quinta-feira, 18 de outubro de 2012

É Importante ter um Plano B

Desde que a crise instalou-se no nosso país, torna-se cada vez mais importante ter um Plano B, para qualquer emergência que possa acontecer.
Ter trabalho tornou-se cada vez mais difícil, e com a taxa de desemprego a subir, todas as famílias precisam de ter um Plano B, para as suas finanças.
No entanto, antes de começar a pensar em investir, deve poupar algum dinheiro para reforçar as suas finanças:
1) Orçamento
O orçamento é importante não só para controlar as suas finanças, mas também para ter bons hábitos financeiros. O orçamento deve ser rigoroso e registe sempre cada gasto e, no final do mês, verifique onde pode começar a cortar nos gastos. Observe quais as fatias maiores dos seus gastos mensais. Se a maioria do ordenado do agregado familiar for gasto em pagamentos de juros de crédito, crédito habitação ou automóvel, procure renegociar estes pagamentos ou consolidar os créditos num pagamento único.
2) Rendimento
Existem várias soluções de rendimento a curto, médio e longo prazo. Estas contas permitem que obtenha algum rendimento no final do mês. Verifique se os encargos com esta conta compensam sobre os ganhos que vai obter, e no caso afirmativo poderá ter encontrado uma solução simples para obter mais algum rendimento. Esteja atento a ofertas de soluções de poupança a curto prazo, mesmo que não sejam do seu banco. Os bancos oferecem frequentemente juros interessantes para novos clientes que abram uma conta poupança.
3) Investimento
Quando tiver alguma poupança, poderá então começar a pensar em investi-la. Existem várias soluções financeiras de baixo risco que não precisam de acompanhamento constante. Informe o gestor de conta do seu Banco e deixe bem claro que irá considerar ofertas de outros bancos.
Se investir com mais algum risco, poderá ainda usufruir dos serviços de um gestor pessoal no seu banco. Vários bancos oferecem soluções de investimento conjunto em que vários clientes participam na mesma carteira de investimento, gerida por um profissional.
Investir num negócio na altura certa, ou comprar um imóvel com potencial para valorização, pode ser uma excelente decisão financeira.                  

Sem comentários:

Enviar um comentário