sábado, 2 de fevereiro de 2013

Momentos de Lazer de 02 a 08 de Fevereiro


Porto e Norte  
Sala Ciber música com programação Optimus Discos
O primeiro Optimus Clubbing do ano, apresenta novidades, com animação gratuita no espaço Cibermúsica, que passa a receber programação Optimus Discos, nos Bares 1 e 2, e no Lobby de entrada da Casa da Música. No sábado, dia 2, no espaço Cibermúsica, pelas 23h00, os Octa Push apresentam a sua música, com influências de UK Garage, World Music, Techno, AfroBeat e Grime. No mesmo espaço, atuam também os Voxels, que prometem pôr toda a gente a dançar com um DJ set assente no House e emprestando novas roupagens aos clássicos dançáveis dos anos 90. Os Bares da Casa da Música são animados pelas DJ Trouble Makerz. A entrada é livre!
Feiras Francas
Sem pés nem cabeça” é o tema desta 33ª edição das Feiras Francas que, no sábado, entre as 10h00 e as 20h00, vão encher de arte os espaços exteriores e interiores da Fundação da Juventude, no Palácio das Artes, ao Largo de São Domingos, no Porto. Em exposição estarão novos produtos e projetos artísticos, nas áreas do design, joalharia, ilustração, literatura, vídeo, artesanato urbano e artes performativas. A entrada é livre!
“A asa de Gustav”, de Danh Võ
Na Culturgest Porto, até 13 de abril, há uma exposição a não perder: “A asa de Gustav”, do artista vietnamita Danh Võ, uma meditação acerca da possibilidade de materializar em arte os legados de uma história pessoal e universal. Na mostra encontrará objetos que contam histórias: um passaporte, uma carta escrita no século XIX, a fotografia de uma catacumba. E diversos elementos de uma réplica da Estátua da Liberdade, à escala 1:1, que formam parte do projeto We The People.
Mar sobre papel
A transparência, a linha e a água redefinem-se no contexto dos trabalhos apresentados nesta exposição de Adelina Lopes, patente na Galeria Pedro Oliveira, no Porto, de terça-feira a sábado à partir das 15h00. Até 2 de março.
Do Rato Mickey a Andy Warhol
A Fundação de Serralves apresenta, em Viana do Castelo, a exposição “Do Rato Mickey a Andy Warhol”. Se para os adultos esta é uma oportunidade de redescobrirem várias referências das suas leituras de infância, às crianças permite descobrir um mundo novo de cores, formas e linguagens, bem como familiarizarem-se com o processo criativo de alguns artistas contemporâneos, como Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Dieter Roth, Claes Oldenburg, Christian Boltanski, entre outros. A exposição estará patente até 30 de março e pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 9h00 às 19h00 e, aos sábados, das 9h00 às 17h00.
E mais…
No âmbito da exposição “Do Rato Mickey a Andy Warhol”, José Maia vai coordenar a oficina “Matematizar formas”. É na sexta-feira, dia 1, às 10h00 e às 14h30. A participação é gratuita.
Domingos em Serralves
Todos os domingos de manhã Serralves abre portas aos museus e jardins de forma inteiramente gratuita. Os bilhetes podem ser levantados a partir das 10h00, para ver, experimentar, criar, brincar, passear, descansar, descontrair, em percursos de exploração, em oficinas e exposições, em conversas e piqueniques, à descoberta da arte e dos artistas, mas também do ambiente, da biodiversidade e da paisagem.
Mini Porto Belo
Todos os sábados, a Praça Carlos Alberto no centro da cidade do Porto recebe o Mercado Mini Porto Belo que recria o ambiente do famoso mercado londrino de Portobello. Este mercado tem várias barraquinhas de artesãos e vendas em segunda mão, música e animação durante todo o sábado. Das 11h30 às 13h30 e das 14h30 às 16h30, a Praça Carlos Alberto receberá, como habitualmente, dezenas de crianças e jovens cheios de vontade de mostrar os seus talentos e especialidades e de entregar os seus pertences a novas mãos.
O Porto em Boa Forma
No domingo, pelas 10h00, no Parque Oriental de Campanhã, é dado o pontapé de saída para mais uma corrida ou caminhada no âmbito do programa "Porto Anti-Stress". O objetivo é sensibilizar e motivar os participantes para a prática de exercício físico e a adoção de um estilo de vida mais saudável.
Pintura de Martinho Dias
Até 9 de Março, pode apreciar as obras de Martinho Dias na Galeria João Pedro Rodrigues, no Porto. De terça-feira a sábado, entre as 15h00 e as 19h00.
Català – Roca
O Centro Português de Fotografia inaugura no sábado uma nova exposição, com as “Obras-primas” de Català-Roca. E o que distingue a sua obra? “A sobriedade com que capta a realidade e a forma cirúrgica como converte o quotidiano em transcendental, transformando as suas fotografias em ícones de memória”. A exposição estará patente até 7 de abril e pode (e deve) ser visitada de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 12h30, e as 15h00 e as 18h00, e, ao fim de semana entre as 15h00 e as 19h00.
Um Recital e uma Obra de Arte – Ciclos de Música
O Palácio Viscondes de Balsemão recebe, no próximo sábado, às 17h30, um concerto de guitarras interpretado por Eduardo Soares e Tiago Cassola, com comentários de Eugénio Amorim. O concerto faz parte da programação dos Ciclos de Música, iniciativa que, entre janeiro e junho, irá levar um total de 24 concertos a locais emblemáticos da cidade. A entrada é livre, limitada apenas à lotação da sala.
Feira de trocas AMUT
A primeira AMUT’Trocas do ano de 2013, dedicada à Saúde e o Bem-estar, está marcada para sábado, dia 2 de fevereiro, entre as 10h00 e as 18h00, no Multiusos de Gondomar. A feira está aberta a todos que a queiram visitar, podendo trocar bens por outros bens ou por valores monetários simbólicos. Poderá encontrar equipamentos de diagnóstico, ajudas técnicas e material ortopédico; vestuário, calçado e material desportivo, livros, CD e DVD relativos ao tema. Durante todo o dia, será possíveis rastreios médicos, assistir a workshops de culinária saudável e ter contacto com algumas modalidades desportivas.
Workshops para grávidas e recém-mamãs
Até ao dia 7 de fevereiro, vão decorrer nas lojas Jumbo de todo o país, workshops gratuitos dirigidos a pais de bebés até aos 36 meses (às 16h00) e a grávidas (às 18h00 e às 19h30). No dia 6, no Jumbo de Matosinhos, e em Gaia no dia seguinte.
Starport – uma espécie de “making of”
Starport” é uma longa-metragem de ficção científica sobre o Vinho do Porto. A exposição de Pedro Portugal na Galeria Fernando Santos apresenta diversos materiais de preparação do filme: desenhos de padrões, interfaces, camuflados, pinturas com mapas estelares, gráficos computorizados de planetas, diorama com protótipos de naves e o trailer do filme que se encontra em fase de pré-produção. A exposição pode ser visitada de terça a sábado às 15h00 e, durante a semana, também às 10h00.
Põe-te a mexer! em Matosinhos
O programa Põe-te a mexer! Consiste num conjunto de atividades físicas informais (aeróbica, danças, exercícios de alongamento e relaxamento, mini – caminhadas, tai-chi, etc.) devidamente acompanhadas por técnicos de desporto e saúde que, para escapar ao rigor do inverno, é realizado no Centro de Desportos e Congressos. Esta semana, aprenda Zumba, a dança da moda. Como todos os domingos, das 10h00 às 11h30.
O maior álbum fotográfico do Mundo
O álbum “Portugal, o Melhor Destino”, candidato ao Guinness na categoria de Maior Álbum Fotográfico do Mundo, estará em exposição entre os dias 2 e 17 de fevereiro, no Centro Comercial Dolce Vita Douro, em Vila Real. Com páginas de 8 metros de comprimento por 4,5 m de altura, o álbum é composto por 10 mil fotografias!
Feira da Alheira de Mirandela
A alheira, um dos produtos tradicionais mais apreciados pelos portugueses, será a estrela da Feira da Alheira de Mirandela, que vai decorrer de 1 a 3 de fevereiro na Alfândega do Porto. Delicie-se com os cheiros e os sabores desta autêntica maravilha da gastronomia portuguesa. Sexta e sábado das 10h00 à meia-noite, e domingo até às 22h00.
Ricos, Pobres e Indignados
Entre 1 e 28 de fevereiro, o Braga Parque recebe “Ricos, Pobres e Indignados”, uma exposição integrada na 14ª edição do Porto Cartoon que convida a olhar ricos, pobres e indignados com o habitual humor de um cartoon, sem perder de vista a realidade.
Ateliê infantil no Dolce Vita Ovar
O centro comercial Dolce Vita Ovar decidiu que fevereiro é o “Mês da Brincadeira". Assim, já nos dias 2 e 3, entre as 19h00 e as 13h00, promove o ateliê infantil “Vamos fazer uma bela caixa de jogos”. Às 16h00, é a Hora do Conto.
Atividades juvenis no Dolce Vita Coimbra
A “II Mostra de Atividades Juvenis”, promovida pela Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra, tem lugar este fim-de-semana, nos dias 2 e 3 de fevereiro, prometendo muita animação, música, desporto e dança. Começa no sábado, a partir das 15h30.
Sérgio Godinho e as 40 ilustrações
Com o objetivo de assinalar os 40 anos da carreira de Sérgio Godinho, a editora Abysmo lançou o desafio a 40 ilustradores, de várias gerações e estilos, para que passassem para o papel o conteúdo e as emoções das canções do artista. O resultado foi um álbum, agora transformado em exposição, patente no Círculo Sede, à rua Castro Matoso, nº 18, em Coimbra. A inauguração é no próximo sábado, pelas 17h30, e haverá uma leitura encenada de algumas canções pelo grupo Teatrão.

Sem comentários:

Enviar um comentário