quinta-feira, 28 de março de 2013

As dez regras de ouro de segurança na utilização da Internet


Os bancos portugueses estão a fazer uma campanha conjunta de prevenção sobre as 10 regras principais de segurança na utilização da Internet, para evitar que os seus clientes sejam vítimas de ataques e burlas, como phishing.

A campanha alerta para as situações criadas com o único fim de obter os dados e informações pessoais que permitem a terceiros aceder a contas bancárias de pessoas que dão pouca atenção às regras de segurança de utilização da Internet.

Os bancos, através dos seus sites e de outros meios, têm vindo a alertar os seus clientes para os cuidados a ter com a prevenção dos seus computadores.


Estas são as 10 Regras de Segurança:

1. Nunca aceda a sites, através de links, com informação pessoal ou confidencial/sensível, ou que lhe permitem realizar operações bancárias. Digite sempre o endereço completo do site a que pretende aceder na respetiva barra;

2. Não utilize códigos de acesso/passwords óbvios (12345, 111111, data de nascimento, etc.) para o acesso a sites bancários. Periodicamente, deverá alterar os seus códigos;

3. Os Códigos de Acesso/Passwords são Pessoais e Intransmissíveis, pelo que não deverão ser transmitidos/disponibilizados a terceiros, nem mesmo, a outro(s) titular(es) da(s) conta(s);

4. Instale um antivírus e mantenha-o permanentemente atualizado. Não atualizar o antivírus é quase o mesmo que o não ter. Utilize uma firewall para que possa filtrar o tráfego da Internet que entra e sai do seu computador;

5. Esteja atento às atualizações de segurança que os fornecedores credíveis de software disponibilizam e aplique-as de acordo com as instruções que são fornecidas;

6. Os Bancos NUNCA solicitam informações pessoais e/ou confidenciais por contacto telefónico, mensagens de correio eletrónico ou por SMS;

7. Sempre que aceder a sites bancários, verifique se o endereço se inicia por https:// e que, no final do endereço ou barra inferior da janela, se encontra um cadeado;

8. Esteja alerta para mensagens de correio eletrónico com promessas de dinheiro fácil ou negócios que parecem demasiado aliciantes, estas ofertas podem ter o objetivo de utilizar a sua conta para fins ilícitos.

9. Caso duvide do conteúdo de uma mensagem de correio eletrónico com uma oferta expressa, sugerimos que, utilize um motor de busca, pesquisando os dados da entidade (nome, morada, etc). Muitas vezes estas já estão identificadas em sites ou blogues como entidades fraudulentas;

10. Contacte o seu banco caso verifique que os dados solicitados na página de acesso ao serviço homebanking foram alterados, sem comunicação prévia.

Fonte: www.apb.pt/

1 comentário:

  1. Bom dia! Será que me consegue esclarecer uma dúvida sobre o IRS? Entreguei uma declaração de substituição de IRS a 30 de Maio por causa do anexo SS... A 1ª declaração já tinha sido validada e aparecia no site das finanças como "declaração com reembolso". Entretanto até já foi liquidada e recebi o reembolso. Antes de usar esse reembolso devo aguardar pela liquidação da declaração de substituição?
    SÓNIA - MAIA

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