de 2012 do Decreto-Lei n.º 133/2012. A Segurança Social tratou de atualizar com diligência o guia prático sobre o subsídio de doença. Em cerca de 20 páginas responde com razoável simplicidade e arrumação a perguntas como “quem tem direito”, “como posso pedir”, “como posso receber”, “quais as minhas obrigações” entre outras. Apresenta um glossário útil para compreender algumas expressões usada abundantemente quando se aborda este tema, como sejam prazo de garantia, remuneração de referência, entre outros.

As alterações recentes, em vigor desde julho de 2012,os valores pagos sofreram reduções importantes.

 Excerto de uma nota informativa da Segurança Social:

” (…) O cálculo do subsídio depende do tempo de duração da doença e o valor a receber varia desde os 55% da remuneração de referência (até 30 dias), até aos 75% da remuneração de referência (mais de 365 dias).
Quanto à majoração do valor do subsídio de doença, nas situações em que se aplicam as percentagens de 55% ou 60%, estas são majoradas em 5% se se verificar que a remuneração de referência é igual ou inferior a € 500,00, se viverem no seu agregado familiar três ou mais descendentes com idades até 16 anos ou até 24 anos a receberem abono de família ou se no agregado familiar viver algum descendente que esteja a receber bonificação por deficiência. (…)”
O guia possui vários exemplos práticos que visam procurar esclarecer perguntas frequentes.

Exemplos:

Para ter direito ao subsídio de doença basta-me ter seis meses de descontos para a Segurança Social em qualquer altura?
R: Não. Se quando começou a incapacidade não descontava há seis meses seguidos para a Segurança Social necessita de cumprir novo prazo de garantia, que começa a contar a partir da data em que ocorra um novo desconto.
Ex: Um beneficiário iniciou uma incapacidade em 01/02/2011. No ano de 2010, tem contribuições nos meses de janeiro/2010 a maio/2010 , e só volta a descontar em 1 dezembro de 2010.
Como decorreu um período de seis meses, consecutivos, sem descontos, o beneficiário não têm direito ao subsídio de doença, pelo que necessita de cumprir novo prazo de garantia, se continuasse a descontar normalmente de dezembro/2010 a maio/2011, teria direito a subsídio de doença, se a incapacidade ocorresse em junho/2011.
(…)”
Se eu estiver de atestado (baixa) para prestar assistência à minha mãe, pai, cônjuge ou companheiro(a), tenho direito a receber subsídio da segurança social?
R: Não. Quando os beneficiários estão com baixa para assistência a familiares, se se tratar de um ascendente ( por exemplo avó, avô, pai, mãe, sogro, sogra, padrasto ou madrasta) ou em 2.ª linha colateral (irmãos, irmã, cunhado ou cunhada), ou para assistência a cônjuge ou companheiro(a), o certificado de incapacidade para o trabalho apenas têm como finalidade a justificação de faltas junto da entidade patronal, não havendo direito a qualquer subsídio da segurança social.
(…)
Os valores que recebo da Segurança Social a título de Subsidio de doença devem ser declarados para efeitos de IRS?
R: Não. Presentemente, os valores recebidos a título de subsídio de doença não são declarados para IRS.