sábado, 28 de setembro de 2013

Momentos de Lazer de 28 de Setembro a 04 de Outubro


NORTE E CENTRO

Cinema português em Coimbra 
Arrancou esta semana, no Centro de Estudos Cinematográficos/AAC, o ciclo "20 anos do cinema português" que irá exibir, até Junho de 2014, 43 filmes que passaram ao longo das XIX edições do festival Caminhos do Cinema Português. Na próxima quinta-feira será exibido o filme "Recordações da Casa Amarela", de César Monteiro. As sessões são sempre às 22h.
Dia da Música na Ria de Aveiro 

No próximo dia 1 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Música. Para assinalar a efeméride, o Museu de Aveiro vai promover a partir das 17h00 sessões musicais que terminam pelas 22h30. Há um trio de flautas, uma tuna e um grupo de cantares.
Saiba mais AQUI.

Música no Teatro Municipal Guarda
O TMG promove, no dia Mundial da Música, dia 1 de Outubro, o Okupa KoncertO, iniciativa que desafia músicos da cidade a ocupar vários espaços do teatro para uma mão cheia de concertos que vão do jazz à eletrónica e da música clássica ao fado.
Saiba mais AQUI,


Música: Mais de 50 eventos em 9 municípios
O Festival HARMOS Plural, leva 50 eventos a nove municípios, de 18 a 28 de Setembro, com o que de melhor se produz nas áreas da arte sonora e da música experimental, mas também do Jazz, World Music e cruzamentos multidisciplinares. Músicos das mais relevantes escolas da Áustria ao Brasil estarão presentes em concertos, performances, instalações e conferências. Saiba mais AQUI.


Pedalar por uma boa causa 
Durante os dias 28 e 29 de Setembro é possível participar em atividades de desempenho físico e mental e de relaxamento a decorrer no Norte Shopping. Esta acção pretende ajudar os portugueses a reequilibrar o seu biorritmo.

PORTO
Slam Poetry no Maus Hábitos
Este sábado, o espaço Maus Hábitos celebra a poesia com uma sessão de poetry slam que arranca às 23h. O melhor 'slammer' tem direito a um prémio. Saiba mais AQUI


Mercado Porto Belo

Todos os sábados, entre as 11h e as 17h, a Praça Carlos Alberto recebe um mercado baseado no famoso Portobello londrino, onde se podem comprar discos de vinil, roupa vintage, antiguidades, livros e revistas, produtos biológicos.


Concertos Acusmáticos

O edifício Axa, na Av. dos Aliados, oferece concertos de música sem músicos (acusmática) nos dias 27 e 28 de Setembro, intitulada "Symphonie pour un homme seul", de Henry/Schaeffer". Há sessões às 21:30, 22:00 e 22:30. A lotação máxima é de 15 pessoas.
Saiba mais AQUI.

Feira do Jeco no Passeio das Virtudes
Esta é uma feira dedicada à autoedição nas mais diversas áreas de manifestação artística e lazer, contando com exposição e venda de fanzines, livros, serigrafias, discos, cartazes, roupa, entre outros objetos. Haverá ainda lugar a concertos ao fim da tarde e uma exposição.

LISBOA
 
Prémio Silva Pereira em concerto no CCB
Entre outras iniciativas que decorrem ao longo dos três dias do Prémio Jovens Músicos, este evento terá, como habitualmente, um dos seus pontos altos no concerto de gala que se realiza no dia 28 de Setembro e que terá como solista o vencedor do Prémio Silva Pereira. O programa inclui a Sinfonia nº1 de Luís de Freitas Branco. Saiba mais AQUI

CCB: Lisbon Undergound Music Ensemble

Também no âmbito dos Jovens Músicos, decorre no dia 28 de Setembro, às 23h, no CCB, um concerto dos Lisbon Underground Music Ensemble, no momento em que o primeiro disco da banda é editado, para todo o mundo, pela Challenge Records.

Sessões de curtas- metragens Shortcuz

As sessões de cinema Shortcutz, onde se revelam os novos talentos do cinema português, estão de volta. Sempre às terças-feiras, no bar Bicaense, pelas 22h.
Saiba mais AQUI.



Feiras e outros eventos no Jardim Botânico
Até ao final de Outubro, aos sábados, o Jardim Botânico de Lisboa recebem vários eventos. No próximo sábado, decorre a feira Mil Folhas com livros em primeira e segunda mão. 

Festa do Comércio Tradicional em Alvalade

Dia 28 de Setembro vai realizar-se no Bairro de Alvalade, durante todo o dia de Sábado, um evento de promoção do comércio tradicional. A partir das 10:00 há demostrações de ginástica e defesa pessoal, fado nos restaurantes, descontos nas lojas, um passeio fotográfico e outras atividades. Saiba mais AQUI.

 Documentário sobre as Portas de Sto Antão

De 22 a 28 de Setembro, será exibido, no âmbito da Lisbon Week, o documentário "A Rua dos Condes" sobre a história da Rua das Portas de Santo Antão, artéria desde sempre Ligada à cultura e a boémia da sociedade lisboeta. A exibição é sempre das 14h às 18h, no Palácio da Independência (Rossio).



Workshop  de Jardinagem  
Se gosta de flores, vegetais e outras plantas, não perca a oportunidade de aprender técnicas de jardinagem um workshop gratuito que decorre no próximo sábado, dia 05 de Outubro, no Horto do Campo Grande. Para frequentar é necessário fazerinscrição durante esta semana.


Cinema infantil no Dolce Vita do Monumental

Este domingo, o filme de animação francês “ZARAFA” vai fazer as delícias dos mais novos no Dolce Vita do Monumental (Saldanha). As sessões são gratuitas para menores de 14 anos, quando acompanhadas por um ou dois adultos. O cinema aconselha que se faça reservas a partir da quarta-feira anterior à sessão.

Música Barroca em Oeiras

No dia 28, às 16h00, na Capela Misericórdia de Oeiras, decorre o concerto "Esplêndido Barroco" (Corelli, Vivaldi e Bach), por Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.


ALMADA E SETÚBAL

Festival "Os sons de Almada Velha"

São vários os espaços religiosos da cidade que vão receber, todos os sábados, a partir de 28 de setembro, o Festival "Os Sons de Almada Velha" numa iniciativa que se repete pela quarta vez consecutiva, e na qual participam vários intérpretes nacionais e internacionais.
Consulte AQUI o programa.
4º concurso de Graffiti em Almada
No próximo sábado, 28 de setembro, realiza-se a final do 4.º Concurso de Graffiti de Almada, a partir das 10h, no parque de estacionamento do Centro Sul. Pintura ao vivo, skate e breakdance são algumas das iniciativas que vão animar a competição.

ALENTEJO E ALGARVE
 
Festival Acústico em Portimão
Em Outubro, no dia 5, o Teatro de Portimão recebe a 5.ª edição do Festival Acústico Alvor FM, cujo cartaz este ano tem The Quest, Nome, João Lum, The Craftsman, Retro Nova e Mariana Jerónimo. O festival está marcado para as 21:30 e a entrada é livre mas sujeita a levantamento prévio de bilhete. 
Faro: Teatro na Associação de Músicos acolhe 

O te-Atrito e a Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM) vão promover, dias 27 e 28 de setembro, o IV Em Contra Teatro, na sede da associação, em Faro. Trata-se de um encontro do teatro com o público, através da apresentação de espetáculos produzidos por diversos tipos de grupos e de debates com os seus intervenientes. A entrada será de 2 euros para os espetáculos da noite mas os da tarde são de entrada livre. 

Recital de Piano e Trombone em Évora

O Museu de Évora acolhe, dia 3 de Outubro, uma viagem  pelas principais obras escritas para duo de trombone e piano no Romantismo e durante  o
séc.  XX. Francisco Serôdio (trombone) e Vera Batista(piano) apresentam em recital um percurso por diferentes épocas e estéticas do repertório escrito para esta formação.

ILHAS
 
Dia Mundial no Teatro Micaelense
Na próxima terça-feira, o Teatro Micaelense celebra o Dia Mundial da Música com os músicos do Conservatório Regional de Ponta Delgada. A festa é no Salão Nobre, a partir das 18h30, e a entrada é livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário