quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Os produtos com taxas de juro mais altas



A maioria dos produtos financeiros tem vindo a aumentar a sua taxa de juro, tornando-se desta forma mais atrativos. Em tempos de crise é cada vez mais difícil conseguir poupar dinheiro extra para investir.
Tem algum dinheiro? Ponha-o a render.
Fundos mistos           
Os fundos mistos apostam em ações, obrigações de taxa fixa e variável, depósitos bancários e até unidades em outros fundos de investimento. A percentagem que cada um deles atribui às diversas componentes resulta em rendimentos esperados e níveis de risco diferentes. O investidor seleciona o produto cujo nível máximo de risco é mais adequado ao seu perfil.
Quanto mais obrigações tiver, mais elevada é a segurança e menor será o retorno potencial, já quanto maior for a percentagem aplicada em ações, maior será o potencial de valorização do fundo, mas também maior será o risco.
Os fundos mistos poderão ser uma boa solução para o pequeno investidor. Basta aplicar poucas centenas de euros, não precisa de perder muito tempo, já que tem acesso indireto a uma carteira diversificada e a diferentes tipos de aplicações.
Para constituir uma carteira de fundos, deve ter sempre em conta o prazo (quanto tempo pretende investir) e o risco que está disposto a assumir. 
Certificados de Aforro.
Os certificados de aforro voltaram a ser mais atrativos. Neste mês de Fevereiro, o rendimento da série C é de 2,3%. Quem tem a série B, o rendimento é idêntico. Uma opção de capital garantido que volta a ganhar interesse, pelo menos, até 2016.Este produto financeiro tem a vantagem de ter a garantia do Estado.
Obrigações do Tesouro.
A compra de Obrigações do Tesouro (OT), é uma boa alternativa. Com as taxas Euribor a atingirem mínimos históricos e com os depósitos a prazo a renderem cada vez menos, o pagamento anual dos juros e o reembolso do capital são sempre garantidos pelo Estado português.
O ganho depende da cotação a que comprar a OT na bolsa, mas é conhecido à partida se mantiver o título até à sua maturidade. Se vender os títulos antes desse prazo, o resultado é incerto: pode ganhar mais ou menos e, no limite, pode perder parte do capital.
Atualmente, há várias Obrigações do Tesouro que permitem garantir um ganho líquido próximo ou igual a 5% por ano.
A negociação é feita em bolsa, terá de recorrer a um banco para efetuar a aquisição. Devido aos custos de transação e de custódia, é aconselhável investir no mínimo 2500 euros. Só a partir desse montante é que é possível diluir o peso destas comissões.
Bolsa
O ano de 2013 vai representar a recuperação da bolsa portuguesa, segundo os especialistas. Em Janeiro, a bolsa de Lisboa chegou a registar ganhos na ordem dos 5%.
De acordo com o boletim da Proteste, apesar das cotações dos maiores bancos privados nacionais terem estado em alta, as incertezas continuam a ser preponderantes.
A Proteste aconselha os investidores, a investir nas seguradoras.
Depósitos
A oferta é diversificada e as taxas de remuneração também. Para um depósito a um ano conte com uma remuneração entre 0,07 e 3,9%.
Nota: Em 2013, as previsões não são as melhores, a taxa de imposto subiu sobre o rendimento dos depósitos, passou de 21,5% para 28%.

Fonte:
www.jornaldenegocios.pt/ e melhoresdepositos.blogs.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário