sexta-feira, 14 de junho de 2013

Momentos de Lazer de 14 a 21 de Maio


NORTE E CENTRO

Encontro sobre Educação Livre: Alternativas Pedagógicas
Este domingo, dia 16 de Junho, entre as 09h00 e as 18h00, no Centro Macrobiótico de Braga, realiza-se uma conferência onde se vai discutir o estado atual e futuro da educação, abordando temas como: igualdade, horizontalidade, liberdade, legislação em Portugal, educação em crise, experiências na criação de escolas, ensino doméstico, entre outros. Saiba mais
 AQUI.

7º aniversário do Mercado Negro
"O Mercado Vem Abaixo" é o nome do evento que consagra o sétimo aniversário da Associação Cultural Mercado Negro, em Aveiro. A festa, que se realiza este sábado, dia 15 de Junho, a partir das 22h00, tem entrada livre e estão programados vários concertos e DJ set's. Saiba mais 
AQUI. 

Marchas populares em Mira
A Praia de Mira recebe este sábado, 15 de Junho, a partir das 22h00, as Marchas populares que celebram os Santos Populares do mês de Junho.

Eggbox ao vivo em Coimbra
Os Eggbox, grupo que navega entre a música rock e indie, atua este sábado, 15 de Junho, pelas 17h00, no espaço Fnac de Coimbra. Saiba mais AQUI.
 
Festas da cidade da Figueira da Foz
As festas da Figueira da Foz têm início já esta quarta-feira, 19 de Junho, no Parque de Estacionamento da Av. de Espanha, com a Feira de São João. Garantidos estão arraiais, música, marchas populares e muitas mais atividades para animar a cidade.
Saiba mais 
AQUI.

Cerejas do Fundão em Aveiro 
As cidades de Aveiro e Coimbra vão contar com oferta ao público de cerejas do Fundão, no dia 17 de Junho, naquela que é uma iniciativa da empresa de telecomunicações Vodafone. Em Aveiro pode encontrar a banca das cerejas nas imediações do Fórum Aveiro (entre as 10h00 e as 12h00), na Praça da República e na Av. Fernão de Magalhães (17h00 às 20h00). Em Coimbra as cerejas esperam por si entre as 17h00 e as 20h00, na Av. Sá da Bandeira e na Rua da Sofia.

Fado no Norteshopping
Esta sexta-feira, dia 14 de Junho, pelas 18h30, a fadista Helena Sarmento atua no espaço Fnac do Norteshopping, onde apresenta o seu segundo álbum "Fado dos dias assim". Saiba mais AQUI.

Francisco Naia e a Ronda Campaniça
Francisco Naia apresenta, no Fórum Fnac de Braga, no próximo sábado, dia 15 de Junho, pelas 17h00, ao vivo o seu projeto virado para o Todo Alentejano, na sua cultura musical, temática e sonoridades, composto  por temas tradicionais.
Saiba mais 
AQUI.

Exposição de ilustração no Teatro Municipal da Guarda
O Café Concerto do Teatro Municipal da Guarda tem patente, até ao dia 23 de Junho, a exposição do ilustrador Manuel Morgado. O artista deixa o mote para o público visitar a mostra referindo que "quando a fotografia não pode estar presente para transmitir ideias, conceitos, situações, a solução é a ilustração. Esta exposição pretende resumir o que pode ser possível realizar nesta vertente artística".
Saiba mais 
AQUI.
PORTO

"Venha construir o seu balão"
Até ao dia 21 de Junho, na Avenida dos Aliados, no Edifício Montepio, de segunda a sexta-feira, o espaço de intervenção cultural Maus Hábitos convida a construir o emblemático balão de São João. Saiba mais AQUI.

Concertos de Verão na Casa da Música
São mais de 70 concertos, entre Junho e Setembro, que a Casa da Música programou para este Verão. Alguns dos concertos no Palco Super Bock e na esplanada são gratuitos e acontecem a partir das 22h00. Consulte 
AQUI o programa.

Laissez Faire - Mostra de Arte Independente
A II edição da Mostra de Arte Independente - Laissez Faire decorre, a partir do dia 15 de Junho, pelas 14h30, no espaço da oficina de molduras Felisberto Oliveira, Lda. A mostra conta com nove áreas artísticas: pintura, escultura, instalação, cinema, fotografia, ilustração, literatura e música. Para além da exposição estão ainda garantidos ciclos de cinema, concertos e workshops. Saiba mais
 AQUI.

"Leituras no Mosteiro"
Esta terça-feira, dia 18 de Junho, a partir das 21h00, decorrem as leituras no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto. A sessão é dedicada a "Tristão e o Aspeto da Flor" de Francisco Luís Parreira, e tem entrada livre.

"A Cereja de Resende e o Mundo Rural"
Por estes dias, 14, 15 e 16 de Junho, na Fundação Porto Social - Quinta de Bonjóia, acontece um mercado dedicada à cereja. Para além das iguarias que se fabricam com a cereja de Resende, pode também contar com artesanato, música, entre outras atividades. Saiba mais AQUI.

LISBOA

3ª Edição da Festa do Japão
Este sábado, dia 15 de Junho, o Jardim do Japão recebe a 3ª Edição da Festa do Japão. O evento conta com artes marciais, Origami, Furoshiki (técnica de embrulho), brinquedos japoneses, como vestir Yukata (o kimono de Verão), concursos, exposições de Bonsai, entre outras. Destaque para os dois grupos musicais do Japão, o "Arauma Chiyo" - grupo de tambores japoneses e dança folclórica da "Ritsumeikan Asia Pacific University (APU)", composto por 25 jovens, e o grupo 'Kiwi & the Papaya Mangoes', grupo conceituado no âmbito da World Music. Saiba mais AQUI

Exposição Clarice Lispector – A Hora da Estrela
Não perca a oportunidade de visitar a maravilhosa exposição da Fundação Calouste Gulbenkian dedicada a Clarice Lispector, expoente máximo da literatura brasileira. A exposição está patente até este domingo, dia 15 de Junho, e embora seja paga tem entrada livre aos domingos. Saiba mais
 AQUI.

XV Aniversário do Museu da Pólvora Negra
Este domingo e segunda-feira, 16 e 17 de  Junho, o Museu da Pólvora Negra, em Barcarena, celebra o seu XV aniversário. Nestes dias o museu tem entrada e livre. No domingo, a partir das 17h30, assista ao concerto de  música coral do Grupo Coral da Carris e Coro Outros Cantos. Saiba mais 
AQUI.

Festival de Cinema Europeu das Gerações
Esta segunda-feira, 17 de Junho, tem início o Festival de Cinema Europeu das Gerações, no Goethe-Institut Lisboa. O evento reflete sobre alguns dos desafios e oportunidades da terceira idade. A entrada é livre e é exibido um documentário por dia. Saiba mais 
AQUI.

6º Aniversário da Fábrica Braço de Prata
Esta sexta-feira, 14 de Junho, a partir das 20h00, a Fábrica Braço de Prata abre as portas ao público para celebrar o seu 6º aniversário. Garantida está a presença de vários Dj's para animar a festa. Saiba mais AQUI.

Recital de piano e violoncelo
No próximo sábado, 15 de Junho, pelas 18h00, o Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria, no Monte Estoril, conta com um recital de piano e violoncelo, intitulado "A OCCO Convida Jovens Solistas", dirigido por Cavatine Duo.

Teatro no Parque Marechal Carmona
Até ao dia 16 de Junho, o Parque Marechal Carmona conta com sessões de teatro, sempre às 21h30, com a peça "Soldado Fanfarrão", de Plauto. A entrada é livre, mas sujeita a lotação, pelo que aconselhamos reserva através do número de telemóvel 934495034 ou do email reservas@palco13.pt. Saiba mais AQUI.

Festa da Grécia Antiga
A Casa do Fauno, em Sintra, recebe este sábado, dia 15 de Junho, pelas 22h00, a "Festa da Grécia Antiga". O evento conta com danças sagradas
e muita animação. Saiba mais 
AQUI.

Domingo, dez da noite, uma guitarra
Aos domingos, durante todo o mês de Junho, no Largo de Chafariz de Dentro, em Alfama, reina a guitarra portuguesa. Este domingo, 16 de Junho, pelas 22h00, o espetáculo é de Custódio Castelo. Saiba mais AQUI.

Sábados com música no Intendente
O bairro renovado do Intendente recebe, em Junho, música aos sábados à noite com o programa "Noites (i), entre as 22h00 e as 02h00, que inclui concertos e DJ's.  Consulte AQUI o programa.

Ciclo de cinema "Dinheiro para que te querem" 
Esta segunda-feira, 17 de Junho, pelas 21h30, realiza-se mais uma sessão do ciclo de cinema "Dinheiro para que te querem", na Casa da Achada, com a exibição do filme "Viram a minha noiva" (1952), de Douglas Sirk. Saiba mais AQUI.

Festas da Cidade de Lisboa na Baixa-Chiado
As festas da cidade de Lisboa decorrem todo o mês de Junho e a estação da Baixa-Chiado PT Bluestation não fica de fora. Durante todo o mês são várias as iniciativas alusivas aos Santos Populares e aos bailaricos. Saiba mais AQUI.

Festas de Lisboa
Durante todo o mês de Junho decorrem as Festas de Lisboa. São várias as iniciativas um pouco por toda a cidade. Destaque para os bailaricos às sextas-feiras e sábados nos bairros emblemáticos da cidade. Consulte AQUI a programação.

Meo Out Jazz
O Meo Out Jazz, evento que anima toda a cidade com música jazz, vai passar esta sexta-feira, dia 14 de Junho, pelo Museu do Chiado e domingo, 16 de Junho, no Anfiteatro Keil do Amaral, em Monsanto. Consulte AQUI o programa.

ALMADA E SETÚBAL
 
Almada velha em festa
Durante o mês de junho, Almada Velha vai ser palco de arraiais, concertos, espetáculos de rua, teatro e artesanato nas ruas, praças e jardins da cidade. Neste programa que integra as Festas da Cidade de Almada os eventos são gratuitos.
Consulte 
AQUI o programa.

Leitura e Teatro em Palmela
A Câmara Municipal de Palmela e o Grupo de Teatro O Bando organizam na sexta-feira da próxima semana, dia 21 de Junho, às 21h00, na Biblioteca de Palmela, uma nova Comunidade de Leitores – Ler para ver Teatro. A iniciativa, que tem entrada livre, apresenta a peça de teatro do grupo, “Jangada de Pedra” através da leitura e tertúlia em torno do romance de José Saramago. Saiba mais AQUI.
Música ao Vivo com Marco Rodrigues
"Entretanto" é o mais recente trabalho do cantor Marco Rodrigues, que é apresentado ao vivo, já este sábado, 15 de Junho, pelas 17h00, no espaço Fnac do Fórum Almada.
Saiba mais 
AQUI.
Vida saudavél em Palmela
O mês de Junho, em Palmela, conta com o programa “Mexa-se em Palmela”, que oferece várias atividades desportivas para ajudar a ter uma vida saudável. Das várias modalidades a praticar destaca-se o futebol, o basquetebol, o atletismo, pilates, entre outras. Consulte AQUI o programa.

“Almada Mexe Comigo”
No mês de Junho, a Câmara Municipal de Almada apresenta um programa que promove a saúde e o exercício físico. São diversos os espaços do concelho onde decorrem as atividades. Caminhadas, passeios de BTT, desportos aquáticos ou aulas abertas de Yoga, são algumas das sugestões para o mês de maio. Consulte AQUI o programa.
Exposição de Carlos Laranjeira “Troikatoons”  
O Cineteatro S. João, em Palmela, acolhe até ao dia 11 de Agosto a exposição "Troikatoons” do cartoonista Carlos Laranjeira. A mostra  realiza-se "em tempos de Troika" e está organizada em torno de personagens que se distinguem, "pelas piores razões, nesta época conturbada". Saiba mais AQUI.

ALENTEJO E ALGARVE

Exposição alusiva a “memórias de infância” 
O Museu Municipal da Vidigueira tem patente, até ao dia 29 de Junho, a exposição "Memórias de Infância". A mostra conta com objetos do espólio do museu, que foram na sua maior parte doados por habitantes do concelho, alusivos à nossa infância.

Batalha de Atoleiros e Feira Medieval em Fronteira
O município alentejano de Fronteira recria a vitória de Portugal sobre Castela no ano de 1384. Nos dias 21, 22 e 23 de Junho, Fronteira apresenta dois eventos com entrada gratuita: a  Recriação Histórica da Batalha de Atoleiros e a Feira Medieval de Fronteira. Saiba mais AQUI.

"Maria Linda: Uma Mulher Alentejana"
O Museu da Ruralidade, em Castro Verde, tem patente a exposição “Maria Linda: Uma Mulher Alentejana em meados do século XX”. A mostra, que se baseia no conto “Maria Linda”, da autoria de Maria Rosa Colaço, conta com vários objetos como vestuário, loiças, revistas, mobiliário, entre outros, retratando a história ficcionada de uma criada alentejana que, em meados do século XX, partiu para Lisboa em busca de uma vida melhor. Saiba mais AQUI.

Ferragudo Art Festival
O Ferragudo Art Festival realiza-se na zona ribeirinha da aldeia de Ferragudo, em Lagos, todos os sábados, das 18h00 às 24h00, a partir do dia 15 de junho e até 17 de agosto. O cais, entre a ponte antiga e o mercado municipal, está fechado ao trânsito, e por lá reinam os artistas, pintores, escultores e artesãos que apresentam as suas obras de arte.

Ciclo "Músicas na Igreja" no Convento da Graça
O ciclo "Música nas Igrejas" conta esta semana com a fadista Inês Graça que atua na Pousada do Convento da Graça, já este sábado, 15 de Junho, pelas 18h00.

Noites de verão em Albufeira
A partir do dia 19 de Junho e durante todas as noites de quarta-feira, durante a época balnear, a partir das 21h00, a animação está presente no Largo Engenheiro Duarte Pacheco, em Albufeira. Por lá vão passar diversos artistas locais e regionais que apresentam demonstrações de folclore, música tradicional portuguesa, dança clássica, contemporânea e sapateado, música internacional, entre outras atuações.

História e evolução das consolas de jogos 
O núcleo de Eletrónica e Informática da Universidade do Algarve tem patente na biblioteca do campus das Gambelas, ao longo do mês de Junho, a exposição alusiva à "História e Evolução das Consolas de Jogos". A mostra conta com diversos modelos de consolas, que fazem parte da evolução tecnológica dos finais do século XX, e início do século XXI.

ILHAS

 "Vozes da Nova Cidade"
O Largo da Praça, no Machico, recebe este sábado, dia 15 de Junho, pelas 21h00, a final do concurso "Vozes da Nova Cidade". São cinco os finalistas e cada um representa uma das cinco freguesias do concelho.

Música na ilha
A Direção Regional de Educação Artística (DREA) é a responsável por três eventos que acontecem este domingo, dia 16 de Junho, na ilha da Madeira. A Orquestra de Cordas da DREA dá um concerto pelas 10h30, na Casa do Povo do Santo da Serra. Mais tarde, pelas 18h00, o Coro Juvenil da DREA atua no Centro de Multimédia e Educacional da Fajã do Penedo (São Vicente). Também à mesma hora, mas no Salão Paroquial do Seixal, o grupo Kaleidoscope da DREA apresenta um espetáculo com diversas coreografias de vários países.

Exposição alusiva aos Ex-combatentes do Ultramar
O Museu do Trigo, entre a Lomba do Alcaide e a Lomba do Loução, na ilha de São Miguel, tem patente até ao dia 15 de Junho uma exposição alusiva aos Ex-combatentes do Ultramar. A mostra tem como objetivo uma homenagem a todos os ex-combatentes do Concelho da Povoação que lutaram no Ultramar, deixando para trás, mães, esposas filhos e restante família.

Festas de São João da Vila 
As festas de São João da Vila, em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, têm início já esta sexta-feira, dia 14 de Junho e terminam no dia 24 do mesmo mês. Este sábado, dia 15 de Junho, realiza-se a noite da Juventude, na Vinha d’Areia, com a atuação de Dj Play, Groove Keepers, dupla Mete Cá Sets, Sasha Lopez e Feat, Ale Blake & Broono. Já nos dias 23 e 24 de Junho, destaque para o desfile das marchas de São João, a partir das 20h30.

Sem comentários:

Enviar um comentário