Os bancos portugueses
estão a fazer uma campanha conjunta de prevenção sobre as 10 regras principais
de segurança na utilização da Internet, para evitar que os seus clientes sejam
vítimas de ataques e burlas, como phishing.
A campanha alerta para as situações criadas com o único fim de obter os dados e
informações pessoais que permitem a terceiros aceder a contas bancárias de
pessoas que dão pouca atenção às regras de segurança de utilização da Internet.
Os bancos, através dos seus sites e de outros meios, têm vindo a alertar os
seus clientes para os cuidados a ter com a prevenção dos seus computadores.
Estas são as 10
Regras de Segurança:
1. Nunca aceda a sites, através de links, com informação pessoal
ou confidencial/sensível, ou que lhe permitem realizar operações bancárias.
Digite sempre o endereço completo do site a que pretende aceder na respetiva
barra;
2. Não utilize códigos de acesso/passwords óbvios (12345, 111111, data
de nascimento, etc.) para o acesso a sites bancários. Periodicamente, deverá
alterar os seus códigos;
3. Os Códigos de Acesso/Passwords são Pessoais e Intransmissíveis, pelo que não
deverão ser transmitidos/disponibilizados a terceiros, nem mesmo, a outro(s)
titular(es) da(s) conta(s);
4. Instale um antivírus e mantenha-o permanentemente atualizado. Não atualizar
o antivírus é quase o mesmo que o não ter. Utilize uma firewall para que
possa filtrar o tráfego da Internet que entra e sai do seu computador;
5. Esteja atento às atualizações de segurança que os fornecedores credíveis de
software disponibilizam e aplique-as de acordo com as instruções que são
fornecidas;
6. Os Bancos NUNCA solicitam informações pessoais e/ou confidenciais por
contacto telefónico, mensagens de correio eletrónico ou por SMS;
7. Sempre que aceder a sites bancários, verifique se o endereço se inicia por
https:// e que, no final do endereço ou barra inferior da janela, se encontra
um cadeado;
8. Esteja alerta para mensagens de correio eletrónico com promessas de dinheiro
fácil ou negócios que parecem demasiado aliciantes, estas ofertas podem ter o
objetivo de utilizar a sua conta para fins ilícitos.
9. Caso duvide do conteúdo de uma mensagem de correio eletrónico com uma oferta
expressa, sugerimos que, utilize um motor de busca, pesquisando os dados da
entidade (nome, morada, etc). Muitas vezes estas já estão identificadas em
sites ou blogues como entidades fraudulentas;
10. Contacte o seu banco caso verifique que os dados solicitados na página de
acesso ao serviço homebanking foram alterados, sem comunicação prévia.
Fonte: www.apb.pt/
Bom dia! Será que me consegue esclarecer uma dúvida sobre o IRS? Entreguei uma declaração de substituição de IRS a 30 de Maio por causa do anexo SS... A 1ª declaração já tinha sido validada e aparecia no site das finanças como "declaração com reembolso". Entretanto até já foi liquidada e recebi o reembolso. Antes de usar esse reembolso devo aguardar pela liquidação da declaração de substituição?
ResponderEliminarSÓNIA - MAIA