sábado, 12 de outubro de 2013

Momentos de Lazer de 12 a 18 de Outubro



PORTO&NORTE
Marionetas, palhaços e equilibristas na Baixa do Porto

Este fim-de-semana, a baixa do Porto vai ser invadida por marionetas, palhaços e equilibristas, todos eles artistas do Grupo de Teatro Fantocheiro que promete trazer muitas gargalhadas e animação a quem visitar a Praça das Cardosas e o Largo dos Lóios entre as 11h30 e as 16h00. O espetáculo ‘De Lés-a-lés reúne representação, várias técnicas de expressão dramática, manipulação de marionetas, artes circenses, música e dança, atividades desenvolvidas sempre com a interação com a plateia. Estes artistas instalam-se na Praça das Cardosas dia 12 de outubro a partir das 11h30 com o primeiro quadro cénico - ‘Raiz Popular’ - seguindo-se os espetáculos ‘Circo e a Cidade’ e ‘Último Ato às 14h30 e às 15h30 respetivamente. No domingo, o programa repete-se mas, desta feita, no Largo dos Lóios.

Serralves na Baixa do Porto

Obras da coleção de Serralves vão marcar presença na Baixa do Porto e na Biblioteca Almeida Garret. As duas exposições - Música e Palavras - fora de portas mostram obras da sua coleção e a inauguração decorre este sábado, dia 12, pelas 22h00. Com curadoria de Ricardo Nicolau, as mostras ficam patentes até dia 15 de dezembro. Música e Palavras: Obras da Coleção de Serralves propõe um percurso no interior da Coleção de Serralves pontuado por peças que, embora criadas em diferentes contextos históricos e geográficos, partilham a incorporação da experiência do som no seu discurso visual e concetual.

I Love My Brand 

A 2ª edição do evento I Love My Brand  traz ao Porto, até dia 26 de outubro, workshops gratuitos em torno da temática do Personal Branding. Glow with confidence; Power Emprego; FLY – First Love Yourself; Que ideia tenho de mim?; Personal Branding: Trabalhar à moda de Hollywood são alguns dos temas dos workshops gratuitos, a decorrer no Shopping Cidade do Porto durante estes dias. Apesar de gratuita, a iniciativa requer inscrição prévia. Conheça todos os detalhes na página de Facebook do I Love My Brand.

Desfolhada Tradicional e Petiscos em Valença
Valença promove a desfolhada tradicional, acompanhada de uma mostra gastronómica, este fim-de-semana, entre os dias 12 e 13 de outubro, na freguesia de Cerdal. O evento começa às 18h00 de sábado com uma arruada de bombos, a cargo dos Amigos do Bombinho de Fontoura, segue-se o desfile da desfolhada tradicional encabeçado, por um carro de bois, carregado de milho e as lavradeiras que vão apresentando os mais típicos versos da época. Uma eira tradicional vai ser improvisada no local e começa a desfolhada, soltam-se as cantigas, as estórias e as lendas. Os sons estridentes das concertinas e dos bombos vão entusiasmar os mais afoitos para umas desgarradas. Pelo meio a ânsia de aparecer uma espiga rainha e manda a tradição de roubar um beijo  a uma donzela, ou de aparecer uma espiga com “filhos” e  cumprir o ritual de acender uma vela e colocar a espiga numas alminhas, que se encontrem num cruzamento de caminhos, para espantar os maus espíritos. No domingo o recinto reabre às 11h00 com uma arruada de bombos a cargo dos Bombos São Cristóvão de Gondomil. Saiba tudo no site da Câmara Municipal de Valença.

Jazz e poesia no Mar Shopping

O “Fridays in MAR Lounge” reúne, às sextas-feiras, sempre às 21h30, num espaço com ambiente confortável e relaxante, o MAR Lounge, no piso 1 do MAR Shopping, junto à Praça da Restauração, concertos de música, com entrada gratuita. Que melhor forma de celebrar a chegada do fim-de-semana? O cartaz de outubro revela o que de melhor se está a fazer nos campos do Jazz, dos Blues e da Bossa Nova. Esta semana, dia 11, é a vez de Isabel Ventura e Mário Figueiredo “subirem ao palco”. Conheça o programa completo no site do Mar Shopping.

II Outono Quente em Viseu

Com mais de uma década de estrada, os Toques do Caramulo reinventam-se continuamente, fazendo música nova das velhas cantigas e levando o público a surpreender-se com o repertório esquecido da Serra do Caramulo. Com amplo reconhecimento nacional e internacional, este é um espetáculo de forte energia musical e interação com o público, fazendo de cada concerto uma grande festa para todas as idades. Esta sexta, 11 de outubro, o Parque Aquilino Ribeiro, em Viseu, acolhe pelas 21h45 o espetáculo Outono Quente, com entrada livre. Conheça toda a programação no site dos Toques do Caramulo.

Trilho Pedestre em Valença

Um percurso por entre vinhedos, casas graníticas e velhos moinhos é a proposta da Câmara Municipal de Valença que promove uma caminhada no Trilho Pedestre da Carvoeira, sábado, 12 de outubro. O ponto de encontro está marcado para a Igreja Matriz de Boivão, às 9h00 e a saída às 9h30. O tempo estimado do percurso é de 3h30. A caminhada será acompanhada por guias que darão a conhecer os pontos mais interessantes do percurso, nomeadamente do património, lendas e tradições, fauna e flora local. A participação nesta caminhada que tem grau de dificuldade fácil é gratuita. Saiba tudo no site da Câmara Municipal de Valença.

fAXAda para obras nos Aliados

"fAXAda para Obras", um espetáculo que evoca o imaginário português numa produção com mais de 70 pessoas, acontece este sábado, dia 12, pelas 18h30, no Edifício AXA, na Avenida dos Aliados. A encenação de Joana Providência e António Júlio é apresentada pela Academia Contemporânea do Espetáculo - Teatro do Bolhão.

Xana Toc Toc no Dolce Vita Porto

Este sábado será de grande animação para os mais pequenos no Dolce Vita Porto. Xana Toc Toc dá, pelas 16h00, um concerto para a pequenada, com entrada livre, na  Urban Plaza, piso 1 do centro comercial. O Dolce Vita Porto tem mais atividades gratuitas para os mais pequenos: todos os domingos as famílias contam com sessões de cinema gratuito. Com início às 11h00, este domingo está em exibição o filme “Gladiadores”. No Espaço Traquinas, os fins-de-semana estão reservados aos ateliês infantis, a decorrer aos sábados, das 14h00 à meia-noite e aos domingos, das 14h00 às 19h00. Este sábado, “Vamos fazer um brinquedo com materiais recicláveis”. A não perder!

Páre, Escute e Olhe

Estão de regresso as sessões de cinema do cineclube da Universidade Lusófona. O ciclo presente pretende explorar e discutir possibilidades radicais do uso do som no cinema e no vídeo, especificamente quando o significado da imagem é criado/transformado/modelado pela banda sonora. Para ver todas as quartas-feiras, às 17h30, com entrada livre.

Morreu a mais bela mulher do mundo no Mar Shopping

Por ocasião dos cinquenta anos da morte de Marilyn Monroe  (1926-1962), a FNAC, em parceria com a TASCHEN, evoca dois momentos que marcaram de forma indelével a sua vida.O primeiro, no tempo em que Marilyn ainda era morena e respondia pelo nome de Norma Jeane, remonta à altura em que a candidata a modelo conhece o fotógrafo Andre de Dienes, em plena década de quarenta, e vive com ele uma história de amizade e de amor. Esta exposição, cujo título evoca o poema Na morte de Marilyn da autoria de Ruy Belo, é dedicada a todos aqueles que ainda hoje choram a sua morte e que compreendem a súplica do poeta ao demandar em vez de marilyn dizer mulher. Para ver na FNAC do Mar Shopping até dia 18 de outubro.

Clint Eastwood na Biblioteca Almeida Garrett

A série de cinema gratuito Invicta Filmes continua a decorrer na Biblioteca Almeida Garrett com um ciclo dedicado a Clint Eastwood. Consulte a programação para as próximas sessões no site da Porto Cultura.

Sons em Marcha

A Galeria do Centro de Arte de Ovar acolhe a exposição Sons em Marcha, uma mostra multimédia interativa patente entre os dias 4 e 31 de outubro. O objetivo da exposição é proporcionar ao público em geral, e aos jovens em particular, um maior e melhor conhecimento das várias sonoridades que poderemos encontrar numa Banda Filarmónica, agrupamento que sempre constituiu um meio privilegiado de fazer chegar a música às populações, saindo à rua e dando a conhecer o seu trabalho a quem passa. Para ver de terça a sexta das 10h00 às 18h00, sábado das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h e em dias de espetáculos, sexta e sábados 20h00 às 00h00 e domingos das 15h00 às 19h00, com entrada gratuita. 

A Torre dos Clérigos e os seus fotógrafos no CPF

O Centro Português de Fotografia tem patente a exposição "A Torre dos Clérigos e os seus fotógrafos “no âmbito de uma parceria com a Irmandade dos Clérigos e no âmbito das Comemorações do aniversário da Torre dos Clérigos. Farol da igreja que se tornou farol da cidade, anunciando o porto aos navios da barra, pilar dos céus e da identidade, a Torre, simultaneamente sagrada e cívica é a superação da igreja e, no imaginário dos portuenses, a superação de si. Foi isso que os fotógrafos entenderam e ajudaram a construir. Para ver na antiga Cadeia da Relação, até dia 24 de novembro.

XV PortoCartoon-World Festival no aeroporto

O Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro tem patente até dia 31 de dezembro a exposição do XV PortoCartoon-World Festival, considerado um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa. Este ano sob o tema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, pode apreciar um conjunto de obras participantes no certame quando estiver de passagem por este aeroporto.

Graça Morais em Bragança

O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, tem patente uma exposição para descobrir uma parte do espólio desconhecido da artista. A maior mostra antológica da artista, demarcada entre os trabalhos realizados em 1970, enquanto finalista da Escola Superior de Belas Artes do Porto, e uma intervenção efémera nas paredes de uma das salas, criada especificamente para esta ocasião, são trabalhos para apreciar. A par de um conjunto significativo de obras que nunca tinham sido expostas até ao momento, capazes de surpreender mesmo aqueles que julgam conhecer bem o trabalho de Graça Morais, integram esta antologia obras emblemáticas de séries como "O Rosto e os Frutos", "Os Cães", "Cabo Verde", "As Escolhidas", "Geografias do Sagrado", "Deusas da Montanha", "Olhos Azuis do Mar" ou "Sombras do Medo". Uma Antologia: Da Terra ao Mar - Pintura e Desenho (1970/2013) está em exibição até dia 30 de novembro, de terça a domingo, das 10h00 às 14h00, com entrada livre. 

Estados de Alma

As Caves Calém, em Vila Nova de Gaia, acolhem a exposição “Estados d’Alma”, da autoria de Albertina Machado e Anabela Mendes da Silva, artistas com raízes angolanas e uma forte ligação à cidade do Porto. A sala de exposição da centenária casa de vinho do Porto serve de galeria à exposição, que estará aberta ao público todos os dias, das 10h00 às 18h00, até 13 de outubro. A entrada é gratuita.

LISBOA&SUL

Aniversário do Amoreiras 

Um dia incrível com dezenas de surpresas, eventos surpreendentes e muito mais. Com a participação de vários Chefs, DJ’s, e um desfile de moda é a proposta do Shopping Center das Amoreiras para um dia único de festa, descontos, moda e muito glamour que celebra o aniversário do Centro Comercial. Dia 16 de outubro, das 10h00 às 23h00, o Fashion Passion B-Day tem descontos incríveis em diversas lojas, ofertas fantásticas, música e muita animação. Saiba tudo no site do Shopping Center das Amoreiras!

Quadros, conversas e petiscos musicados na Mimosa da Lapa

Este sábado, 12 de outubro, a Mimosa da Lapa, antiga mercearia de bairro recentemente recuperada sob o mote Mercearia, Bicicletas e Cultura, apresenta mais um programa cultural que junta artistas plásticos, músicos e petiscos a condizer, na mercearia mais charmosa de Lisboa. DJ Amp, pelas 19h00, Sensi e Frankie Chevez, às 21h30, e a exposição de pintura "Estórias para Musicar Sonhos”, de Daniela Reis compõem o programa desta noite de celebração.

Open Day na Dance Spot

A Dance Spot vai promover este sábado, 12 de outubro, um “Open Day”: um dia de portas abertas com aulas gratuitas, para que todos possam vir dançar! Para crianças dos 3 aos 12 anos há aulas de dança criativa, de ballet e de hip-hop e é possível experimentar mais do que uma modalidade. Para as mães há uma aula de barra de chão, é entre as 10h00 e as 11h00 e também é gratuita. Uma manhã em família na Dance Spot para começar o fim-de-semana com muita energia! Saiba mais no site da Dance Spot.

Sons do Mundo no Adufe
Esta sexta-feira, pelas 22h00, o Adufe Sons do Mundo prepara uma seleção especial de música balcânica. Dos Balcãs para o mundo é o mote para uma noite de ritmos desconcertantes, alegres e bem-dispostos. Já no sábado pode contar com um concerto de Ngoma moçambique a partir das 22h30. Ambos têm entrada gratuita! Saiba mais no site do Adufe Bar.

Aniversário da Culturgest

O 20º aniversário da Culturgest tem sido celebrado ao longo de todo o ano mas por estes dias a festa ganha contornos mais definidos. Este é o último fim-de-semana de celebração, marcado para os dias 11 e 12. O Concerto de Aniversário, dia 12, com entrada livre, é dirigido a todo o público para quem a Culturgest trabalha desde sempre. Neste segundo fim-de-semana inaugura também, nos nossos espaços expositivos de Lisboa a exposição Sentido em Deriva – Obras da Coleção da Caixa Geral de Depósitos, com curadoria de Bruno Marchand. Também para esta mostra a entrada é livre.

Festa no Chiado

O Chiado está em festa esta semana, entre os dias 12 e 19 de outubro. Da programação da 17ª edição da Festa no Chiado destacam-se concertos, visitas “Encontros à Esquina” e “Portas Abertas”, Cafés Literários, atividades infantis, exposições, colóquios, conferências e animações de rua. O acesso à maior parte das iniciativas é gratuito, mas alguns requerem inscrição prévia. O programa completo pode ser consultado no site da Câmara Municipal de Lisboa.

Ânforas Lusitânias em Tróia

De 10 a 13 de outubro, o troiaresort recebe especialistas de vários países num debate em torno do papel da Lusitânia e de Tróia, na rede comercial do Império Romano. No âmbito deste evento há uma sessão de acesso livre “Como se fabrica uma ânfora?”, esta sexta, 11, entre as 19h00 e as 20h30 horas, em que o oleiro Paulo Franco, da Casa do Oleiro, em Mafra, vai produzir ao vivo uma ânfora romana com cerca de 1 metro de altura.

Cinema no Centro Mário Dionísio

Será possível viver sem aprender? É esta a questão que dá o mote ao novo ciclo de cinema gratuito do Centro Mário Dionísio - Casa da Achada, desta vez dedicado à aprendizagem. Durante três meses são exibidos 15 filmes do século XX, de origens, realizadores e tempos diferentes, escolhidos entre os muitos onde a infância, a adolescência e a escola são tratadas, e outros onde a questão das aprendizagens está à vista mas de outras maneiras. Para ver na Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, sempre à segunda-feira às 21h30.

Dança no Espaço Sou

O Espaço Sou - Movimento e Arte, no Largo do Intendente é o ponto de encontro para encontros de dança com entrada livre. As aulas propriamente ditas decorrem na Casa da Covilhã e esta quinta-feira são para a menina e para o menino, o que é preciso é vontade de aprender. Na terça-feira às 19h00 às 19h00 há uma aula aberta de tango e às 21h00 outra de kizomba e danças tradicionais de Cabo Verde. Conheça toda a programação no site do Espaço Sou - Movimento e Arte.

Open Air Cinema no Martim Moniz

Durante o mês de outubro, o Mercado de Fusão volta a ser palco do ciclo "Open Air Cinema – Martim Moniz", desta vez dedicado aos documentários. São quatro sessões, uma por cada semana do mês, todas com acesso gratuito. Para ver sempre à quarta-feira às 21h30, com entrada livre.

Offbeatz e Experimentbox

À quarta-feira à noite há sempre música à borla no Musicbox.  A entrada é gratuita neste espaço dedicado à música a partir das 22h00 e até às 3h00.
Cinema e literatura à francesa
Até dia 12 de outubro, a 14ª Festa do Cinema Francês faz-se representar na Reitoria da Universidade de Lisboa com seis filmes de entrada livre. Neste ciclo de cinema apresentam-se obras dedicadas à relação entre o cinema e a literatura. Para ver esta quinta, sexta e sábado a partir das 16h30 na Reitoria da Universidade de Lisboa, com entrada livre.

Visita ao Cemitério dos Prazeres

É um local pouco provável para agradáveis passeios mas a verdade é que há cemitérios onde se erguem verdadeiras obras de arte e muitas que vale a pena conhecer. O Cemitério dos Prazeres tem, por isso, novos percursos temáticos organizados pela Câmara Municipal de Lisboa. Este sábado, às 10h00, o tema da visita é "Arquitetos: In Memoriam". As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do Tel: 213 912 700 ou 213 912 699.
Saxofone e guitarra no Jardim da Estrela

O fim de tarde de sábado vai ter banda sonora gratuita, com Sofia Saragoça na voz e Mark Cain no saxofone e guitarra. Para ver e ouvir às 19h00, no Jardim da Estrela.

Helena Almeida no BES Arte & Finança

O BES Arte & Finança acolhe a exposição "Andar, abraçar", de Helena Almeida, uma das grandes artistas da arte contemporânea portuguesa, com mais de 40 anos de carreira, e que há nove anos não realizava em Portugal uma exposição fotográfica tão completa. Uma mostra fotográfica para ver até 9 de janeiro, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 19h00, no BES Arte & Finança, em Lisboa.

Insetos em Ordem no Palácio de D. Manuel

A exposição interativa “Insetos em Ordem”, da responsabilidade do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, está patente em Évora, no Palácio de D. Manuel até dia 2 de novembro. Trata-se duma exposição itinerante que dá a conhecer um património de biodiversidade na classe dos insetos de modo interativo. A exposição é baseada em exemplares de coleções biológicas pertencentes a mais e 50 espécies de insetos. À entrada os visitantes recebem um inseto conservado em resina e são conduzidos até conseguirem identificar a ordem a que pertence o inseto (borboletas, besouros, gafanhotos, etc.) e conhecer as suas caraterísticas, nome específico, assim como outras curiosidades sobre o grupo. Os visitantes percorrem uma chave dicotómica construída no espaço expositivo, transformado num grande labirinto, construído por caminhos que ligam as mesas de identificação aos módulos das 14 maiores ordens de insetos. A mostra está patente até dia 2 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 e tem entrada livre.

Arte de Raúl Rêgo em Lisboa

A Vida num Percurso na Cidade é o nome da exposição de Raul Rêgo patente na Galeria de Exposições dos Paços do Concelho a partir deste sábado, 5, e até dia 31 de dezembro. O artista, falecido em 2002, foi uma figura que marcou o nosso tempo, dando um relevante contributo ao advento e consolidação da democracia. No centenário do nascimento de Raul Rêgo (1913-2013), a CML lembra o homem e a marca que deixou, tornando presentes as ideias por que lutou e as causas que defendeu. A exposição propõe um percurso pela vida de Raul Rêgo num percurso pela cidade de Lisboa. Para ver na Galeria de Exposições dos Paços do Concelho até dia 31 de dezembro, de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 19h00.

Lisboa antiga de José Manuel Cruz

Também em Lisboa, a exposição “Lisboa antiga” de José Manuel Cruz revela um saboroso olhar sobre a cidade de Lisboa através da fotografia deste artista. Uma mostra para apreciar de segunda a sábado das 12h00 às 19h00 até dia 20 de outubro na Loja Sortido Fino, em Belém. Mais informações na página de Facebook da Sortido Fino.

Hans Christian Andersen em Portugal

O Instituto dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo tem patente a exposição "Hans Christian Andersen em Portugal", uma iniciativa particular concebida pelo designer dinamarquês Niels Fischer com o objetivo de divulgar o escritor Hans Christian Andersen, na sua forma mais original e generosa. Para ver de segunda a sábado, a partir das 9h30, até dia 15 de outubro.


Hora do Banho no Freeport

REBATH’ é a mais recente exposição patente no Freeport de Alcochete que promete não deixar nenhum visitante indiferente. Fruto de um desafio lançado pelo Freeport ao coletivo de artistas RAF*SOF Cool Active, do Mercado Urb, a exposição materializa-se em sete banheiras vitorianas, reinterpretadas artisticamente, e que se podem encontrar nas várias áreas públicas do centro. Temas tão diversos como a união infinita, a purificação do corpo e da alma, a azulejaria tradicional portuguesa do século XIX ou a emancipação da classe média, são algumas das inspirações das banheiras vitorianas apresentadas no Freeport até ao final do mês de Outubro.

Planet Ocean no Oceanário

São do mar são as imagens que forram a zona exterior do Oceanário de Lisboa. Incríveis fotografias subaquáticas que fazem parte da exposição "Planet Ocean", da fundação GoodPlanet, que inaugurou esta terça-feira, com entrada gratuita. Até dia 6 de janeiro, é possível observar as imagens aéreas de Yann Arthus-Bertrand e as imagens subaquáticas de Brian Skerry gratuitamente à entrada do Oceanário de Lisboa. Ao todo são 35 imagens de grandes dimensões que levam o público numa viagem pelos oceanos. As descrições das fotografias dão a conhecer aos visitantes as ameaças socioeconómicas que os oceanos enfrentam no presente, e pretendem alertar para a sua importância na vida de todo o planeta. "Planet Ocean" pode ser visitada diariamente entre as 10h00 e a 19h00.

Festival Internacional de Escultura em Areia

O FIESA 2013 está na Praia de Armação de Pêra, até dia 25 de outubro. Esta mega exposição de esculturas em areia é este ano dedicada ao tema Música e apresenta em areia cenas representativas da sua expressão em vários povos, da sua evolução e de vários géneros musicais, que vão desde o rock, à música tradicional e à clássica, dança ou mesmo à expressão religiosa da música. 

Ficção científica no café Clara Clara

Os extraterrestres vão invadir Lisboa. Pelo menos o café Clara Clara que, até outubro, exibe uma mão cheia de filmes dedicados à ficção científica. Para ver no Campo de Santa Clara  (Feira da Ladra), todas as quartas-feiras às 22h00.

Feira da imaginação em Palmela

Uma feira criativa e ao ar livre que todas as semanas, aos sábados, das 11h00 às 20h00, acontece no Parque de Palmela. Venha puxar pela imaginação e conhecer a criatividade dos que aqui expõem e vendem os seus trabalhos. A entrada é livre!

O Consumo Feliz no Museu Coleção Berardo
O Consumo Feliz - Publicidade e sociedade no século XX é a mostra patente no Museu Coleção Berardo. Reunindo um conjunto de cerca de 1500 exemplares, a Coleção Berardo de Arte Publicitária, exclusivamente constituída por matrizes originais pintadas à mão – única no mundo –, cobre rigorosamente todos os aspetos da vida quotidiana ocidental, de 1900 aos anos de 1980. Da moda ao automóvel, da aviação à alimentação, do turismo à música, da decoração de interiores ao cinema, sem esquecer o doloroso período das duas Guerras Mundiais, é todo o século XX que se desenrola sob o nosso olhar, formal e plasticamente notável, e fonte inesgotável de um dos mais notáveis movimentos artísticos do século XX, a Pop Art. Estes originais destinados à reprodução em larga escala através de processos mecânicos, geralmente litográficos e rotográficos, constituem o acervo da prestigiada firma James Haworth & Company, uma das principais produtoras de publicidade do Reino Unido, com atividade iniciada por volta de 1900 e continuada até cerca de 1980. Com entrada gratuita, a exposição pode ser apreciada até dia 27 de outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário