quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dia Mundial da Poupança


Para celebrar o Dia Mundial da Poupança, partilho as melhores ofertas dos principais produtos de investimento e as respectivas remunerações.

Certificados  Poupança Mais
No 1.º ano, juro de 2,75%, no segundo 3,75%, no terceiro 4,75% e 5% no quarto e quinto ano.
Nota: A remuneração oferecida nos últimos dois anos pode aumentar se a economia portuguesa crescer.
O prazo de investimento é de cinco anos, o valor mínimo de subscrição é de mil euros e o máximo de um milhão de euros. Este produto pode ser resgatado um ano após a subscrição. A partir daí, pode resgatar mas perde os ganhos desde o último pagamento de juros.

Depósitos com prazo até um ano
Taxa anual nominal líquida da maioria dos depósitos com prazo até um ano é de 2%.
A maioria dos depósitos até um ano está a pagar, em média, uma taxa anual líquida na ordem dos 2%. Analise  a concorrência porque as diferenças de juros são substanciais de banco para banco.

Certificados de Aforro
Produto interessante. Quem subscrever esta aplicação financeira em Outubro terá direito a uma remuneração bruta de 3,189%, acima da oferecida pelos bancos na maior parte dos depósitos a prazo.

Plano Poupança Reforma
Os Planos Poupança Reforma (PPR), continuam a ser vantajosos a nível fiscal. A taxa do imposto continua a ser de 8% sobre o rendimento das entregas posteriores a 2006, desde que resgatados segundo as regras. Se tem um PPR e a remuneração deixa a desejar, transfira-o para outro produto mais rentável e com menos custos. Nestas situações, a comissão não pode ultrapassar os 0,5%.
Em 2012 a remuneração média aplicada pelos seguros Plano Poupança Reforma de capital garantido, renderam 2,5%.

Obrigações do Tesouro
Produto atractivo, mas a DECO recomenda o investimento em Obrigações do Tesouro apenas se tiver mais de 2500 euros para investir, de forma a diluir os custos da operação de compra.
A DECO aconselha a não colocar mais de 25% das suas poupanças em dívida pública, o que inclui Certificados de Aforro.
Existe no mercado remunerações anuais líquidas entre 5,0% e 5,4% para títulos com maturidade entre 5 e 11 anos. Estas taxas estão garantidas desde que mantenha as Obrigações do Tesouro até ao vencimento, assumindo que o Estado pagará todos os juros e o reembolso de capital como prometido.
Remuneração média anual líquida para títulos com maturidade entre 5 a 11 anos é de 5%.

Ouro
Pode investir em barras com pesos entre 2,50 gramas e 12,50 quilos.
Em Portugal, o peso do ouro expressa-se em euros por grama e as cotações derivam de Londres, onde o preço é fixado em dólares por onça (31,1 gramas).
Pode também optar por investir em moedas. A libra esterlina e os reis portugueses são as mais populares. Para investir indirectamente pode apostar nos fundos de investimento: exchange – traded funds (ETF) e warrants – que são as opções preferidas dos portugueses.
Valor em euros por uma onça troy (onça troy=31,103481 grama), segundo os dados do Banco de Portugal a 24 de Outubro.

Bolsa
O investidor pode fazer a compra individualmente quando escolhe directamente as acções que deseja ou através de fundos de acções, ao adquirir unidades de participação de um destes instrumentos. Os especialistas aconselham os interessados a fazer este investimento a prazo (pelo menos a cinco anos) para ultrapassar as flutuações do mercado.
Ao escolher títulos de diferentes países e sectores, consegue reduzir as flutuações do investimento.
Ganho anualizado desde o início de 2009 da carteira de acções eleitas pela Proteste, é de 7%.

Nota: Investir nos produtos sem riscos é a melhor aposta para que haja uma garantia de que o dinheiro está de facto a ser rentabilizado.

Fonte: www.deco.proteste.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário