sábado, 16 de março de 2013

Momentos de Lazer de 16 a 22 de Março

Norte/Centro 
Zoologia em Coimbra
Todos os sábados, a partir das 16h30, até ao dia 27 de Abril, é possível visitar gratuitamente a galeria de Zoologia do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Saiba mais AQUI.

"Ide a José" no Museu Abade Baçal
No próximo sábado, dia 16 de Março, pelas 16h00, o Museu Abade Baçal recebe a inauguração da exposição "Ide a José: o Seminário na História e na Arte Imaginária de São José na Diocese de Bragança-Miranda". Saiba mais AQUI.
Escola de Jazz do Porto: Tributo Blue Note
Este domingo, dia 17 de Março, pelas 17h00, na Fnac do Mar Shopping, a Escola de Jazz do Porto dá um concerto de música jazz, que pretende homenagear a editora de jazz Blue Note Records e os artistas que lançou. Saiba mais AQUI.
Cinema no Teatro Académico Gil Vicente
Quarta-feira, dia 20 de Março, a partir das 18h30, decorre no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, a sessão "Cinema no Carvão". Consulte AQUI o programa.

Conferência: Princípios Essencias de um Parentalidade Positiva
Este sábado, dia 16 de Março, pelas 14h30, decorre na Casa Municipal de Juventude, em Aveiro, uma sessão de esclarecimento para pais e cuidadores, em formato de debate, onde serão abordadas temáticas no âmbito da parentalidade eficaz e adequada. Saiba mais AQUI.

XV Semana Cultural da Universidade de Coimbra
Até ao dia 01 de Maio decorre a Semana Cultural da Universidade de Coimbra sob o mote "Ser de Água". São cerca de 80 eventos que giram em torno das das artes performativas, ao cinema, música, exposições, literatura e programas dedicados às crianças. Saiba mais AQUI.

Retratos de portugueses em França na Casa Barbot
Está patente, até ao dia 28 de Março, na Casa Barbot – Casa da Cultura, em Vila Nova de Gaia, a exposição “Rostos: Retrato de portugueses em França”. Este projeto envolve um olhar sobre vários membros da comunidade portuguesa em França, retratando várias faixas etárias, profissões, regiões e camada sociais. As fotografias resultam de um trabalho conjunto do fotógrafo Ricardo Figueira e da socióloga Elisabeth Machado Marcellin. Saiba mais AQUI.

Porto

11.ª Mostra da Universidade do Porto
Decorre até ao dia 17 de Março, no Pavilhão Rosa Mota, a 11ª Mostra da Universidade do Porto. Esta é uma exposição anual da Universidade do Porto, onde todas as faculdades e as principais unidades de investigação se apresentam para informar ao público em geral as suas atividades. O evento conta também com conferências.

Sabor do cinema em Serralves
Este domingo, dia 17 de Março, decorre mais uma sessão do ciclo "Sabor do Cinema", na Fundação Serralves. Os filmes a apresentar são "Imitação", de Saguenail, e "Notas para uma orestreia africana", de Pier Paolo Pasolini. Saiba mais AQUI.

Exposição no Centro Português de Fotografia: O Poeta da Reportagem
Está patente no Centro Português de Fotografia a exposição sobre Ryszard Kapuscinski, escritor, viajante e jornalista polaco que dedicou toda a sua vida à reportagem. A mostra é dedicada a toda a obra literária do “mestre do jornalismo moderno” e fotografias do seu arquivo, tiradas no mundo inteiro, inclusive durante a nossa Guerra Colonial em Angola.
Saiba mais AQUI.

Artesanato no Hard Club
Este domingo, 17 de Março, a partir das 10h00, decorre no Hard club, no Porto, uma feira de artesanato nacional com mais de 50 expositores. Saiba mais AQUI.
Lisboa

EDP: Últimos dias da Exposição do Riso
Na reta final da exposição mais divertida do país, os visitantes podem visitar a mostra, entre hoje e domingo, até à meia-noite. Organizada com as Produções Fictícias, “Riso: Uma Exposição a Sério” conta com pintura, desenho, instalações, vídeo, fotografia, escultura e performances, cinema, BD, espetáculos, literatura, obras nacionais e internacionais. Saiba mais AQUI.

Festa Irlandesa: St. Patrick's Day na Fábrica Braço de Prata
É já este sábado, dia 16 de Março, a partir das 22h00, que a Fábrica Braço de Prata celebra o tradicional St. Patrick's Day. O evento é de entrada livre. Saiba mais AQUI.

"Ode Marítima" de Álvaro de Campos no Teatro Nacional Dona Maria II
Esta terça-feira, 19 de Março, pelas 19h00, é apresentado na Sala Estúdio do Teatro Dona Maria II o texto de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa, “Ode Marítima”. A interpretação é do ator João Grosso. Saiba mais AQUI.

Oficinas na Casa Fernando Pessoa
A Casa Fernando Pessoa tem 'workshops' de Escrita criativa, no âmbito do projeto "Variações sobre a Europa Casa Fernando Pessoa", que se desenrolam de 18 e 25 de Março. Saiba mais AQUI.

Homenagem a António José Saraiva
Este domingo, dia 17 de Março, a partir das 14h30, o Centro Cultural de Belém assinala o vigésimo aniversário da morte de António José Saraiva (1917-1993) com um programa de homenagem, de reflexão e de debate desta grande figura do pensamento em Portugal. Saiba mais AQUI.

Leitura de contos no Teatro Nacional Dona Maria II
Este domingo, dia 17 de Março, pelas 11h30, o Salão nobre do Teatro Nacional Dona Maria II conta com a presença de José Fanha para dar vida através da leitura ao conto “A Noite em que a noite não chegou”. A entrada é livre e sujeita à lotação disponível, sendo que as crianças devem ser acompanhadas por um adulto.
Saiba mais AQUI.

Exposição de Pintura e Artes Plásticas Lusófonas
A Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas, tem patente até ao dia 27 de Abril a exposição de Pintura e Artes Plásticas Lusófonas, no âmbito da IV Bienal de Culturas Lusófonas que conta com obras de vários os artistas de países lusófonos.

Shortcutz: Curtas metragens na Bicaense
Todas as terças-feiras, a partir das 22h00, o espaço Bicaense, em Lisboa, exibe gratuitamente sessões de curtas cinematográficas o projeto Shortcutz, movimento internacional de curtas metragens. Saiba mais AQUI.

Ciclo "Cinema no Feminino"
Decorre até ao dia 16 Março, pelas 19h00, o ciclo "Cinema no Feminino" no âmbito do 50° aniversário do Goethe-Institut. As sessões de cinema representam as últimas cinco décadas através de um filme de realizadoras alemãs. Saiba mais AQUI.

Casa do Alentejo: Exposição de Pintura "Évora e os seus monumentos"
Este sábado, dia 16 de Março, a partir das 17h30, decorre a inauguração da exposição de pintura coletiva "Évora e os seus monumentos". Saiba mais AQUI.

Exposição "Baixa em tempo real"Está patente até ao dia 30 de Março, na Galeria Millennium, a exposição "Baixa em Tempo Real", um projeto do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Nesta exposição são abordados temas como o terramoto de 1755 e o planeamento urbano, entre outros. Saiba mais AQUI.

Cinema no Sofá: "O Pátio das Cantigas"
Esta terça-feira, dia 19 de Março, pelas 22h00, o filme "O Pátio das Cantigas", 1942, de Francisco Ribeiro, é exibido gratuitamente no espaço SOU. Saiba mais AQUI.

Concerto Spokenword de Chullage & Pedro Castanheira
Na próxima sexta-feira, dia 22 de Março, pelas 21h45, no Auditório Carlos Paredes, em Benfica, acontece o concerto Spokenword de Chullage & Pedro Castanheira Integrado na iniciativa Benfica em Poesia. Saiba mais AQUI.
Sul

Quinzena da Juventude em Almada
Até ao dia 23 de Março acontece a Quinzena da Juventude numa organização conjunta entre a Câmara Municipal de Almada, as Associações Juvenis, grupos informais e jovens do concelho, que apresentam uma diversidade de atividades, todas gratuitas e de entrada livre. Consulte AQUI o programa.

Cinema às Quartas em Castro Verde
Esta quarta-feira, dia 20 de Março, pelas 21h30, o Auditório do Fórum Municipal, de Castro Verde, exibe o filme "Palácio de Verão", de Lou Ye. Saiba mais AQUI.

Exposição "Fotopoesia" de Isabel RuthEste sábado, dia 16 de Março, pelas 16h00, a atriz Isabel Ruth apresenta na Biblioteca Municipal de Palmela a sua autobiografia poética e fotográfica “Fotopoesia”, com prefácio de Urbano Tavares Rodrigues.

Orquestra do Algarve leva ciclo de música alemã a Tavira
A Igreja do Carmo, em Tavira, recebe este sábado, dia 16 de Março, pelas 21h30 horas, o concerto da Orquestra do Algarve integrado no ciclo de música alemã, que destaca as sinfonias de Beethoven.

Aljezur: Exposição "Com Figurações"
O Espaço+, em Aljezur, inaugura este sábado, 16 de Março, às 16h00, a exposição de pintura "Com Figurações", de Joaquim Lourenço.

Exposição fotográfica sobre  "O Barão", um filme de Edgar Pêra
A Fnac do Algarve Shopping tem patente a exposição de fotografias de Luís Branquinho, sobre o filme "O Barão", de Edgar Pêra.A mostra é uma viagem pela cinefilia dos filmes de horror dos anos 40, recheada de um imperdível humor castiço.

Ilhas
"Memórias do Esquecimento"
Na Fnac do Funchal está patente a exposição "Memórias do Esquecimento", de Nuno Gonçalves. O artista documenta a história de uma casa, construída algures na década de 40, na extrema ponta oeste da Ilha da Madeira. Esta narrativa foi retratada poucos dias após os incêndios de Julho de 2012 que assolaram a ilha e deixaram um cenário desolador.

Ciclo de Cinema dedicado ao Amor e Poesia em Ponta Delgada
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada escolheu  o Amor e a Poesia como temas para o ciclo de cinema. Os filmes selecionados contam-nos histórias que mostram a força do amor, da amizade e das palavras. As sessões acontecem aos sábados: às 14h00 dá-se a sessão infantil e pelas 16h00 a sessão para jovens/adultos. Saiba mais AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário