sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Portugal entre os 10 mais belos países do Mundo

O portal internacional, onde os turistas podem procurar informação variada sobre os destinos para onde pretendem viajar, compilou o «top 10» dos países "abençoados por oferecer uma variedade de paisagens e uma abundância de inspiração do homem e da natureza".
Portugal está em sexto lugar. "Tudo é em pequena escala, mas no conjunto torna-se impressionante como tanta beleza diversificada cabe de algum modo num país tão pequeno que parece ser um dos preferidos do sol", resume o UCity Guides.
Só pelas "maravilhas naturais" do vulcânico arquipélago dos Açores, Portugal merece figurar na lista, segundo o portal, que enumera ainda o "jardim flutuante" que é a Madeira, as planícies serenas do Alentejo - destaque para as vilas medievais de Marvão e de Monsaraz - e o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Exemplos da "perfeita colaboração entre o homem e a natureza" encontram-se em Sintra e no verdejante vale do Douro, ao passo que as cidades de Lisboa e do Porto, "inexplicavelmente votadas ao abandono e teimosamente negligenciadas", possuem paisagens de beleza difícil de superar.
O topo da lista:
1 – Itália, Belas paisagens desde a Toscânia ao lago Maggiore, nos Alpes, mas passando também por ter algumas das cidades mais belas do Mundo: Veneza, Florença e Roma.
2 – Espanha, Diversidade do país, desde a orgulhosa Barcelona até às pequenas vilas desde os Pirenéus à Andaluzia.
3 – França, Paris, Riviera até à verdejante Provença, passando pelas regiões vinícolas de Bordéus e Champagne.
 4 - Austrália, todo um país e um continente que beneficia de paisagens naturais devidamente protegidas, como no Morningtn Peninsula National Park ou as ilhas tropicais Whitsunday, não sendo de desprezar a cidade de Sidney, "uma das mais belas e icónicas áreas urbanas".
5 - Grécia, ilhas do mar Egeu, às ruinas do Monte Olimpo, bem como as da capital, Atenas, onde se percebe "porque tantos deuses são originários dali".
6 - Portugal
7 - EUA, onde o portal aponta que, à exceção da cidade de São Francisco, se situam "as cidades mais feias do mundo desenvolvido". Mas, no que toca à natureza, os EUA são também abençoados: as ilhas do Havai, o Grand Canyon, os parques nacionais de Yellow Stone e de Yosemite, entre outros, valem por tudo.
8 – Brasil, tem uma das cidades mais belas do Mundo (Rio de Janeiro), equilibrada por uma das cidades mais feias (São Paulo). Mas o "incomparável" Amazonas e as cataratas de Iguaçu valem a inclusão do país na lista.
9 - África do Sul, beleza da Cidade do Cabo, uma das mais belas cidades do Mundo, além de possuir o memorável Kruger National Park, entre outras belezas naturais.
10- Alemanha, "terra de contos de fadas e joias arquitetónicas", onde o destaque da beleza monumental vai para a cidade de Munique e outras mais pequenas, como Dresden, Leipzig e Potsdam.

Sem comentários:

Enviar um comentário