- Desconfie de empresas que oferecem taxas abaixo do mercado e muitas facilidades.
- Verifique o impacto das taxas de juros no total do empréstimo. As taxas são o ponto mais crítico de um crédito pessoal.
- Faça algumas simulações para conhecer os produtos existentes no mercado, antes de tomar a sua decisão. Leia sempre o contrato com muita atenção.
- No crédito pessoal pode optar por uma prestação fixa (poderá mais facilmente controlar o orçamento familiar, mas faça as contas e verifique se o empréstimo, no total, não lhe vai ficar mais caro) ou prestação variável (que será ajustada todos os meses tendo em conta as oscilações do mercado).
- Não falhe no pagamento de nenhuma prestação. As taxas e juros de mora são altos. Se verificar que vai entrar em situação de incumprimento do pagamento do seu crédito pessoal, entre em contacto com a instituição bancária ou financeira e explique a sua situação.
- Se estiver na incapacidade de cumprir mais do que um crédito, equacione a possibilidade de pedir um crédito consolidado para juntar os seus créditos num só. A consolidação dos créditos permite uma poupança dos encargos mensais.
- Se tiver o nome na lista negra do Banco de Portugal, nenhuma entidade bancária ou financeira lhe vai conceder crédito, seja pessoal ou consolidado.
- Se a sua situação financeira estiver num cenário em que não permite cumprir com as suas obrigações e não consegue viver de forma digna, peça a insolvência pessoal. Este será um último recurso.
Este é um blogue para debater questões essencialmente ligadas às finanças pessoais, sem esquecer outros temas como a conjuntura económica, política, social e cultural.
sexta-feira, 7 de junho de 2013
Dicas para pedir um Crédito Pessoal
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário