sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Receber os amigos sem gastar muito dinheiro



Estamos em pleno período de férias. Reunir familiares e amigos em casa para um petit comité repleto de boas conversas, risadas, bebidas e boas comidinhas é sempre um acontecimento imperdível. Férias, fim-de-semana ou feriados são sinónimos de festa. Quem não gosta de encher a casa com os amigos, pessoas queridas em torno da mesa, para um brunch, almoço ou jantar bem especiais?
Realizar almoços e jantares no conforto do lar está a ser uma tendência e uma ótima alternativa para quem não gosta muito de sair. Além disso, preparar refeições, e cuidar para que tudo esteja perfeito, para pessoas especiais é sempre gratificante.
Mas planear e executar um evento social em casa implica sempre custos, por vezes elevados. Da próxima vez que quiser fazer um convite aos amigos, tenha em conta estas dicas e receba-os bem, mas sem gastar muito.
Decoração da mesa - Misture peças de vários serviços para criar uma mesa contemporânea e inesperada; crie argolas de guardanapo com pedaços de um rolo de cartão, forrado com tecido ou papel com textura; os marcadores de lugares com os nomes dos convidados podem ser escritos e dispostos em mil e um objetos originais e de baixo custo; faça um centro de mesa original com aquilo que tem em casa (uma taça de vidro cheia de limões, pedras ou conchas); um arranjo com flores ou rosas em jarras solitárias.
Iluminação - As velas são a melhor solução, para além de serem económicas, podem ser utilizadas várias vezes. Meia dúzia de velas espalhadas pela mesa e sala de jantar são suficientes para criar um ambiente agradável e acolhedor.
Menu - Para quem tem uma Bimby, encontra tudo o que precisa para praticar uma refeição mais diversificada e surpreender à mesa. Quem tem uma Bimby, é a mesma coisa que dizer adeus à monotonia. Garantia de que, respeitados todos os passos, a receita sai sempre bem. Existem milhares de receitas económicas disponíveis na Internet. Marque a sua demostração sem qualquer tipo de compromisso no conforto da sua casa (Alice Vieira, contato: 966 647 772 e 936 397 351).
Planeie bem a refeição que vai servir antes de ir para o supermercado, assim não corre o risco de comprar produtos desnecessários. Quando planear a refeição pense na apresentação do prato que, não tendo de ser caro, pode parecer um luxo! Se vai servir carne grelhada, acompanhe com legumes salteados em cores vivas ou então aperitivos miniatura que vão abrir o apetite a todos!
Em alternativa, os amigos podem contribuir com salgados, doces, bebidas e monta-se um buffet para todos provarem! Simples e divertido, no próximo mês repetem na casa de outra pessoa e assim sucessivamente. Eles vão ficar felizes por contribuir e não ficam na dúvida sobre o que levar... e no final, todos desfrutam e você poupa!
Depois do jantar, para continuar com uma noite economicamente divertida, planeie uma sessão de entretenimento para o pós-jantar: disponha uma seleção de DVDs, faça pipocas e vejam um filme; sentem-se na varanda ou no pátio com um digestivo, música de fundo e boa conversa; organizem concursos de cartas, jogos de tabuleiro, de Wii ou de karaoke e divirtam-se sem gastar um cêntimo!
Eu adoro receber os meus amigos em casa:)

Sem comentários:

Enviar um comentário