As fraudes com cartões de multibanco e cartões de crédito têm vindo a aumentar, colocando em causa a segurança do utilizador e do próprio sistema.
Quando recebe o cartão, assine-o, não anote o código secreto (PIN) junto deste. Se tiver dificuldade em memorizá-lo, deve proceder à sua alteração numa caixa Multibanco.
Deve solicitar sempre um documento comprovativo de todas as transações que efetua com o seu cartão, para poder conferir depois o seu extrato bancário.
No caso de existir algum movimento desconhecido, ou suspeito, deve de imediato reclamar junto do seu banco.
Durante o pagamento com o seu cartão, procure nunca o perder de vista, evitará assim a possibilidade de falsificação.
Ao introduzir o código PIN no seu cartão, procure ser discreto, sobretudo se está em grandes filas, com muitas pessoas. Proteja com a sua mão os números que está a marcar. É muito fácil um desconhecido ao seu lado fixar o seu código.
Se é um utilizador da Internet, utilize o cartão apenas em páginas certificadas e que utilizam sistemas de segurança. Certifique-se de que a ligação é segura.
Além de um pequeno cadeado, o endereço deve começar por https:// em vez de “http://“. Evite páginas de risco.
Sempre que possível opte por realizar os seus pagamentos pelo MBNet, que lhe permitem a máxima segurança. Guarde sempre em lugar seguro o cartão matriz do qual o banco lhe irá solicitar os números aleatórios.
Sempre que for ao multibanco, escolha um local que não seja isolado, preste atenção a alguém suspeito que pareça estar a seguir os seus movimentos.
Nunca forneça o seu PIN a ninguém.
Sem comentários:
Enviar um comentário