quinta-feira, 9 de agosto de 2012

As dificuldades em cumprir os Créditos


Com o agravamento da conjuntura económica, estamos todos a atravessar um período de dificuldades tanto para acesso ao crédito, como para gestão pessoal do crédito.

Muitas são as famílias que encontram pela primeira vez dificuldades em honrar todos os seus compromissos relacionados com créditos.

De acordo com os dados da Central de Responsabilidades de Crédito, do Banco de Portugal, em cada 100 famílias portuguesas com empréstimos contraídos junto da banca, 15,6% tem prestações vencidas.

O incumprimento é mais acentuado no crédito ao consumo. As maiores causas para o incumprimento dos créditos, são as situações de divórcio e o agravamento fiscal.

Quando as famílias e as empresas entram num cenário em que têm dificuldades em cumprir todos os seus compromissos, o mundo parece desabar de um momento para o outro, sendo muito difícil a possibilidade de resolução.

A instabilidade económica tem pressionado a economia, penalizando o crescimento económico e social.

Numa situação de potencial incumprimento, em que o dinheiro que aufere mensalmente não é suficiente para cumprir com todas as suas responsabilidades, a melhor decisão a tomar é antecipar o incumprimento ou o assumir tomando medidas para o combater.

Sem comentários:

Enviar um comentário