terça-feira, 30 de abril de 2013

NOVA LEI DO ÁLCOOL ENTRA EM VIGOR A 1 DE MAIO


Novas Proibições:
·         em postos de combustível;
·         e depois da meia-noite, em qualquer estabelecimento que não seja de restauração e bebidas.
Data:
·         já a partir de 1 de maio de 2013.
Alteração da idade mínima:
·         aumento para 18 anos da idade limite para consumo de álcool (apenas as bebidas de elevado teor de álcool, as bebidas espirituosas);
·          O consumo de vinho e cervejas continua a não ser proibido a jovens a partir dos 16 anos.
Proibição em bombas de gasolina:
A nova legislação alarga ainda a proibição de venda a postos de combustível e a "qualquer estabelecimento" entre as 0h00 e as 8h00, com exceção dos estabelecimentos de restauração e/ou bebidas e dos estabelecimentos de diversão noturna.
A nova lei passa também a prever a obrigatoriedade de venda de bebidas alcoólicas em recipiente de "material leve e não contundente" em salas de espetáculo, incluindo arrais populares, concertos musicais ou festas académicas. Uma obrigatoriedade que não se aplica a recintos onde simultaneamente se desenvolvam actividades de restauração ou de bebidas como casas de fado, café-teatro e casinos.
Reforço de fiscalização:
O decreto de lei prevê ainda uma maior intervenção local da ASAE, PSP e GNR que poderão determinar "o encerramento imediato e provisório do estabelecimento". Estão ainda previstas sanções acessórias que passam pela "interdição, até um período de dois anos, do exercício da atividade diretamente relacionada com a infração praticada".
Numa lista de 34 países da Europa, Portugal surge no nono lugar no que se refere à média anual de consumo de álcool puro per capita, com 13,43 litros, segundo o relatório "Álcool na UE", da Organização Mundial de Saúde.
Fonte: Diário Económico

1 comentário:

  1. Boa tarde.
    Sou estudante universitária e estou a fazer um trabalho sobre uma bebida alcoólica, gostaria de saber qual o diploma em que se encontra esta alteração. Obrigada

    ResponderEliminar