quarta-feira, 12 de junho de 2013

Comprar ou alugar Automóvel? Qual é a melhor solução?


A concessão de crédito está mais restrita e pagar a pronto é uma tarefa quase impossível para a maioria dos consumidores. No entanto, há outras opções de financiamento a que pode recorrer para ter acesso a um carro novo.

O leasing, é um produto que reforça a segurança de quem financia sendo mais eficiente do ponto de vista de utilização do capital. O cliente (locatário) também beneficia deste facto através de taxas de juro, mais baixas.

No leasing, as prestações são mais baixas do que as restantes opções de financiamento, uma vez que os consumidores beneficiam de um valor residual que é saldado no final do contrato. Os clientes ficam também livres do imposto de selo.

No leasing, são exigidos seguros de responsabilidade civil facultativa (50 milhões de euros) e de danos próprios.

O renting, tem uma certa flexibilidade para se poder ajustar às necessidades específicas dos clientes, para além de disponibilizar viaturas sempre atuais e modernas.

No renting, é possível contar com outro tipo de serviços, como as revisões, mudança de pneus e permite ainda mudar de viatura se assim o desejar.

Quem faz muitos quilómetros anualmente, tem tendência para optar pelo renting, porque conta com uma série de serviços associados, como, por exemplo, revisões incluídas, trocas de pneus ou, até mesmo, o pagamento de seguros.

O crédito automóvel, é a modalidade mais usada no mercado tanto para a compra de veículos novos como usados. A taxa de juro varia consoante os anos do carro, quanto mais novo for o carro, menor será a taxa de juro.

No crédito automóvel, basta o seguro de responsabilidade civil obrigatória, no valor de 3 milhões e 250 mil euros e, em alguns casos, o de vida.

No crédito pessoal, a taxa de juro é pouco atrativa na maior parte dos casos. Mas este tipo de crédito, caracteriza-se por uma elevada taxa de sucesso de aprovação por parte das instituições financeiras. Possibilita prazos mais alargados e, por esse motivo a prestação mensal torna-se mais baixa, ou seja, paga menos, mas por mais anos.

Os stands oferecerem propostas de financiamento. Mas tenha muita atenção, porque os stands são meros intermediários no financiamento e, muitas vezes, ganham uma comissão sobre os créditos contratados pelas instituições com que trabalham.


Seja qual for a opção de financiamento para comprar ou alugar um automóvel, deve analisar com muita atenção as despesas de contratação, como as comissões de entrada e processamento. Estes elementos são, essenciais para comparar o custo real de várias propostas, traduzido pela taxa anual de encargos efetiva global (TAEG).

Sem comentários:

Enviar um comentário