sábado, 19 de outubro de 2013

Momentos de Lazer de 19 a 25 de Outubro



Porto e Norte
Análise Sensorial de Infusões, no Cantinho das Aromáticas

Que sensações podem proporcionar plantas e suas infusões? O Cantinho das Aromáticas, situado em Gaia, responde este fim-de-semana a essa questão num evento que vai pôr à prova o paladar e olfato de cada um e promover experiências sensoriais únicas! Durante os dois dias acontecem gratuitamente provas de infusões, atividades para crianças, visitas guiadas e muitas surpresas. Venha testar a sua memória sensorial e conhecer o diversificado mundo de aromas e sabores das infusões, em que nenhum sentido é deixado ao acaso... Coloque-se à prova e sinta esta experiência. O 1º Encontro de Análise Sensorial de Infusões acontece esta sexta e sábado, 18 e 19 de outubro, entre as 10h00 e as 18h00, no Cantinho das Aromáticas, numa organização conjunta com a Sensetest, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a Biotecnologia da Católica e tem entrada livre!
Exploradores no Palácio da Bolsa
Este sábado, 19 de outubro, o Palácio da Bolsa, no Porto, é palco do espetáculo Exploradores”. Após Nova Iorque, Paris, Roma e Roterdão é a vez do Porto ser palco de uma das criações de Chris Christoffels & José Roland. Exploradores é uma criação mundial que promove uma viagem iniciática por campos sonoros extraordinários. Os artistas, tal como os navegadores que partiram à descoberta do mundo, largando amarras, partem numa aventura em busca do desconhecido, dos sonhos do eldorado e na procura de outros lugares. Para ver a partir das 21h00, com entrada livre. As inscrições para assistir ao espetáculo, realizado no âmbito no âmbito do encerramento da Semana Belga em Portugal, podem ser feitas através do email: lisbon@diplobel.fed.be ou do Tel: 213 170 518.
OuTonalidades 2013 em Águeda, Aveiro e Estarreja
O próximo concerto do OuTonalidades em Águeda é já esta sexta-feira: Miguel Calhaz atua no espaço D'Orfeu, pelas 22h30, com entrada livre. Na região, também Aveiro e Estarreja acolhem vários concertos do OuTonalidades. Em Aveiro, tocam “Pel de Noz” na Casa da Pantopeia, também a 18 de outubro e “Olivetreedance” no Bar do Teatro Aveirense, a 23 de outubro. Em Estarreja, no Bar do Cine-Teatro de Estarreja sobem ao palco “Birds Are Indie” , na noite de 25 de outubro. Conheça o programa completo do OuTonalidades no site D'Orfeu. A 17ª edição do OuTonalidades continua a levar música ao vivo a diversos pontos do país até 19 de dezembro.

Kumpania Algazarra na Baixa do Porto

Esta sexta-feira, 18 de outubro, os Kumpania Algazarra estão na Rua Cândido dos Reis para 'animar a malta' a partir das 22h30. O concerto marca a rentrée na Baixa da Invicta e deverá incluir temas do álbum A Festa Continua”, editado este ano. Saiba mais na página de Facebook dos Kumpania Algazarra.

Dancing Cookies na Figueira da Foz

Este sábado, 19 de outubro, o Desportivo Clube Marítimo da Gala acolhe, a partir das 18h30, um encontro de apreciadores de música e Dança Tradicional do Mundo, e Música Folk. A iniciativa é organizada por um grupo de amigos apaixonados pelo estilo de dança, e todos os níveis são bem-vindos a observar, experimentar e aprender novas danças tradicionais. A entrada é livre. Mais informações na página do Facebook da Dancing Cookies.

Belas Artes no silo do Norte Shopping

Revelações do Acervo da Faculdade de Belas Artes do Porto é a exposição inaugurada este sábado, 19, no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping. Um acervo único para descobrir no estacionamento do Centro Comercial a partir das 18h00.

Descobrir Espanha sem sair do Porto 

Locais como o Centro Português de Fotografia, o Museu Nacional de Soares dos Reis ou a Fundação de Serralves acolhem, até dia 2 de fevereiro, a Mostra Espanha 2013. Arquitetura, design, experiências, conferências e debates revelam o que melhor se produz em termos artísticos e culturais mesmo aqui ao lado. Conheça toda a programação no site da Mostra Espanha 2013.

Viagem de Harley em Guimarães

Aventureiros partilham com o público a sua história através de objetos, imagens e testemunhos contam a história de dois aventureiros que percorreram a Europa de Harley Davidson. A dupla de motards Abel Cardoso e Victor Vilaça realizaram em agosto uma viagem em duas motas Harley Davidson por algumas das cidades que ostentam em 2013 o título de Cidade Europeia do Desporto – Alba, Cremona, Modena, Reggio Calabria, Castelldefels, Lorca e Estepona –, tendo sido Guimarães o ponto de partida. No âmbito desta aventura, a dupla partilha com o público a sua história, expondo objetos, imagens e testemunhos numa mostra patente no Espaço Guimarães, até dia 31 de outubro, de segunda-feira a domingo, entre as 10h00 e as 23h00. A entrada é livre.

Pê, o monstro da preguiça no Mar Shopping 

É azul e o que gosta mesmo é de passar o dia de papo para o ar, como discípulo que é do “dolce fare niente”. É um monstro e vai transformar a vida de Max, um rapaz muito aplicado nos estudos. Ou será que este miúdo cheio de energia consegue derrotar “Pê, o monstro da preguiça”? Eis a história de mais um teatro de fantoches para toda a família no Dominguinhos, de dia 20 de outubro, às 11h00, no MAR Shopping, com entrada e participação livre.

Remade in Portugal

A galeria do edifício da Fundação EDP do Porto, situada junto à Casa da Música, volta a receber a exposição coletiva Remade in Portugal. Mais uma vez, estarão expostas neste espaço peças e propostas de design ecológico e de artes plásticas. Até 17 de novembro será possível observar obras de design e fotografia, assim como instalações artísticas sobre temas ligados à sustentabilidade no contexto desta 7ª edição do Remade in Portugal. A entrada é livre.

Semana da Bélgica em Portugal

A Embaixada da Bélgica está a organizar uma semana dedicada à cultura belga em vários locais do Porto. Há gastronomia, exposições, visitas guiadas, seminários e concertos para aproveitar, alguns deles gratuitos, como é o caso do que acontece no Hard Club, na quinta-feira, às 22h00. Francis Seleck, acompanhado ao piano por Paul Timmermans, apresenta um novo espetáculo de canções de Edith Piaf, Serge Gainsbourg, Jacques Brel, Léo Ferre, Charles Aznavour, Barbara, Elis Regina, Juliette Gréco e Boris Vian, entre outros.

Porta Jazz nos Aliados

Este sábado, pelas 19h00, o Porta-Jazz apresenta mais um concerto no Poto. A Residencial Porta-Jazz, espaço de exploração criativa, é palco deste concerto que resulta de uma semana passada entre os músicos, em criação artística, cujo resultado é agora apresentado ao público num espetáculo de entrada livre que acontece na Sala Porta-Jazz, no 4º andar do Edifício AXA, situado na Avenida dos Aliados.
Noddy e Sr. Lei no Dolce Vita Porto
Este domingo, Noddy e Sr. Lei visitam o Dolce Vita Porto. As divertidas mascotes marcam presença no Piso 1 pelas 15h00 e pelas 17h00. Após o espetáculo, segue-se uma sessão de fotografias para que os mais pequenos possam levar para casa uma recordação da tarde passada com as suas mascotes favoritas. No mesmo centro comercial, todos os domingos, as famílias estão convidadas a assistir a uma sessão de cinema gratuito nos cinemas Zon Lusomundo. Este domingo, pelas 11h00, será exibido A bicharada contra-ataca”. Esta campanha é válida para crianças até aos 14 anos acompanhados por dois adultos, sendo necessário fazer reserva das entradas junto do Balcão de Atendimento (limitadas ao stock existente). Aqui pode ainda frequentar os ateliês traquinas, todos os sábados, das 14h00 às 24h00, e domingos, das 14h00 às 19h00. O tema deste mês é a letra “R” e, nos dias 19 e 20 de outubro, a atividade convida a fazer um guarda-jóias original. 

Serralves na Baixa do Porto

Obras da coleção de Serralves vão marcar presença na Baixa do Porto e na Biblioteca Almeida Garret. As duas exposições - Música e Palavras - fora de portas mostram obras da sua coleção e a inauguração decorre este sábado, dia 12, pelas 22h00. Com curadoria de Ricardo Nicolau, as mostras ficam patentes até dia 15 de dezembro. Música e Palavras: Obras da Coleção de Serralves propõe um percurso no interior da Coleção de Serralves pontuado por peças que, embora criadas em diferentes contextos históricos e geográficos, partilham a incorporação da experiência do som no seu discurso visual e concetual.

I Love My Brand 

A 2ª edição do evento I Love My Brand  traz ao Porto, até dia 26 de outubro, workshops gratuitos em torno da temática do Personal Branding. Glow with confidence; Power Emprego; FLY – First Love Yourself; Que ideia tenho de mim?; Personal Branding: Trabalhar à moda de Hollywood são alguns dos temas dos workshops gratuitos, a decorrer no Shopping Cidade do Porto durante estes dias. Apesar de gratuita, a iniciativa requer inscrição prévia. Conheça todos os detalhes na página de Facebook do I Love My Brand.

Jazz e poesia no Mar Shopping

O Fridays in MAR Lounge reúne, às sextas-feiras, sempre às 21h30, num espaço com ambiente confortável e relaxante, o MAR Lounge, no piso 1 do MAR Shopping, junto à Praça da Restauração, concertos de música, com entrada gratuita. Que melhor forma de celebrar a chegada do fim-de-semana? O cartaz de outubro revela o que de melhor se está a fazer nos campos do Jazz, dos Blues e da Bossa Nova. Conheça o programa completo no site do Mar Shopping.

Páre, Escute e Olhe

Estão de regresso as sessões de cinema do cineclube da Universidade Lusófona. O ciclo presente pretende explorar e discutir possibilidades radicais do uso do som no cinema e no vídeo, especificamente quando o significado da imagem é criado/transformado/modelado pela banda sonora. Para ver todas as quartas-feiras, às 17h30, com entrada livre.

Morreu a mais bela mulher do mundo no Mar Shopping

Por ocasião dos cinquenta anos da morte de Marilyn Monroe  (1926-1962), a FNAC, em parceria com a TASCHEN, evoca dois momentos que marcaram de forma indelével a sua vida.O primeiro, no tempo em que Marilyn ainda era morena e respondia pelo nome de Norma Jeane, remonta à altura em que a candidata a modelo conhece o fotógrafo André de Dienes, em plena década de quarenta, e vive com ele uma história de amizade e de amor. Esta exposição, cujo título evoca o poema Na morte de Marilyn da autoria de Ruy Belo, é dedicada a todos aqueles que ainda hoje choram a sua morte e que compreendem a súplica do poeta ao demandar em vez de Marilyn dizer mulher. Para ver na FNAC do Mar Shopping até dia 18 de outubro.

Clint Eastwood na Biblioteca Almeida Garrett

A série de cinema gratuito Invicta Filmes continua a decorrer na Biblioteca Almeida Garrett com um ciclo dedicado a Clint Eastwood. Consulte a programação para as próximas sessões no site da Porto Cultura.

Sons em Marcha

A Galeria do Centro de Arte de Ovar acolhe a exposição Sons em Marcha, uma mostra multimédia interativa patente entre os dias 4 e 31 de outubro. O objetivo da exposição é proporcionar ao público em geral, e aos jovens em particular, um maior e melhor conhecimento das várias sonoridades que poderemos encontrar numa Banda Filarmónica, agrupamento que sempre constituiu um meio privilegiado de fazer chegar a música às populações, saindo à rua e dando a conhecer o seu trabalho a quem passa. Para ver de terça a sexta das 10h00 às 18h00, sábado das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h e em dias de espetáculos, sexta e sábados 20h00 às 00h00 e domingos das 15h00 às 19h00, com entrada gratuita. 

A Torre dos Clérigos e os seus fotógrafos no CPF

O Centro Português de Fotografia tem patente a exposição "A Torre dos Clérigos e os seus fotógrafos "no âmbito de uma parceria com a Irmandade dos Clérigos e no âmbito das Comemorações do aniversário da Torre dos Clérigos. Farol da igreja que se tornou farol da cidade, anunciando o porto aos navios da barra, pilar dos céus e da identidade, a Torre, simultaneamente sagrada e cívica é a superação da igreja e, no imaginário dos portuenses, a superação de si. Foi isso que os fotógrafos entenderam e ajudaram a construir. Para ver na antiga Cadeia da Relação, até dia 24 de novembro.

XV PortoCartoon-World Festival no aeroporto

O Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro tem patente até dia 31 de dezembro a exposição do XV PortoCartoon-World Festival, considerado um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa. Este ano sob o tema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, pode apreciar um conjunto de obras participantes no certame quando estiver de passagem por este aeroporto.

Graça Morais em Bragança

O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, tem patente uma exposição para descobrir uma parte do espólio desconhecido da artista. A maior mostra antológica da artista, demarcada entre os trabalhos realizados em 1970, enquanto finalista da Escola Superior de Belas Artes do Porto, e uma intervenção efémera nas paredes de uma das salas, criada especificamente para esta ocasião, são trabalhos para apreciar. A par de um conjunto significativo de obras que nunca tinham sido expostas até ao momento, capazes de surpreender mesmo aqueles que julgam conhecer bem o trabalho de Graça Morais, integram esta antologia obras emblemáticas de séries como "O Rosto e os Frutos", "Os Cães", "Cabo Verde", "As Escolhidas", "Geografias do Sagrado", "Deusas da Montanha", "Olhos Azuis do Mar" ou "Sombras do Medo". Uma Antologia: Da Terra ao Mar - Pintura e Desenho (1970/2013) está em exibição até dia 30 de novembro, de terça a domingo, das 10h00 às 14h00, com entrada livre.  


Lisboa & Sul
Festival Internacional de Música em Palmela

Entre 18 e 27 de outubro, Palmela acolhe a IX edição do Festival Internacional de Música - Palmela “Terra de Cultura”. Com uma programação variada e para públicos diversificados, com espetáculos de grande qualidade em diferentes palcos do concelho, o Festival recebe a Banda Sinfónica do Exército, os Saxofones da Metropolitana e a Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana, e integra o 7º Encontro Regional de Coros do Concelho de Palmela, a decorrer na Casa Ermelinda Freitas, em Fernando Pó. A comemoração do 161º aniversário da S.F.P. “Loureiros” é assinalada com um espetáculo pela sua Banda e Coro, na sede da coletividade, no dia 25. De sublinhar, ainda, momentos intimistas no Centro Histórico de Palmela, com Beatriz Nunes  (a voz dos Madredeus) e Valter Rolo, na Taverna da Ladeira, e Fast Eddie Nelson no Café Santiago. Os “Loureiros” são a filarmónica mais antiga do concelho de Palmela, com um longo historial de trabalho em prol do ensino e da divulgação da música na região. Todos os concertos têm entrada livre! Mais informações sobre a programação na página de Facebook do Festival Internacional de Música de Palmela.

Orquestra Metropolitana de Lisboa - Jovens Solistas

A Sociedade Portuguesa de Autores apresenta um recital da Orquestra Metropolitana de Lisboa - Jovens Solistas esta quinta-feira, 17 de outubro,  com início às 18h30, no Auditório Maestro Frederico de Freitas, em Lisboa. Sonata para Violoncelo e Piano em Dó Maior, Op. 119 (24’), de Sergei Prokofiev e Sonata para Violoncelo e Piano n.º 2 em Sol Menor, Op. 5/2 (25’), de Beethoven, são as obras para ouvir esta quinta-feira às 18h30.

Festa no Chiado

O Chiado está em festa esta semana até dia 19 de outubro. Da programação da 17ª edição da Festa no Chiado destacam-se concertos, visitas Encontros à Esquinae Portas Abertas”, Cafés Literários, atividades infantis, exposições, colóquios, conferências e animações de rua. O acesso à maior parte das iniciativas é gratuito, mas alguns requerem inscrição prévia. O programa completo pode ser consultado no site da Câmara Municipal de Lisboa.

Casa do Alentejo cultural

Durante todo o mês de Outubro, a Casa do Alentejo, em Lisboa, acolhe uma série de iniciativas culturais de entrada livre. Tertúlias literárias, música, conferências, bailes e lançamentos de livros são alguns dos eventos programados para os próximos dias, sempre com entrada livre. Esta quinta-feira, 17 de outubro, pelas 18h30, decorre a conferência sobre Fernando Pessoa e a Gestão”, por Maximiano Gonçalves. Aos sábados, a partir das 15h30, há Tardes Alentejanas  - tardes musicais com cante alentejano e outras expressões musicais e, aos domingos, também sempre a partir das 15h30, decorrem os tradicionais e famosos bailes da Casa do Alentejo abrilhantados com conhecidos grupos musicais.

Feiras no Botânico

Este domingo, o mercado está de regresso ao Jardim Botânico. O tema para dia 19 é A Cidade e as Serras mais natureza e seus produtos no Botânico. Para apreciar e comprar entre as 11h00 e as 18h00.

O Grande Incêndio do Chiado em fotografia

A exposição, patente até dia 31 de dezembro no Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa, resulta de um livro com o mesmo nome, da autoria de quatro fotógrafos que documentaram e viveram de perto, o grande incêndio de 1988. Com imagens de Alfredo Cunha, Fernando Ricardo, José Carlos Pratas Henriques e Rui Ochoa, a mostra pode ser vista de segunda a sexta, entre as 10h00 e as 17h00, com entrada livre.

Anjos do Sol na Casa do Brasil

A Casa do Brasil de Lisboa exibe esta sexta-feira, pelas 19h00, o filme “Anjos do Sol” de Rudi Lagemann. Após a exibição do filme será realizado um debate sobre o tema do Tráfico de Meninas e Mulheres no dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos. Saiba mais sobre esta sessão na página de Facebook da Casa do Brasil.

Álbuns de família de Ana Maria Holstein Beck  

A exposição de fotografia Álbuns de família, de Ana Maria Holstein Beck, reúne uma coleção de fotografias de família entre 1908 a 1956 em horas de lazer, viagens pela Europa, reuniões de família e com a Família Real durante o exílio em Inglaterra. Para ver de 11 de outubro a 4 de janeiro no Arquivo Municipal de Lisboa com entrada livre.

Design Thinking e Dança Contemporânea

A 8.ª edição do Super Bock Laboratório Criativo acontece dia 24 de outubro, a partir das 17h00, no Centro Cultural de Belém, iniciando-se com uma sessão interativa sobre metodologias de Design Thinking aplicado aos negócios, com os especialistas Markus Hormeß e Adam St. John Lawrence. De seguida, sob o tema Inexterior, será apresentada uma performance inédita do coreógrafo Victor Hugo Pontes. O evento finaliza com a entrega do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves, que este ano conta com seis finalistas entre 339 candidaturas. O Super Bock Laboratório Criativo dedica, este ano, a sessão inicial ao Design Thinking, um conjunto de metodologias colaborativas que se destacam cada vez mais na sociedade pelo pensamento visual, através das quais as organizações e as comunidades criam novos produtos e serviços e encontram soluções inovadoras para os seus problemas. Este ano, o evento ocupa a Garagem Sul do CCB para integrar a exposição Futurespective Architecture do arquiteto japonês, que acredita que a Arquitetura do futuro será como uma Floresta. E foi nesta ótica que a Unicer desafiou o coreógrafo a criar uma peça original, que conta com cenografia de Fernando Ribeiro e música de Rui Lima e Sérgio Martins. As iniciativas são de entrada livre!

Sónia e as Profissões no Dolce Vita Tejo

O espetáculo Sónia e as Profissões está de volta ao maior Centro Comercial da Península Ibérica. Dia 20 de outubro, Sónia Araújo sobe ao palco da tenda instalada na Praça Central do shopping pelas 16h00, trazendo as música preferidas da pequenada. O concerto tem entrada gratuita, limitada à lotação do espaço, e promete proporcionar uma tarde plena de música e de animação para toda a família.

Humor de Pessoa

Esta quinta-feira, 17 de outubro, a Casa Fernando Pessoa acolhe uma sessão de leitura de textos de Fernando Pessoa em que o humor está presente. A quarta sessão de Humor de Pessoa decorre a partir das 18h30 com Paulo Condessa e apresentação de Inês Fonseca Santos. A entrada é livre no limite dos lugares disponíveis. Saiba mais na página de Facebook da Casa Fernando Pessoa.

Open Studios em Lisboa

Entre os dias 18 e 20 de outubro, há mais de 50 ateliês de portas abertas para receber quem os quiser visitar, entre as 15h00 e as 20h00. Saiba mais sobre a  Edição Ateliês Abertos de Artistas / open studios no site da Associação Castelo d'If.

Imagens do Bairro de Alvalade

Esta exposição de entrada livre reúne uma montagem de imagens de arquivo do bairro lisboeta de Alvalade, composta a partir de filmes da coleção da Cinemateca, produzidos entre meados das décadas de 1940 e 70, além de sessões contínuas em projeção dvd, de segunda a sexta-feira. A mostra, de entrada livre, pode ser vista até dia 25 de outubro entre as 14h00 e as 20h00, no Espaço 39 Degraus, a sala 6x2. Mais informações no site da Cinemateca.

Não, na Fundação Mário Soares

Gael García Bernal protagoniza este filme do chileno Pablo Larraín que é exibido dia 18 de outubro, pelas 18h00, na Fundação Mário Soares. A película Não retrata o que se passou na campanha para um referendo que o ditador Augusto Pinochet foi forçado a convocar em 1988. Saiba mais no site da Fundação Mário Soares

Teatro infantil gratuito no Freeport

Até 17 de novembro regressa ao Freeport o ciclo de teatro infantil Cenas ao Domingo. Os espetáculos, que decorrem todos os domingos até 17 de novembro, a partir das 12h00, no Centro de Exposições do Freeport, dirige-se a crianças entre os 3 e os 10 anos. De entrada gratuita, embora limitada ao número de lugares disponíveis, a iniciativa ‘Cenas ao Domingo’ continua este fim-de-semana. Conheça toda a programação no site do Freeport.
Ciclo de cinema mexicano na embaixada
A Embaixada do México em Portugal organiza, este mês, um ciclo de cinema mexicano. Os filmes são sempre exibidos à terça-feira, pelas 18h30, no Grande Auditório do Instituto Cervantes.

Sons do Mundo no Adufe

Esta sexta-feira, pelas 22h00, o Adufe Sons do Mundo acolhe uma sessão musical dedicada aos sons das Caraíbas, com o o DJ Baye Fall. Sábado, com início à mesma hora, conte com o DJ Set - Selecta Laukur - Afrobeat , Semba, Afrolatino, Cumbia, um cruzamento entre as sonoridades da América do Sul e de África dando a conhecer a relação que estes dois continentes têm entre si. Ambos têm entrada gratuita! Saiba mais no site do Adufe Bar.

Cinema no Centro Mário Dionísio

Será possível viver sem aprender? É esta a questão que dá o mote ao novo ciclo de cinema gratuito do Centro Mário Dionísio - Casa da Achada, desta vez dedicado à aprendizagem. Durante três meses são exibidos 15 filmes do século XX, de origens, realizadores e tempos diferentes, escolhidos entre os muitos onde a infância, a adolescência e a escola são tratadas, e outros onde a questão das aprendizagens está à vista mas de outras maneiras. Para ver na Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, sempre à segunda-feira às 21h30.

Open Air Cinema no Martim Moniz

Durante o mês de outubro, o Mercado de Fusão volta a ser palco do ciclo "Open Air Cinema – Martim Moniz", desta vez dedicado aos documentários. São quatro sessões, uma por cada semana do mês, todas com acesso gratuito. Para ver sempre à quarta-feira às 21h30, com entrada livre.

Offbeatz e Experimentbox

À quarta-feira à noite há sempre música à borla no Musicbox.  A entrada é gratuita neste espaço dedicado à música a partir das 22h00 e até às 3h00.

Helena Almeida no BES Arte & Finança

O BES Arte & Finança acolhe a exposição "Andar, abraçar", de Helena Almeida, uma das grandes artistas da arte contemporânea portuguesa, com mais de 40 anos de carreira, e que há nove anos não realizava em Portugal uma exposição fotográfica tão completa. Uma mostra fotográfica para ver até 9 de janeiro, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 19h00, no BES Arte & Finança, em Lisboa.

Insetos em Ordem no Palácio de D. Manuel

A exposição interativa Insetos em Ordem”, da responsabilidade do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, está patente em Évora, no Palácio de D. Manuel até dia 2 de novembro. Trata-se duma exposição itinerante que dá a conhecer um património de biodiversidade na classe dos insetos de modo interativo. A exposição é baseada em exemplares de coleções biológicas pertencentes a mais e 50 espécies de insetos. À entrada os visitantes recebem um inseto conservado em resina e são conduzidos até conseguirem identificar a ordem a que pertence o inseto (borboletas, besouros, gafanhotos, etc.) e conhecer as suas caraterísticas, nome específico, assim como outras curiosidades sobre o grupo. Os visitantes percorrem uma chave dicotómica construída no espaço expositivo, transformado num grande labirinto, construído por caminhos que ligam as mesas de identificação aos módulos das 14 maiores ordens de insetos. A mostra está patente até dia 2 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 e tem entrada livre.

Arte de Raúl Rêgo em Lisboa
A Vida num Percurso na Cidade é o nome da exposição de Raul Rêgo patente na Galeria de Exposições dos Paços do Concelho a partir deste sábado, 5, e até dia 31 de dezembro. O artista, falecido em 2002, foi uma figura que marcou o nosso tempo, dando um relevante contributo ao advento e consolidação da democracia. No centenário do nascimento de Raul Rêgo (1913-2013), a CML lembra o homem e a marca que deixou, tornando presentes as ideias por que lutou e as causas que defendeu. A exposição propõe um percurso pela vida de Raul Rêgo num percurso pela cidade de Lisboa. Para ver na Galeria de Exposições dos Paços do Concelho até dia 31 de dezembro, de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 19h00.

Lisboa antiga de José Manuel Cruz

Também em Lisboa, a exposição Lisboa antiga de José Manuel Cruz revela um saboroso olhar sobre a cidade de Lisboa através da fotografia deste artista. Uma mostra para apreciar de segunda a sábado das 12h00 às 19h00 até dia 20 de outubro na Loja Sortido Fino, em Belém. Mais informações na página de Facebook da Sortido Fino.

Hora do Banho no Freeport

REBATH é a mais recente exposição patente no Freeport de Alcochete que promete não deixar nenhum visitante indiferente. Fruto de um desafio lançado pelo Freeport ao coletivo de artistas RAF*SOF Cool Active, do Mercado Urb, a exposição materializa-se em sete banheiras vitorianas, reinterpretadas artisticamente, e que se podem encontrar nas várias áreas públicas do centro. Temas tão diversos como a união infinita, a purificação do corpo e da alma, a azulejaria tradicional portuguesa do século XIX ou a emancipação da classe média, são algumas das inspirações das banheiras vitorianas apresentadas no Freeport até ao final do mês de outubro.

Planet Ocean no Oceanário

São do mar são as imagens que forram a zona exterior do Oceanário de Lisboa. Incríveis fotografias subaquáticas que fazem parte da exposição "Planet Ocean", da fundação GoodPlanet, que inaugurou esta terça-feira, com entrada gratuita. Até dia 6 de janeiro, é possível observar as imagens aéreas de Yann Arthus-Bertrand e as imagens subaquáticas de Brian Skerry gratuitamente à entrada do Oceanário de Lisboa. Ao todo são 35 imagens de grandes dimensões que levam o público numa viagem pelos oceanos. As descrições das fotografias dão a conhecer aos visitantes as ameaças socioeconómicas que os oceanos enfrentam no presente, e pretendem alertar para a sua importância na vida de todo o planeta. "Planet Ocean" pode ser visitada diariamente entre as 10h00 e a 19h00.

Ficção científica no café Clara Clara

Os extraterrestres vão invadir Lisboa. Pelo menos o café Clara Clara que, até outubro, exibe uma mão cheia de filmes dedicados à ficção científica. Para ver no Campo de Santa Clara  (Feira da Ladra), todas as quartas-feiras às 22h00.

Feira da imaginação em Palmela

Uma feira criativa e ao ar livre que todas as semanas, aos sábados, das 11h00 às 20h00, acontece no Parque de Palmela. Venha puxar pela imaginação e conhecer a criatividade dos que aqui expõem e vendem os seus trabalhos. A entrada é livre!


O Consumo Feliz no Museu Coleção Berardo
O Consumo Feliz - Publicidade e sociedade no século XX é a mostra patente no Museu Coleção Berardo. Reunindo um conjunto de cerca de 1500 exemplares, a Coleção Berardo de Arte Publicitária, exclusivamente constituída por matrizes originais pintadas à mão – única no mundo –, cobre rigorosamente todos os aspetos da vida quotidiana ocidental, de 1900 aos anos de 1980. Da moda ao automóvel, da aviação à alimentação, do turismo à música, da decoração de interiores ao cinema, sem esquecer o doloroso período das duas Guerras Mundiais, é todo o século XX que se desenrola sob o nosso olhar, formal e plasticamente notável, e fonte inesgotável de um dos mais notáveis movimentos artísticos do século XX, a Pop Art. Estes originais destinados à reprodução em larga escala através de processos mecânicos, geralmente litográficos e rotográficos, constituem o acervo da prestigiada firma James Haworth & Company, uma das principais produtoras de publicidade do Reino Unido, com atividade iniciada por volta de 1900 e continuada até cerca de 1980. Com entrada gratuita, a exposição pode ser apreciada até dia 27 de outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário