segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Taxas máximas de crédito aos consumidores para o 4.º trimestre

O Banco de Portugal revelou o valor das taxas máximas que poderão ser aplicadas pelas instituições financeiras nos contratos de crédito aos consumidores nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2013.
Desde que foi aprovada uma lei de regime de taxas máximas, que as instituições financeiras passaram a ter um limite para cobrar juros nos vários tipos de crédito aos consumidores. 
No 4.º trimestre de 2013, vigoram as taxas máximas constantes dos quadros abaixo:

Screen Shot 2013-09-18 at 11.29.06 AM.png
 Estas taxas máximas são determinadas com base nas Taxas Anuais de Encargos Efetivas Globais (TAEG) médias praticadas no mercado pelas instituições de crédito no trimestre anterior, acrescidas de um quarto, não podendo exceder a TAEG média da totalidade dos contratos de crédito aos consumidores, acrescida de 50%.
O regime de taxas máximas prevê ainda que a TAEG máxima dos contratos de facilidade de descoberto com obrigação de reembolso no prazo de um mês e que a taxa anual nominal (TAN) máxima das ultrapassagens de crédito sejam iguais à TAEG máxima definida para os contratos de crédito sob a forma de facilidade de descoberto com prazo de reembolso superior a um mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário